Tributo a Pitágoras Neto

O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor, na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

A primeira edição da Carga saiu há sensivelmente 10 anos.  O realizar do sonho de dois jovens “malucos”, que apesar das barreiras não desistiram. António Pedro e Pitágoras Neto tinham um projecto que valia ouro, uma força de vontade mais resistente que o diamante e nenhum tostão no bolso.

A solução foi recrutar uma equipa pro bono e investir as poucas economias pessoais. As reuniões de pauta eram feitas umas vezes em casa uns dos outros, outras a volta de uma mesa de restaurante onde só pedíamos a entrada! Tempos de muito trabalho, diversão e entrega.

E todo o esforço depreendido deu resultado! Yannick Afroman foi a primeira capa. Uma entrevista feita nos bancos de trás do carro do cantor, entre uma reunião e outra. Apesar da agenda cheia na altura, foi afável, abriu um espaço, porque acreditou e se reviu no projecto.  Via naqueles jovens o mesmo hustler que ele próprio fora.

Pitágoras Neto AKA City Boy 12 de Maio de 1978 – 14 de Setembro de 2011

A primeira edição em formato físico funcionou como um bálsamo para toda a equipa. Todo o trabalho, o desgaste, as noites em claro a trabalhar (as jornadas eram duplas porque quase todos tinham outros empregos), todas as mazelas foram esquecidas, só restou a alegria, o orgulho, a sensação de dever cumprido.

Após alguns interregnos e uma década depois, a revista continua em pé e agora em formato digital, acompanhando a evolução do mundo. Uma década em que o projecto passou por várias transformações, mas não perdeu o seu foco e a sua essência: informar e entreter com rigor e qualidade os seus leitores, sobre tudo o que se passa no mundo da música nacional e internacional. E mais do que isso, a honrar o legado e a missão deixada por Pitágoras Neto, também conhecido como City Boy.

De relembrar que o acidente que vitimou o co-fundador Pitágoras, aconteceu a 14 de Setembro de 2011, no Huambo, com um Embraer 120 da Força Aérea (AM 600), e foi provocado por despiste do aparelho, quando o mesmo já rolava em velocidade de descolagem (não chegou a descolar). No seguimento do despiste, ocorrido a meio do percurso normal até à descolagem, uma asa do avião embateu num monte de terra postado a curta distância da borda da pista.

Partiu o sonhador mas permaneceu o sonho que ganhou força própria, despertou simpatia e admiração pelo país e permanece vivo e pulsante, mesmo depois de 10 anos, a “dar Carga”.

as cargas mais recentes

Oluali Records: A label que promete conectar Angola ao mundo

há 2 meses
O ano 2020 está a ser marcado por várias adversidades a todos os níveis, obrigando os artistas e produtoras a reinventarem-se e a procurarem novas formas de trabalhar. E é neste um contexto que nasce a Oluali Records, uma label que se propõe a prepõe a criar pontes entre Angola e o mundo.

Após destaque no Moda Luanda, Scró Q Cuia e Nerú Americano anunciam álbum de estreia

há 4 meses
Há dois anos era impossível pensar numa relação entre ambos. Scró Q Cuia e Nerú Americano vêm provando que são verdadeiros profissionais ao criarem os “Pintins”. A dupla anuncia o álbum de estreia, fala do tempo que vai durar a parceria, enumera as conquistas e desvenda os segredos da tamanha cumplicidade, deixando palavras de apreço para os angolanos.

Drunk Master quebra o silêncio e mostra a sua “Espécie”

há 3 meses
A faixa que já havia sido lançada, é agora apresentada com uma nova roupagem, em que Drunk expressa em dois minutos, num beat que o caracteriza, o que sente e percebe da “espécie em que se enquadra enquanto pessoa”.

Trey Songz nega alegações de má conduta sexual

há 2 meses
Dois anos após ter sido denunciado por intimidação sexual, pela actriz Keke Palmer, o cantor tem enfrentado crescentes acusações e a mais recente veio à tona na passada quarta-feira.

Fast & Furious 9: Ludacris deixa escapar em entrevista que o filme pode chegar ao “espaço”

há 3 meses
O nono episódio da franquia Fast & Furious, recentemente apelidado F9 poderá ter chegado ao espaço, o spoiller foi deixado Ludacris. O rapper e protagonista veterano do filme, ciou a possibilidade durante uma entrevista recente ao The Hollywood Repórter.

DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

há 5 meses
DJ Sidney ou simplesmente Sidney Movie é o director-geral e executivo da GM Record, produtora que trabalha com nomes como Duas Caras, Hernâni da Silva, Azagaia e Escudo (Dinastia Bantu). Por outro lado, também dá oportunidade para jovens em início de carreira, ou menos conhecidos.

Lizzy Dreamz apresenta “Estado de Emergência”

há 7 meses
Tendo em conta a actual crise que se vive em função do Covid-19, o rapper Lizzy e o Site Cenas Que Curto lançam a EP Quarentena.

Actor angolano dá a “cara” na Globo

há 5 meses
O actor angolano Hoji Fortuna é uma das personagens da nova novela da Globo, intitulada “Nos tempos do imperador”, onde contracena com Selton Mello. A nova novela da Globo, das 18h00, retrata o Brasil nos anos 1800 e sua politica monárquica, dando continuidade a novela “Novo Mundo”, exibida em 2017.

Banda-relâmpago volta a despertar rock angolano com obra “arrepiante”

há 4 meses
Downstairs to Somewhere é um projecto colaborativo de rock que existe há menos de quatro meses. Após estrear-se com o single “Its Not About You”, a banda-Relâmpago suportada por Tipo Stereo e Manel Kavalera “Mankav” volta hoje à ribalta com mais uma obra “arrepiante” e anuncia trabalhos em carteira.

Mais uma obra enriquece o Rock nacional

há 7 meses
Trata-se do primeiro EP dos Lunna, uma banda de Metal Alternativo que tem brilhado em festivais como Rock Lalimwe Eteke Ifa, Rock in Rio Catumbela, entre outros.

Projecto `Concerto Online´ da Fundação Arte e Cultura ultrapassa fronteiras

há 6 meses
A carismática cantora brasileira Eloiza Garção juntou-se nesta semana à Fundação Arte e Cultura e é o rosto do concerto online deste sábado, dia 25 de Abril, pelas 19 horas. O evento decorre no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura online e visa incentivar as famílias a permanecer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.

Vladmiro Gonga está de volta e traz mudanças na carreira

há 6 meses
Depois de 8 meses acometido por uma grave doença, Vladmiro Gonga aparece revigorado e anuncia mudanças drásticas.

Toty Sa´Med de quarentena em Portugal

há 7 meses
O músico angolano Toty Sa´Med “viu” cancelados os dois concertos que tinha agendado na Europa, por causa da pandemia Coronavírus.

Show do Mês leva angolanos à fonte da música angolana

há 3 meses
A Nova Energia levou este sábado internautas e telespectadores a efectuarem uma viagem obrigatória à verdadeira origem da música angolana, na voz e guitarra de Carlitos Vieira Dias, considerado um dos legados vivos da música angolana.

Bob Dylan lança música mais longa da carreira

há 7 meses
“Murder Most Foul” (traduzida como Um Assassinato Muito Sujo) também é sua primeira nova canção em oito anos, desde o álbum Tempest de 2012.

Exposição online “Vivência de um Aprendiz” é inaugurada na sexta-feira

há 3 meses
O artista angolano Adilson Vieira vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Vivência de um Aprendiz”, uma exposição individual online, a inaugurar na Sexta-feira, dia 7 de Agosto de 2020, às 18 horas.