Tributo a Pitágoras Neto

O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor, na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

A primeira edição da Carga saiu há sensivelmente 10 anos.  O realizar do sonho de dois jovens “malucos”, que apesar das barreiras não desistiram. António Pedro e Pitágoras Neto tinham um projecto que valia ouro, uma força de vontade mais resistente que o diamante e nenhum tostão no bolso.

A solução foi recrutar uma equipa pro bono e investir as poucas economias pessoais. As reuniões de pauta eram feitas umas vezes em casa uns dos outros, outras a volta de uma mesa de restaurante onde só pedíamos a entrada! Tempos de muito trabalho, diversão e entrega.

E todo o esforço depreendido deu resultado! Yannick Afroman foi a primeira capa. Uma entrevista feita nos bancos de trás do carro do cantor, entre uma reunião e outra. Apesar da agenda cheia na altura, foi afável, abriu um espaço, porque acreditou e se reviu no projecto.  Via naqueles jovens o mesmo hustler que ele próprio fora.

Pitágoras Neto AKA City Boy 12 de Maio de 1978 – 14 de Setembro de 2011

A primeira edição em formato físico funcionou como um bálsamo para toda a equipa. Todo o trabalho, o desgaste, as noites em claro a trabalhar (as jornadas eram duplas porque quase todos tinham outros empregos), todas as mazelas foram esquecidas, só restou a alegria, o orgulho, a sensação de dever cumprido.

Após alguns interregnos e uma década depois, a revista continua em pé e agora em formato digital, acompanhando a evolução do mundo. Uma década em que o projecto passou por várias transformações, mas não perdeu o seu foco e a sua essência: informar e entreter com rigor e qualidade os seus leitores, sobre tudo o que se passa no mundo da música nacional e internacional. E mais do que isso, a honrar o legado e a missão deixada por Pitágoras Neto, também conhecido como City Boy.

De relembrar que o acidente que vitimou o co-fundador Pitágoras, aconteceu a 14 de Setembro de 2011, no Huambo, com um Embraer 120 da Força Aérea (AM 600), e foi provocado por despiste do aparelho, quando o mesmo já rolava em velocidade de descolagem (não chegou a descolar). No seguimento do despiste, ocorrido a meio do percurso normal até à descolagem, uma asa do avião embateu num monte de terra postado a curta distância da borda da pista.

Partiu o sonhador mas permaneceu o sonho que ganhou força própria, despertou simpatia e admiração pelo país e permanece vivo e pulsante, mesmo depois de 10 anos, a “dar Carga”.

as cargas mais recentes

Taylor Swift cancela digressão pela Europa

há 9 meses
A cantora norte-americana foi forçada a cancelar o périplo pela Europa por estar apreensiva com a propagação da pandemia do Covid-19. Taylor Swift era cabeça de cartaz de vários festivais europeus.

OTAN disponibilizam single `Habilidosa´

há 2 meses
Na senda dos êxitos “Sou Louco” e “Vais Sengar”, que tiveram destaque nas plataformas digitais em Portugal, figurando em Playlist Editorias de renome, “Habilidosa” é o single que se segue, a música fala, genericamente sobre as mulheres que atingem determinados fins usando “artimanhas”.

Escritor Lourenço Mussango reage à decisão do INIC sobre a retirada do Prémio António Jacinto

há 3 semanas
Em reacção à decisão, Lourenço Mussango afirmou que tanto o júri como o INIC não fizeram nenhuma avaliação das provas materiais para se chegar à conclusão sobre quem plagiou quem.

Álbum colaborativo de Prodígio e Paulo Flores já está a caminho

há 6 meses
Prodígio e Paulo Flores vêm de estilos e gerações diferentes, mas ambos traduzem nas suas canções os interesses e os sentimentos de um povo.

Preto Show: “Anselmo Ralph é o maior artista angolano de todos os tempos”

há 1 mês
Preto Show atribui nota negativa ao ano 2020 e diz não fazer sentido, neste momento, proibirem -se espectáculos, uma vez que escolas, igrejas e mercados andam abertos. O músico pede a intervenção do Presidente da República na questão dos shows, porque, lamenta, há colegas seus a passearem fome.

Rick Ross coloca 50 Cent “entre a espada e a parede”

há 5 meses
No mês passado, 50 Cent disse, durante uma entrevista, que pretendia adaptar uma das músicas do rival Rick Ross na sua nova série de crimes Black Mafia Family. Em resposta, Ross concordou, mas com uma condição “difícil” e inesperada.

38° edição do ‘Top dos Mais Queridos’ acontece hoje

há 4 meses
A edição 2020 do Top dos Mais Queridos vai assumir um formato diferente do habitual, face ao contexto pandémico que se impõe. A par disto, a gala em si, também não será de eleição, mas sim de homenagem a Agostinho Neto.

Covid-19 força adiamento do primeiro grande festival de Kizomba

há 10 meses
O primeiro grande festival de Kizomba passaria também por outras províncias e alguns países da Europa. Mas, caso se registe algum caso em Angola, o evento já não se vai realizar. Acompanhe o que pensam os músicos em cartaz.

Moniz Silva é o novo presidente da FAB

há 2 meses
Com 17 votos, o antigo vice-presidente do 1º de Agosto Moniz Silva venceu as eleições na Federação Angolana de Basquetebol, tornando-se no seu novo presidente.

Michel do Rosário abre musicalmente 2021 com “Olá Nina”

há 6 dias
Um pouco diferente daquilo a que é a sua identidade musical, este trabalho, mais ghetto zouk, é uma crítica construtiva para os que dão mais valor à beleza exterior e aos bens materiais do que a um amor verdadeiro, acabando muitas vezes por menorizar a relação e os intervenientes.

Fundação cultural eterniza nome de Wyza

há 11 meses

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

há 8 meses
Nunca o chavão “a dificuldade aguça a criatividade” fez tanto sentido como actualmente. O trabalho remoto tornou-se o novo normal, e reinventar, a palavra de ordem. No meio disto tudo, há famílias resguardadas em casa para se proteger e tentar travar o avanço da pandemia e outras que têm de escolher, entre escapar a doença ou passar por necessidades, para estas, a “entreajuda” se fez chegar na linha da frente com os “heróis” de microfone na mão.

Ja Rule revela que no início da carreira quis fazer trio com JAY-Z e DMX

há 4 semanas
Ja Rule, Jay-Z e DMX tinham condições reunidas para constituírem um trio, uma ideia motivada por Irv Gotti, da Murder Inc. Entretanto, os três músicos não conseguiram materializar o desejo porque dois dos rappers não mostraram interesse.

Tupac, Ice Cube, Snoop Dogg apresentados em versão animada

há 9 meses
A última criação do animador Alex Alvarado nos permite imaginar como o ícone do Hip-Hop Tupac Shakur ficaria se entrasse no mundo da Disney.

Governo português autoriza festivais a partir de Setembro

há 9 meses
O Governo português autorizou realização de festivais de música a partir de 30 de Setembro. Uma medida anunciada esta quinta-feira, justificada com a pandemia de Covid-19.

Muhatu: 4ª edição da maior competição de spoken word no feminino acontece dia 29 de Setembro

há 6 meses
Já com o processo de inscrições a decorrer, para a edição `MUHATU 2020´, a competição anual, que já conta com 3 edições realizadas (2017, 2018 e 2019), vai adaptar-se ao “novo” normal social, tendo a 4.ª edição realizada completamente on-line.