Universidade Hip Hop já conta 11 anos de existência

Para Celebrar o seu 11.° Aniversário, a UHH organizou no passado dia 6 de Março, um evento híbrido, que juntou presencial e de forma virtual, vários apreciadores e praticantes dos elementos da Kultura Hip Hop, para um brinde e uma roda de conversa cujo tema central foi “O que deseja para o Hip Hop em Angola”.

A Universidade Hip Hop apresenta-se como uma organização sem fins lucrativos focada na divulgação dos elementos, conceitos e fundamentos da Kultura Hip Hop, virada para o desenvolvimento comunitário a busca pela justiça e igualdade social.

Criada há exactos 11 anos, mais propriamente aos 6 de Março de 2011, pelo “sexteto” Quartel d’Áfrika, oriundos da Mulemba Waxa Ngola, local onde foi enraizada a catedral do conhecimento do Hip Hop nacional. Com uma visão inclusiva, a Universidade Hip Hop age de acordo com as linhas de orientação primária do Hip Hop, na busca pela Paz, União e Diversão com responsabilidade.

De acordo com dados disponibilizados por 1000Ton Nkanzale, actual reitor da universidade, o evento de comemoração foi pautado pela (Re)Apresentação da Universidade Hip Hop (Propósitos, Objectivos e feitos), momento que gerou questionamentos das acções e posicionamentos da U2H diante de várias situações do Movimento Hip Hop em Angola com maior incidência sobre os aspectos de inclusão e sobre as linhas de orientação primária (Amor, Paz União e Diversão com Responsabilidade).

O evento também foi norteado pela apresentação do Livro da Universidade Hip Hop “U2H na estrada do Hip Hop – Primeiro Papiro”, em que foram apresentados ao detalhe todos os Capítulos e a abordagem em torno deles, o motivo de maior discussão foi o capitulo bônus (Uma antevisão do que será a segunda obra literária a ser lançada pela Universidade Hip Hop) denominada “Antologia do Rap Nacional” uma compilação de diferentes letras de músicas lançadas desde 1992 até a presente data, que merecerão enquadramento literário e comentário sobre o conteúdo por parte de profissionais de áreas sociais e políticas. Para o qual foi apelada uma diversidade de correntes mesmo já a partir da ante-visão, para que a inclusão prevista para o livro seja já espelhada e todos se sintam parte da obra.

A par destes conteúdos, a conversa em torno de tema “O que se deseja para o Hip Hop em Angola?” teve vários subtemas, Pontos Críticos e Propostas de melhoria, com uma participação activa on-line e presencial, destacaram-se as seguintes opiniões: Necessidade de maior envolvimento dos Hiphoppas na vida política/social do país, Necessidade de demonstração activa de solidariedade aos Hiphoppas e cidadãos vítimas de injustiça politica/social, Responsabilidade partilhada para gerar maior envolvimento e intercâmbio entre os praticantes dos diferentes elementos da Kultura Hip Hop em Angola, Incentivar a economia comunitária no Movimento Hip Hop, por via da compra dos produtos gerados por agentes internos, desde marcas de roupa, quadros de Graffiti e pagamentos de serviços, Necessidade de aprendizado constante dos Hiphoppas, quer sobre informações ligadas a Kultura Hip Hop, assim como meios de aperfeiçoamento das suas artes, Usar toda inteligência do Movimento Hip Hop para gerar renda/finanças a favor do Hip Hop, criando com isso uma auto-sustentabilidade financeira. Necessidade de convivência na diversidade, “Conforme a guerra civil nos atrasou enquanto País, as guerras internas nos atrasam como Movimento, bem como o uso excelente das ferramentas tecnológicas a favor dos elementos da Kultura Hip Hop.

as cargas mais recentes

Supergroup Mount Westmore anuncia data de lançamento do 1° álbum

há 4 meses
O Supergroup Mt. Westmore fez a sua estreia pública com uma actuação no ‘Triller Fight Club’, no passado dia 17 de Abril de 2021, com o primeiro single colaborativo “Big Subwoofer”. Passado um ano, o quarteto old school, confirmou o primeiro primeiro álbum para o dia 7 de Junho, terça-feira, mas não adiantou detalhes sobre a obra.

