#UsaMascara em exposição no Camões

#UsaMascara é o tema da exposição colectiva de artes plásticas patente no Centro Cultural Português em Luanda, desde o passado dia 22 de Dezembro.

A exposição apresenta uma seleção de 33 obras, realizadas por 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 em Angola.

A mostra é resultado de uma iniciativa do ELA – Espaço Luanda Arte (ELA) e da revista 40.ena!, que em Março de 2020 convidaram os artistas plásticos angolanos, de Cabinda ao Cunene, a participarem no novo Projecto Nacional das Artes intitulado “#UsaMascara”.

Durante cinco meses, até Agosto de 2020, e através das redes sociais, artistas de todo o País, sem restrições de idade ou experiência, foram incentivados a produzir obras inspiradas no momento que vivemos de prevenção e de combate ao novo coronavírus, destacando em especial a utilização da máscara.

Qualquer técnica poderia ser utilizada: pintura, desenho, colagem, fotografia, escultura, pano africano, material reciclado, instalação, performance ou vídeo… ao todo, foram submetidas 62 obras por parte de 57 Artistas (alguns com duas obras apresentadas), entre as quais foram selecionadas 33 obras por um júri constituído por elementos do ELA, da 40.ena! e do Camões – CCP.

As escolhas do júri tiveram por base critérios de técnica, composição, conteúdo e narrativa ou mensagem. O júri decidiu ainda atribuir cinco prémios aos seguintes autores:
– Prémio Camões #UsaMascara (organização de uma exposição individual em 2021) a Jardel Selele;
– Prémio ELA – Espaço Luanda Arte (organização de uma exposição individual em 2021) a Andreia Maia;
– Prémio BFA #UsaMascara (500.000 kz numa conta BFA para apoiar o trabalho artístico do selecionado) a Rómulo Rosa;
– Prémio BFA #UsaMascara (500.000 kz numa conta BFA para apoiar o trabalho artístico do selecionado) a Pemba;
– Prémio 40.Ena (produção de trabalho editorial sobre a obra do artista) a Fran dos Santos.

A exposição vai estar patente ao público no Camões – Centro Cultural Português durante cerca de um mês, ou seja, até 20 de Novembro de 2020), de acordo com a nota de imprensa, tornada pública pelo Instituto Camões.

as cargas mais recentes

Justin Bieber: “Eu amava a música, mas deixei-me levar pelo ego e o poder”

há 3 meses
Justin Bieber partilhou uma mensagem com os fãs no Instagram, falando sobre as “inseguranças e frustrações” que o afectaram quando era adolescente, reconhecendo que deixou-se levar pelo ego.

Matias Damásio laureado com medalha de ouro em Portugal

há 6 meses
O presidente da câmara de Oeiras, Isaltino Morais, formalizou esta semana a homenagem ao músico angolano por serviços prestados à comunidade, com a entrega de um diploma e uma medalha de ouro.

Duetos N’Avenida regressa em formato televisivo com tributo a Carlos Burity

há 1 semana
O tributo à voz do Semba teve lugar ainda na sua na presença e contou com a dupla Gersy Pegado e Patrícia Faria.

Participação de cantoras angolanas no AFRIMMA vai de mal a pior

há 3 meses
A organização dos AFRIMMA, prémios africano de música, divulgou, na semana finda, a lista dos candidatos para a edição 2020, onde, diferente da anterior, os angolanos subiram dois degraus, mas a participação feminina continua um fracasso.

Escolhidos os músicos para o hino da independência

há 5 meses
Os artistas escolhidos para dar voz ao hino dos 45 anos de independência de Angola já foram escolhidos, segundo Big Nelo, afirmando que serão 20 no total, em representação das quatro regiões do país.

Chadwick Boseman: Após quatro anos, “astro” de Pantera Negra perde a batalha contra cancro no cólon

há 3 meses
Chadwick Boseman morreu na noite passada aos 43 anos, na companhia da família em casa. A notícia foi dada no Twitter oficial do actor.

Repertório desafia Znobia X Havaiana para um desfile de Kuduro

há 7 meses
Depois da edição inaugural com Raiva X DH, a Carga traz para a segunda edição do Repertório o estilo mais psicadélico e com maior número de adeptos, o “Kuduro”. Znobia e Havaiana, duas das figuras mais emblemáticas do Kuduro foram chamadas. Estás preparado (a) ?

Cardi B pede a Joe Biden para não fazer falsas promessas eleitorais

há 4 meses
Durante uma conversa que manteve com o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, a cantora norte-americana foi frontal e pediu ao concorrente para não fazer falsas promessas eleitorais para conseguir votos.

Exposição “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, agora disponível em catálogo digital

há 6 meses
Em virtude das limitações impostas pela pandemia do coronavírus e do encerramento temporário da exposição de René Tavares, o Banco Económico e a This is Not a White Cube decidiram disponibilizar digitalmente um catálogo onde é possível conhecer a obra do artista santomense.

Dj Lutonda disponibiliza álbum “Chapada Sem Mão”

há 3 meses
Dj Lutonda disponibilizou ontem, o álbum” Chapada sem mão” em todas as plataformas digitais e, conta com 13 faixas musicais.

Repertório traz os dois produtores do momento: Vado Poster e Dj Habias

há 4 meses
Vado Poster e Dj Habias são dos produtores mais solicitados da actualidade e estarão na próxima sexta-feira, 24 de Julho, no Repertório da Revista Carga, para apresentar e explicar o processo de produção de hits como “Pintins”, de Scro Q Cuia e Nerú Americano ou Waatão, de Puto Prata.

MTV Europe Music Awards 2020: Pabllo Vittar ultrapassa Anitta, Emicida e Ludmila.

há 3 semanas
A gala de premiacão MTV Europe Music Awards aconteceu esta madruga em Budapeste, Hungria. Os maiores vencedores da noite foram BTS. Lady Gaga levou o principal prêmio “Artista do Ano” e Pabllo Vittar deixou para atrás Anitta, Emicida, Ludmila e Djonga.

MV Bill retrata a própria trajectória em livro

há 4 meses
A Lenda do movimento hip hop brasileiro, MV Bill promete transformar as próprias experiências e pensamentos em livro. Tendo há algum tempo anunciado obra, tudo indica que o rapper está próximo de compartilhá-la com o mundo. A mesma obra vai ainda discorrer sobre figuras como Faustão, Lula, Chorão, “Estilo Vagabundo” e mais

Fundação Arte e Cultura apresenta “Fundação Online”, em prevenção ao Covid-19

há 8 meses
Trata-se de um programa que visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção do Covid-19 e uma excelente opção para passar o tempo de forma educativa e segura.

“Quarantine Radio” de Tory Lanez é banida do Instagram

há 8 meses
De acordo com o CEO daquela rede social, o Quarantine Radio ficará fora do ar até ao dia 14 de Abril, Adam Mosseri, os convidados não respeitaram as regras da comunidade e a nudez foi a razão da suspensão.

Covid-19: Primeiro cobaia humano tomou a vacina hoje

há 8 meses
Ian Haydon, de nacionalidade norte-americana, é o primeiro humano a receber a vacina que pode “salvar a humanidade”.