Tributo ao Poeta Maior marca retorno do Duetos N’Avenida

A retoma do projecto foi também marcada pela diversidade e testemunhada in loco por uma plateia de 200 pessoas, que acorreram ao novo recanto-Memorial António Agostinho Neto‐, para se regalar com a dupla performance de Ângelo Reis, o “Poeta dos Pés Descalços” e Márcio Batalha.

Na noite que culminou com o “casamento” entre a música e poesia, o Spoken Word predominou e os artistas reoxigenaram poemas de Agostinho Neto, com destaque para ‘Kalunga’ e ‘Contratados’.

Cientes de que a Zona Jovem é talhada e comprometida com a realização de eventos memoráveis, os poetas esmeraram-se nas apresentações de obras da sua autoria e igualmente nas homenagens a Manguxi, garantindo que o público saísse impactado da casa do poeta maior.

Tributo ao Poeta Maior marca retorno do Duetos N’Avenida

O evento foi instrumentalmente suportado por Miqueias Ramiro, no teclado; Yark Spin, na guitarra, e Yasmane Santos, na percussão, além das vozes de Cláudia Wime e Nell Jazz. Mais uma proposta diferenciada que, na óptica do director executivo, terminou com balanço positivo e, já tem o próximo encontro para o dia 3 de Setembro, com as vozes melodiosas de Selda & Carla Moreno.

“O balanço é bastante positivo, tendo em conta que mais uma vez e no âmbito da inclusão e diversidade cultural, ousamos fazer diferente, e valorizar cada vez mais os artistas angolanos nas suas várias vertentes de actuação. Foi um show impactante. Ângelo Reis e Márcio Batalha mostraram que têm talento para brilhar em grandes palcos, e isto enche de orgulho a produção do Duetos N’Avenida.”, disse Figueira Ginga, que falando à Carga Magazine, garantiu a continuidade das atracções sem interrupções doravante, porém, respeitando sempre as imposições do Decreto.

Sobre o Duetos N´Avenida
Datado de Agosto de 2018, o projecto registou um interregno em Fevereiro de 2020 a Agosto de 2021. Tal como a denominação deixa adivinhar, a iniciativa tem na sua génese a realização de espectáculos em duetos, tendo já quinze no seu repertório, todos eles de qualidade irrepreensíveis, demonstrando a mestria do Director Artístico, Chalana Dantas.

O projecto patenteado pela Zona Jovem Produções tem como principal objectivo valorizar a música angolana, com recurso a intérpretes das mais variadas vertentes para apresentações de artistas consagrados individualmente e dispostos à criação em dupla de um show de raiz.

1. Patrícia Faria e Puto Português
2. Eduardo Paim e Maya Cool
3. Bruna Tatiana e Edmázia
4. Yuri da Cunha e Paulo Flores (3 noites)
5. Euclides da Lomba e Gabriel Tchiema
6. Don Kikas e Walter Ananás
7. Yola Semedo e Pérola (2 noites)
8. Ary e Kyaku Kiadaff (2 noites)
9. Anna Joyce e Konde
10. Calado Show e Gilmário Vemba (3 noites)
11. Miguel Buila e Bambila
12. Filipe Mukenga e Selda
13. Carlos Burity, Patrícia Faria e Gersy Pegado
14. Heavy C e Gutto
15. Ângelo Reis e Márcio Batalha

Sobre os artistas

Ângelo Miguel Domingos dos Reis nasceu em Luanda, aos 26 de fevereiro de 1978 e teve os primeiros passos da sua vida na antiga nova Lisboa, actual província do Huambo, onde nasceu o seu Pai. Aos nove anos de idade, devido ao factor guerra civil que se desenrolava no País, fora levado para Portugal pela sua Avó Odete Lousa, mulher que o educou e consagrou no mundo das letras.
Depois de regressar ao seu país (Angola) permaneceu no anonimato e só reapareceu declamando nos palcos da galeria Celamar em meados de 2005. Em 2007 participou na criação do Movimento Lev´Arte, sendo um dos seus co-fundadores.
Ainda em 2007 e já na companhia de Kussi Bernardo (Kardo Bestilo) marcou os seus primeiros passos para a concepção do projecto misturas, onde participou na antologia poética denominada “Palavras” que envolve escritos de vários poetas angolanos. Já em 2013, participa na antologia poética do livro “Raízes uma união Brasil/ Angola”.
Autor de três (3) álbuns de poesia musicada no mercado angolano, dentre eles o casamento entre o Semba e a poesia, projecto “o fado e a poesia” e “Memórias de Agostinho Neto”. Título do livro: Um dia Depois de amanhã.

