Uma lenda que continua no auge volvidos 39 anos da sua morte

Num dia como hoje, há 39 anos, a arte empobreceu devido o passamento físico de Bob Marley. Um astro, cujo impacto da obra e da carreira pode ainda ser sentido, como se de um artista vivo e no auge da carreira se tratasse.

O legado deixado por Marley, continua intacto, sendo considerado um dos mais importantes compositores subversivos do século XX, sendo um artista sem medo de colocar o “dedo na ferida”, protestando contra a desigualdade social, racismo e escravidão.

O raro defensor dos pobres e oprimidos, oriundo de um país verdadeiramente pobre, viria a falecer aos 36 anos de idade. Após ter sido diagnosticado com um câncer de pele do tipo agressivo em 1977 ao qual, inicialmente se recusou a tratar por questões religiosas, tendo aderido à Igreja Ortodoxa mais tarde, porém já era tarde demais.

A lenda do Raggae morreu em Miami, no dia 11 de maio de 1981, vítima do câncer. O funeral de Marley teve honras de chefe de estado e a data de seu nascimento foi elevada a feriado nacional na Jamaica.

Trinta e um anos após a morte de Bob Marley, a presidente Dilma Rousseff decidiu homenagear o músico jamaicano. Institucionalizando o dia 11 de Maio como o “Dia Nacional do Reggae” no Brasil.

Até aos dias que correm, Marley é considerado um dos maiores representantes do estilo musical que surgiu na Jamaica, no fim da década de 1960, com a proposta de, por meio da música, falar de temas como preconceito e desigualdade. Um estilo desenvolvido a partir de dois outros: o ska e o rocksteady. Uma mistura de gêneros, uma combinação harmoniosa e expressiva de sons e ritmos, que na década de 1970 ganhou as asas luminosas da arte, despontando para o mundo.

Biografia de Bob Marley

Robert Nesta Marley nasceu em Saint Ann, zona rural do norte da Jamaica, no dia 06 de fevereiro de 1945. Era filho de um militar branco, capitão do exército inglês, e de uma jovem negra jamaicana.

Sua mãe Celella Booker deu a luz com apenas 18 anos após ter se envolvido com o britânico de 50 anos, que passou a ajudar financeiramente no sustento do filho.

Após a morte do pai, em 1955, Marley e sua mãe foram morar na comunidade de Kingston, onde ele sofreu discriminação por ser mulato, facto que não era bem visto pelos negros daquela época e lugar.

as cargas mais recentes

Covid-19: Nelson da Luz testa positivo em Portugal

há 1 mês
O V. Guimarães informou esta segunda-feira da existência de um caso positivo à Covid-19 no plantel. Trata-se do angolano Nelson Luz, o mais recente reforço a chegar ao clube vindo do 1°de Agosto.

Por onde anda o Pato?

há 5 meses
Em 2018 deu o ar da sua graça no Show do Mês, como convidado de Don Kikas, e prometeu retomar os palcos, mas de seguida voltou a sumir do mapa musical.

Linkin Park: Reeditam “Hybrid Theory”, 20 anos depois do lançamento

há 7 dias
Ao longo de hora e meia de conversa Mike Shinoda, Brad Delson, Dave Farrell e Joe Hahn responderam a questões oriundas dos quatro cantos do mundo – da Tailândia e Indonésia aos Estados Unidos e Austrália, passando por Portugal – e falaram especialmente sobre o álbum que deu início ao percurso dos Linkin Park.

Bryan Adams critica duramente a China pelo surto do novo Coronavírus

há 5 meses
Se não fosse o novo coronavírus, a estrela pop rock canadense iniciaria, esta semana, uma série de concertos no Royal Albert Hall, em Londres. Indignado com as consequências da pandemia, Adams ataca e acusa a China.

Fundação Arte e Cultura apresenta “Fundação Online”, em prevenção ao Covid-19

há 7 meses
Trata-se de um programa que visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção do Covid-19 e uma excelente opção para passar o tempo de forma educativa e segura.

Délcio Dollar surpreende com revelações bombásticas

há 7 meses

Produtora do hit “Comboio” dos Lambas prepara álbum inédito e dois espectáculos

há 1 mês
A Seres Produções é conhecida por lançar o grupo Os Lambas com o CD “Estado Maior do Kuduro”, e o disco “Batida Única” de Bruno M. No próximo dia 25 deste mês, a produtora vai celebrar 20 anos de existência.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

há 6 meses
O Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, em comunicado, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Davido na linha da frente dos protestos na Nigéria

há 1 semana
O músico nigeriano juntou-se este sábado a uma manifestação para exigir o fim da brutalidade policial no seu país. “Não devemos recuar até que as nossas reivindicações sejam atendidas”.

The Weeknd completa um mês em 1°lugar no Billboard Hot 100

há 6 meses
O mais recente álbum de The Weeknd, After Hours se mantém no topo da contagem pela quarta semana consecutiva, desde a sua estréia. É o primeiro álbum a alcançar quatro semanas consecutivas no 1º lugar desde que o Scorpion de Drake passou suas primeiras cinco semanas no 1º lugar em 2018.

Tunjila Twajokota: “Ninguém mais quer saber de nós”

há 3 meses
Os músicos contaram ao Jornal de Angola que as coisas começaram de mal a pior a partir de 2014, após o lançamento do quarto e último disco “Kudiva”, fundamentado que o sucesso e a fama do conjunto não foi proporcional aos valores monetários, porque as produtoras não honraram com os compromissos, não lhes davam valores completos.

Lil Nas X quer defender 100% a comunidade LGBT

há 7 meses
O rapper, cantor e compositor norte-americano de 20 anos se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billbord.

Katy Perry adia lançamento do disco

há 3 meses
Katy Perry comunicou aos fãs que seu álbum “Smile” vai demorar mais do que o esperado, para ser lançado. Numa publicação nas redes sociais, a cantora afirmou que o disco, que estaria disponível a partir do dia 14 de Agosto, sofreu alguns atrasos na produção e será “lançado” no dia 28 do mesmo mês.

Por onde andam os Wonderful One?

há 5 meses
O Wonderful One iniciou com cinco rapazes nos anos 1993/94, na altura residentes em Cacuaco, na província de Luanda, onde faziam espectáculos no intuito de entreter o pessoal. Começaram o projecto do grupo Kaporal, Ikuma Ful e C-Lau. Depois integraram D-Latoy e Sérgio Ozone.

Espaço online de debates discute sobre “A Criança e o ensino das Artes plásticas”

há 4 semanas
O espaço online de debate FALE CONNOSCO traz à discussão nesta sexta-feira, 25 de Setembro de 2020, das 14h às 15h30, o tema “A Criança e o ensino das Artes Plásticas”, e contará com convidados de painel o professor de Artes Plásticas e artista plástico Gilberto Kapitango e a professora de Reciclagem e Decoração, Conceição Manuel, podendo ser transmitida ao vivo na página oficial de facebook da Fundação, numa iniciativa conjunta entre a Fundação Arte e Cultura, Instituto Nacional da Criança, INAC e do Unicef Angola.

Saiba como se formaram as primeiras famílias de músicos angolanos

há 5 meses
Neste 15 de Maio, Dia Internacional da Família, a Carga traz para si uma resenha sobre a formação das primeiras famílias de músicos angolanos. A viagem passa pelos Pinto de Andrade e segue com os Vieira Dias, Mingas, Van-Dúnem, Figueiras da Silva e Torres.