Contextualizando, o set de gravações do filme `Rust´, foi na passada quinta-feira, palco de uma tragédia, da qual Alec Baldwin foi o protagonista disparando uma arma cenográfica que matou acidentalmente a cinegrafista Halyna Hutchins e feriu o director, Joel Souza.
Além de Rust, o caso mais mediático sobre fatalidade durante as gravações é o filme O Corvo, datado de 1993, em que a vítima foi Brandon Lee, o conhecido filho de Bruce Lee, também vítima de um disparo de arma cenográfica.
Mas não é tudo, não é necessário uma pesquisa exaustiva para s saber dados de várias partes do mundo, em que inúmeras pessoas já perderam a vida ou ficaram feridas, em nome do entretenimento.
Embora nenhum caso do género tenha sido relatado em Angola, Rust acabou por reacender o assunto sobre a segurança dentro dos sets e a Associated Press (AP), via O Globo, relembrou que pelo menos 43 mortes em sets de filmagem estadunidenses aconteceram desde 1990.

O filme em questão estava a ser gravado no Bonanza Creek Ranch, no Novo México, era protagonizado e co-produzido por Alec Baldwin. Segundo o depoimento do actor, a arma que lhe foi dada por um assistente deveria estar carregada com bala de festim, tal como lhe foi garantido. Porém, o inesperado veio a acontecer.
Actualmente, as gravações foram interrompidas por tempo indeterminado, dado o estado de desolação da equipa, em particular do Alec, que ainda está aos prantos.
O que é e como funciona arma cenográfica com ‘bala de festim’?