Todos os anos, o tradicional portal de cultura pop Complex elege o melhor rapper vivo do ano anterior. A publicação divulgou também um ranking dos melhores rappers desde 1979.
Entre os fãs de rap, basta alguém declarar o seu rapper favorito para que se abra um debate. A Complex decidiu se engajar nessas discussões para dar a conhecer os seus eleitos, tendo em conta todas as músicas, feats, álbuns, videoclipes, estética, impacto e outros aspectos importantes para fazer sua escolha.
O ranking começa com Grandmaster Caz a primeira pessoa a fazer DJing e rap simultaneamente, depois passa por Run DMC, LL Cool J ou Rakim nos anos 80.
Quanto aos anos 90 encontramos Ice Cube, Snoop Dogg, Nas, Notorious BIG, 2Pac ou DMX. As lendas Jay-Z, Eminem, 50 Cent, Lil Wayne, Kanye West são obviamente citadas nos anos 2000. E quanto à última década, encontramos entre outros Drake, Kendrick Lamar, Chance The Rapper e Lil Baby.
O ranking termina com o melhor artista de rap de 2021, de acordo com a mídia americana, que é ninguém menos que Tyler, The Creator.
“Tyler, The Creator não se tornou o Melhor Rapper Vivo da noite para o dia. Ele não está na lista anual por causa de um álbum de estreia que imediatamente tomou conta das paradas, uma mania viral ou um som moderno. Em vez disso, Tyler Gregory Okonma jogou o jogo longo e, após uma década de trabalho de base, ele se tornou o melhor rapper do ano em seus próprios termos.”, diz o texto.