Tributo a Pitágoras Neto

O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor, na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

A primeira edição da Carga saiu há sensivelmente 10 anos.  O realizar do sonho de dois jovens “malucos”, que apesar das barreiras não desistiram. António Pedro e Pitágoras Neto tinham um projecto que valia ouro, uma força de vontade mais resistente que o diamante e nenhum tostão no bolso.

A solução foi recrutar uma equipa pro bono e investir as poucas economias pessoais. As reuniões de pauta eram feitas umas vezes em casa uns dos outros, outras a volta de uma mesa de restaurante onde só pedíamos a entrada! Tempos de muito trabalho, diversão e entrega.

E todo o esforço depreendido deu resultado! Yannick Afroman foi a primeira capa. Uma entrevista feita nos bancos de trás do carro do cantor, entre uma reunião e outra. Apesar da agenda cheia na altura, foi afável, abriu um espaço, porque acreditou e se reviu no projecto.  Via naqueles jovens o mesmo hustler que ele próprio fora.

Pitágoras Neto AKA City Boy 12 de Maio de 1978 – 14 de Setembro de 2011

A primeira edição em formato físico funcionou como um bálsamo para toda a equipa. Todo o trabalho, o desgaste, as noites em claro a trabalhar (as jornadas eram duplas porque quase todos tinham outros empregos), todas as mazelas foram esquecidas, só restou a alegria, o orgulho, a sensação de dever cumprido.

Após alguns interregnos e uma década depois, a revista continua em pé e agora em formato digital, acompanhando a evolução do mundo. Uma década em que o projecto passou por várias transformações, mas não perdeu o seu foco e a sua essência: informar e entreter com rigor e qualidade os seus leitores, sobre tudo o que se passa no mundo da música nacional e internacional. E mais do que isso, a honrar o legado e a missão deixada por Pitágoras Neto, também conhecido como City Boy.

De relembrar que o acidente que vitimou o co-fundador Pitágoras, aconteceu a 14 de Setembro de 2011, no Huambo, com um Embraer 120 da Força Aérea (AM 600), e foi provocado por despiste do aparelho, quando o mesmo já rolava em velocidade de descolagem (não chegou a descolar). No seguimento do despiste, ocorrido a meio do percurso normal até à descolagem, uma asa do avião embateu num monte de terra postado a curta distância da borda da pista.

Partiu o sonhador mas permaneceu o sonho que ganhou força própria, despertou simpatia e admiração pelo país e permanece vivo e pulsante, mesmo depois de 10 anos, a “dar Carga”.

as cargas mais recentes

Música de Matias Damásio “substitui” hino dos 45 anos da Independência

há 1 ano
A música “Amar Angola” de Matias Damásio está, desde 12 de Novembro, a abrir o informativo da Televisão Pública da Angola “Bom Dia” Angola, um espaço antes ocupado pelo hino dos 45 anos da nossa independência.

Sílvio de Sousa está de regresso às quadras

há 6 meses
O basquetebolista angolano Sílvio de Sousa, de 22 anos de idade, vai representar a Universidade de Tennessee em Chattanooga, na temporada 2021/22, naquele que será o seu segundo programa universitário, depois de Kansas.

Fundação cultural eterniza nome de Wyza

há 2 anos

Já está disponível o segundo single promocional do Projecto ShowTimeCollection

há 1 ano
Da autoria de Gedson, `Hustler´ dá continuidade ao projecto ` ShowTimeCollection´, a música é lançada após Megga Skills, CEO da label, fazer as “honras da casa” com single `Tá Doce´.

Hochi Fu: “Apostei no Kuduro porque o Rap aqui era muito soft, dos betinhos”

há 12 meses

Eva Rap Diva revela já ter havido conflito de personalidade entre “a pessoa e a artista” em si

há 1 ano
A dualidade entre a personalidade no seio artístico e à nível pessoal, é algo muitas vezes descartado, especialmente quando o artista mantém um posicionamento vertical estando ou não em palco. Para a surpresa de todos, Eva Rap Diva, fez saber que no seu caso, esta dualidade existe e chega a gerar algum conflito.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente esclarece contrato dos 148,3 milhões

há 1 ano
À revista Carga, o Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) esclareceu, como aconteceu a suposta fraude financeira de 148,3 milhões de Kwanzas que envolve a Karga Eventos, empresa do músico Big Nelo.

Homenagem a John Bella marca retoma das Noites de Poesia na Fundação Arte e Cultura

há 9 meses
O regresso às Noites de Poesia acontece no próximo dia 28 de Abril, no Wyza Anfiteatro, além do tributo a John Bella, o acto vai ser marcado pela apresentação de um portal especializado de literatura, Clã da Literatura.

Rui Orlando encerra primeira temporada do Encontros à Quarta

há 1 mês
Rui Orlando é o músico convidado para encerrar, no próximo dia 15 de Dezembro, no Palmeiras Clube, a temporada 2021 do projecto cultural “Encontros à Quarta” e confirmar a efectivação da pretensão dos organizadores de fazerem do evento um momento único que proporciona ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

Álbum ‘Chromatica’ de Lady Gaga ganha programa de rádio

há 1 ano

Brasileiros rendidos a Kid MC

há 2 anos
A música “Oração”, tema promocional do projecto Dj Caique e Kid MC, com o título “Décimo sexto ano”, parece ter convencido os amantes do rap, os brasileiros em particular.

Phil Collins enfrenta “maré de azar”

há 1 ano
Além das acusações da ex- esposa, a saúde do músico de 69 anos tem-se deteriorado, sem falar dos problemas com o álcool e da infecção viral que quase o fez perder a audição; um problema cervical e dificuldade de mobilidade que o obriga a deslocar-se com o recurso a uma bengala.

Keita Mayanda: “O Homem e o Artista é um clássico, mas não me trouxe conforto material”

há 6 meses
Hoje faz 15 anos desde que O Homem e o Artista foi lançado. O disco continua a ser protótipo do Hip Hop nacional. Contribuiu para o bem imaterial, felicidade e educação do homem angolano.

Esta é a Nossa Memória: Dipanda é celebrada na TPA com a exibição de 5 documentários

há 1 ano
A Associação Tchiweka de Documentação e a Geração 80 em parceria com a TPA, a sesc digital e mostra de cinemas africanos celebram o mês da independência de Angola com exibição de 5 documentários.

Já é possível comprar o mais recente álbum de Bob da Rage Sense em Angola

há 2 anos
O álbum `As Aventuras de Robbie Wan Kenobie´ está disponível a partir de hoje na plataforma Soba Store, podendo ser comprado em Kwanzas e ao valor normal de mercado de uma obra discográfica. A notícia foi avançada pelo próprio Rapper nas redes sociais.

Kelly Silva dá nova roupagem à música `Casos de Amor´ em novo álbum

há 6 meses
O remake da música original de Euclides da Lomba, traz a participação de Yannick Afromen e fará parte do novo álbum de Kelly Silva, que intitular-se-á `20/20´, cuja previsão de lançamento é para Dezembro deste ano.