União dos Escritores Angolanos poderá encerrar as portas por falta de dinheiro

Fundada há 45 anos, a seguir a independência de Angola, por escritores angolanos, encabeçados por António Agostinho Neto -primeiro presidente de Angola-, a UEA é das mais antigas instituições culturais do país e está a atravessar momentos difíceis.

A crise na União dos Escritores Angolanos não é de hoje. Muito antes da pandemia, a instituição de carácter pública já se debatia com problemas de ordem financeira, mas as coisas agudizaram-se ultimamente.

Após reatar as actividades culturais há menos de duas semanas com debate sobre “A Festa dos Porcos”, livro de Dias Neto, no espaço “Maka à Quarta-Feira”, o secretário-geral da UEA lançou um grito de socorro, alertando que a instituição está à beira da falência.

Em causa, apontou David Capelenguela, estão os problemas financeiros, pois, durante o período pandémico, as contas da “casa dos escritores angolanos” complicaram-se.

Fontes próximas da instituição informaram à Carga que, a UEA já está falida, faltando apenas a direcção assumir publicamente. “Aí já não há nada. As quotas pagas pelos membros é irrisória e o governo abandonou-nos há anos”, disse.

Com saldos negativos e trabalhores a pagar, a fonte lamentou e disse ser uma vergonha o que se está a viver na instituição fundada por intelectuais como Agostinho Neto, Luandino Vieira, Arnaldo Santos, António Jacinto, Unhenga Xitu entre outros.

A UEA comporta vários espaços divididos em biblioteca, jangos, cyber café, postos editoriais, auditório, sala VIP “Uahenga Xitu” e foi criada para:

Promover a defesa da cultura angolana como património da Nação;

Estimular os trabalhos tendentes a aprofundar o estudo das tradições culturais do povo angolano;

Incentivar a criação literária dos seus membros;

Propiciar a revelação de novos escritores, orientando os seus esforços e dando-lhes o necessário apoio;

Fortalecer os laços com a literatura e as artes dos outros Povos Africanos.

as cargas mais recentes

Landrick abre produtora e anuncia o primeiro agenciado

há 6 meses
Atrás dos holofotes dos media, Landrick vai projectando um futuro promissor. Para além da sua carreira, o músico criou uma produtora e prepara-se para anunciar o primeiro agenciado.

Nova Energia realiza “Brunch” do Show do Mês

há 1 mês
Ao contrário do Funge do Show do Mês, não será uma tarde dançante, tendo em conta as restrições, mas os participantes poderão desfrutar de boa música (sem banda) e degustar do brunch com quitutes da terra.

Yuri da Cunha festeja aniversário com Show em Portugal

há 6 meses
O Casino Estoril (Portugal) será palco do grande show de Yuri da Cunha, dia 13 de Setembro (Domingo), em comemoração do seu 40 º aniversário.

Morreu músico Waldemar Bastos

há 7 meses
O músico angolano Waldemar Bastos morreu aos 66 anos de idade, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Don Kikas abre sessões acústicas ao vivo no Youtube

há 12 meses

Mike Tyson garante regresso aos ringues

há 3 meses
Apesar de ter, visivelmente, dominado a luta, o combate deste sábado entre Tyson e Roy Jones Jr. acabou num empate técnico, o que deixou os fãs em frustração. Aos seus 54 anos, Mike Tyson acertou 67 vezes o adversário em 8 rounds.

Após denúncia de plágio, Taylor Swift muda logótipo do álbum

há 7 meses
Poucos dias depois das acusações sobre plágio no seu mais recente álbum “Folklore”,Taylor Swift mudou o logótipo da sua obra e de todos os produtos associados.

Três gerações do Semba protagonizam live solidário

há 9 meses
Denominado `3G do Semba-Live no Kubico´, além do lado beneficente, o encontro das das três figuras representativas do Semba poderá marcar as histórias dos lives em Angola. O evento acontece às 14 horas e 30 minutos de domingo e pode também ser acompanhado pelas páginas oficiais dos músicos e no YouTube da Platina Line, bem como na TPA, TPA online e RTP África.

Flor de Raiz: “Não temos produtoras sérias”

há 11 meses
Irreverente e muito frontal, a kudurista Flor de Raiz afirmou que não há nenhuma produtora séria ou capacitada, em Angola, para elevar os kuduristas a patamares mais alto.

René Bombástico apresenta single inspirado no filme “Os Três Idiotas”

há 9 meses
Intitulada Baka Baka( idiota, em Japonês), está disponível desde hoje em várias plataformas digitais para download e, de acordo com os indicadores referenciados por Bombástico, está a ter boa aceitação.

Sintoniza 95.5 FM: Matabicho

há 8 meses
Quem sintoniza a LAC, ao Domingo, das 10 até às 12 horas, pode acompanhar um dos programas mais eclécticos da Antena Comercial. No ar desde 2015, o `Matabicho´, tem uma equipa de cinco apresentadores, nomeadamente: Jorge Guerra, Walter dos Reis, Rosário Rodrigues, Edilson de Almeida e Selma Simba, que funciona em regime de rotação anual. Quanto a pluralidade de conteúdos, o programa aspira explorar artes eruditas, entreter, educar e informar estando actualmente ao “comando” de Djanira Barbosa, que conta com o suporte de Mauro Costa.

GTA: Conflitos entre Leslie Benzies e Rockstar Games colocam o futuro do jogo em risco

há 5 meses
Desde que Leslie Benzies foi demitido da Rockstar Games, travando uma enorme batalha contra a empresa e desta vez, tornou público um processo 150 milhões de dólares contra a Rockstar, por causa do GTA 5, noticiou a imprensa internacional.

Cee Lo Green é acusado de misoginia após criticar hipersexualização de Cardi B, Megan The Stallion e Nicki Minaj

há 7 meses
Para o também rapper, que falava em entrevista à Far Out Magazine, deveria haver um “tempo e um lugar” para o “conteúdo adulto” na música, lembrando que “muita música hoje é lamentável e decepcionante em nível pessoal e moral”.

Né Gonçalves: uma figura histórica da música angolana que decidiu se reinventar

há 2 semanas

Filme sobre Murais da Leba disputa Grande Prémio de Cinema Brasileiro

há 10 meses
O filme torna-se assim no primeiro realizado em África a entrar no circuito comercial de cinema brasileiro. Intitulado ‘As Cores da Serpente’, a longa-metragem narra o desafiante processo artístico dos jovens grafiteiros sobre os Murais da Leba.

Conheça Jomo Fortunato, o novo Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente

há 4 meses
O recém-nomeado Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente é um homem de cultura, historiador da Música Popular Angolana, professor, cronista do Jornal de Angola e organizador da Feira do Livro e do Disco de Luanda.