Tributo ao Poeta Maior marca retorno do Duetos N’Avenida

A retoma do projecto foi também marcada pela diversidade e testemunhada in loco por uma plateia de 200 pessoas, que acorreram ao novo recanto-Memorial António Agostinho Neto‐, para se regalar com a dupla performance de Ângelo Reis, o “Poeta dos Pés Descalços” e Márcio Batalha.

Na noite que culminou com o “casamento” entre a música e poesia, o Spoken Word predominou e os artistas reoxigenaram poemas de Agostinho Neto, com destaque para ‘Kalunga’ e ‘Contratados’.

Cientes de que a Zona Jovem é talhada e comprometida com a realização de eventos memoráveis, os poetas esmeraram-se nas apresentações de obras da sua autoria e igualmente nas homenagens a Manguxi, garantindo que o público saísse impactado da casa do poeta maior.

Tributo ao Poeta Maior marca retorno do Duetos N’Avenida

O evento foi instrumentalmente suportado por Miqueias Ramiro, no teclado; Yark Spin, na guitarra, e Yasmane Santos, na percussão, além das vozes de Cláudia Wime e Nell Jazz. Mais uma proposta diferenciada que, na óptica do director executivo, terminou com balanço positivo e, já tem o próximo encontro para o dia 3 de Setembro, com as vozes melodiosas de Selda & Carla Moreno.

“O balanço é bastante positivo, tendo em conta que mais uma vez e no âmbito da inclusão e diversidade cultural, ousamos fazer diferente, e valorizar cada vez mais os artistas angolanos nas suas várias vertentes de actuação. Foi um show impactante. Ângelo Reis e Márcio Batalha mostraram que têm talento para brilhar em grandes palcos, e isto enche de orgulho a produção do Duetos N’Avenida.”, disse Figueira Ginga, que falando à Carga Magazine, garantiu a continuidade das atracções sem interrupções doravante, porém, respeitando sempre as imposições do Decreto.

Sobre o Duetos N´Avenida
Datado de Agosto de 2018, o projecto registou um interregno em Fevereiro de 2020 a Agosto de 2021. Tal como a denominação deixa adivinhar, a iniciativa tem na sua génese a realização de espectáculos em duetos, tendo já quinze no seu repertório, todos eles de qualidade irrepreensíveis, demonstrando a mestria do Director Artístico, Chalana Dantas.

O projecto patenteado pela Zona Jovem Produções tem como principal objectivo valorizar a música angolana, com recurso a intérpretes das mais variadas vertentes para apresentações de artistas consagrados individualmente e dispostos à criação em dupla de um show de raiz.

1. Patrícia Faria e Puto Português
2. Eduardo Paim e Maya Cool
3. Bruna Tatiana e Edmázia
4. Yuri da Cunha e Paulo Flores (3 noites)
5. Euclides da Lomba e Gabriel Tchiema
6. Don Kikas e Walter Ananás
7. Yola Semedo e Pérola (2 noites)
8. Ary e Kyaku Kiadaff (2 noites)
9. Anna Joyce e Konde
10. Calado Show e Gilmário Vemba (3 noites)
11. Miguel Buila e Bambila
12. Filipe Mukenga e Selda
13. Carlos Burity, Patrícia Faria e Gersy Pegado
14. Heavy C e Gutto
15. Ângelo Reis e Márcio Batalha

Sobre os artistas

Ângelo Miguel Domingos dos Reis nasceu em Luanda, aos 26 de fevereiro de 1978 e teve os primeiros passos da sua vida na antiga nova Lisboa, actual província do Huambo, onde nasceu o seu Pai. Aos nove anos de idade, devido ao factor guerra civil que se desenrolava no País, fora levado para Portugal pela sua Avó Odete Lousa, mulher que o educou e consagrou no mundo das letras.
Depois de regressar ao seu país (Angola) permaneceu no anonimato e só reapareceu declamando nos palcos da galeria Celamar em meados de 2005. Em 2007 participou na criação do Movimento Lev´Arte, sendo um dos seus co-fundadores.
Ainda em 2007 e já na companhia de Kussi Bernardo (Kardo Bestilo) marcou os seus primeiros passos para a concepção do projecto misturas, onde participou na antologia poética denominada “Palavras” que envolve escritos de vários poetas angolanos. Já em 2013, participa na antologia poética do livro “Raízes uma união Brasil/ Angola”.
Autor de três (3) álbuns de poesia musicada no mercado angolano, dentre eles o casamento entre o Semba e a poesia, projecto “o fado e a poesia” e “Memórias de Agostinho Neto”. Título do livro: Um dia Depois de amanhã.

