UNAC-SA: Artistas sem carteira serão impedidos de exercer a profissão

A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA), disse, esta semana, em Luanda, que a partir deste ano será obrigatório o uso da carteira profissional para o exercício da actividade.

A medida surge para regular o mercado e a profissão, de modo a dar maior dignidade aos artistas, impedindo que alguém se apresente em palco sem estar devidamente autorizado.

Segundo o Secretário-geral da UNAC-SA, Eliseu Major, a organização vai reunir nos próximos dias para aprovar um novo modelo de carteira, para que nos próximos tempos, e de forma oficial, regular o mercado.

Com a medida, explicou o responsável à imprensa, quem não exerce a actividade artística como primeira profissão, poderá ser semi-amador, semi-profissional ou amador.

A entrada em vigor da carteira permitirá os criadores de arte ter a liberdade fazer contratos com diferentes instituições culturais, se inscrever na Segurança Social, entre outros benefícios, assegurou.

Recorde-se que em Dezembro de 2021, o regulamento da carteira profissional do artista produzida em 2012, por ser apenas uma emanação da UNAC foi refornulado.

No novo modelo, foi agregado a União dos Escritores Angolanos e União Nacional dos Artistas Plásticos e outros profissionais que compõem as artes. Actualmente o núcleo congrega cinco mil e 500 membros, a maioria dos quais não paga as quotas.
 

as cargas mais recentes

Globos de Ouro já tem indicados e será realizado em duas cidades

há 2 anos

Cantor brasileiro Belo é solto após pedido de habeas corpus

há 2 anos

Bonga é reconhecido em Portugal com “Prémio Prestígio”

há 2 anos
Bonga foi reconhecido ontem à noite com o “Prémio Prestígio”, na categoria de música durante a gala alusiva aos 25 anos da Rádio Difusão Portuguesa (RDP África).

#UsaMascara em exposição no Camões

há 2 anos
A exposição apresenta uma seleção de 33 obras, realizadas por 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 em Angola.

FreeBritney: Movimento de libertação da cantora Britney Spears “reacende” nas redes sociais

há 2 anos
O movimento existente desde 2019, manifesta a vontade que Britney volte a tomar as rédeas da sua própria vida, uma vez que há mais de uma década é mantida sob tutela pelo pai, James Spears, que controla quase tudo da cantora – incluindo o dinheiro, saúde e até a rotina diária.

JAY-Z volta a aumentar a fortuna após vender Tidal ao fundador do Twitter

há 2 anos

FIFA lança plataforma grátis para transmissão de jogos em directo

há 10 meses
O organismo do futebol mundial anunciou, ontem, o lançamento de uma plataforma digital gratuita para transmissão de jogos em directo, incluindo o acesso desde 1950, bem como as estatísticas e conteúdos originais em vídeo.

Tory Lanez está sob investigação por alegadamente ter baleado Megan The Stallion

há 3 anos
Passados alguns dias após ser veiculada a notícia que dava conta da detenção do rapper, por posse ilegal de arma, Megan Thee Stallion quebrou o silêncio e revelou que os ferimentos que sofreu na ocasião, não foram provocados por vidros, mas sim por balas.

Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura já têm entidade reguladora

há 3 anos
Num exclusivo à Carga, o Porta-voz do projecto, Kizua Gourgel, esclareceu o que é necessário para fazer parte, como surge, e para onde vai a iniciativa em meio a crise pandémica.

Em fase de internacionalização, Shane Maquemba soma e segue com parcerias qualitativas

há 11 meses
A expandir a carreira internacionalmente, Shane Maquemba vem demonstrando maturidade na caminhada, tendo já percebido que sucesso não se faz apenas com talento. Nesta senda, recentemente, o artista incrementou, não apenas uma, mas quatro parcerias de peso ao seu team, nomeadamente, a Blue Sky Records os renomados produtores norte−americanos Vic (BilboardKiller) Martin, Andrew lane e ainda o brasileiro Wagner Dereck.

Beam Me Up Scotty: Nicki Minaj relança mixtape com faixas inéditas

há 2 anos

Dinheiro da FIFA já está em posse da Federação Angolana de Futebol

há 2 anos
Dos valores 216 mil dólares serão entregues às associações desportivas das 18 províncias e servirá para assistir e aliviar os efeitos do Covid-19.

A Kizomba e a sua historiografia

há 3 anos
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.

Hochi Fu lança plataforma para promover e ajudar os artistas a rentabilizarem seus singles

há 3 anos
Denominada Kwata singles, a mesma permitirá o artista ganhar dinheiro com o seu single, para além de ajudar a promover a sua música gratuitamente.

Dançarinos de breakdance passam a contar com um novo espaço para divulgarem seus talentos

há 2 anos

“Testemunho” de Rodex Mágico ganha nova roupagem

há 9 meses
O tema traz histórias sobre o envolvimento do artista no mundo do crime no passado, do qual, sublinha, “não se orgulha”, e integra o álbum “Dores e Mágoas”. Está disponível desde as primeiras horas de ontem no YouTube e também a ser veiculado no Afro Music Channel.