A UNAC entidade de gestão colectiva de direitos de autor e conexos e a SMARCA empresa especializada em assistência técnica de sociedades de Autores, Editoras e fornecimento de tecnologia e soluções na indústria musical, assinaram, no passado dia 20 de Janeiro, um acordo para prestação de assistência técnica e assessoria na cobrança dos direitos de autor e conexos de associados desta instituição de direitos de autor.
A SMARCA que já vem actuando na área técnica da SADIA desde 2020, tem com isto alcançado resultados positivos no que toca à propriedade intelectual. Com este acordo a UNAC vai igualmente trazer resultados rápidos na área de direitos de autor e conexos.
Falando à Carga Magazine, Director da SMARCA, Lucioval Gama, fez saber que “as entidades de gestão colectiva de direitos de autor têm estado a trabalhar com mais afinco para que o sistema de direitos de autor funcione e os autores sejam ressarcidos pela utilização das suas obras em Tv, Radio, Plataformas de Streaming, Supermercado, Shopping entre outros, o objetivo é caminhar para desenvolvimento da indústria criativa”.
De relembrar que a UNAC tem a sua licença para cobrança de direitos de autor e conexos desde Dezembro 2020. Significa que, actualmente, em Angola existem duas entidades de gestão colectiva e direitos de autor e conexos SADIA e UNAC SA.