A companhia de telefonia móvel angolana está a ser acusada de usar, sem autorização, a música ” Quieres Dinero”, da autoria de Boss AC, Gutto e Glória Stefan, para a campanha publicitária “Unitel Money”.
Além de usar, os artistas acusam a empresa de alterar o conteúdo sem autorização, utilizando, também, a gravação original do detentor, o que fere a lei dos direitos do autor. Em função disso, os músicos ponderam processar a empresa nos próximos dias, se esta não reparar os danos.
A Carga apurou que havia uma negociação com os artistas para a autorização do uso, mas não houve consenso. Ainda assim, a referida canção está a ser utilizada para a campanha do aplicativo “Unitel Money”, lançado recentemente.
” Licença de Detentor da Gravação e outra dos detentores dos Direitos de Autor. Ou ao menos uma, mas ela não possui nenhuma”, disse a Sadia, na qualidade de representante dos autores no país.
Segundo a lei dos direitos autorais, a companhia incorre ao crime de violação de direitos de autor, punido pela lei internacional e nacional.
Para isso, a nossa redacção tentou, por três dias, ouvir a direcção de marketing da Unitel para esclarecer o assunto e esta, primeiro disse que retornaria a ligação e não o fez. Depois, até chegou a ler as perguntas, mas manteve-se em silêncio.
Dados apontam que esta não é a primeira vez que a empresa é acusada de violar direitos do autor. Recentemente, foi ameaçada com um processo judicial por causa de uma dívida avaliada em mais de 400 milhões de Kwanzas de direitos autorais.