Unitel agora vai começar também a pagar os autores das músicas do “Toque de Espera”

Os artistas com músicas no “Toque de Espera” vão receber valores pelos direitos autorais desde 2021 até a presente data. A decisão resulta da assinatura de um contrato-promessa entre a companhia angolana de telefonia móvel com as entidades de gestão colectiva de direitos de autor, nomeadamente a Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA) e União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC).

O acordo obriga cada uma das partes a cumprir com seus deveres. Trata-se de um contrato-promessa de licenciamento e pagamento de direitos do autor, que permitirá os artistas inscritos na SADIA e na UNAC e cujas obras são utilizadas no “Toque de Espera” da Unitel, beneficiar dos direitos de autor.

Até então, a empresa pagava os direitos fonográficos e outros relacionados dos artistas, e não os autorais. Com esta a assinatura, passará também a pagar os direitos autorais. Este é apenas o primeiro de vários outros acordos que a telefonia vai rubricar com as entidades de gestão colectivas. A Carga sabe, por exemplo, que, em breve, vai assinar-se um contrato final que abrange outros serviços da telefonia, como o Kisom Unitel.

“Vamos assinar um contrato final, em breve, que abrangerá outros serviços da Unitel”, adiantou o director da SADIA.. 

O contrato ora assinado prevê que a Unitel está obrigada a licenciar-se junto das duas entidades de gestão colectiva, e passar a pagar os direitos de autor pelas músicas executadas no “Toque de Espera” no período de 2021 e 2022, numa primeira fase, enquanto se analisam procedimentos de como efectivar a modalidade de pagamentos das músicas utilizadas no serviço “Kisom”.

O valor que a Unitel terá de pagar nesta primeira fase, relativo ao serviço “Toque de Espera” de 2021 e os sete primeiros meses de 2022, não não foi revelado, porque as contas ainda estão a ser fechadas e precisa-se de um cálculo mais aturado.

“As contas ainda não estão fechadas”, disse Lucioval Gama que representa a SMARC, empresa de assessoria técnica e jurídica da UNAC e SADIA, que tem vindo a negociar o processo.

as cargas mais recentes

Anitta diz que só volta ao Rock in Rio “se um dia derem aos artistas que falam português o mesmo respeito que dão aos estrangeiros”

há 5 meses

Confirmada presença de Prodígio no show sobre o “Reinado” de Yuri da Cunha

há 2 anos
Yuri da Cunha vai exaltar, este final de semana, os hábitos, costumes e tradições dos angolanos com um espectáculo, que marca a trajectória do músico, que decidiu embarcar para uma tournée.

Galeria angolana Jahmek Contemporary Art conquista prémio em Madrid

há 2 anos
A galeria angolana Jahmek Contemporary Art venceu o Prémio Opening, da Feira de Arte “Arco Madrid” 2021, com a instalação “Hope as a Praxis” e “How to Make a mud Cake”.

Careca Não: O início de uma nova revolução

há 2 anos
`Careca não´ é um apelo à tolerância e ao respeito pelas diferenças, a música marca o posicionamento de Dino Ferraz, na luta pela aceitação do cabelo negro crespo masculino, na sociedade angolana.

Concerto Musical Infanto-Juvenil marca celebrações do Dia Internacional da Música na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
A Banda Musical da Escola de Música da Fundação Arte e Cultura vai protagonizar no dia 01 de Outubro, Sexta-feira, pelas 18horas o grande Concerto Musical Infanto-Juvenil, para saudar o Dia Internacional da Música.

Don Kikas com novo álbum a caminho

há 3 anos
Nos próximos dias, o artista quer levar alegria aos fãs através de um concerto ao vivo e em directo nas suas redes sociais online.

Ja Rule chama 50 Cent de covarde após rejeitar ‘Batalha de Hits’

há 3 anos
Embora fosse improvável que os rappers fizessem as pazes depois disso, Ja Rule achou que essa era a única maneira justa de ver quem é o verdadeiro vencedor desta guerra de mais de uma década.

Kina estreia-se a solo com EP ‘Família’

há 11 meses
Após os singles “Sorriso” e “Errado” terem sido lançados nas plataformas digitais e terem conseguido algum destaque nas playlists editoriais,“New Music Friday Portugal” do Spotify e “Novidades Do Dia” da Apple Music, segue-se a EP “Família”, onde Kina destaca a importância da família enquanto alicerce pessoal num tema com um sentimento enorme onde a boa mensagem é destaque.

Novo álbum de CfKappa “Negro” já está disponível para pré-venda

há 1 ano
Adiado no ano passado para 1 de Março de 2021, devido a planos editorais, a terceira obra discográfica de CfKappa pode ser adquirida através da plataforma de vendas online, Soba Store a preço de 1500 kzs, e quem quiser comprar, pode pagar em três prestações.

Artistas recebem mais de 20 milhões de kwanzas da Sadia pelos direitos autorais

há 10 meses
A Sociedade Angolana dos Direitos de Autores (SADIA) distribuiu, no ano transacto, de direitos mecânicos, mais de 20 milhões aos artistas. A distribuição dos rendimentos mecânicos foi possível pos causa da arrecadação em 2021 e contemplou cerca de trezentos artistas nacionais e estrangeiros.

Escolhidos os músicos para o hino da independência

há 3 anos
Os artistas escolhidos para dar voz ao hino dos 45 anos de independência de Angola já foram escolhidos, segundo Big Nelo, afirmando que serão 20 no total, em representação das quatro regiões do país.

Há 25 anos, The Notorious B.I.G. partia para a eternidade

há 11 meses
B.I.G foi morto a tiros, no passado dia 9 de Março de 1997, em Los Angeles. Tudo aconteceu por volta das 00:45, quando Notorious parou no sinal vermelho a 46 metros do Petersen Automotive Museum.

Erick Shine liberta “O Mais Bruto do Game Vol.3 – O Deus da Guerra”

há 3 anos
Há muito que Erick Shine não “era tido e nem achado” nas lides do hip hop nacional, mas recentemente o rapper prometeu disponibilizar um trabalho para a manutenção daquilo que é o seu legado, e assim o fez.

“Geração de Glória” da música nacional é homenageada no programa ‘Ao Vivo’

há 2 anos
Um show com a actuação de oito artistas consagrados angolanos marcará a estreia, dia 8 de Janeiro, no Canal ZAP Viva, do programa Ao Vivo – Homenagem à Música. Doravante, será assim todas as sextas-feiras à noite

Doroteia, a Centopeia amanhã as 16 horas no canal ZAP VIVA

há 3 anos
Os contos infantis são conteúdos especialmente produzidos para celebrar a delicadeza infantil que mora dentro de todos nós, unindo duas linguagens em uma só – o Teatro e a Televisão.

NGA lança “Duas no Cubico”

há 2 anos
Cinco meses depois do lançamento de “Se Der Pra Ser Feliz” e nove após o triplo “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e “P’ra Nós”, o rapper da Força Suprema surge este sábado com mais um single intitulado “Duas no Cubico”