Os grupos União Mundo da Ilha, detentor do título do Carnaval de Luanda, e União Recreativo do Kilamba, vencedor das edições 2018 e 2019, não vão participar na edição do Carnaval Live 2021 a ter lugar nos dias 14 e 16 deste mês.
De acordo com o grupo mais titulado do Carnaval de Luanda “União Mundo da Ilha”(12 no total), as razões da não participação no Entrudo, sem carácter competitivo, dá-se ao facto de 70 por cento dos seus integrantes estarem no grupo de risco.
Com a não presença dos dois grupos ficam, deste modo, confirmadas as participações de 27 colectividades, sendo 11 na classe A e 16 na classe B, no palco do Centro de Produção da TPA, em Camama.
Cada grupo, segundo a organização, terá 15 minutos, na classe A, e 10 minutos na B, para desfilaram, ao contrário dos 25 minutos em edições anteriores.
Sobre a não participação dos dois grupos, o o presidente da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), António de Oliveira “Delon”, considerou legitimas as justificações dadas, tendo em conta a protecção contra o Covid-19.
O responsável disse ao Jornal de Angola estarem já criadas as condições para o evento que acontece, este ano, em formato diferente, devido às restrições impostas pelo Covid-19.