União Europeia disponibiliza cerca de 4 bilhões de kwanzas para apoiar projectos de música e artes cénicas em Angola e em outros PALOP

O Elinga Teatro, o Bomcomix Estúdios, a Casa da Música de Benguela, o Museu do Dundo, a Associação VPA 2020 e a Escola de Formação Musical Obra Bella são seis dos 24 projectos financiados nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste (TL), nas áreas da música, artes cénicas e literatura infanto-juvenil, com 7.6 milhões de euros, mais de 3 mil milhões de kwanzas.

Os valores estão distribuídos em três lotes (Lote1, Lote2 e Lote 3, respectivamente) para atribuição de subvenções nos sectores da música, artes cénicas e literatura infanto-juvenil.

Esta segunda-feira foram apresentados, no auditório Pepetela do Instituto Camões, em Luanda, os seis projectos mencionados, na presemça de representante do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, o adido da Cooperação do Instituto Camões e a embaixadora da União Europeia, Jeannetteh Seppen.

Entre os contemplados do Lote 1, constam os projectos de “Recuperação e divulgação do património musical Cokwe”, do Museu do Dundo e o “Fazer acontecer a música para todos”, da Casa da Música de Benguela. Já no Lote 2,estão o projecto “Marimba”, da Associação VPA 2020, projecto “Scala”, que tem como parceiro a antiga “catedral do hip hop”, o Elinga Teatro; “Música para Todos”, que tem como parceiro a antiga Escola de Formação Musical Obra Bella. No Lote 3, estão os projectos “BD PALOP”, que tem Bomcomix Estúdios como parceiro.

Lançado em Julho de 2019, o ProCultura é uma acção financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Instituto Camões, IP e também co-financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objectivo contribuir para aumentar o emprego em actividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa dos PALOP e Timor Leste.

as cargas mais recentes

Boss Alírio traz novo EP com participações surpreendentes

há 2 anos
Dois anos depois do lançamento do Focado Vol.2, Boss Alírio regressa à arena musical com novo EP. A terceira obra do rapper contém 12 faixas musicais e conta com participações inéditas.

Denzel Washington quebra o seu próprio recorde como actor negro mais nomeado no Oscar

há 6 meses
Denzel Washington concorre para Melhor Actor na cerimónia deste ano, referente a 94° edição do Oscar. O actor de 67 anos, foi indicado ao prémio pela décima vez, graças ao seu trabalho no papel principal de ‘A Tragédia de Macbeth’.

Fundador da Murder Inc revela que tentou boicotar início da carreira de 50 Cent

há 2 anos
O fundador da Murder Inc, gravadora de Ja Rule e Ashanti, confessou durante uma entrevista que tentou bloquear contratos de 50 Cent até o líder da G-Unit assinar com Dr. Dre e Eminem.

Dia da Criança Africana é assinalado com tarde cultural na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
Alunos das Escolas de Música e de Arte da Fundação Arte e Cultura protagonizam tarde cultural no Dia da Criança Africana.

De Mi Casa a Paulo Flores: Primeiro grande festival pós-confinamento abre amanhã em Luanda

há 5 meses
Não há festa sem música e a música soa sempre melhor se acompanhada de um bom prato. Foi nesta ordem de ideia que a Cloe Management, Nuno Manster e Henda Viegas decidiram unir-se para o Kamu Tupu, um festival gastronómico que vai reunir vários artistas angolanos e estrangeiros.

Morreu a lenda do Reggae Toots Hibbert

há 2 anos
O lendário vocalista da banda de reggae “Toots & the Maytals”, nos anos 1960, morreu na sexta-feira “tranquilamente” em Kingston, na Jamaica, aos 77 anos, rodeado pela família, noticiou hoje a BBC News, citando um anúncio do grupo.

Calema protagonizam espectáculos em Luanda e Benguela

há 1 ano
As “Estrelas do Sul”, como também são conhecidos, vêm a Angola para dois espectáculos em Luanda e Benguela, respectivamente, agendados para o mês de Dezembro.

“Nenhum de nós tem vaidade, não há egos aqui”

há 2 anos
Okwami ultimam os preparativos para o primeiro grande show, dia 26 de Março.

Jay-Z volta a aumentar ainda mais a fortuna após vender Tidal

há 1 ano

De Michelle Obama a Kamala Harris: Entenda o activismo disfarçado na elegância dos looks

há 2 anos
Por trás de tamanha imponência, três alusões foram feitas propositadamente: o movimento das sufragista, a união dos partidos e a representatividade de estilistas negros.

“Testemunho” de Rodex Mágico ganha nova roupagem

há 3 meses
O tema traz histórias sobre o envolvimento do artista no mundo do crime no passado, do qual, sublinha, “não se orgulha”, e integra o álbum “Dores e Mágoas”. Está disponível desde as primeiras horas de ontem no YouTube e também a ser veiculado no Afro Music Channel.

Morreu Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”

há 2 anos
Morreu, aos 49 anos de idade, Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”, vítima de covid-19.

Festival do cinema tunisino arranca em formato digital

há 2 anos
A terceira edição do Festival do Cinema Documentário Mediterrâneo na Tunísia (DocuMed), que arrancou ontem, será realizado em edição digital, devido à crise sanitária mundial da covid-19, indicaram os organizadores.

Lil Nas X volta a lançar single polémico, desta vez com fim filantrópico

há 1 ano
“Industry Baby” documenta o seu processo judicial em tribunal, movido pela Nike por causa do tênis Nike Air Max 97, que continha gotas de sangue humano. Todo dinheiro arrecadado com direitos autorais da faixa, será revertido em doações ao The Project Bail.

Coréon Dú: “Acredito que muitas vezes o nosso público confunde o não aparecer com o estar parado”

há 10 meses
Há pouco mais de uma semana, Coréon Dú fez o seu grande retorno aos palcos, após um ano de “afastamento” devido a pandemia. Não foi apenas mais um concerto, o artista subiu ao palco do Espaço Espelho d’Água para apresentar o seu mais recente trabalho, The Love Infinity. Com a produção a cargo da Bússola Rítmica, Coréon teve um único convidado além da sua banda, Shane Maquemba, um artista em ascenção. Na “ressaca” do evento, os dois artistas falaram à Carga, e numa demonstração mútua de respeito, Shane teceu rasgados elogios a acessibilidade do autor de Binário: “Coréon Dú é uma pessoa muito amável e muito acessível. Foi muito bom, saber que ele também gosta do meu trabalho, principalmente dessa nova ropagem que estou a fazer da minha carreira.”

Coffee, Hip-Hop & Mental Health: Sabia que existe uma cafeteria que oferece terapia por cada xícara de café?

há 11 meses
Coffee, Hip-Hop & Mental Health está situado em Chicago e já ajudou em torno de 250 pessoas a cuidar da saúde mental. Christopher LeMark, mentor da iniciativa inspirada no Hip‐Hop, pretende fazer do espaço um lugar de cura.