Universidade Hip Hop já conta 11 anos de existência

Para Celebrar o seu 11.° Aniversário, a UHH organizou no passado dia 6 de Março, um evento híbrido, que juntou presencial e de forma virtual, vários apreciadores e praticantes dos elementos da Kultura Hip Hop, para um brinde e uma roda de conversa cujo tema central foi “O que deseja para o Hip Hop em Angola”.

A Universidade Hip Hop apresenta-se como uma organização sem fins lucrativos focada na divulgação dos elementos, conceitos e fundamentos da Kultura Hip Hop, virada para o desenvolvimento comunitário a busca pela justiça e igualdade social.

Criada há exactos 11 anos, mais propriamente aos 6 de Março de 2011, pelo “sexteto” Quartel d’Áfrika, oriundos da Mulemba Waxa Ngola, local onde foi enraizada a catedral do conhecimento do Hip Hop nacional. Com uma visão inclusiva, a Universidade Hip Hop age de acordo com as linhas de orientação primária do Hip Hop, na busca pela Paz, União e Diversão com responsabilidade.

De acordo com dados disponibilizados por 1000Ton Nkanzale, actual reitor da universidade, o evento de comemoração foi pautado pela (Re)Apresentação da Universidade Hip Hop (Propósitos, Objectivos e feitos), momento que gerou questionamentos das acções e posicionamentos da U2H diante de várias situações do Movimento Hip Hop em Angola com maior incidência sobre os aspectos de inclusão e sobre as linhas de orientação primária (Amor, Paz União e Diversão com Responsabilidade).

O evento também foi norteado pela apresentação do Livro da Universidade Hip Hop “U2H na estrada do Hip Hop – Primeiro Papiro”, em que foram apresentados ao detalhe todos os Capítulos e a abordagem em torno deles, o motivo de maior discussão foi o capitulo bônus (Uma antevisão do que será a segunda obra literária a ser lançada pela Universidade Hip Hop) denominada “Antologia do Rap Nacional” uma compilação de diferentes letras de músicas lançadas desde 1992 até a presente data, que merecerão enquadramento literário e comentário sobre o conteúdo por parte de profissionais de áreas sociais e políticas. Para o qual foi apelada uma diversidade de correntes mesmo já a partir da ante-visão, para que a inclusão prevista para o livro seja já espelhada e todos se sintam parte da obra.

A par destes conteúdos, a conversa em torno de tema “O que se deseja para o Hip Hop em Angola?” teve vários subtemas, Pontos Críticos e Propostas de melhoria, com uma participação activa on-line e presencial, destacaram-se as seguintes opiniões: Necessidade de maior envolvimento dos Hiphoppas na vida política/social do país, Necessidade de demonstração activa de solidariedade aos Hiphoppas e cidadãos vítimas de injustiça politica/social, Responsabilidade partilhada para gerar maior envolvimento e intercâmbio entre os praticantes dos diferentes elementos da Kultura Hip Hop em Angola, Incentivar a economia comunitária no Movimento Hip Hop, por via da compra dos produtos gerados por agentes internos, desde marcas de roupa, quadros de Graffiti e pagamentos de serviços, Necessidade de aprendizado constante dos Hiphoppas, quer sobre informações ligadas a Kultura Hip Hop, assim como meios de aperfeiçoamento das suas artes, Usar toda inteligência do Movimento Hip Hop para gerar renda/finanças a favor do Hip Hop, criando com isso uma auto-sustentabilidade financeira. Necessidade de convivência na diversidade, “Conforme a guerra civil nos atrasou enquanto País, as guerras internas nos atrasam como Movimento, bem como o uso excelente das ferramentas tecnológicas a favor dos elementos da Kultura Hip Hop.

as cargas mais recentes

Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

há 2 anos
Mais do que reivindicar o seu estatuto na música angolana, Chetekela surge com um novo álbum para dizer que tem também merece uma palavra na música, sobretudo nos estilos Txianda, Rumba, Afro Ngola, Sukusse e RnB.

`Shyllaira´, uma música de inspiração para todos os pais de primeira viagem

há 3 anos
Trata-se de uma música em homenagem à filha de um amigo que completa, hoje, o primeiro ano de vida.

Busta Rhymes revela que deixou de ser feliz ao aperceber-se do que enfrentaria por ser negro

há 2 anos
Recemente, publicou Extinction Level Event 2: The Wrath Of God, que foi um dos motivos de conversa com o jornal Guardian, onde fez várias revelações.

