Tributo ao Poeta Maior marca retorno do Duetos N’Avenida

A retoma do projecto foi também marcada pela diversidade e testemunhada in loco por uma plateia de 200 pessoas, que acorreram ao novo recanto-Memorial António Agostinho Neto‐, para se regalar com a dupla performance de Ângelo Reis, o “Poeta dos Pés Descalços” e Márcio Batalha.

Na noite que culminou com o “casamento” entre a música e poesia, o Spoken Word predominou e os artistas reoxigenaram poemas de Agostinho Neto, com destaque para ‘Kalunga’ e ‘Contratados’.

Cientes de que a Zona Jovem é talhada e comprometida com a realização de eventos memoráveis, os poetas esmeraram-se nas apresentações de obras da sua autoria e igualmente nas homenagens a Manguxi, garantindo que o público saísse impactado da casa do poeta maior.

Tributo ao Poeta Maior marca retorno do Duetos N’Avenida

O evento foi instrumentalmente suportado por Miqueias Ramiro, no teclado; Yark Spin, na guitarra, e Yasmane Santos, na percussão, além das vozes de Cláudia Wime e Nell Jazz. Mais uma proposta diferenciada que, na óptica do director executivo, terminou com balanço positivo e, já tem o próximo encontro para o dia 3 de Setembro, com as vozes melodiosas de Selda & Carla Moreno.

“O balanço é bastante positivo, tendo em conta que mais uma vez e no âmbito da inclusão e diversidade cultural, ousamos fazer diferente, e valorizar cada vez mais os artistas angolanos nas suas várias vertentes de actuação. Foi um show impactante. Ângelo Reis e Márcio Batalha mostraram que têm talento para brilhar em grandes palcos, e isto enche de orgulho a produção do Duetos N’Avenida.”, disse Figueira Ginga, que falando à Carga Magazine, garantiu a continuidade das atracções sem interrupções doravante, porém, respeitando sempre as imposições do Decreto.

Sobre o Duetos N´Avenida
Datado de Agosto de 2018, o projecto registou um interregno em Fevereiro de 2020 a Agosto de 2021. Tal como a denominação deixa adivinhar, a iniciativa tem na sua génese a realização de espectáculos em duetos, tendo já quinze no seu repertório, todos eles de qualidade irrepreensíveis, demonstrando a mestria do Director Artístico, Chalana Dantas.

O projecto patenteado pela Zona Jovem Produções tem como principal objectivo valorizar a música angolana, com recurso a intérpretes das mais variadas vertentes para apresentações de artistas consagrados individualmente e dispostos à criação em dupla de um show de raiz.

1. Patrícia Faria e Puto Português
2. Eduardo Paim e Maya Cool
3. Bruna Tatiana e Edmázia
4. Yuri da Cunha e Paulo Flores (3 noites)
5. Euclides da Lomba e Gabriel Tchiema
6. Don Kikas e Walter Ananás
7. Yola Semedo e Pérola (2 noites)
8. Ary e Kyaku Kiadaff (2 noites)
9. Anna Joyce e Konde
10. Calado Show e Gilmário Vemba (3 noites)
11. Miguel Buila e Bambila
12. Filipe Mukenga e Selda
13. Carlos Burity, Patrícia Faria e Gersy Pegado
14. Heavy C e Gutto
15. Ângelo Reis e Márcio Batalha

Sobre os artistas

Ângelo Miguel Domingos dos Reis nasceu em Luanda, aos 26 de fevereiro de 1978 e teve os primeiros passos da sua vida na antiga nova Lisboa, actual província do Huambo, onde nasceu o seu Pai. Aos nove anos de idade, devido ao factor guerra civil que se desenrolava no País, fora levado para Portugal pela sua Avó Odete Lousa, mulher que o educou e consagrou no mundo das letras.
Depois de regressar ao seu país (Angola) permaneceu no anonimato e só reapareceu declamando nos palcos da galeria Celamar em meados de 2005. Em 2007 participou na criação do Movimento Lev´Arte, sendo um dos seus co-fundadores.
Ainda em 2007 e já na companhia de Kussi Bernardo (Kardo Bestilo) marcou os seus primeiros passos para a concepção do projecto misturas, onde participou na antologia poética denominada “Palavras” que envolve escritos de vários poetas angolanos. Já em 2013, participa na antologia poética do livro “Raízes uma união Brasil/ Angola”.
Autor de três (3) álbuns de poesia musicada no mercado angolano, dentre eles o casamento entre o Semba e a poesia, projecto “o fado e a poesia” e “Memórias de Agostinho Neto”. Título do livro: Um dia Depois de amanhã.