Márcio Batalha foi vencedor do prémio Melhores Poetas 2014 no Brasil. Participou em diversas Antologias nacionais e internacionais, entre elas a Geografia Mágica da Kianda, da Brigada Jovem de Literatura, Antologia Luís Vaz de Camões e seus convidados, Varal do Brasil. Autor do livro de poemas “A Vida Inspira-nos”. Fez vários concertos de poesia e música.

as cargas mais recentes

Em dia de aniversário Nankhova brinda os fãs com novo videoclip

há 8 meses

A Kizomba e a sua historiografia

há 2 anos
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.

Bola de Ouro 2020 não será atribuída a nenhum jogador

há 2 anos
A France Football anunciou hoje que a Bola de Ouro 2020 não será atribuída, por “circunstâncias excepcionais, uma decisão que acontece pela primeira vez desde 1956.

Uma lenda que continua no auge volvidos 39 anos da sua morte

há 2 anos
Num dia como hoje, há 39 anos, a arte empobreceu devido o passamento físico de Bob Marley. Um astro, cujo impacto da obra e da carreira pode ainda ser sentido, como se de um artista vivo e no auge da carreira se tratasse.

Fela Kuti, pioneiro do Afrobeat, nomeado ao Rock and Roll Hall of Fame

há 11 meses

Daniel Salomão apresenta ‘Labirintos Amorosos’

há 1 ano
O romance que marca a estreia do autor, será vendido e autografado amanhã, Sexta-feira, as 15h30 na União dos Escritores Angolanos.

Drake anuncia lançamento de nova colecção de roupas e calçados com a Nike

há 1 ano
Depois da parceria com a Jordan Brand, Drake vai, finalmente, lançar uma colecção de vestuário com a Nike, uma ideia já antes divulgada nas redes sociais e que acabou por ser confirmada pelo próprio.

Primeira edição do Sambizanga Ritmo & Poesia será lançada no dia 24 deste mês

há 10 meses
Concebido apenas para a geografia do histórico distrito, o projecto abriu na semana passada homenageando Dom Caetano, Prado Paim, Carlos Lamartine, a escritora Yola Castro, o humorista Costa Vilola, o jornalista Ernesto Bartolomeu e o grupo carnavalesco União Kiela do Sambizanga.

Preto Show dá voz ao novo álbum do Dj brasileiro WC No Beat

há 1 ano
O DJ e produtor brasileiro WC No Beat apresenta esta quinta-feira, 20 de Agosto, o seu novo projecto musical que reúne 33 participações, entre elas está o angolano Preto Show.

Homem Mau: Jay Arghh e Hot Blaze reafirmam lírica, flow e rimas em nova faixa colaborativa

há 8 meses
`Homem Mau´ é uma faixa de colaboração entre dois virtuosos no flow e na escrita de Moçambique: Jay Arghh e Hot Blaze. Esta colaboração traz-nos um festival furioso de verdadeiras habilidades líricas e de flow dos dois rappers. Vindos da agência CSV, os dois têm muitas colaborações, e sempre com elevados critérios tanto na música como na técnica.

Dr. Dre diz que redes sociais destroem a mística da música e dos artistas

há 2 anos
Dre foi mais longe ao afirmar que, se estivesse no início de carreira, talvez odiasse as redes sociais, por elas destruírem a mística, que é a principal característica da música. “É prazeroso esperar o que está por vir”, disse.

Mais um talento do Girabola é contratado pelo Sporting de Portugal

há 6 meses
Trata-se de Chicharito, um jovem avançado de 18 anos que se destacou no Girabola 2019/2020 pelo Interclube de Luanda.

Adelino Caracol: O pioneiro desconhecido do movimento Hip Hop angolano

há 1 ano
O 47° aniversário Hip Hop, que se comemorou na semana finda, trouxe ao de cima este facto irrefutável sobre a gene do movimento Hip Hop em Angola.

Telma Lee assina com a Milionário Records

há 2 anos
Telma Lee é a mais nova integrante da produtora e distribuidora musical Milionário Records. O anúncio sobre a contratação da cantora acabou por ser confirmado por Mi Mosquito, CEO da gravadora.

Jovens da Mulemba levam “Funeral de Champanhe” ao auditório Wyza Anfiteatro da Fundação Arte e Cultura

há 3 meses
O Grupo Teatral Jovens da Mulemba vai apresentar-se no próximo dia 06 de Novembro, pelas 18h, no auditório Wyza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, com a peça teatral “Funeral de Champanhe”.

Too $hort, Snoop Dogg, Ice Cube e E-40 projectam regresso à ribalta como “supergrupo”

há 1 ano
Um novo “supergrupo” de Rap composto pelos veteranos Snoop Dogg, Ice Cube, E-40 e Too $hort surgirá muito em breve. O primeiro projecto do quarteto ainda sem nome está previsto para o primeiro semestre de 2021.