Márcio Batalha foi vencedor do prémio Melhores Poetas 2014 no Brasil. Participou em diversas Antologias nacionais e internacionais, entre elas a Geografia Mágica da Kianda, da Brigada Jovem de Literatura, Antologia Luís Vaz de Camões e seus convidados, Varal do Brasil. Autor do livro de poemas “A Vida Inspira-nos”. Fez vários concertos de poesia e música.

as cargas mais recentes

Waldemar Bastos se junta a AGTSA para alavancar o turismo em Angola

há 1 ano
O músico foi o eleito pela AGTSA -Associação dos Guias de Turismo e Servidores Artísticos, para ser o porta-bandeira do turismo cultural de intercâmbio. O projecto encontra-se em standby dadas as circunstancias actuais, mas sairá do papel tão logo se volte a normalidade, garantiu Carlos Bumba, Presidente Executivo da Associação.  

DJ René Bombástico desafia quatro vozes do Rap feminino angolano

há 1 ano
O DJ e produtor juntou as vozes representativas do rap feminino nacional num único projecto musical. A obra é o protótipo do terceiro álbum do disc jockey intitulado ‘Ideias Malucas Vol. 3’.

Etno N’gola anuncia show alusivo ao dia de África

há 4 meses
Para celebrar África, a Etno Ngola, banda que se tem mostrado uma promessa da música angolana reaparece com um grande live show no dia 25 de Maio às 19 horas na página facebook do Goethe-Institut Angola.

Craig Lieberman apela descontinuação da saga Fast and Furious

há 2 meses
Ao coro dos insatisfeitos acaba de se juntar o consultor dos primeiros filmes da franquia. Craig Lieberman fez um vídeo explicativo de 25 minutos e pediu que “parem de fazer Velozes & Furiosos”.

Rei da Kizomba “is back”

há 2 anos
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Liz Lyrics se auto-afirma em nova EP ‘Hate Me Now’

há 5 meses
A ser lançada no próximo dia 5 de Maio, ‘Hate Me Now’ é o 14° trabalho do rapper e, a prova de que é um talento a não faltar na sua playlist.

Especialistas nomeiam o MVP de cada team na última década

há 1 ano

Lady Petya apresenta oficialmente o seu álbum de estreia

há 8 meses

Morreu ‘Bang’ produtor moçambicano

há 9 meses
Morreu esta manhã (segunda-feira), vítima de doença, o empresário e produtor de eventos moçambicano Adelson Mourinho “Bang”, esposo da cantora Lizha James.

GTA: Conflitos entre Leslie Benzies e Rockstar Games colocam o futuro do jogo em risco

há 12 meses
Desde que Leslie Benzies foi demitido da Rockstar Games, travando uma enorme batalha contra a empresa e desta vez, tornou público um processo 150 milhões de dólares contra a Rockstar, por causa do GTA 5, noticiou a imprensa internacional.

É oficial: Capita é o novo reforço do Lille

há 1 ano
O Lille anunciou ontem a contratação do extremo angolano Capita. O atleta de 18 anos de idade, que até então militava no Trofense de Portugal, é o novo reforço da equipa da primeira divisão francesa, onde estará por cinco temporadas.

Morreu a lenda do Reggae Toots Hibbert

há 1 ano
O lendário vocalista da banda de reggae “Toots & the Maytals”, nos anos 1960, morreu na sexta-feira “tranquilamente” em Kingston, na Jamaica, aos 77 anos, rodeado pela família, noticiou hoje a BBC News, citando um anúncio do grupo.

Kassav desmente manchetes sobre alegada morte de Jacob Desvarieux

há 2 meses
O grupo Kassav reprovou, por meio de um comunicado de imprensa a disseminação de falsas informações sobre Jacob Desvarieux, que até ao momento segue em coma artificial, “um protocolo médico clássico”.

Barack Obama escolhe as melhores músicas de 2020

há 9 meses
A semelhança dos anos anteriores, Barack Obama partilhou uma playlist com as canções de que mais gostou em 2020.

Banda Prontidão homenageia Luanda

há 8 meses
Dia 31 de Janeiro (domingo) será um dia especial para música angolana, particularmente para nova geração de artistas. A data ficará marcada pelo primeiro concerto ao vivo da Banda Prontidão.

Arlindo Cruz volta a falar após 3 anos em convalescença

há 1 ano
Após sofrer um AVC, em 2017, Arlindo Cruz ficou internado por 1 ano e 3 meses no CTI. Depois de sair do hospital, o cantor permanece em tratamento em casa, com estrutura de home care, ao lado da família. Recentemente numa live transmitida no Instagram, o filho do cantor, Arlindinho, afirmou que o pai está a superar algumas sequelas do Acidente Cardio Vascular, e já começou a formar algumas palavras.