Márcio Batalha foi vencedor do prémio Melhores Poetas 2014 no Brasil. Participou em diversas Antologias nacionais e internacionais, entre elas a Geografia Mágica da Kianda, da Brigada Jovem de Literatura, Antologia Luís Vaz de Camões e seus convidados, Varal do Brasil. Autor do livro de poemas “A Vida Inspira-nos”. Fez vários concertos de poesia e música.

as cargas mais recentes

É Preciso Falar: Carga Magazine lança novo conteúdo em formato podcast

há 7 meses
O novo conteúdo da Carga é uma grande entrevista do tipo opinativa, com os principais fazedores da música angolana, opinion makers, bem como pessoas ligadas a cultura, acompanhada de debates sobre os temas que preocupam a cultura nacional, particularmente a música.

Alicia Keys: “Era suposto me tornar prostituta”

há 2 anos
Alicia Keys deu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, onde destacou algumas das suas próprias canções e inspiração para alguns sucessos, assim como a possibilidade de se tornar prostituta.

Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

há 2 anos
O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

Angola Music Awards: Vencedores serão conhecidos este mês

há 1 ano
A gala de tribuição dos prémios do Angola Music Awards acontece já no próximo dia 22 de Outubro, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

Músico Vladmiro Gonga abre iniciativa para ajudar a internacionalizar clássicos angolanos

há 2 anos
O programa está a ser apoiada pelo Projecto Brilhar, integra aulas de violão e visa promover os clássicos do Semba, Kilapanga e Massemba, interpretados fundamentalmente em Kimbundu e Umbundu.

Há 25 anos, The Notorious B.I.G. partia para a eternidade

há 9 meses
B.I.G foi morto a tiros, no passado dia 9 de Março de 1997, em Los Angeles. Tudo aconteceu por volta das 00:45, quando Notorious parou no sinal vermelho a 46 metros do Petersen Automotive Museum.

50 Cent vai usar música do rival Rick Ross na sua nova série

há 2 anos
50 Cent e Rick Ross são rivais assumidos da história do Hop Hop, mas nos últimos anos os dois rappers vêm mostrando que respeitam atrabalhos um do outro. À Billboard, 50 Cent revelou que vai adaptar a música do seu rival na sua nova série sobre o Black Mafia Family.

Músico Chakuisa cria rádio comunitária para ajudar a divulgar carreiras dos artistas

há 8 meses
Se estiver na Centralidade do Zango Oito Mil, sintonize a Rádio Zango 8000 no www. rádio 8000, uma sintonia criada pelo músico Chakuisa para ajudar a divulgar as canções de outros artistas. Com 75% da sua orientação editorial focada em música, a estação comunitária está a consquistar espaço no EUA, Canadá, Brasil, Bélgica e África do sul.

UNAC quer aumentar espaços culturais no país

há 3 anos
Segundo o presidente da referida instituição de utilidade pública, José Fernandes, o aproveitamento dos espaços é a prioridade da UNAC, para ajudar a impulsionar o sector artístico, realçando que um melhor aproveitamento dos recintos culturais poderá garantir aos artistas, profissionais e amadores, mais espaços e oportunidades para apresentarem os seus trabalhos.

Escola de música Tok’Aki promove concurso infantil `Canta Kandengue´

há 1 ano
São elegíveis, crianças dos 8 aos 13 anos de idade, para habilitar-se basta enviar um vídeo amador, o mesmo será publicado na página oficial da Tok’Aki e quanto mais votações receber, mais chances de ganhar terá.

Poema manuscrito de Tupac Shakur está à venda por 95 mil dólares

há 11 meses
Intitulado “All Eye Was Lookin 4”, o poema datado de 26 de Agosto de 1995, está agora à venda através dos concessionários de autógrafos em Moments in Time.

Vida e obra de Big Nelo retratadas em teatro musical

há 1 ano
O dia 17 de Julho de 2021, passará, doravante, a representar uma data importante para a história do Hip Hop nacional. Pela primeira vez em Angola, uma figura singular do Rap é retratada em teatro musical.

Big Nelo e Prodígio ministram aula magna sobre o segredo do sucesso

há 2 anos
Os músicos Big Nelo e Prodígio vão partilhar, nos dias onze e doze de Dezembro, experiências e segredos que os levaram ao sucesso, através de um masterclass.

Brasileiros rendidos a Kid MC

há 3 anos
A música “Oração”, tema promocional do projecto Dj Caique e Kid MC, com o título “Décimo sexto ano”, parece ter convencido os amantes do rap, os brasileiros em particular.

Já está disponível a obra “Ressurreição” de Helena Dias

há 2 anos

Samuel Eto’o é o novo presidente da Federação Camaronesa de Futebol

há 12 meses