União dos Escritores Angolanos poderá encerrar as portas por falta de dinheiro

Fundada há 45 anos, a seguir a independência de Angola, por escritores angolanos, encabeçados por António Agostinho Neto -primeiro presidente de Angola-, a UEA é das mais antigas instituições culturais do país e está a atravessar momentos difíceis.

A crise na União dos Escritores Angolanos não é de hoje. Muito antes da pandemia, a instituição de carácter pública já se debatia com problemas de ordem financeira, mas as coisas agudizaram-se ultimamente.

Após reatar as actividades culturais há menos de duas semanas com debate sobre “A Festa dos Porcos”, livro de Dias Neto, no espaço “Maka à Quarta-Feira”, o secretário-geral da UEA lançou um grito de socorro, alertando que a instituição está à beira da falência.

Em causa, apontou David Capelenguela, estão os problemas financeiros, pois, durante o período pandémico, as contas da “casa dos escritores angolanos” complicaram-se.

Fontes próximas da instituição informaram à Carga que, a UEA já está falida, faltando apenas a direcção assumir publicamente. “Aí já não há nada. As quotas pagas pelos membros é irrisória e o governo abandonou-nos há anos”, disse.

Com saldos negativos e trabalhores a pagar, a fonte lamentou e disse ser uma vergonha o que se está a viver na instituição fundada por intelectuais como Agostinho Neto, Luandino Vieira, Arnaldo Santos, António Jacinto, Unhenga Xitu entre outros.

A UEA comporta vários espaços divididos em biblioteca, jangos, cyber café, postos editoriais, auditório, sala VIP “Uahenga Xitu” e foi criada para:

Promover a defesa da cultura angolana como património da Nação;

Estimular os trabalhos tendentes a aprofundar o estudo das tradições culturais do povo angolano;

Incentivar a criação literária dos seus membros;

Propiciar a revelação de novos escritores, orientando os seus esforços e dando-lhes o necessário apoio;

Fortalecer os laços com a literatura e as artes dos outros Povos Africanos.

as cargas mais recentes

Gorillaz lançam ‘How Far?’, single em homenagem à Tony Allen

há 1 ano

“The Rock é o unificador que Os Estados Unidos da América precisa”, diz lenda do WWE

há 4 meses

Muhatu: 4ª edição da maior competição de spoken word no feminino acontece dia 29 de Setembro

há 11 meses
Já com o processo de inscrições a decorrer, para a edição `MUHATU 2020´, a competição anual, que já conta com 3 edições realizadas (2017, 2018 e 2019), vai adaptar-se ao “novo” normal social, tendo a 4.ª edição realizada completamente on-line.

Galeria MOVART participa no “African Galleries Now”

há 7 meses
A MOVART é uma das 13 galerias africanas a participar no evento African Galleries Now, exclusivamente online, resultante de uma parceria entre a African Art Galleries Association (AAGA) e a plataforma Artsy.

Espaço Luanda Arte participa na `African Galleries Now´e `Prizm Miami´ em simultâneo

há 7 meses
A galeria ELA- Luanda Espaço Arte representa Angola em duas feiras internacionais de arte, nomeadamente: a `African Galleries Now´/´Galerias Africanas Agora´, que teve início hoje e a `Prizm Miami´, uma feira de arte online com base física em Miami, a ter início no próximo dia 30 de Novembro.

Maior companhia circense do mundo entra em falência

há 12 meses
A Cirque du Soleil, maior companhia circense do mundo, anunciou ontem que entrou com um pedido de insolvência, devido à interrupção e encerramento forçado de exibições causados pela pandemia Covid-19 “.

Masta: “Eu gostaria muito de ver ruas no país onde nasci com o nome Força Suprema”

há 3 meses
Em conversa com a Carga hoje, o músico apresentou as características da sua nova faixa “Rebobina”, falou dos seus projectos a solo, incluindo da actual produtora e “abriu-se” sobre o próximo álbum e a ligação à Força Suprema.

YoBass abre primeira edição do espectáculo ao vivo “Tá a Bater Show”

há 4 meses

The Weeknd é excluído dos Grammy e denuncia actos de “corrupção” na organização

há 7 meses
2021 entrará para a história como o ano de Jay-Z e Beyoncé. O casal tornou-se no mais indicado de sempre, com Jay-Z a alcançar 80 nomeações e a esposa 79, mas a exclusão de The Weeknd está a causar mal-estar.

27 anos após o lançamento clássico, Illmatic é adicionado ao acervo da Biblioteca do Congresso americano

há 3 meses
A 14ª bibliotecária do Congresso e primeira mulher a ocupar o cargo, Carla Hayden, classificou o disco como um “tesouro digno de ser preservado eternamente na herança fonográfica da nação por causa de sua importância cultural, histórica e estética”.

‘Wonder Woman 1984’ estreia dia 25 de Dezembro no HBO Max e nos cinemas

há 7 meses
A novidade foi avançada pela directora do filme, Patty Jenkins e pela protagonista, Gal Gadot, na rede social Twitter. Ambas publicaram um texto afirmando que “Chegou a hora da estreia” e que o filme será lançado simultaneamente nos cinemas e no serviço de streaming da WarnerMedia, HBO Max.

Kanye West admite derrota presidencial e inicia campanha para 2024

há 8 meses
A frágil corrida do astro do hip-hop Kanye West à presidência nunca saiu do princípio e o rapper finalmente admitiu ter sido derrotado.

Apesar do sucesso, nenhum músico angolano integra a lista dos 20 mais ricos de África

há 1 mês
A selecta lista possui cinco diferentes nacionalidades e é dominada pelos nigerianos, com 13 artistas, e liderada pelo senegalês Youssu N’dour, que acumula um património líquido de 145 milhões de dólares, seguido pelo seu compatriota Akon.

Gabriel o Pensador lança novo Single

há 1 ano
Neste período de contingência global, Gabriel O Pensador lança o seu novo single “A Cura está no Coração”, como forma de apelo global à solidariedade entre todos, para ultrapassarmos esta fase difícil e sem precedentes na história da Humanidade.

Young Buck pede ajuda financeira aos fãs e é surprendido por The Game

há 1 ano
Após sair da prisão, em 2019, o ex membro da G-Unit já tinha declarado falência, mas, nos últimos dias, seus problemas financeiros agravaram-se e o rapper está a pedir ajuda aos fãs. Através da sua conta do Instagram, Young Buck vem pedindo que cada seguidor deposite 1 dólar na sua conta e foi surpreendido por The Game.

AC Milan e Roc Nation unem-se para um grande espectáculo organizado por DJ Khaled

há 7 meses
O clube italiano AC Milan e a Roc Nation de Jay-Z uniram-se para protagonizar, no dia 20 deste mês, um grande concerto. Organizado por DJ Khaled o espectáculo visa recuperar a imagem e a posição da equipa entre a elite comercial do futebol.