Tragédia no set de gravações: Um tipo de incidente raro, mas não inédito

Contextualizando, o set de gravações do filme `Rust´, foi na passada quinta-feira, palco de uma tragédia, da qual Alec Baldwin foi o protagonista disparando uma arma cenográfica que matou acidentalmente a cinegrafista Halyna Hutchins e feriu o director, Joel Souza.

Além de Rust, o caso mais mediático sobre fatalidade durante as gravações é o filme O Corvo, datado de 1993, em que a vítima foi Brandon Lee, o conhecido filho de Bruce Lee, também vítima de um disparo de arma cenográfica.

Mas não é tudo, não é necessário uma pesquisa exaustiva para s saber dados de várias partes do mundo, em que inúmeras pessoas já perderam a vida ou ficaram feridas, em nome do entretenimento.

Embora nenhum caso do género tenha sido relatado em Angola, Rust acabou por reacender o assunto sobre a segurança dentro dos sets e a Associated Press (AP), via O Globo, relembrou que pelo menos 43 mortes em sets de filmagem estadunidenses aconteceram desde 1990.

Tragédia no set de gravações: Um tipo de incidente raro, mas não inédito

O filme em questão estava a ser gravado no Bonanza Creek Ranch, no Novo México, era protagonizado e co-produzido por Alec Baldwin. Segundo o depoimento do actor, a arma que lhe foi dada por um assistente deveria estar carregada com bala de festim, tal como lhe foi garantido. Porém, o inesperado veio a acontecer.

Actualmente, as gravações foram interrompidas por tempo indeterminado, dado o estado de desolação da equipa, em particular do Alec, que ainda está aos prantos.

O que é e como funciona arma cenográfica com ‘bala de festim’?

as cargas mais recentes

Sérgio Fernandes lança obra literária sobre o contexto político, económico e social do país

há 7 meses
O livro já está disponível para pré-venda e o lançamento oficial acontece na próxima quarta-feira, 10 de Novembro, na Praça da Unidade Africa, em Luanda. Na obra literária, o autor apresenta o impacto psicológico das transformações económicas, sociais e políticas, ao mesmo tempo que desenha o desespero das pessoas em relação a estas mudanças.

Bola de Ouro 2020 não será atribuída a nenhum jogador

há 2 anos
A France Football anunciou hoje que a Bola de Ouro 2020 não será atribuída, por “circunstâncias excepcionais, uma decisão que acontece pela primeira vez desde 1956.

É oficial: Capita é o novo reforço do Lille

há 2 anos
O Lille anunciou ontem a contratação do extremo angolano Capita. O atleta de 18 anos de idade, que até então militava no Trofense de Portugal, é o novo reforço da equipa da primeira divisão francesa, onde estará por cinco temporadas.

Carlitos Viera Dias em concerto no `Show do Mês´

há 2 anos
O músico Carlitos Viera Dias, filho do mítico Liceu Viera Dias, vai cantar no Live do Show do Mês, no próximo dia 11 de Julho (sábado).

Documentário reapresenta Reino do Kongo na óptica africana

há 11 meses
Nas palavras do autor Ne Kunda Nlaba, o filme não ficcional chega para “desconstruir” tudo o que nos foi ensinado sobre o Reino do Kongo, intitula-se “Reino do Kongo: Em busca do reino destruído” e vai estrear no próximo sábado, dia 26 de Junho, na Mediateca de Luanda.

Swizz Beatz reafirma ser fã incondicional de Artur Nunes

há 2 anos
O produtor e esposo de Alicia Keys, Swizz Beatz, provou que é fã incondicional de Artur Nunes ao partilhar um vídeo a dançar o hit “Tia”. O gesto não vem à parte, recentemente, Snoop Dog exibiu sua playlist e Paulo Flores figurava, e no passado, Will Smith impulsionou as vendas de Bonga.

Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia homenageadas em artes plásticas

há 1 ano
Denominado ‘Kimpa Vita 21’, as amostras são expressões da liberdade e envolve a mente e o corpo. Numa primeira fase, o open studio homenageia a cantora Aline Frazão e as activistas Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia “Kimpa Gouveia”, tidas como personagens da linha da frente na defesa da igualdade e justiça social, tendo Kimpa como referência.

Jovens da Mulemba exibem a `Prova dos Nove´ na LAASP

há 1 ano
A peça teatral aborda de forma clara sobre a questão da infertilidade e do aborto, trazendo assuntos domésticos para uma sala nobre de espetáculos.

Músicos homenageiam Jacinto Tchipa

há 4 meses
Sabino Henda, Flay, Zé Manico, Man Sambila e Bela Chicola subirão este domingo no palco do Live no Kubico para interpretar os principais sucessos de Jacinto Tchipa, músico falecido em Novembro último por doença.

Membros da sociedade reprovam cartaz do “Live no Kubico”

há 2 anos
Depois do sucesso com Tunjila Tuajokota, Socorro e Baló Januário, domingo (19), a TPA anunciou um show com Yola Semedo, Ary, Edmazia e Patrícia Faria. A informação não foi bem recebida pelos mesmos espectadores que encheram as redes sociais de elogios, nos Lives anteriores.

Elton John perde a voz, deixa o palco aos prantos e revela que está doente

há 2 anos
O cantor britânico foi obrigado a suspender o show na Nova Zelândia, e pedir ajuda para sair do palco, depois de perder a voz em decorrência de uma pneumonia diagnosticada horas antes.

J.Cole vai jogar na BAL LEAGUE

há 1 ano
O rapper norte-americano J.Cole vai representar a equipa do Patriots do Rwanda na primeira edição da BAL LEAGUE, a ser disputada em Kigali, de 16 a 30 deste mês.

Mateus dos Santos apresenta-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”

há 11 meses
O artista angolano Mateus dos Santos vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “EFEITO 19”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 11 de Junho de 2021, pelas 16h horas.

Esta é a Nossa Memória: Dipanda é celebrada na TPA com a exibição de 5 documentários

há 2 anos
A Associação Tchiweka de Documentação e a Geração 80 em parceria com a TPA, a sesc digital e mostra de cinemas africanos celebram o mês da independência de Angola com exibição de 5 documentários.

Kanye West declara guerra à indústria musical

há 2 anos
Alguns dias depois de ter duramente criticado a indústria musical, o rapper partilhou, ontem, um vídeo a urinar numa estátua dos Grammy, a mais importante distinção da música nos Estados Unidos da América.

Já está: Cleyton M entra na lista dos artistas mais ouvidos em Portugal

há 9 meses
Em todos os géneros musicais em Portugal, o jovem artista angolano ocupa, a 40° posição entre os 200 músicos mais ouvidos naquele país europeu, de acordo com um relatório do ITunes.