Tributo a Pitágoras Neto

O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor, na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

A primeira edição da Carga saiu há sensivelmente 10 anos.  O realizar do sonho de dois jovens “malucos”, que apesar das barreiras não desistiram. António Pedro e Pitágoras Neto tinham um projecto que valia ouro, uma força de vontade mais resistente que o diamante e nenhum tostão no bolso.

A solução foi recrutar uma equipa pro bono e investir as poucas economias pessoais. As reuniões de pauta eram feitas umas vezes em casa uns dos outros, outras a volta de uma mesa de restaurante onde só pedíamos a entrada! Tempos de muito trabalho, diversão e entrega.

E todo o esforço depreendido deu resultado! Yannick Afroman foi a primeira capa. Uma entrevista feita nos bancos de trás do carro do cantor, entre uma reunião e outra. Apesar da agenda cheia na altura, foi afável, abriu um espaço, porque acreditou e se reviu no projecto.  Via naqueles jovens o mesmo hustler que ele próprio fora.

Pitágoras Neto AKA City Boy 12 de Maio de 1978 – 14 de Setembro de 2011

A primeira edição em formato físico funcionou como um bálsamo para toda a equipa. Todo o trabalho, o desgaste, as noites em claro a trabalhar (as jornadas eram duplas porque quase todos tinham outros empregos), todas as mazelas foram esquecidas, só restou a alegria, o orgulho, a sensação de dever cumprido.

Após alguns interregnos e uma década depois, a revista continua em pé e agora em formato digital, acompanhando a evolução do mundo. Uma década em que o projecto passou por várias transformações, mas não perdeu o seu foco e a sua essência: informar e entreter com rigor e qualidade os seus leitores, sobre tudo o que se passa no mundo da música nacional e internacional. E mais do que isso, a honrar o legado e a missão deixada por Pitágoras Neto, também conhecido como City Boy.

De relembrar que o acidente que vitimou o co-fundador Pitágoras, aconteceu a 14 de Setembro de 2011, no Huambo, com um Embraer 120 da Força Aérea (AM 600), e foi provocado por despiste do aparelho, quando o mesmo já rolava em velocidade de descolagem (não chegou a descolar). No seguimento do despiste, ocorrido a meio do percurso normal até à descolagem, uma asa do avião embateu num monte de terra postado a curta distância da borda da pista.

Partiu o sonhador mas permaneceu o sonho que ganhou força própria, despertou simpatia e admiração pelo país e permanece vivo e pulsante, mesmo depois de 10 anos, a “dar Carga”.

as cargas mais recentes

Paulo Flores na lista dos curadores da Apple Music

há 2 anos
Paulo Flores faz parte da limitada lista de músicos africanos convidados pela Apple para curadoria da playlist do aplicativo Apple Music. Disponível desde hoje, a lista de reprodução de Paulo Flores inclui músicas de artistas como Franco, Tubarões, Carlitos Vieira Dias e André Mingas.

Soprano Sibongile Khumalo morre após derrame

há 1 ano
A cantora de ópera e jazz sul-africana Sibongile Khumalo, que recebeu a segunda maior honraria nacional do país, morreu ontem, informou a família em um comunicado.

Chitãozinho e Xororó com música nova para o Live

há 2 anos
A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó apresenta-se aos fãs na quarta-feira (17), num Live que deverá ficar marcado pelo lançamento da nova música “Voltei para o mato”.

Liz Lyrics se auto-afirma em nova EP ‘Hate Me Now’

há 1 ano
A ser lançada no próximo dia 5 de Maio, ‘Hate Me Now’ é o 14° trabalho do rapper e, a prova de que é um talento a não faltar na sua playlist.

A partir de agora filmes angolanos passarão a ser premiados com até 13 milhões de Kwanzas

há 12 meses

Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

há 2 anos

Vopsi MoMA apresenta-se com “Um quaDro pErFEITO” na Galeria Tamar Golan

há 8 meses
O artista angolano Vopsi MoMA vai apresentar-se no próximo dia 29 de Outubro de 2021, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Um quaDro pErFEITO”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 26 de Novembro de 2021.

Billboard Music Awards: The Weeknd rouba a cena como vencedor de 10 categorias, em noite dedicada a Drake

há 1 ano
Após ser ignorado pelo Grammy Awards, The Weeknd sagrou-se o grande vencedor do Billboard Music Awards 2021 e, acaba de entrar para o ranking dos mais premiados de todos os tempos, totalizando 19 troféus da Billboard.

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 2 anos

Hip Hop: Classe cria “instituição” para ajudar artistas em situações difíceis

há 7 meses
Motivados pela trágica morte de Ngadiama Wakambosonhi, pioneiro do movimento Hip Hop no país, artistas da Velha e Nova Escola criaram a “Associação dos Hiphoppers de Angola”, uma plataforma de cariz social que passará a prestar apoio social e acudir eventuais situações de crise que membros da classe venham a passar.

House Dance, o improviso perfeito

há 2 anos
Afro-house é frequentemente comparado ao estilo Kuduro, pela sua forma de expressão, movimentos e ritmos. Podemos dizer que na classificação de dança, o Afro-house é um grupo de dança mais abrangente e engloba o Kuduro e outros estilos de dança africana, sendo o Kuduro daça especificamente angolana e tem as suas características diferenciadoras.

Tradicional nomeação da Complex elege Tyler, The Creator como Melhor Rapper Vivo de 2021

há 5 meses
Todos os anos, o tradicional portal de cultura pop Complex elege o melhor rapper vivo do ano anterior. A publicação divulgou também um ranking dos melhores rappers desde 1979.

Geração 80 assinala décimo aniversário com a criação de um mural na baixa de Luanda

há 2 anos
Trata-se de um presente que a GERAÇÃO de 80 oferece a Luanda, como forma de agradecimento a cidade por ter dado o privilégio de ser o local de partida dos sonhos dos produtores.

Linkin Park: Reeditam “Hybrid Theory”, 20 anos depois do lançamento

há 2 anos
Ao longo de hora e meia de conversa Mike Shinoda, Brad Delson, Dave Farrell e Joe Hahn responderam a questões oriundas dos quatro cantos do mundo – da Tailândia e Indonésia aos Estados Unidos e Austrália, passando por Portugal – e falaram especialmente sobre o álbum que deu início ao percurso dos Linkin Park.

Disponibilizada a maior antologia de poesia de Angola

há 1 ano

Catchupa Factory cria portal “Family Matters” para divulgação de fotografia Africana contemporânea

há 2 anos
“Family Matters” tem como objectivo arrecadação de fundos através da venda de impressão de fotos, destinando os fundos de imediato aos artistas e fotógrafos envolvidos.