UNAC-SA: Artistas sem carteira serão impedidos de exercer a profissão

A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA), disse, esta semana, em Luanda, que a partir deste ano será obrigatório o uso da carteira profissional para o exercício da actividade.

A medida surge para regular o mercado e a profissão, de modo a dar maior dignidade aos artistas, impedindo que alguém se apresente em palco sem estar devidamente autorizado.

Segundo o Secretário-geral da UNAC-SA, Eliseu Major, a organização vai reunir nos próximos dias para aprovar um novo modelo de carteira, para que nos próximos tempos, e de forma oficial, regular o mercado.

Com a medida, explicou o responsável à imprensa, quem não exerce a actividade artística como primeira profissão, poderá ser semi-amador, semi-profissional ou amador.

A entrada em vigor da carteira permitirá os criadores de arte ter a liberdade fazer contratos com diferentes instituições culturais, se inscrever na Segurança Social, entre outros benefícios, assegurou.

Recorde-se que em Dezembro de 2021, o regulamento da carteira profissional do artista produzida em 2012, por ser apenas uma emanação da UNAC foi refornulado.

No novo modelo, foi agregado a União dos Escritores Angolanos e União Nacional dos Artistas Plásticos e outros profissionais que compõem as artes. Actualmente o núcleo congrega cinco mil e 500 membros, a maioria dos quais não paga as quotas.
 

as cargas mais recentes

A partir de agora todo músico que animar a plateia com canção alheia pagará 20% do cachet ao visado

há 1 ano
A medida surge para salvaguardar o direito do autor, seja ele cantor, intérprete, dj, produtor ou letrista, desde que esteja inscrito e tenha suas obras declaradas na SADIA.

Joãozinho Morgado: “Kizomba não é música é dança”

há 2 anos
Figura incontornável da música angolana, particularmente do género Semba, Joãzinho Morgado é uma voz autorizada para falar da música nacional, seus ritmos e tendências. Fruto dos anos de “estrada”, levanta a voz para dizer que Kizomba não é música, mas sim dança.

Sucessos femininos no Show do Mês

há 2 anos
Bevy Jackson, Margareth de Rosário, Katiliana, Sandra Cordeiro, Djanira Mercedes e Solange actuam no Show do Mês.

Kanye West admite derrota presidencial e inicia campanha para 2024

há 2 anos
A frágil corrida do astro do hip-hop Kanye West à presidência nunca saiu do princípio e o rapper finalmente admitiu ter sido derrotado.

Elton John: “The Weeknd merecia ganhar dois Grammys pela música Blinding Lights”

há 1 ano
Enquanto os fãs se mobilizaram rapidamente para apoiar o artista canadense, Sir Elton John, que anteriormente já comparou The Weeknd ao falecido Prince, juntou-se à avalanche de apoio.

Dr. Dre diz que redes sociais destroem a mística da música e dos artistas

há 2 anos
Dre foi mais longe ao afirmar que, se estivesse no início de carreira, talvez odiasse as redes sociais, por elas destruírem a mística, que é a principal característica da música. “É prazeroso esperar o que está por vir”, disse.

Suposto abandono parental força filha de Dr. Dre a fazer de um carro a sua moradia

há 10 meses
LaTanya Young, de 38 anos, trabalha na DoorDash, Uber Eats como entregadora, e afirma que não consegue pagar um apartamento na Califórnia, por isso mora numa viatura alugada.

Dj sul africano confessa que dos países onde passou o angolano é o povo que mais dificuldade teve para fazer dançar

há 2 dias
Para quem não dispensa um bom afro house na noite, seguramente já dançou às animações de Bokkie Ult. O disc jokey sul africano é agora um dos nomes de destaque em Angola. Já cá esteve por cinco ocasiões e em diferentes momentos. Bokkie Ult já tocou em Benguela, Huambo, Huíla, Namíbe e Huambo e confessa que dos países onde passou, nas festas, o angolano foi o povo que mais dificuldades teve para conseguir fazer dançar.

2°edição do Fest show no bar.deio acontece já amanhã

há 9 meses
O cartaz desta segunda edição traz: Rick Baby, Justin Weely e Enock. E também os seus convidados El Gino, Yuri Dumba, Junior Zy, José são Tomé, Mizta Flow e Wg.

Zezé Di Camargo e Luciano lançam série de TV para celebrar os 30 anos de carreira

há 1 ano
Ao celebrar os 30 anos, a dupla vai lançar uma série com novas releituras de sucessos como É o Amor, com participação de Luan Santana, fã confesso de Zezé e Luciano. A produção deve ser lançada em Novembro.

Bricia Dias apresenta aos angolanos a nova maneira de cantar o amor

há 1 ano

Academia dos Óscares aceita pedido de demissão de Will Smith, mas avisa que inquérito vai continuar

há 2 meses
O actor de 53 anos demitiu-se, ontem, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas cinco dias depois dos escandâlo provocado pela bofetada que deu ao também actor e comediante Chris Rock.

Kanye West oferece um ATV Sharp personalizado a Chris Brown

há 1 ano
Chris Brown recebeu do seu amigo Kanye West um ATV Sherp personalizado, um tipo de veículo 4×4 fabricado na Rússia avaliado em mais de 77 milhões de Kwanzas.

JAY-Z produz adaptação cinematográfica do romance Forty Acres

há 1 ano

Livro “O Alquimista” será adaptado ao cimema sob produção de Will Smith

há 10 meses
A longa-metragem será produzida por Will Smith a partir de Setembro do presente ano e estreia no próximo ano, ou seja, em 2022.

Nova série da National Geographic dá a Aretha Franklin o ‘Respect’ que merece

há 1 ano
Aretha que já foi interpretada por Jennifer Hudson, desta vez, será “revivida” por Cynthia Erivo, como a Rainha da música soul.