Universidade Hip Hop já conta 11 anos de existência

Para Celebrar o seu 11.° Aniversário, a UHH organizou no passado dia 6 de Março, um evento híbrido, que juntou presencial e de forma virtual, vários apreciadores e praticantes dos elementos da Kultura Hip Hop, para um brinde e uma roda de conversa cujo tema central foi “O que deseja para o Hip Hop em Angola”.

A Universidade Hip Hop apresenta-se como uma organização sem fins lucrativos focada na divulgação dos elementos, conceitos e fundamentos da Kultura Hip Hop, virada para o desenvolvimento comunitário a busca pela justiça e igualdade social.

Criada há exactos 11 anos, mais propriamente aos 6 de Março de 2011, pelo “sexteto” Quartel d’Áfrika, oriundos da Mulemba Waxa Ngola, local onde foi enraizada a catedral do conhecimento do Hip Hop nacional. Com uma visão inclusiva, a Universidade Hip Hop age de acordo com as linhas de orientação primária do Hip Hop, na busca pela Paz, União e Diversão com responsabilidade.

De acordo com dados disponibilizados por 1000Ton Nkanzale, actual reitor da universidade, o evento de comemoração foi pautado pela (Re)Apresentação da Universidade Hip Hop (Propósitos, Objectivos e feitos), momento que gerou questionamentos das acções e posicionamentos da U2H diante de várias situações do Movimento Hip Hop em Angola com maior incidência sobre os aspectos de inclusão e sobre as linhas de orientação primária (Amor, Paz União e Diversão com Responsabilidade).

O evento também foi norteado pela apresentação do Livro da Universidade Hip Hop “U2H na estrada do Hip Hop – Primeiro Papiro”, em que foram apresentados ao detalhe todos os Capítulos e a abordagem em torno deles, o motivo de maior discussão foi o capitulo bônus (Uma antevisão do que será a segunda obra literária a ser lançada pela Universidade Hip Hop) denominada “Antologia do Rap Nacional” uma compilação de diferentes letras de músicas lançadas desde 1992 até a presente data, que merecerão enquadramento literário e comentário sobre o conteúdo por parte de profissionais de áreas sociais e políticas. Para o qual foi apelada uma diversidade de correntes mesmo já a partir da ante-visão, para que a inclusão prevista para o livro seja já espelhada e todos se sintam parte da obra.

A par destes conteúdos, a conversa em torno de tema “O que se deseja para o Hip Hop em Angola?” teve vários subtemas, Pontos Críticos e Propostas de melhoria, com uma participação activa on-line e presencial, destacaram-se as seguintes opiniões: Necessidade de maior envolvimento dos Hiphoppas na vida política/social do país, Necessidade de demonstração activa de solidariedade aos Hiphoppas e cidadãos vítimas de injustiça politica/social, Responsabilidade partilhada para gerar maior envolvimento e intercâmbio entre os praticantes dos diferentes elementos da Kultura Hip Hop em Angola, Incentivar a economia comunitária no Movimento Hip Hop, por via da compra dos produtos gerados por agentes internos, desde marcas de roupa, quadros de Graffiti e pagamentos de serviços, Necessidade de aprendizado constante dos Hiphoppas, quer sobre informações ligadas a Kultura Hip Hop, assim como meios de aperfeiçoamento das suas artes, Usar toda inteligência do Movimento Hip Hop para gerar renda/finanças a favor do Hip Hop, criando com isso uma auto-sustentabilidade financeira. Necessidade de convivência na diversidade, “Conforme a guerra civil nos atrasou enquanto País, as guerras internas nos atrasam como Movimento, bem como o uso excelente das ferramentas tecnológicas a favor dos elementos da Kultura Hip Hop.

as cargas mais recentes

Filho de Bobby Brown é encontrado morto

há 1 ano
Depois da morte da ex-mulher, Whitney Houston e da sua filha Bobbi Kristina, o cantor Bobby Brown vive uma nova tragédia com a morte do seu filho Bobby Jr.

