O Festival Internacional de Jazz, edição 2021, decorreu sexta-feira, em Luanda, sem Sam Mangwana e Ricardo Lemvo, músicos que estavam entre os convidados, mas com uma grande homenagem a Waldemar Bastos.
Enquadrado na II edição da Bienal de Luanda-Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, marcada para Setembro do ano em curso, o evento ficou marcado por vários momentos, sendo o tributo a este ícone da música angolana o de maior realce.
A portuguesa Catarina dos Santos, acompanhada pelos instrumentistas que sempre acompanharam Waldemar Bastos, teve a missão de interpretar alguns dos sucessos do músico falecido em 2020. Foi um momento emocionante que serviu para encerrar o evento.
Sam Mangwana e Ricardo Lemvo, por problemas de ligação nos voos, não conseguiram chegar a tempo para participar no evento.
O trio Yamandu Costa (Brasil), Luís Guerreiro (Portugal) e Martin Sueden (Argentina) também subiu ao palco do festival que visou saudar o dia internacional do Jazz,assinalado no mesmo dia (30).
O Festival de Jazz, organizado pela Unesco e o Governo de Angola, contou ainda com as exibições de Totó, Felipe Mukenga, Anabela Aya, banda Etokeko Jazz Projecto, As Maria, Esperança Mirakiza e a Banda da Escola Americana.