Corpo da cantora norte-americana Naya Rivera encontrado num lago

há 3 anos
A polícia da Califórnia informou hoje que já encontrou o corpo da cantora e actriz Naya Rivera. O corpo da artista desaparecida na passada quarta-feira, dia 8 de Julho, após passeio de barco com o filho, foi achado num lago.

Yunami actua em solo pátrio

há 9 meses
Volvidos quatro anos de ausência, neste seu primeiro showcase em solo pátrio, que já pode ser visto no canal de YouTube do artista, Yunami fez uma incursão aos seus projectos musicais e mostrou toda sua qualidade de escrita e flow, que remontam aos tempos áureos do underground.

Tensão entre Anitta e Ludmilla volta a aumentar e dessa vez Snoop Dogg foi o pivó

há 3 anos
O rapper norte-americano comemorou através de uma publicação no Instagram, os 95 milhões de views da música ‘Onda Diferente’ no Youtube. Na mesma publicação, Snoop agradeceu apenas Anitta e Papatinho pela música, que tem participação e foi escrita por Ludmilla, deixando no ar um clima de tensão, que o “obrigou” a fazer uma nova publicação.

Viúva de Chadwick Boseman reivindica herança do actor na Justiça

há 3 anos
Taylor Simone Ledward entrou com uma acção na Justiça de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, para ser reconhecida como herdeira do intérprete do Pantera Negra que morreu intestate (sem testamento legal), vítima de um câncer de cólon, no passado dia 28 de Agosto.

Barack Obama escolhe as melhores músicas de 2020

há 2 anos
A semelhança dos anos anteriores, Barack Obama partilhou uma playlist com as canções de que mais gostou em 2020.

Anna Joyce dá voz e rosto à campanha de Registo Eleitoral

há 2 anos
Anna Joyce não só assina a trilha sonora, como também será apresentada brevemente como o rosto da campanha visual, com o tema `Estou Presente´ . A música enquadra-se no âmbito da campanha de comunicação institucional do Registo Eleitoral Oficioso, cujo processo teve início a 23 de Setembro de 2021.

Lil ‘Kim afirma que Teyana Taylor é a única artista a altura para interpretá-la numa cinebiografia

há 2 anos
A rapper veterana vem dando sinais de que brevemente poderá produzir uma cinebiografia.

Aline Frazão fala da primeira experiência em compor para o cinema: “É muito bom poder alternar projectos”

há 3 anos
‘Ar Condicionado’ é a primeira longa-metragem de Fradique Bastos e da Produtora Geração 80 e marcará para sempre Aline Frazão. Pela primeira vez, a cantora compôs a trilha sonora de um filme e escreveu um tema para Paulo Flores.

É Preciso Falar: Carga Magazine lança novo conteúdo em formato podcast

há 1 ano
O novo conteúdo da Carga é uma grande entrevista do tipo opinativa, com os principais fazedores da música angolana, opinion makers, bem como pessoas ligadas a cultura, acompanhada de debates sobre os temas que preocupam a cultura nacional, particularmente a música.

Show do Mês apresenta último grande show de Waldemar Bastos em Angola

há 3 anos
O Show do Mês leva este sábado as emoções do último grande espectáculo de Waldemar Bastos, músico falecido na passada segunda-feira e que foi ontem a enterrar no Cemitério da Galiza, em Portugal.

Adolescente que filmou a morte de Floyd é homegeada com Pulitzer, a mais alta distinção do Jornalismo

há 2 anos
De nome Darnella Frazier, a jovem tinha apenas 17 quando sacou o telefone para gravar o fatídico episódio, que culminou com a morte por sufocamento, e posterior condenação do seu autor, Derek Chauvin.

Boss AC acaba de confirmar que já foi compensado pela música utilizada na campanha da Unitel

há 1 ano
O músico Boss AC, de nome de baptismo Ângelo Firmino acabou de confirmar hoje que está resolvida a situação de pagamentos dos direitos autorais da música ‘Quieres Dinero” ft Gutto e Glória Stefan, utilizada na campanha Unitel Money.

16 anos de “Artes ao Vivo”

há 3 anos
A efeméride é marcada com uma exposição online que imprime a historiográfica do projecto, bem como um debate entre Lukenny Bamba e Kool Klever, cujo tema será a “Existência, persistência e a criação do Artes ao Vivo”, amanhã, a partir das 14 horas no Eclético FM.