Banda Maravilha completa 28 anos

há 10 meses
A Banda Maravilha completou hoje, dia 14 de Julho de 2021, 28 anos de existência, tornando-se na terceira banda mais antiga do país no activo, superada, neste quesito, apenas pelos Kiezos e Jovens do Prenda.

Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

há 1 ano
A estreia d’O Kanto D´Ela, acontece neste sábado, dia 06 de Março, pelas 19 horas, no Centro Cultural Brasil em Angola e dá início à tournée homônima.

Dr Romeu “traz” ritmo e poesia

há 2 anos
O rapper Dr. Romeu, também conhecido como Lapiseira Azul, prepara para Dezembro o lançamento do seu terceiro álbum de originais, intitulado “Ritmo e Poesia”.

Mayra Andrade é voz da trilha sonora de filme co-produzido por Jay-Z

há 7 meses
A cantora cabo-verdiana deu voz à trilha sonora de ‘The Harder They Fall’, um filme co-produzido por Jay-Z, e que estará disponível a partir de 3 de Novembro na Netflix.

Camarões e Cabo Verde triunfam na abertura do Campeonato Africano das Nações

há 4 meses
Na abertura do CAN, os Camarões entraram a vencer frente ao Burkina Faso, por 2-1 e passa a ocupar o primeiro lugar no grupo A com 3 pontos. Ao passo que a selecção de futebol de Cabo Verde venceu por 1-0 a Etiópia, em jogo da primeira jornada do Grupo A.

JP da Maika disponibiliza “Um Pouquito Para Cá Por Favor”

há 1 ano
A finalizar os últimos temas do álbum “DaMaika Season”, traz-nos uma versão mais moderna e arrojada da sua kizomba, sensual, urbana e atrevida.

5° Edição do Circuito Internacional de teatro encerra em grande

há 1 ano
Na categoria de ‘Prémio Fragata de Morais’ venceu a Cia Ndokwenu Artes com a peça ‘A Visita’ da autoria de Fragata de Morais, ele que foi também o homenageado da Quinta Edição do Circuito Internacional de teatro. Em segundo lugar venceu o grupo Catarcis Teatro com a peça A Visita.

NDDNHH: Christmas Pack já em projecção

há 1 ano
Enquanto as confirmações não chegam, o Produtor se diverte nas redes sociais, com os amantes do projecto tentando adivinhar quem serão os participantes através das iniciais nominais, publicadas por si próprio.

CombinaSons ultima preparativos para o primeiro Show Live

há 1 ano
A Produtora CombinaSons, encabeçada pelo rapper Enock, vai realizar no próximo dia 29 de Novembro, as 15 horas, o primeiro Show live.

Dr. Dre fala sobre a sua saúde: “Vou ter uma vida longa”

há 11 meses
A notícia sobre o seu estado de saúde, no princípio deste ano, mexeu com toda a classe artística. Passados cinco meses, Dre decidiu falar e dar mais detalhes sobre o assunto.

Valete diz que Angola é o centro do rap lusófono

há 2 anos
“Angola é o verdadeiro centro do rap lusófono”. Esta afirmação é de uma das principais referências do rap falado em língua portuguesa e não só, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido como Valete.

Atrium Cultural promove concerto para recordar momentos da construção da música popular angolana

há 1 ano

Ladrões arrombam armazém de Beyoncé e levam mais de 1 milhão de dólares

há 1 ano

Alerta: Não existe nenhum filme ‘Scape’ na “calha” da Netflix

há 2 anos
Embora tenha despertado o “apetite” dos cinéfilos e fãs dos três génios do crime, tratou-se apenas de uma demonstração livre do artista visual Dilichi.

Elton John perde a voz, deixa o palco aos prantos e revela que está doente

há 2 anos
O cantor britânico foi obrigado a suspender o show na Nova Zelândia, e pedir ajuda para sair do palco, depois de perder a voz em decorrência de uma pneumonia diagnosticada horas antes.