Uma lenda que continua no auge volvidos 39 anos da sua morte

Num dia como hoje, há 39 anos, a arte empobreceu devido o passamento físico de Bob Marley. Um astro, cujo impacto da obra e da carreira pode ainda ser sentido, como se de um artista vivo e no auge da carreira se tratasse.

O legado deixado por Marley, continua intacto, sendo considerado um dos mais importantes compositores subversivos do século XX, sendo um artista sem medo de colocar o “dedo na ferida”, protestando contra a desigualdade social, racismo e escravidão.

O raro defensor dos pobres e oprimidos, oriundo de um país verdadeiramente pobre, viria a falecer aos 36 anos de idade. Após ter sido diagnosticado com um câncer de pele do tipo agressivo em 1977 ao qual, inicialmente se recusou a tratar por questões religiosas, tendo aderido à Igreja Ortodoxa mais tarde, porém já era tarde demais.

A lenda do Raggae morreu em Miami, no dia 11 de maio de 1981, vítima do câncer. O funeral de Marley teve honras de chefe de estado e a data de seu nascimento foi elevada a feriado nacional na Jamaica.

Trinta e um anos após a morte de Bob Marley, a presidente Dilma Rousseff decidiu homenagear o músico jamaicano. Institucionalizando o dia 11 de Maio como o “Dia Nacional do Reggae” no Brasil.

Até aos dias que correm, Marley é considerado um dos maiores representantes do estilo musical que surgiu na Jamaica, no fim da década de 1960, com a proposta de, por meio da música, falar de temas como preconceito e desigualdade. Um estilo desenvolvido a partir de dois outros: o ska e o rocksteady. Uma mistura de gêneros, uma combinação harmoniosa e expressiva de sons e ritmos, que na década de 1970 ganhou as asas luminosas da arte, despontando para o mundo.

Biografia de Bob Marley

Robert Nesta Marley nasceu em Saint Ann, zona rural do norte da Jamaica, no dia 06 de fevereiro de 1945. Era filho de um militar branco, capitão do exército inglês, e de uma jovem negra jamaicana.

Sua mãe Celella Booker deu a luz com apenas 18 anos após ter se envolvido com o britânico de 50 anos, que passou a ajudar financeiramente no sustento do filho.

Após a morte do pai, em 1955, Marley e sua mãe foram morar na comunidade de Kingston, onde ele sofreu discriminação por ser mulato, facto que não era bem visto pelos negros daquela época e lugar.

as cargas mais recentes

Temor do Coronavírus “cancela” shows

há 1 ano
Muitos eventos culturais ao redor do mundo foram cancelados por conta da disseminação do Covid-19, já considerado como uma pandemia.

`TerraATerra´ junta Dog Murras e Matias Damásio em debate

há 2 meses
O “Programa Pensar Angola com Dog Murras” recebe amanhã o músico Matias Damásio para uma conversa aberta à moda angolana e sem filtros.

Filhos de figuras proeminentes do Rock unem-se e formam uma banda

há 9 meses
Os Suspect208 é uma banda formada por três filhos de três grandes figuras do Rock. Falamos de Scott Weiland (Stone Temple Pilots), Slash (Guns N’ Roses) e Robert Trujillo (Metallica).

Começou nas festas do Zango, hoje Dj Xandy deixa sua marca em África

há 11 meses
Dj Xandy notabilizou-se nas festas e bares dos bairros de Luanda e hoje assume e produz vários eventos e artistas. Com 12 anos de carreira, é conhecido por divulgar o Afro House e já lançou um EP nesse estilo.

Moreira Chonguiça: Lança própria marca de saxofones e apresenta ao presidente moçambicano

há 10 meses
O saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça apresentou terça-feira ao chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, a sua marca de saxofones, instrumento produzido em Moçambique e que visa promover o gosto pela musica entre os jovens.

Edy Breezy estreia vídeo clipe da música ‘Minha Life’

há 1 ano
A referida faixa musical fará parte da mixtape Fly vol.2, a ser publicada até ao final do ano em formato digital, e já se encontrar em várias plataformas digitais, incluindo o Kisom Unitel.

Show do Mês com “vassouradas digital”

há 1 ano
Depois de Angola 70, Os Jovens do Prenda e Ary, é a vez dos Kiezos fazerem a transição do palco do Show do Mês, com público (ao vivo), para o digital.

Rihanna é processada por violação dos direitos autorais

há 7 meses
De acordo com o TMZ, a cantora Rihanna está a ser processada por um duo de artistas da Alemanha, por violação de direitos autorais envolvendo uma campanha da marca Fenty Beauty.

Live de Marília Mendonça bate recorde mundial 3,2 milhões de espectadores em simultâneo

há 1 ano
A cantora celebrou o recorde com um post no Twitter com a foto do exacto momento em que atingiu a marca de 3,2 milhões de views, superando o recorde mundial do Youtube anteriormente conquistado pela dupla Jorge e Mateus com 3,1 milhões.

Banda angolana de Rock contratada pela principal companhia de música da África do Sul

há 4 semanas
Trata-se dos Porta Magna, uma banda angolana de Rock criada em menos de nove meses. O grupo foi hoje apresentado como a mais nova aposta da Just Music, produtora que também agencia músicos como Adele.

Landrick abre produtora e anuncia o primeiro agenciado

há 11 meses
Atrás dos holofotes dos media, Landrick vai projectando um futuro promissor. Para além da sua carreira, o músico criou uma produtora e prepara-se para anunciar o primeiro agenciado.

O Homem e o Artista: Uma das obras mais intemporais do Hip Hop angolano

há 1 mês
Com 16 faixas, o álbum começa por chamar a atenção já na capa, onde distante das normais caras que caracterizam os álbuns de Rap, vemos um busto ‘Artista’, de uma escultura tipicamente africana, imprensa em capa de plástico semi-transparente, tapando o rosto do ‘Homem’ na contra capa, dando assim resposta a pergunta de quem busca a justificação para o título.

Tina Turner despede-se da vida pública:” Não foi uma vida boa”

há 4 meses

Ashanti e Keyshia começam 2021 com um frente a frente

há 7 meses
Remarcado para nove de Janeiro de 2021, depois de Ashanti ter testado positivo, em Dezembro, para o Covid-19 ( horas antes do encontro), a organização anunciou hoje que as duas artistas vão desafiar-se na próxima semana.

Andrea Bocelli incentiva cidadãos a não obedecerem as regras de combate à Covid-19

há 1 ano
O tenor italiano considera exageradas as regras adoptadas para combater a pandemia e disse que se sentiu “humilhado e ofendido” pelas medidas impostas para travar o Covid-19 no seu país.

House Dance, o improviso perfeito

há 1 ano
Afro-house é frequentemente comparado ao estilo Kuduro, pela sua forma de expressão, movimentos e ritmos. Podemos dizer que na classificação de dança, o Afro-house é um grupo de dança mais abrangente e engloba o Kuduro e outros estilos de dança africana, sendo o Kuduro daça especificamente angolana e tem as suas características diferenciadoras.