UNAC-SA: Artistas sem carteira serão impedidos de exercer a profissão

A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA), disse, esta semana, em Luanda, que a partir deste ano será obrigatório o uso da carteira profissional para o exercício da actividade.

A medida surge para regular o mercado e a profissão, de modo a dar maior dignidade aos artistas, impedindo que alguém se apresente em palco sem estar devidamente autorizado.

Segundo o Secretário-geral da UNAC-SA, Eliseu Major, a organização vai reunir nos próximos dias para aprovar um novo modelo de carteira, para que nos próximos tempos, e de forma oficial, regular o mercado.

Com a medida, explicou o responsável à imprensa, quem não exerce a actividade artística como primeira profissão, poderá ser semi-amador, semi-profissional ou amador.

A entrada em vigor da carteira permitirá os criadores de arte ter a liberdade fazer contratos com diferentes instituições culturais, se inscrever na Segurança Social, entre outros benefícios, assegurou.

Recorde-se que em Dezembro de 2021, o regulamento da carteira profissional do artista produzida em 2012, por ser apenas uma emanação da UNAC foi refornulado.

No novo modelo, foi agregado a União dos Escritores Angolanos e União Nacional dos Artistas Plásticos e outros profissionais que compõem as artes. Actualmente o núcleo congrega cinco mil e 500 membros, a maioria dos quais não paga as quotas.
 

as cargas mais recentes

Burna Boy apresenta detalhes do seu novo álbum produzido por P. Diddy

há 2 anos
Intitulado “Twice As Tall”, o novo álbum do músico nigeriano teve a produção executiva de Puff Diddy, Bosede Ogulu e o próprio Burna Boy.

Euclides da Lomba: “Foi uma falha não atribuírmos nenhum prémio a Carlos Burity”

há 2 anos
A Direcção Nacional da Cultura diz sentir-se culpada e admite ter falhado pelo facto de não atribuir nenhum prémio a Carlos Burity e aventa a possibilidade de atribuição a título póstumo.

Jardel, ex-estrela do futebol mundial, pretende abrir academia de futebol em Angola

há 11 meses
Duas vezes bota de ouro, o ex-avançado brasileiro manifestou ontem, em Luanda, a intenção de abrir uma academia de futebol no país, em parceria com o Interclube.

Afinal o que é um “OG” Original Gangster?

há 2 anos
O termo “Original” foi usado pela primeira vez por Crips, em 1972, e significava “nós somos os primeiros”. A seguir passou a ser usada por todos, independentemente da idade e estatuto.

Novo álbum de Keita Mayanda sai esta sexta-feira

há 2 anos
O disco intitula-se “7 Momentos De Lucidez” e pode ser consumido a partir desta sexta-feira, 4 Dezembro, na plataforma Soba Store. Depois disso, estará também disponível noutros meios digitais, além da edição física.

Galeria Tamar Golan apresenta exposição colectiva infantil “Do lápis ao pincel”

há 1 ano
Os prineiros finalistas da turma de artes plásticas, da Fundação Arte e Cultura, vão apresentar-se no próximo dia 20 de Setembro de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Do lápis ao pincel”, uma exposição colectiva que ficará patente ao público até ao dia 22 de Setembro de 2021. A exposição poderá ser visitada nos dias 21 e 22, das 9h00 às 17h00.

Totó St “traz” novamente luz para o próximo álbum

há 9 meses
O músico Totó St apresenta no próximo dia 07 de Janeiro, na sua página no Youtube, o single “Sunshine” (Luz do sol), o primeiro do seu quinto trabalho discográfico, com saída prevista para 2022.

Ex-esposa de Dr.Dre exige milhões para pensão alimentícia

há 2 anos
Nicole Young, ex-esposa do rapper Dr. Dre, está a exigir USD 2 milhões de pensão alimentícia mensal ao ex-marido, sem contar os mais USD 5 milhões que ela pede por seus custos com advogados.

Dr. Dre fala sobre a sua saúde: “Vou ter uma vida longa”

há 1 ano
A notícia sobre o seu estado de saúde, no princípio deste ano, mexeu com toda a classe artística. Passados cinco meses, Dre decidiu falar e dar mais detalhes sobre o assunto.

“Com Corona ou Sem” o hit do verão de Moçambique

há 2 anos
Da autoria de Mc Roger, com a participação de Twenty Fingers, o single chega para “abrir” a nova estação do ano em Moçambique e promete animar as pistas de dança, ainda que em confinamento.

Jovens da Mulemba apresentam “Se O Amor enchesse a Barriga” no auditório Wyza

há 1 ano
A história retrata o romance de dois jovens apaixonados, onde um é portador de deficiência física e por via disso sofre discriminação; É estigmatizado pela família da noiva não apenas por portar uma limitação física, mas também e sobretudo pelo facto de ser de uma família menos abastada (Pobre).

Joãozinho Morgado diz que o Semba está a “morrer”

há 2 anos
O percussionista Joãozinho Morgado afirmou que o género musical Semba, de origem angolana, está a “morrer”, pelo facto das instituições responsáveis não velarem pela sua manutenção.

Star One Rapper & Caro Kelson: a dupla que está a invadir grupos de WhatsApp

há 2 anos
A dupla já lançou um EP. A obra intitula-se “Noites Em Claro” está disponível nas principais plataformas digitais e, brevemente, estará também no SoundCloud e Spotify. Os dois amigos surgem como uma lufada de ar fresco para o trap angolano, porque cada um tem a sua particularidade.

Rihanna pode finalmente estar a preparar o seu retorno musical

há 1 ano
A espera de cinco anos, pode finalmente estar a chegar ao fim, quem o diz é o jornal The Sun, que noticiou com exclusividade que Rihanna contratou recentemente o director britânico Raja Virdi, para gravar um novo videoclipe em Julho.

Documentário sobre a génese dos Racionais MC’s chega à Netflix

há 2 anos
A produção vai contar em detalhes como Ice Ble, Mano Brown, KL Jay e Edi Rock deram início ao mais bem sucedido projecto de Rap brasileiro, até então.

Sambieventos, Os Lambas, Luandina e BASEL juntos contra a crise e contra a pandemia

há 2 anos