UNAP pode encerrar as portas dentro de dias

A União Nacional dos Artistas Plásticos poderá encerrar as portas, caso o governo continue a não atribuir a verba de um milhão e trezentos mil Kwanzas de quotização mensal que assumiu para com a instituição. O organismo cultural está desde 2019 sem receber este subsídio. A direcção diz ter encetado contactos junto da Assembleia Nacional e da Presidência da República, mas não sucesso.

Inicialmente, a instituição recebia do estado uma quotização mensal de três milhões de Kwanzas, mais tarde este valor foi reduzido para dois milhões e oitocentos mil Kwanzas e hoje ficou para 1 milhão e trezentos mil, mas desde 2019 a instituição não recebe o valor, uma situação que veio agravar-se com crise pandémica.

“Naquela altura davam-nos 35 mil dólares, mais ou menos 3 milhões e tal de Kwanzas depois começaram a ser reduzidos para 2.8, neste momento estamos com 1.3, que é um milhão e trezentos mil Kwanzas, mas a partir de 2019, os compromissos do governo para connosco nunca foram cumpridos”, disse ontem Manuel de Oliveira à TV Zimbo.

Na esperança de ver o problema resolvido, a instituição encetou contactos a nível da Assembleia Nacional e da Presidência da República, mas não teve sucesso e volta a lançar o grito de socorro, para evitar que se encerre o organismo de utilidade pública e se mande para rua os funcionários, que já estão há algum tempo sem receber salário.

 “Somos muitas das vezes abandalhados. Com o covid piorou ainda mais a nossa situação. Nó já fizemos contacto a nível das instituições, a nível da Presidência da República, a nível da Assembleia e as coisas não têm corrido como nós pretendíamos”

Todos nós precisamos de sobreviver e tem que haver o compromisso do governo para connosco, continua, porque do contrário, eu acho que o melhor é que o governo se defina connosco. Ou então, tirem-nos todos os direitos e nós vamos fechar as portas. Estamos quase a fechar as portas”, alertou.

as cargas mais recentes

Lil Wayne disponibiliza terceira mixtape da saga `No Ceilings´

há 2 anos
Para Lil Wayne, `No Ceilings 3´ veio ressuscitar a cenas das mixtapes, que parecia já ser uma arte em extinção e, sendo um dos pioneiros, achou oportuno reoxigenar, uma vez que considera que a mesma ter um papel importante no apogeu da sua carreira.

Espectáculo `Encontro de Gerações´será transmitido dia 30 Maio

há 1 ano
Seis anos após a primeira edição, o projecto está de volta com novos duetos, destacando artistas da antiga e nova geração.

Nerú Americano fala sobre como será a sua actuação no Afro Nation

há 2 anos
Em reacção à sua participação na terceira edição do Afro Nation Portugal, onde também estarão Chris Brown, Rick Ross, Burna Boy e Davido, Nerú Americano confessou estar a viver um momento ímpar na sua carreira, por isso, promete levar um repertório, com coreografia nunca exprimentada.

Vice-Presidente da República destaca o talento e incentiva autores da coreografia “Jerusalema”

há 2 anos
Durante a audiência, Bornito de Sousa foi informado sobre a boa fase e sobre os projectos e ambições do grupo angolano, cujo talento foi provado e teve reconhecimento mundial.

Dia da Consciência Negra: Globo celebra figuras históricas no programa ‘Falas Negras’

há 2 anos
“Falas Negras” tem no seu alinhamento textos históricos de célebres personagens de 1600 aos dias de hoje, pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Craig David condecorado MBE na mesma cerimónia em que Lewis Hamilton ascendeu ao título de Sir

há 10 meses
O cantor Craig David foi condecorado MBE (Membro da Ordem do Império Britânico), pelo Príncipe de Gales. Craig entra para a ordem de cavalaria graças aos seus mais de 20 anos de serviços na  música, ao passo que Lewis Hamilton que já era MBE, ascendeu ao mais alto nível de honraria Britânica, o piloto é oficialmente reconhecido com o título de Sir. 

Novo álbum de Gerilson Insrael já está disponível

há 1 ano
Em data de aniversário, o cantor decidiu brindar os fãs com um presente especial. Trata-se do seu segundo album “Veracidade”. A obra sucede “Protótipo” e está disponível desde as primeiras horas de hoje.

Colectivo Mulheres d’Palavras estreia ‘Loucas na Maternidade’

há 7 meses
O espectáculo busca na sua narrativa apresentar questões sobre género e saúde materno infantil de qualidade e seus efeitos nas unidades hospitalares num contexto factual em que a mortalidade infantil, gravidez na adolescência, fuga à paternidade, abuso sexual, economia desfavorável são algumas das preocupações apresentadas pelo colectivo.

Dj Havaiana cria grupo de música para promover as línguas nacionais

há 2 anos
O quarteto canta nas línguas Umbundu, Cokwé, Kimubundu entre outras e faz fusões de House Music com o Kuduro. Já possui um EP e anuncia a faixa de estreia.

Piqué compra direitos de transmissão da liga francesa para assistir Messi

há 1 ano
O defesa central do Barcelona, Gerard Piqué, através da sua empresa Kosmmos, com a Enjoy Television, adquiriu os direitos de transmissão da Ligue 1 e Ligue 2 francesas até 2024.

Expo–Ribas 2021 marca as celebrações do 112º aniversário de Óscar Ribas

há 1 ano
O certame multidisciplinar que vai se prolongar até ao dia 28 do mês corrente e, visa assinalar o 112 aniversário natalício do escritor, ensaísta e etnólogo, Óscar Ribas ‐In memoriam.

Angola Music Awards: nomeados serão conhecidos já este mês

há 2 anos
Os artistas nomeados para a sétima edição dos AMA serão apresentados no dia 20 deste mês. O evento anual de premiação dos fazedores da música angolana passa agora a ser produzido e realizado pela Legenda Urbana e traz como grande novidade a categoria “Música Dos PALOP Mais Tocada em Angola”.

Rihanna se declara revolucionária da indústria da beleza com a Fenty Beauty

há 2 anos
Há poucos dias do lançamento do novo Pro Filt’r Powder Foundation by Fenty Beauty, Rihanna se declarou revolucionária da indústria da beleza, e não é mentira.

Kelly Silva dá nova roupagem à música `Casos de Amor´ em novo álbum

há 1 ano
O remake da música original de Euclides da Lomba, traz a participação de Yannick Afromen e fará parte do novo álbum de Kelly Silva, que intitular-se-á `20/20´, cuja previsão de lançamento é para Dezembro deste ano.

AMA – Yola Semedo diz que não merece estar entre os nomeados

há 2 anos
Yola Semedo afirmou que este ano (2020) não se revê profissionalmente nas nomeações do Angola Music Award, pelo facto de não ter se empenhado o suficiente.

Burna Boy rubrica acordo de representação directa nos Estados Unidos

há 2 anos
O cantor e compositor nigeriano assinou esta semana um contrato com a Society of European Stage Authors & Composer para representação directa nos Estados Unidos da América.