#UsaMascara em exposição no Camões

#UsaMascara é o tema da exposição colectiva de artes plásticas patente no Centro Cultural Português em Luanda, desde o passado dia 22 de Dezembro.

A exposição apresenta uma seleção de 33 obras, realizadas por 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 em Angola.

A mostra é resultado de uma iniciativa do ELA – Espaço Luanda Arte (ELA) e da revista 40.ena!, que em Março de 2020 convidaram os artistas plásticos angolanos, de Cabinda ao Cunene, a participarem no novo Projecto Nacional das Artes intitulado “#UsaMascara”.

Durante cinco meses, até Agosto de 2020, e através das redes sociais, artistas de todo o País, sem restrições de idade ou experiência, foram incentivados a produzir obras inspiradas no momento que vivemos de prevenção e de combate ao novo coronavírus, destacando em especial a utilização da máscara.

Qualquer técnica poderia ser utilizada: pintura, desenho, colagem, fotografia, escultura, pano africano, material reciclado, instalação, performance ou vídeo… ao todo, foram submetidas 62 obras por parte de 57 Artistas (alguns com duas obras apresentadas), entre as quais foram selecionadas 33 obras por um júri constituído por elementos do ELA, da 40.ena! e do Camões – CCP.

As escolhas do júri tiveram por base critérios de técnica, composição, conteúdo e narrativa ou mensagem. O júri decidiu ainda atribuir cinco prémios aos seguintes autores:
– Prémio Camões #UsaMascara (organização de uma exposição individual em 2021) a Jardel Selele;
– Prémio ELA – Espaço Luanda Arte (organização de uma exposição individual em 2021) a Andreia Maia;
– Prémio BFA #UsaMascara (500.000 kz numa conta BFA para apoiar o trabalho artístico do selecionado) a Rómulo Rosa;
– Prémio BFA #UsaMascara (500.000 kz numa conta BFA para apoiar o trabalho artístico do selecionado) a Pemba;
– Prémio 40.Ena (produção de trabalho editorial sobre a obra do artista) a Fran dos Santos.

A exposição vai estar patente ao público no Camões – Centro Cultural Português durante cerca de um mês, ou seja, até 20 de Novembro de 2020), de acordo com a nota de imprensa, tornada pública pelo Instituto Camões.

as cargas mais recentes

Já podemos viajar nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie”, o oitavo álbum de Bob da Rage Sense

há 1 ano
O novo álbum de Bob Da Rage Sense chegou hoje, às plataformas digitais. Em dia de celebração de “Star Wars” a saga de George Lucas, Bob, fã acérrimo da obra, edita o seu oitavo álbum, propositadamente intitulado “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” .

Informações apontam que Jay-Z poderá comprar equipa de futebol da Liga Nacional (norte-americana)

há 5 meses
Há um tempo a esta parte o rapper vem se desfazendo de alguns activos e, segundo um relatório da BurgundyBlog.com, também, confirmado pela NBCSportsWashington.com, Jay-Z pretende adquirir accões do Washington Football Team.

Álbum “Pra Lhes Doer Mais”, da autoria de Twenty Fingers já está disponível

há 12 meses
2020 tem sido o ano das novidades para os fãs de Twenty Fingers. Depois de ter lançado o EP Twenty Twenty, o músico moçambicano, agenciado pela Música Promo, lança o álbum há muito desejado.

Kobe Bryant, Tim Duncan e Kevin Garnett na lista do “Hall da Fama” da NBA de 2020

há 2 anos

Ja Rule revela que no início da carreira quis fazer trio com JAY-Z e DMX

há 10 meses
Ja Rule, Jay-Z e DMX tinham condições reunidas para constituírem um trio, uma ideia motivada por Irv Gotti, da Murder Inc. Entretanto, os três músicos não conseguiram materializar o desejo porque dois dos rappers não mostraram interesse.

Voleibol: 1ª de Agosto anuncia a extinção da terceira modalidade com mais títulos

há 1 ano
O Clube desportivo do 1ª de Agosto decidiu extinguir, esta sexta-feira, a modalidade de Voleibol em todos os escalões e em ambos os géneros. A retirada da terceira modalidade que mais títulos deu ao clube deve-se a problemas financeiros e técnicos.

Trunfos do DJ Znóbia

há 9 meses

Artistas já consagrados são desafiados no BAI Dança Com Ritmo

há 3 meses
Uma das apostas do BAI Dança com Ritmo foi desafiar figuras públicas a mostrarem o seu talento na arte da Dança. Seis nomes foram escolhidos para integrar o quadro: Neide Sofia, Kelly Silva, Paul G, DJ Leo Cris e o Chef Ricardo Helton foram os seleccionados para a grande missão, provar-se o Famoso melhor dançante do país.

Presidente da Fundação Palmarés restringe acesso dos rappers na instituição

há 2 anos
A intenção do líder associativo foi motivada por sátiras nas redes sociais, através da página RapFalando, que descrevia o líder cultural como “careca”.

Nicki Minaj se torna a primeira rapper a atingir 10 biliões de visualizações no Spotify

há 1 ano
A cantora norte-americana conseguiu um feito inédito ao atingir 10 mil milhões de visualizações no Spotify, tornando-se na primeira rapper da história a conseguir a marca na plataforma de streamings.

Especialistas dizem que Kanye West não conseguirá concorrer à presidência dos EUA

há 1 ano
As 59ª eleições nos Estados Unidos estão agendadas para 3 de Novembro de 2020 (numa terça-feira), o que leva especialistas a firmarem ser tarde demais para o rapper e empresário concorrer e, se o fizesse, West teria de desafiar o domínio democrático e republicano daquele país.

MC Cabinda e Ascenção Music prometem deixar Cazenga em “chamas” este domingo

há 3 semanas
O concerto está agendado para as 16 horas deste domingo (26) e visa proporcionar a troca de experiência entre o grupo e o consagrado músico MC Cabinda, e acontece numa altura em que se questiona a união entre a Velha e Nova Escola do Rap.

Recordar Frank Sinatra

há 1 ano
Num dia como hoje (14 de Maio) morreu o músico, actor e produtor Francis Albert Sinatra, conhecido como Frank Sinatra, considerado um dos melhores cantores de sempre.

Sabia que a filha de George Floyd é a mais nova accionista da Disney?

há 1 ano
Desde acções da Disney a bolsas escolares, várias iniciativas foram tomadas para que Gianna, tenha opções no futuro. Com apenas 6 anos de idade, a órfã tem mostrado que já entendeu o impacto significativo que seu falecido pai deixou para trás, “o meu pai mudou o mundo”.

Michigan aprova proposta de lei de reforma penitenciária de Meek Mill e Jay-Z

há 10 meses
A Legislatura do Estado de Michigan aprovou, esta segunda-feira, um conjunto de leis que vão remodelar o sistema de liberdade e liberdade condicional. A lei declara, num dos pontos, a redução das sentenças de liberdade condicional de crimes adultos de cinco para três anos.

Afrikkanitha apresenta novo álbum

há 6 meses
O novo álbum de Afrikkanitha são músicas da alma patentes na cultura de cada povo e tem como objectivo a conquista do circuito internacional e será apresentado hoje às 19 horas.