Irina Vasconcelos: “As nossas crianças estão a morrer na vossa governação”

há 2 anos
A cantora angolana está preocupada com o número de crianças que morrem de fome, mesmo depois da autorização do governo da transferência monetária às famílias vulneráveis através do programa Kwenda, criado para reforçar o combate à fome e à pobreza nas zonas mais impactadas.

Trump ataca “músicos” na campanha

há 2 anos
Uma das visadas foi Lady Gaga, que fez recentemente campanha pelo principal adversário de Trump nas eleições, Joe Biden.

Bob da Rage Sense: “Já não existe Movimento Hip Hop. «Principalmente» em Portugal”

há 2 meses

Há 10 anos, morria André Mingas

há 12 meses
Foi precisamente a 11 de Outubro de 2011, quando o relógio marcava 20 horas, que a Rádio Nacional de Angola dava conta do falecimento do músico e compositor André Mingas, no Brasil aos 61 anos de idade.

Momentos antes de ser assassinado, Tupac Shakur revelou a Keyshia Cole que queria deixar a Death Row Records

há 2 anos
Embora não foi confirmado por ninguém quando ambos tiveram a conversa, Keyshia revelou que Shakur disse a ela que “planeava da Death Row para assinar com Quincy Jones”, e queria que ela fosse com ele, porque a Death Row não era lugar para crianças, estando ela com 16 anos, na altura.

Sony anuncia lançamento da Playstation 5

há 2 anos
Depois de vários adiamentos, finalmente, a marca japonesa decidiu para amanhã, 11 de Junho, o acto de presentação dos jogos da PlayStation 5. Entretanto, o evento não será em directo, foi gravado e será transmitido em Full HD (1080p).

Marvel se pronuncia sobre o futuro de Black Panther

há 2 anos
O Hollywood Reporter noticiou que a continuidade da saga está cancelada por enquanto, a prioridade do estúdio da Marvel no momento é processar a perda do actor e respeitar o momento de luto.

LAASP reabre agenda cultural com a peça teatral `Meu Telefone, Nossa Privacidade´

há 2 anos
`Meu Telefone, Nossa Privacidade´ é o espectáculo teatral que vai reabrir o ano cultural da LAASP, no dia 23 de Janeiro, pelas 18 horas, apresentado pelo grupo Jovens da Mulemba e dirigido por António Kapangu.

Lizzy Dreamz apresenta “Estado de Emergência”

há 2 anos
Tendo em conta a actual crise que se vive em função do Covid-19, o rapper Lizzy e o Site Cenas Que Curto lançam a EP Quarentena.

Shane Maquemba disponibiliza single ‘Sorry’

há 7 meses
Trata-se do primeiro fruto da parceria do cantor com a Blue Sky Records, a sua mais nova representante em Angola. ‘Sorry’ é um R&B romântico produzido por Chilima e masterizada pelo produtor Brasileiro Wagner Dereck.

Especialistas nomeiam o MVP de cada team na última década

há 2 anos

Escritores angolanos assinam carta de protesto contra o racismo

há 2 anos
Os escritores angolanos Pepetela, José Eduardo Agualusa, José Luís Mendonça, Ondjaki, Adriano Mixingue e Abreu Paxe subscreveram uma nota de protesto contra as acções racistas registadas em várias partes do mundo, em particular nos Estados Unidos da América.

Landrick abre produtora e anuncia o primeiro agenciado

há 2 anos
Atrás dos holofotes dos media, Landrick vai projectando um futuro promissor. Para além da sua carreira, o músico criou uma produtora e prepara-se para anunciar o primeiro agenciado.

Yunami: O rapper que representa Angola nos palcos da Hungria

há 2 anos

Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

há 2 anos
A estreia d’O Kanto D´Ela, acontece neste sábado, dia 06 de Março, pelas 19 horas, no Centro Cultural Brasil em Angola e dá início à tournée homônima.