União Europeia disponibiliza cerca de 4 bilhões de kwanzas para apoiar projectos de música e artes cénicas em Angola e em outros PALOP

O Elinga Teatro, o Bomcomix Estúdios, a Casa da Música de Benguela, o Museu do Dundo, a Associação VPA 2020 e a Escola de Formação Musical Obra Bella são seis dos 24 projectos financiados nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste (TL), nas áreas da música, artes cénicas e literatura infanto-juvenil, com 7.6 milhões de euros, mais de 3 mil milhões de kwanzas.

Os valores estão distribuídos em três lotes (Lote1, Lote2 e Lote 3, respectivamente) para atribuição de subvenções nos sectores da música, artes cénicas e literatura infanto-juvenil.

Esta segunda-feira foram apresentados, no auditório Pepetela do Instituto Camões, em Luanda, os seis projectos mencionados, na presemça de representante do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, o adido da Cooperação do Instituto Camões e a embaixadora da União Europeia, Jeannetteh Seppen.

Entre os contemplados do Lote 1, constam os projectos de “Recuperação e divulgação do património musical Cokwe”, do Museu do Dundo e o “Fazer acontecer a música para todos”, da Casa da Música de Benguela. Já no Lote 2,estão o projecto “Marimba”, da Associação VPA 2020, projecto “Scala”, que tem como parceiro a antiga “catedral do hip hop”, o Elinga Teatro; “Música para Todos”, que tem como parceiro a antiga Escola de Formação Musical Obra Bella. No Lote 3, estão os projectos “BD PALOP”, que tem Bomcomix Estúdios como parceiro.

Lançado em Julho de 2019, o ProCultura é uma acção financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Instituto Camões, IP e também co-financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objectivo contribuir para aumentar o emprego em actividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa dos PALOP e Timor Leste.

as cargas mais recentes

Em dia de aniversário Nankhova brinda os fãs com novo videoclip

há 1 ano

Produtor Detergente impulsiona projecto de música infantil `Turma da Adriela´

há 1 ano
Já com o single ‘O Sol Tem Esse Poder’ disponível no YouTube, a Turma da Adriela vem indirectamente, dar resposta ao repto lançado no painel do último Show Piô, sobre a necessidade de incentivar vozes mirins a fazer conteúdos para a sua idade.

Prodígio: “acredito que a arte tem que reflectir a sociedade, a minha vida, a dos meus e dos outros”

há 2 anos
Durante o longo vídeo nas suas redes sociais, sobre a morte do jovem de 23 anos no Prenda, o músico começou por esclarecer que não pretende defender qualquer artista, entretanto, realçou que é imprudente a sociedade olhar as coisas de um único ponto de vista, porque os músicos também têm liberdade de escolha.

Guitarra de Kurt Cobain leiloada com valor inicial de 1 milhão de dólares

há 2 anos
A guitarra que Kurt Cobain usou no mítico MTV Unplugged, em 1993, entra hoje no segundo e último dia de leilão com um valor base de 1 milhão de dólares, equivalente a 59 milhões 671 mil e 400 Kwanzas. A cerimónia decorre em Beverly Hills, Los Angeles e é transmitido online no site “Julien”.

“No Kuduro as mulheres nos dão capote”

há 3 anos
Presidente Gasolina lamentou o conformismo com que vivem os kuduristas actualmente. Este ano, o cantor está de volta com várias novidades para quebrar o “gralho”.

Ex-estrela da Disney revela que se tornou actriz pornográfica por causa de Hollywood

há 2 anos
Conhecida pelo seu protagonismo na série da Disney ‘O Mundo é dos Jovens’, interpretando Rachel, Maitland Ward revelou que decidiu entrar para o entretenimento adulto por causa do desprezo de Hollywood.

Tributo a Waldemar Bastos marca a 10° edição do Festival Internacional de Jazz

há 2 anos
O Festival Internacional de Jazz, edição 2021, decorreu sexta-feira, em Luanda, sem Sam Mangwana e Ricardo Lemvo, músicos que estavam entre os convidados, mas com uma grande homenagem a Waldemar Bastos.

Do backstage ao palco: produtor executivo do Duetos N’Avenida aposta na carreira musical

há 11 meses

Vado Poster: De bate-chapa a principal referência do Afro House da actualidade

há 10 meses
Vado Poster integra a geração vanguardista do Afro House e é hoje uma das principais referências do estilo em Angola. Com uma carreira já coroada de êxitos, o DJ e produtor prepara-se para colocar a sua primeira obra discográfica no mercado.

Há 23 anos, Lauryn Hill fazia história no Grammy com o álbum `The Miseducation of Lauryn Hill´

há 9 meses
A categoria de Melhor Álbum do ano do Grammy, entrou para a história do Hip-Hop, com o álbum ”The Miseducation of Lauryn Hill”, sendo o primeiro disco de Hip-Hop a ganhar o prémio.

Estreia do vídeo oficial de “No Woman No Cry” marca o Dia do Reggae

há 2 anos
Hoje é Dia Internacional do Reggae. Este género musical contribuiu para a consciencialização sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade. A data está a ser marcada com reedições dos trabalhos de Bob Marley, cujo destaque recai para o vídeo clípe oficial de “No Woman No Cry” e a venda do álbum “Legend”.

Sabia que “Despacito” é o clipe mais assistido da última década no Youtube?

há 2 anos
A plataforma divulgou uma lista com os dez clipes mais assistidos de cada década, na plataforma. Nos anos 2010, o grande vencedor foi “Despacito (Feat. Daddy Yankee)”, que atingiu a incrível marca de mais de 6,5 bilhões de visualizações.

Making Of : “É No Pé”-Elástico Nandako ft Power Boyz

há 2 anos
Após ter disponibilizado o seu primeiro single colaborativo no passado mês de Maio, a Carga traz o Making Of do referido vídeo clipe intitulado “É No Pé”, gravado este sábado.

Subtil fala-nos “Sobre Amor” no novo single

há 2 anos
Depois do lançamento do álbum “C’ Alma” no início do ano, Subtil traz-nos uma nova música, onde se coloca muito fora da sua zona de conforto. O single conta com a participação especial da voz incrível de Druh AM.

Super Bowl: Após convidar dois rapper surdos para o seu line-up, Dr. Dre também cogita trazer o holograma de Tupac

há 10 meses
O intervalo do Super Bowl LVI a decorrer hoje, será histórico com o Rap a comandar o evento. E mais ainda pela criatividade de Dr. Dre, que além de trazer inclusão aos seus 15 minutos de actuação, também vai trazer Tupac Shakur de volta sob a forma de um holograma.

Emicida disponibiliza “AmarElo – O Filme Invisível”

há 3 anos
O rapper brasileiro disponibilizou no seu canal oficial no YouTube e também pelos serviços de streaming digital Spotify e Deezer, o segundo episódio do podcast ‘AmarElo – O Filme Invisível’.