União dos Escritores Angolanos poderá encerrar as portas por falta de dinheiro

Fundada há 45 anos, a seguir a independência de Angola, por escritores angolanos, encabeçados por António Agostinho Neto -primeiro presidente de Angola-, a UEA é das mais antigas instituições culturais do país e está a atravessar momentos difíceis.

A crise na União dos Escritores Angolanos não é de hoje. Muito antes da pandemia, a instituição de carácter pública já se debatia com problemas de ordem financeira, mas as coisas agudizaram-se ultimamente.

Após reatar as actividades culturais há menos de duas semanas com debate sobre “A Festa dos Porcos”, livro de Dias Neto, no espaço “Maka à Quarta-Feira”, o secretário-geral da UEA lançou um grito de socorro, alertando que a instituição está à beira da falência.

Em causa, apontou David Capelenguela, estão os problemas financeiros, pois, durante o período pandémico, as contas da “casa dos escritores angolanos” complicaram-se.

Fontes próximas da instituição informaram à Carga que, a UEA já está falida, faltando apenas a direcção assumir publicamente. “Aí já não há nada. As quotas pagas pelos membros é irrisória e o governo abandonou-nos há anos”, disse.

Com saldos negativos e trabalhores a pagar, a fonte lamentou e disse ser uma vergonha o que se está a viver na instituição fundada por intelectuais como Agostinho Neto, Luandino Vieira, Arnaldo Santos, António Jacinto, Unhenga Xitu entre outros.

A UEA comporta vários espaços divididos em biblioteca, jangos, cyber café, postos editoriais, auditório, sala VIP “Uahenga Xitu” e foi criada para:

Promover a defesa da cultura angolana como património da Nação;

Estimular os trabalhos tendentes a aprofundar o estudo das tradições culturais do povo angolano;

Incentivar a criação literária dos seus membros;

Propiciar a revelação de novos escritores, orientando os seus esforços e dando-lhes o necessário apoio;

Fortalecer os laços com a literatura e as artes dos outros Povos Africanos.

as cargas mais recentes

Akon investe seis bilhões de USD para construção de uma “Wakanda” no Senegal

há 1 ano
O rapper senegalês Akon garantiu um contrato de USD 6 bilhões, para construir sua cidade temática no Senegal, com objectivo de ajudar no desenvolvimento da sua terra natal.

Lady Gaga revela ‘surto psicótico’ após ser violada por produtor até ficar grávida

há 4 meses
As revelações segundo as quais a cantora tinha sido violada por um produtor quando estava no início de carreira, não são de hoje, mas os detalhes apenas foram apresentados agora. O acto causou-lhe distúrbios de stress pós-traumático, cujos efeitos, confessa Gaga, ainda hoje sofre, embora consiga controlá-los.

Banda sonora do filme `Ar condicionado´chega às plataformas na sexta-feira

há 12 meses
A Geração 80 anunciou que vai disponibilizar a banda sonora do filme `Ar condicionado´, no próximo dia 2 de Outubro, sexta-feira. Composta por Aline Frazão, com a participação de Paulo Flores, a trilha estará disponível em todas as plataformas digitais.

Álbum `Luanda, Meu Semba – Instrumental´ está finalmente disponível em digital

há 5 meses
A obra de Né Gonçalves finalmente acerta o passo nas plataformas digitais, podendo-se escutar os três álbuns, editados pelo artista on-line nos serviços de streaming.

Já podemos viajar nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie”, o oitavo álbum de Bob da Rage Sense

há 1 ano
O novo álbum de Bob Da Rage Sense chegou hoje, às plataformas digitais. Em dia de celebração de “Star Wars” a saga de George Lucas, Bob, fã acérrimo da obra, edita o seu oitavo álbum, propositadamente intitulado “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” .

Sempre Foste Tu: Videoclipe catapulta Bruna Tatiana para as primeiras posições do Top Best

há 5 meses
Lançado no dia 29 de Abril, o videoclipe da música `Sempre Foste Tu´ impulsionou a entrada de Bruna Tatiana ao 10 inicial do Top Best, com menos de 24 horas de estreia.

‘Emoção Globo’ já tem coreografia

há 1 ano
Trata-se da coreografia proposta por Rita Alfredo, bailarina profissional angolana, ex-participante do concurso de dança ‘Bounce’, exibido pela TPA 2 entre 2010 e 2015.

Show Piô regressa no dia 31 de Outubro

há 11 meses
O projecto de promoção da música infantil das décadas de 80, 90 e 2000, denominado Show Piô, estará de volta no dia 31 de Outubro, depois da ausência em 2019. Mais uma vez, o objectivo é “transformar” os adultos de “hoje” em crianças de “ontem”.

Primeiro filme de Gilmário Vemba pode chegar a Netflix

há 9 meses
A longa-metragem vai para as salas de cinemas angolanos e moçambicanos no dia 26 do próximo mês. Depois disso, poderá passar nas plataformas como Netflix e Tellas, informou esta tarde Gilmário Vemba, o protagonista.

Roley anuncia novo álbum com participações de Masta, Eric Rodrigues entre outros

há 5 meses
Esta não é a primeira vez que o rapper moçambicano traz vozes angolanas nos seu projectos, já no álbum de estreia “Roley”, contou com Rui Orlando e Young Double, e no ano passado, lançou “Pensamentos” e teve participação de Paulelson.

BAI Dança Com Ritmo está de volta

há 6 meses
A partir deste sábado, dia 10 de Abril poderá acompanhar o maior concurso televisivo de dança em Angola, que está de volta ao ZAP Viva com a retransmissão dos castings.

Novo álbum de Keita Mayanda sai esta sexta-feira

há 10 meses
O disco intitula-se “7 Momentos De Lucidez” e pode ser consumido a partir desta sexta-feira, 4 Dezembro, na plataforma Soba Store. Depois disso, estará também disponível noutros meios digitais, além da edição física.

Kanye West acusado de “desrespeitar o Islão” com a sua colecção de ténis

há 1 ano
Yeezy Boost 350 v2 tornou-se tão popular que a Adidas não consegue desistir dele. Mantém a popularidade sem esforço, através dos anos e ganhou muitos modelos novos como a Asriel, que será apresentado oficialmente dentro de dias e que está a ser acusado de desrespeitar o Islão.

ZAP dá Carga no Apoio às Instituições Caridosas em tempos de COVID-19

há 1 ano
Com o avanço global do COVID 19, a ZAP tem vindo a tomar as medidas necessárias para apoiar as Instituições apadrinhadas pelo projecto de responsabilidade social VIDAS ZAP, na prevenção e não propagação do Vírus.

Lakers poderão usar camisola “Black Mamba” nos jogos da NBA

há 1 ano
O uso das camisolas pretas, com uma impressão de pele de cobra do lado de fora, poderá acontecer caso “os Lakers passarem da primeira rodada dos playoffs sobre o Portland”.

Dr. Dre internado de urgência após sofrer aneurisma cerebral

há 9 meses
O produtor musical e rapper Dr. Dre foi internado esta segunda-feira, após sofrer um aneurisma cerebral. Os médicos estão a tentar descobrir a razão do sangramento e realizam uma série de exames. Mas, o músico está estável e lúcido e deixou uma mensagem.