UNAP pode encerrar as portas dentro de dias

A União Nacional dos Artistas Plásticos poderá encerrar as portas, caso o governo continue a não atribuir a verba de um milhão e trezentos mil Kwanzas de quotização mensal que assumiu para com a instituição. O organismo cultural está desde 2019 sem receber este subsídio. A direcção diz ter encetado contactos junto da Assembleia Nacional e da Presidência da República, mas não sucesso.

Inicialmente, a instituição recebia do estado uma quotização mensal de três milhões de Kwanzas, mais tarde este valor foi reduzido para dois milhões e oitocentos mil Kwanzas e hoje ficou para 1 milhão e trezentos mil, mas desde 2019 a instituição não recebe o valor, uma situação que veio agravar-se com crise pandémica.

“Naquela altura davam-nos 35 mil dólares, mais ou menos 3 milhões e tal de Kwanzas depois começaram a ser reduzidos para 2.8, neste momento estamos com 1.3, que é um milhão e trezentos mil Kwanzas, mas a partir de 2019, os compromissos do governo para connosco nunca foram cumpridos”, disse ontem Manuel de Oliveira à TV Zimbo.

Na esperança de ver o problema resolvido, a instituição encetou contactos a nível da Assembleia Nacional e da Presidência da República, mas não teve sucesso e volta a lançar o grito de socorro, para evitar que se encerre o organismo de utilidade pública e se mande para rua os funcionários, que já estão há algum tempo sem receber salário.

 “Somos muitas das vezes abandalhados. Com o covid piorou ainda mais a nossa situação. Nó já fizemos contacto a nível das instituições, a nível da Presidência da República, a nível da Assembleia e as coisas não têm corrido como nós pretendíamos”

Todos nós precisamos de sobreviver e tem que haver o compromisso do governo para connosco, continua, porque do contrário, eu acho que o melhor é que o governo se defina connosco. Ou então, tirem-nos todos os direitos e nós vamos fechar as portas. Estamos quase a fechar as portas”, alertou.

as cargas mais recentes

Consultor do ‘Bohemian Rhapsody’ declara-se contra a sequência do filme

há 1 ano
Lançado em 2018, a cinebiografia da estrela do rock Fredy Mercury obteve elogios da crítica e do público e arrecadou 903,7 milhões contra os 55 milhões investidos. Além disso, arrebatou quatro estatuetas do Óscar 2019, incluindo o prêmio de Melhor Actor, mas o amigo do vocalista dos Queen não quer que o filme tenha sequência.

Imponente, MAMY reafirma hegemonia no remix oficial de “Spitter”

há 8 meses
MAMY disponibilizou ontem, sem aviso prévio, o remix oficial do single, mostrou a verdade face e disparou barras pesadas sem piedade.

Nas revela que Jay-Z lhe tinha dito que rimava melhor que Tupac e B.I.G.

há 4 dias
Foi desenterrada, na semana finda, uma conversa entre Nas e Jay-Z. Segundo Nas, Jay-Z lhe tinha contado que se considerava melhor rapper que os falecidos Notorious B.I.G., 2Pac e DMX, mas Nas discordou.

“Quarantine Radio” de Tory Lanez é banida do Instagram

há 1 ano
De acordo com o CEO daquela rede social, o Quarantine Radio ficará fora do ar até ao dia 14 de Abril, Adam Mosseri, os convidados não respeitaram as regras da comunidade e a nudez foi a razão da suspensão.

Paulo Flores sobre Sebem: “O Sebem não merece o meu silêncio”

há 3 meses

Nelly homenageia Tupac com nova versão de “California Love”

há 9 meses
No episódio mais recente, Nelly surpreendeu, surgindo ao som de um jazz em homenagem a Tupac Shakur e Dr. Dre com uma nova versão da música “California Love”.

Madonna junta-se aos protestos nas ruas de Londres

há 1 ano
Mãe de quatro filhos de raça negra, Madonna foi às ruas num protesto contra o racismo e a violência policial em Londres. A cantora foi aplaudida pelos participantes da manifestação e chegou a abraçar algumas pessoas presentes.

Etno N’gola anuncia show alusivo ao dia de África

há 2 meses
Para celebrar África, a Etno Ngola, banda que se tem mostrado uma promessa da música angolana reaparece com um grande live show no dia 25 de Maio às 19 horas na página facebook do Goethe-Institut Angola.

Filhos de Jorge Neto passarão a receber pensão do Governo de Cabo Verde

há 1 ano
O Governo de Cabo Verde anunciou a garantia de pensão aos dois filhos menores de Jorge Neto, falecido em Fevereiro último. A atribuição será feita através do Orçamento Geral do Estado à mãe e representante dos menores.

Burna Boy considera o novo álbum de Davido um “disquete”

há 9 meses
Apesar de reunir referências como Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby, o novo álbum de Davido não “convenceu” o seu compatriota Burna Boy. O também músico chamou de disquete o “A Better Time”.

Vencedores do prémio `Ensa-Arte 2020´são conhecidos hoje

há 3 meses
A 15ª edição de entrega de prémios Ensa- Artes, voltada para as artes plástica acontece hoje com transmissão em directo no programa Janela Aberta, na TPA1.

Paulo Flores dirige show de Yuri da Cunha

há 11 meses
O show do músico Yuri da Cunha, agendado para no próximo Domingo, a ter lugar Casino Estoril (Portugal), será dirigido artisticamente por Paulo Flores.

Taylor Swift oferece o equivalente a 18 milhões de Kwanzas a uma estudante

há 11 meses
A cantora soube da história da estudante Vitória Mario através do site GoFundMe, e decidiu doar o montante que faltava para que a jovem pudesse concretizar o sonho de frequentar o curso de Matemática.

Músicos reagem à morte de Silvio Dala: “Na América atribuímos ao racismo. Aqui vamos dizer que é o quê?”

há 11 meses
O caso do médico Silvio Dala está a causar uma corrente de protestos, até aqueles músicos que pareciam mais reservados estão a ser obrigados a soltar a voz. “Se quiserem, matem-me também”.

No Dia Mundial da Voz, entenda a importância de cuidar da saúde vocal

há 1 ano
À semelhança de outros cantores, Selda e Sandra Cordeiro têm que fazer sacrifícios para manter intactas e puras suas cordas vocais. Apenar de nunca ter passado por uma experiência igual ao do britânico Helton Jonh, que teve que interromper o concerto por conta da voz, Morena de Cá confessa que já foi forçada a dar uma pausa na música por causa da voz.

Festival Sónar se expande para Portugal

há 2 meses
Sónar é um festival de música de vanguarda e arte multimídia que se realiza todos os anos durante três dias do mês de Junho em Barcelona, Catalunha, Espanha. A edição Lisboeta, assinala a 26ª do evento e acontece em Junho de 2022.