#UsaMascara em exposição no Camões

#UsaMascara é o tema da exposição colectiva de artes plásticas patente no Centro Cultural Português em Luanda, desde o passado dia 22 de Dezembro.

A exposição apresenta uma seleção de 33 obras, realizadas por 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 em Angola.

A mostra é resultado de uma iniciativa do ELA – Espaço Luanda Arte (ELA) e da revista 40.ena!, que em Março de 2020 convidaram os artistas plásticos angolanos, de Cabinda ao Cunene, a participarem no novo Projecto Nacional das Artes intitulado “#UsaMascara”.

Durante cinco meses, até Agosto de 2020, e através das redes sociais, artistas de todo o País, sem restrições de idade ou experiência, foram incentivados a produzir obras inspiradas no momento que vivemos de prevenção e de combate ao novo coronavírus, destacando em especial a utilização da máscara.

Qualquer técnica poderia ser utilizada: pintura, desenho, colagem, fotografia, escultura, pano africano, material reciclado, instalação, performance ou vídeo… ao todo, foram submetidas 62 obras por parte de 57 Artistas (alguns com duas obras apresentadas), entre as quais foram selecionadas 33 obras por um júri constituído por elementos do ELA, da 40.ena! e do Camões – CCP.

As escolhas do júri tiveram por base critérios de técnica, composição, conteúdo e narrativa ou mensagem. O júri decidiu ainda atribuir cinco prémios aos seguintes autores:
– Prémio Camões #UsaMascara (organização de uma exposição individual em 2021) a Jardel Selele;
– Prémio ELA – Espaço Luanda Arte (organização de uma exposição individual em 2021) a Andreia Maia;
– Prémio BFA #UsaMascara (500.000 kz numa conta BFA para apoiar o trabalho artístico do selecionado) a Rómulo Rosa;
– Prémio BFA #UsaMascara (500.000 kz numa conta BFA para apoiar o trabalho artístico do selecionado) a Pemba;
– Prémio 40.Ena (produção de trabalho editorial sobre a obra do artista) a Fran dos Santos.

A exposição vai estar patente ao público no Camões – Centro Cultural Português durante cerca de um mês, ou seja, até 20 de Novembro de 2020), de acordo com a nota de imprensa, tornada pública pelo Instituto Camões.

as cargas mais recentes

Obras dispersas de Urbano de Castro e David Zé já começaram a ser resgatadas

há 2 meses
Ainda não se sabe sobre o número exacto das músicas a serem resgatadas, mas os países onde encontrá-las estão identificados, incluindo já se começou a resgatar e catalogar as canções de David Zé, cujos rendimentos vão para a família.

Leonardo Freezy disponibiliza o single `Gatilho´

há 6 meses
`Gatilho´ é um desabafo, ou uma explosão de frustrações específicas, se quisermos. Memórias profundas que abrangem assuntos pertinentes como o preconceito, o racismo, a força da amizade e do companheirismo.

Wanessa Camargo revela que tem um grupo no WhatssApp com o pai para compor

há 10 meses
A declaração veio a propósito do lançamento de um novo trabalho, um EP com músicas inéditas, “Fragmentos Parte 1”, que chega hoje às plataformas online de streaming e que conta com o toque qualitativo de Zezé Di Camargo.

Kanye West declara guerra à indústria musical

há 6 meses
Alguns dias depois de ter duramente criticado a indústria musical, o rapper partilhou, ontem, um vídeo a urinar numa estátua dos Grammy, a mais importante distinção da música nos Estados Unidos da América.

Sete anos depois Enock apresenta segunda parte da saga “Mundo Pablo”

há 5 meses
Após testar popularidade com Mundo Pablo 1, na sequência de “Banzelo”, o músico soma e segue com a saga. Esta madrugada, Enock apresentou “Betinho”, mixtape que antecede doze novos projectos para ainda este ano.

Filmes da Geração 80 premiados em festivais de cinema nos Estados Unidos

há 4 meses
O filme AR CONDICIONADO e o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS acabam de ser premiados no Imagine Science Film Festival 2020 e no San Francisco Dance Film Festival 2020.

Série de Anitta na Netflix estreia em Dezembro

há 4 meses
A carreira da cantora brasileira será apresentada, no próximo mês (16) em série documental da Netflix. ” Anitta: Made In Honório”, é uma série sobre a vida da artista, ensaios, gravações e shows.

Belo é detido por causa de um espectáculo e suas contas foram bloqueadas

há 2 semanas

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 9 meses
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.

Música “Blinding Lights” de The Weeknd torna-se o maior hit do século 21

há 3 semanas

Documentário sobre a Kizomba no festival indiano do cinema

há 6 meses
O filme angolano “Kizomba sem fronteiras” está a concorrer no festival indiano de cinema, na categoria de melhor documentário. O evento inicia no dia 06 de Setembro.

Saiba como se formaram as primeiras famílias de músicos angolanos

há 10 meses
Neste 15 de Maio, Dia Internacional da Família, a Carga traz para si uma resenha sobre a formação das primeiras famílias de músicos angolanos. A viagem passa pelos Pinto de Andrade e segue com os Vieira Dias, Mingas, Van-Dúnem, Figueiras da Silva e Torres.

Entre bombos e tarolas, dance ao ritmo do Hip-Hop

há 11 meses
O Hip Hop nasceu juntamente com o estilo musical e toda sua as cultura. Refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados com a música e com a cultura Hip Hop: um género musical, com uma subcultura própria, iniciado durante a década de 1970, nas comunidades jamaicanas, latinas e afro americanas da cidade de Nova Iorque, e posteriormente desenvolvido por afro e latino-americanos.

1º de Agosto “vende” Zito ao Cagliari de Itália

há 6 meses
O futebolista angolano Zito Luvumbo, que na temporada passada representou o 1º de Agosto, vai jogar pelo Cagliari da principal liga italiana (Calcio).

Damásio Brothers apresentam primeiro fruto da internacionalização da carreira

há 5 dias

50 Cent diz que Eminem é o melhor rapper do mundo

há 8 meses
Eminem contribuiu para a formação artística e ajudou a apresentar Fifty ao mundo. Foi assim que o líder da G-UNIT se tornou no rapper que conhecemos hoje. Aliás, seu repertório, incluindo álbuns, projectos de televisão e empresariais têm confirmado isso.