Universidade Hip Hop Angola reconhece percurso e contributo de DJ Samurai em dia de celebração

Considerado Mestre dentro do movimento, o majestoso DJ foi homenageado pela U2H, durante a habitual festa anual de celebração do aniversário do Hip Hop, num evento que teve lugar na Casa Rede e foi prestigiado pelos quatro elementos da *Kultura Hip Hop: Emceein, Breakin, Deejaying, Graffiti art.

Embora tenha sido oficializada só este ano, as comemorações do 11 de Agosto acontecem na comunidade Hip Hop há 48 anos e, em Angola, a festa tem sido organizada e impulsionada pela Universidade Hip Hop Angola, desde a sua fundação.

A festa de periodicidade anual, homenageia um elemento da Kultura e, consequentemente um representante, cuja sua actuação seja relevante. Desta feita e, com todas as provas dadas, Samurai foi o destinguido da edição 2021, pelo seu contributo e influência, em representação ao Deejaying.

Por meio das redes sociais, Samurai agradeceu pelo reconhecimento!

O evento apresentado pelo Ex-reitor da U2H Klaudyu Bantu, teve vários momentos dignos de ovação com as performances dos DJs Nkkappa, Bráulio Mix, Barão X e a Selecta Indi Mateta. Os MCs Linny C, Hidrogênio, Lil Jorge e Killa O, prestigiaram a noite que teve o Boom Bap como som predominante. Já o Breakin, esteve representado por Popper Nayara e Wipax.

Ao DJ Nkkappa coube a responsabilidade de fazer as honrarias à figura da noite. A entrega do galardão, culminou com muitos elogios, acabando por assumir a influência de Samurai sob a sua trajectória pessoal no Deejaying.

Outro ponto que não deixou de merecer atenção, foi a decoração a rigor no recinto, com a exposição de Grafitti e pinturas dos Prof. Zbi, Warawata e Samu Artes, o também responsável pela escultura hand made, que foi oferecida ao homenageado, junto com o Diploma.

DJ Samurai está presente no cenário do Hip Hop nacional desde os finais dos anos 90 e dentro da *Kultura é reconhecido pelo elemento Deejaying. Mas não é tudo,  Samurai acumula créditos como produtor, Graphic designer, Realizador/Editor de vídeo, Apresentador de programa radiofónico, Agente e Produtor de eventos.

*Porquê a adopção da grafia com o K, invés do convencional?
Devido ao atrevimento intelectual da Kultura Hip Hop, hoje ela criou os seus próprios códigos de conduta quer seja na escrita, na fala, no desenho, na composição, na forma de tocar, na forma de negociar, na forma de vestir, na forma de aprender e de se alimentar.

Obs: Noutro ponto, é necessário ter atenção na forma de escrever, pronunciar e o significa das 3 naturezas do Hip Hop: Hiphop (espírito), Hip Hop (Kultura), hip-hop (produto).

as cargas mais recentes

A Kizomba e a sua historiografia

há 2 anos
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.

Sebem: homenageado ao nível do seu palmarés

há 2 anos
A TV Zimbo transmitiu o show de homenagem ao Sebem. Foi um momento memorável para nossa cultura, sendo este género musical uma das referências da cultura angolana.

Músicos do Reino Unido “vergonhosamente reprovados”

há 1 ano
Os músicos do Reino Unidos sentem-se “envergonhados” porque o governo decidiu abandonar a União Europeia, no passado dia 31 de Dezembro, sem ter acautelado um esquema de isenção que permitisse aos artistas britânicos viajarem pelos países europeus sem a necessidade de vistos, cadernetas e autorizações de trabalho.

Aline Frazão, Sara Tavares, Karyna Gomes e Toty Sa’Med rendem tributo a Waldemar Bastos

há 12 meses
O encontro que objectiva honrar a memória deste ícone de qualidades ímpares, intitular-se-á Ndapandula e acontecerá no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão.

OTAN disponibilizam single `Vais Sengar´

há 2 anos
“Sengar” é uma expressão angolana para os recém-divorciados que após o fim do casamento regressam a casa dos pais, e a música evolui em torno dessa ideia numa vibe engraçada e cativante. Trata-se do terceiro single editado do futuro álbum do grupo que terá um lyric vídeo a acompanhar.

Sabia que existe uma igreja que detém direitos das musicas de Rihanna e Beyonce?

há 2 anos
De acordo com uma matéria explicativa da BBC, a Igreja da Inglaterra é apenas uma das investidoras de uma empresa chamada Hipgnosis.

O Bar do Gilmário: Stand-up comedy e ficção marcam a estreia televisiva a solo de Gilmário Vemba

há 1 ano
Gilmário Vemba faz a sua estreia televisiva a solo no canal Mundo FOX, na DSTv. O seu novo programa “O Bar do Gilmário” combina stand-up comedy e ficção.

Um ano sem Carlos Burity

há 11 meses
A primeira quinzena de Agosto de 2020, foi uma das piores semanas para a cultura nacional. Enquanto a nação ainda enxugava as lágrimas pelo passamento físico de Waldemar Bastos, acontece outro infortúnio no mundo da música, Carlos Burity veio a falecer no dia 12 de Agosto de 2020, em Luanda, também vítima de doença, aos 67 anos de idade.

R. Kelly corre o risco de ser condenado a prisão perpétua

há 2 anos
Já se passou mais de um ano desde que R. Kelly foi levado sob custódia numa das prisões de Chicago. Depois de vários atrasos ao longo do ano, a estrela do R&B deve enfrentar a 13 de Outubro o júri no Tribunal Distrital de Chicago.

Catálogo musical de Aaliyah não chegará tão cedo às plataformas de streaming

há 1 ano
Após anunciar o lançamento de um canal oficial no Youtube, equipa de Aaliyah recua e comunica em nota que “não têm acesso ao acervo musical da artista”.

Mauro Pastrana trabalha “Alone”

há 2 anos
“Alone” é o novo projecto do músico Mauro Pastrana, que contará com cinco faixas musicais.

27 anos após o lançamento clássico, Illmatic é adicionado ao acervo da Biblioteca do Congresso americano

há 1 ano
A 14ª bibliotecária do Congresso e primeira mulher a ocupar o cargo, Carla Hayden, classificou o disco como um “tesouro digno de ser preservado eternamente na herança fonográfica da nação por causa de sua importância cultural, histórica e estética”.

Rapper Yunami representa Angola num projecto de unificação dos artistas africanos na Hungria

há 1 ano

Clarah Helen mostra sua maturidade artística na nova música “Meu Sonho”

há 1 mês
Já está disponível o novo tema de Clara Helen, após um interregno de quase dois anos de lançamentos. O single encontra-se em todas as plataformas digitais, com o respectivo vídeoclip e traz uma cantora, letrista e intérprete mais amadurecida

Trunfos do DJ Ritchelly

há 2 anos
Já dizia o velho adágio: “Quanto mais eclética e divertida a playlist, melhor a festa”. Seja em festas ou outro tipo de convívios, a presença de um DJ dita sempre o ritmo do encontro. Desta feita, a Carga Magazine quis perceber do que são feitos os lineups do DJ Ritchelly.

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 2 anos
A novidade chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.