#UsaMascara em exposição no Camões

#UsaMascara é o tema da exposição colectiva de artes plásticas patente no Centro Cultural Português em Luanda, desde o passado dia 22 de Dezembro.

A exposição apresenta uma seleção de 33 obras, realizadas por 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 em Angola.

A mostra é resultado de uma iniciativa do ELA – Espaço Luanda Arte (ELA) e da revista 40.ena!, que em Março de 2020 convidaram os artistas plásticos angolanos, de Cabinda ao Cunene, a participarem no novo Projecto Nacional das Artes intitulado “#UsaMascara”.

Durante cinco meses, até Agosto de 2020, e através das redes sociais, artistas de todo o País, sem restrições de idade ou experiência, foram incentivados a produzir obras inspiradas no momento que vivemos de prevenção e de combate ao novo coronavírus, destacando em especial a utilização da máscara.

Qualquer técnica poderia ser utilizada: pintura, desenho, colagem, fotografia, escultura, pano africano, material reciclado, instalação, performance ou vídeo… ao todo, foram submetidas 62 obras por parte de 57 Artistas (alguns com duas obras apresentadas), entre as quais foram selecionadas 33 obras por um júri constituído por elementos do ELA, da 40.ena! e do Camões – CCP.

As escolhas do júri tiveram por base critérios de técnica, composição, conteúdo e narrativa ou mensagem. O júri decidiu ainda atribuir cinco prémios aos seguintes autores:
– Prémio Camões #UsaMascara (organização de uma exposição individual em 2021) a Jardel Selele;
– Prémio ELA – Espaço Luanda Arte (organização de uma exposição individual em 2021) a Andreia Maia;
– Prémio BFA #UsaMascara (500.000 kz numa conta BFA para apoiar o trabalho artístico do selecionado) a Rómulo Rosa;
– Prémio BFA #UsaMascara (500.000 kz numa conta BFA para apoiar o trabalho artístico do selecionado) a Pemba;
– Prémio 40.Ena (produção de trabalho editorial sobre a obra do artista) a Fran dos Santos.

A exposição vai estar patente ao público no Camões – Centro Cultural Português durante cerca de um mês, ou seja, até 20 de Novembro de 2020), de acordo com a nota de imprensa, tornada pública pelo Instituto Camões.

as cargas mais recentes

Mundo chora a morte de Desmond Tutu

há 6 meses
O clérigo que usou o púlpito e oratório espirituoso para ajudar a derrubar o apartheid na África do Sul, morreu hoje em Johanesburgo, vítima de cancro da próstata. Tutu liderou a comissão da verdade e reconciliação, defendia a “democracia arco-íris” e desprezava a desigualdade económica.

Fat Soldiers confirmam novo EP com o lançamento do single `Jogada de Mestre´

há 2 anos
Já é possível assistir o videoclipe do single `Jogada de Mestre´, o mesmo traz um vislumbre do que será o próximo EP, intitulado `Dor e Triunfo´, a ser lançado em Setembro.

Era de Snoop Dogg na Death Row não contará com icónicos álbuns de 2Pac e Dr. Dre

há 4 meses
Passadas mais de duas semanas depois de anunciar a aquisição da Death Row Records, Snoop Dogg continua a negociar o catálogo da gravadora com a MNRK Music e Blackstone.

Free: Londone e Pucci Jr juntos em novo single

há 10 meses
Com uma sonoridade mais virada para o UK, Londone desliza com as suas rimas e espalha pânico, seguido de uma excelente entrega de Pucci Jr a dar um toque de maior “swag” a um tema que por si só já nos leva a outras paragens com uma certa irreverência onde a guitarra dedilhada é destaque.

D-Wayne: Um filho do Rap que deixa marcas no Kuduro e Afro House

há 1 ano

DJ Mandas e Karyna Gomes apelam a união na diversidade no single Human

há 2 anos

Disco que John Lennon assinou para seu próprio assassino vai a leilão

há 2 anos
Uma cópia do LP Double Fantasy , lançada em 1980 por John Lennon , vai a leilão por um valor inicial de 2 milhões de dólares. O disco, com autógrafo do ex-Beatle, pertencia a Mark David Chapman, que se encontra a cumprir prisão perpétua.

Remy Ma está a projectar uma liga feminina para batalhas de Rap

há 5 meses
“Chrome 23” é como se vai intitular a primeira liga oficial de batalha de Rap feminino, a ser lançada no próximo dia 27 de Fevereiro, com transmissão ao vivo no lendário programa de rádio, Hot 97.

Bastidores do Super Bowl: Jay-Z ameaçou cortar parceria com a NFL para ver seus amigos a desfilarem

há 4 meses
Segundo Snoop Dogg, numa conversa com o TIDAL sobre o show, Jay-Z disse que terminaria a parceria entre Roc Nation e a NFL se seus amigos rappers tivessem sua “performance negada”.

Mais de 35 músicos nacionais e internacionais juntam-se num espectáculo online

há 2 anos
Denominado Eu Fico No Kubico, o festival abriu ontem com a rapper Elisabeth Ventura e vai até 13 de Maio. Durante 28 dias, os músicos vão levar alegria às casas dos fãs. O objectivo é incentivar todos a não sairem de seus aposentos.

UNAP pode encerrar as portas dentro de dias

há 2 anos

DMX revela que é tripolar

há 2 anos
A revelação foi feita durante o “Ruff Ryders Chronicles”, transmitido pelo canal BET. Durante a entrevista de Earl Simmons, nome de registo de DMX, que tomou um rumo mais emocional, por ser confrontado com o assunto das suas múltiplas personalidades.

Britney Spears não voltará a subir aos palcos enquanto estiver sob tutela do pai

há 11 meses
Britney Spears voltou a ser notícia ontem. A cantora disse que prefere deixar de subir aos palcos enquanto seu pai mantém o controle sobre sua carreira, referindo que a tutela de 13 anos “matou os seus sonhos”.

Jay-Z abre faculdade de Música, Desporto e Entretenimento na sua terra natal

há 2 anos
A Roc Nation, empresa de entretenimento de Jay-Z, anuncou ontem a abertura, para primeiro Semestre de 2021, de uma Escola Superior de Música, Desporto e Entretenimento, em Brooklyn (terra natal do rapper). 25% dos alunos do primeiro ano vão estudar sem pagar.

Estão abertas as candidaturas para um diálogo intergeracional de líderes e jovens da 2ª Bienal de Luanda

há 12 meses
A 2ª Edição da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, a decorrer entre os dias 4 e 8 de Outubro de 2021, tem previsto, como prelúdio, um diálogo intergeracional de líderes e jovens sobre o tema “Diversidade Cultural e Patrimonial de África e das suas Diásporas: uma fonte de conflito ou um terreno fértil para a paz?”.

Álbum de Paulo Flores e Prodígio será lançado esta sexta-feira, 6 de Novembro

há 2 anos
O aguardado álbum Bênção e Maldição de Paulo Flores e Prodígio estará disponível a partir desta sexta-feira, 6 de Novembro, anunciaram ontem os músicos.