Tributo a Pitágoras Neto

O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor, na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

A primeira edição da Carga saiu há sensivelmente 10 anos.  O realizar do sonho de dois jovens “malucos”, que apesar das barreiras não desistiram. António Pedro e Pitágoras Neto tinham um projecto que valia ouro, uma força de vontade mais resistente que o diamante e nenhum tostão no bolso.

A solução foi recrutar uma equipa pro bono e investir as poucas economias pessoais. As reuniões de pauta eram feitas umas vezes em casa uns dos outros, outras a volta de uma mesa de restaurante onde só pedíamos a entrada! Tempos de muito trabalho, diversão e entrega.

E todo o esforço depreendido deu resultado! Yannick Afroman foi a primeira capa. Uma entrevista feita nos bancos de trás do carro do cantor, entre uma reunião e outra. Apesar da agenda cheia na altura, foi afável, abriu um espaço, porque acreditou e se reviu no projecto.  Via naqueles jovens o mesmo hustler que ele próprio fora.

Pitágoras Neto AKA City Boy 12 de Maio de 1978 – 14 de Setembro de 2011

A primeira edição em formato físico funcionou como um bálsamo para toda a equipa. Todo o trabalho, o desgaste, as noites em claro a trabalhar (as jornadas eram duplas porque quase todos tinham outros empregos), todas as mazelas foram esquecidas, só restou a alegria, o orgulho, a sensação de dever cumprido.

Após alguns interregnos e uma década depois, a revista continua em pé e agora em formato digital, acompanhando a evolução do mundo. Uma década em que o projecto passou por várias transformações, mas não perdeu o seu foco e a sua essência: informar e entreter com rigor e qualidade os seus leitores, sobre tudo o que se passa no mundo da música nacional e internacional. E mais do que isso, a honrar o legado e a missão deixada por Pitágoras Neto, também conhecido como City Boy.

De relembrar que o acidente que vitimou o co-fundador Pitágoras, aconteceu a 14 de Setembro de 2011, no Huambo, com um Embraer 120 da Força Aérea (AM 600), e foi provocado por despiste do aparelho, quando o mesmo já rolava em velocidade de descolagem (não chegou a descolar). No seguimento do despiste, ocorrido a meio do percurso normal até à descolagem, uma asa do avião embateu num monte de terra postado a curta distância da borda da pista.

Partiu o sonhador mas permaneceu o sonho que ganhou força própria, despertou simpatia e admiração pelo país e permanece vivo e pulsante, mesmo depois de 10 anos, a “dar Carga”.

as cargas mais recentes

Clássico “O padrinho” de volta às telas

há 1 ano
A NBCUniversal anunciou que o seu próximo serviço de streaming assinou um contrato de licenciamento de conteúdo com a ViacomCBS. A grande novidade é que a trilogia “The Godfather” e “O Talentoso Sr. Ripley”, “Ray Donovan”, “Undercover” Chefe “,” Todo mundo odeia Chris “e” Maridos reais de Hollywood “, estarão disponíveis a título exclusivo de 2021 até 2023.

Para além do 4, haverá “Jonh Wick 5” em 2022

há 1 ano
A saga protagonizada por Keanu Reeves, ‘John Wick’, terá dois novos filmes a partir de 2022, ou seja, contará, para além de Jonh Wick 4, com uma quinta parte, o John Wick 5, informou esta quinta-feira John Feltheimer, CEO da Lionsgate.

Morreu Joe Lara, actor do filme “Tarzan”

há 5 meses
Joe Lara tornou-se famoso ao interpretar o célebre Tarzan In Manhattan, aventura épica dos anos 90, depois participou na série “rei da selva” entre 1996 e 2000, actuando num total de 22 episódios.

Já são conhecidos os apurados para Rock and Roll Hall of Fame 2021

há 5 meses
Na lista, Tina Turner ficou em primeiro lugar com mais de 585 mil votos do público. Fela Kuti foi a segunda posição com mais de 545 mil, O terceiro e o quarto foram The Go-Go’s e Iron Maiden, enquanto que os Foo Fighters terminaram em quinto lugar.

Drake anuncia lançamento de nova colecção de roupas e calçados com a Nike

há 11 meses
Depois da parceria com a Jordan Brand, Drake vai, finalmente, lançar uma colecção de vestuário com a Nike, uma ideia já antes divulgada nas redes sociais e que acabou por ser confirmada pelo próprio.

“Kotas” dão aula de bem cantar e só com a lição de 80

há 1 ano
O Show do Mês “Angola 80” foi um autêntico confronto de titãs. Não no sentido literário, porque não houve vencedor, mas pelo facto de, a partir de casa, as comparações tornarem-se inevitáveis.

Yunami: O rapper que representa Angola nos palcos da Hungria

há 1 ano

`Encontros à Quarta´ referentes aos meses de Maio e Junho foram adiados até data a anunciar

há 5 meses
De referir que o “Encontros à Quarta” se propunha a oferecer mensalmente concertos inovadores do ponto de vista da execução e interpretação propiciando a descoberta de novas sonoridades.

Pirline Enter. anuncia primeiro projecto oficial do rapper Samuel Clássico

há 1 ano
Quando se trata de New School, Samuel Clássico é um nome que não deve faltar. Sua forma de cantar continua a atrair públicos. Já lançou vários projectos, incluindo com a TRX Music e Mobbers, só que desta vez é o seu primeiro oficial sob o selo da Piriline Enter..

Novo álbum de Dj Khaled já está disponível e traz participações de Nas e Jay-Z

há 6 meses
Oficialmente disponível desde hoje, “Khaled Khaled” comporta 14 faixas musicais. O famoso dj lançou seu 12º álbum sem um single principal e quase sem aviso prévio.

Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

há 1 ano
O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

Um novo talento no nível dos “grandes” do Ghetto Zouk nacional

há 9 meses
Carlos Ernesto é dos poucos talentos que já não tem muito para provar. A forma como impõe sua voz nos instrumentais, leva-nos a pensar que está há vários anos na música, mas ainda é novo no mercado.

“O país está a pedir a presença do Rap crítico e intervencionista”

há 2 anos

“Kings Of Afro House” completa um ano de existência

há 1 ano
O projecto MUSIC BOX, criado pela Sodiba e patrocinado pela Sagres, dedicou uma atenção especial neste último ano ao género do Afro House, e produziu e realizou, com o apoio da BMWorkz, o documentário Kings of Afro House, que junta alguns dos melhores Djs e produtores do género no mundo.

Reptile: “Considero-me um artista bem-sucedido e sei que muitos se revêm na minha história”

há 11 meses
No dia 27 deste mês, o rapper vai colocar mais um álbum no mercado. Intitulado I.C.O.N (Invejosos Continuam a Odiar o Nikka), a obra produzida pelo moçambicano Ell Puto e Alleny. Além de Preto Show, Rui Orlando e Tchoboli, reúne importantes artistas da nova geração.

FIFA aprova regras que permitem jogadores representar mais de uma selecção

há 1 ano
A Federação Internacional de Futebol aprovou ontem durante o seu 70.º Congresso, em Zurique, uma alteração nos regulamentos para a mudança de federações por parte dos jogadores que podem representar mais do que um país.