#UsaMascara em exposição no Camões

#UsaMascara é o tema da exposição colectiva de artes plásticas patente no Centro Cultural Português em Luanda, desde o passado dia 22 de Dezembro.

A exposição apresenta uma seleção de 33 obras, realizadas por 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 em Angola.

A mostra é resultado de uma iniciativa do ELA – Espaço Luanda Arte (ELA) e da revista 40.ena!, que em Março de 2020 convidaram os artistas plásticos angolanos, de Cabinda ao Cunene, a participarem no novo Projecto Nacional das Artes intitulado “#UsaMascara”.

Durante cinco meses, até Agosto de 2020, e através das redes sociais, artistas de todo o País, sem restrições de idade ou experiência, foram incentivados a produzir obras inspiradas no momento que vivemos de prevenção e de combate ao novo coronavírus, destacando em especial a utilização da máscara.

Qualquer técnica poderia ser utilizada: pintura, desenho, colagem, fotografia, escultura, pano africano, material reciclado, instalação, performance ou vídeo… ao todo, foram submetidas 62 obras por parte de 57 Artistas (alguns com duas obras apresentadas), entre as quais foram selecionadas 33 obras por um júri constituído por elementos do ELA, da 40.ena! e do Camões – CCP.

As escolhas do júri tiveram por base critérios de técnica, composição, conteúdo e narrativa ou mensagem. O júri decidiu ainda atribuir cinco prémios aos seguintes autores:
– Prémio Camões #UsaMascara (organização de uma exposição individual em 2021) a Jardel Selele;
– Prémio ELA – Espaço Luanda Arte (organização de uma exposição individual em 2021) a Andreia Maia;
– Prémio BFA #UsaMascara (500.000 kz numa conta BFA para apoiar o trabalho artístico do selecionado) a Rómulo Rosa;
– Prémio BFA #UsaMascara (500.000 kz numa conta BFA para apoiar o trabalho artístico do selecionado) a Pemba;
– Prémio 40.Ena (produção de trabalho editorial sobre a obra do artista) a Fran dos Santos.

A exposição vai estar patente ao público no Camões – Centro Cultural Português durante cerca de um mês, ou seja, até 20 de Novembro de 2020), de acordo com a nota de imprensa, tornada pública pelo Instituto Camões.

as cargas mais recentes

DMX não recuperou nenhuma actividade cerebral até ao momento

há 10 meses
A Complex noticiou que os testes de actividade cerebral não mostram nenhuma melhoria, o que pode forçar a família do rapper a ter que tomar uma decisão, de mantê-lo ou não, ligado a aparelos de suporte vital.

Escritor Lourenço Mussango reage à decisão do INIC sobre a retirada do Prémio António Jacinto

há 1 ano
Em reacção à decisão, Lourenço Mussango afirmou que tanto o júri como o INIC não fizeram nenhuma avaliação das provas materiais para se chegar à conclusão sobre quem plagiou quem.

Estudante angolana junta-se a editora Mahatma

há 1 ano
A estudante angolana em Portugal Karen Pacheco assinou um contrato com a editora portuguesa “Mahatma”, para publicação dos seus próximos livros e representação da mesma nos PALOPS, informou hoje a própria.

Formiga: Trajectória da jogadora será contada em documentário

há 1 ano
A história da recordista mundial, será adaptada aos cinemas, num projecto que conta com o roteiro e direcção da cineasta Taís Amordivino.

Racionais MC´s dão indícios de um possível retorno à ribalta

há 3 meses
O jejum de lançamentos inéditos do quarteto já dura sete anos, porém, parece estar a chegar ao fim, a boa nova foi lançada no Twitter oficial do grupo.

Futebolista angolano cobiçado pelas principais ligas

há 2 anos
Autor de 12 golos esta temporada, dos quais seis consecutivos antes do surgimento do Covid-19, o futebolista angolano Fábio Abreu está a ser cobiçado por vários clubes em Portugal, França, Espanha e Inglaterra.

Polémico documentário sobre Michael Jackson terá continuação

há 1 ano
A primeira parte do documentário foi responsável por trazer, novamente, à tona toda a polémica envolvendo supostos assédios cometidos por Michael Jackson, além da suposta pedofilia.

Neide sofia: “O meu álbum é dedicado às mulheres”

há 2 anos
Em exclusivo à Revista Carga, Sofia revelou ainda que, o álbum conta apenas com produção nacional, e que não pretende associar-se a nenhuma produtora.

Will Smith no papel de escravo fugitivo

há 2 anos
O renomado actor, será o protagonista de ‘ Emancipation’, um filme de época, baseado na história real de Peter, -um escravo fugitivo que incentivou o Exército da União a combater os racistas no sul dos Estados Unidos-. O director do filme Antoine Fuqua, acredita que Smith foi a escolha perfeita, pois gosta de aprofundar o assunto, tanto que se propôs a produzir com os seus parceiros do Westbrook Studios James Lassiter e Jon Mone.

Ndaka Yo Wini lança críticas à governação

há 2 anos
Ndaka Yo Wini destaca-se por transpostar para os maiores palcos de Jazz fusões do género tradicional “Lundongo no Luandu” com o Jazz e o Bossa Nova. Na manhã desta sexta-feira, o músico mostrou-se indignado pela forma como o povo é governado.”a vossa velha ignorância não pode continuar a transpor a condição humana”, continuou.

Novo single de Kid Cudi com a participação de Eminem chega ao topo do iTunes

há 2 anos
Trata-se da primeira parceria musical entre Kid Cudi e Eminem, a colaboração era aguardada há bastante tempo, depois que Kid Cudi pediu publicamente para gravar uma música com o rapper através de uma mensagem em suas redes sociais.

C4 Pedro é o artista mais ouvido em Angola em 2021

há 2 meses
Feitas as contas nada mais resta, a não ser começar a fazer o balanço para analisar os custos e proveitos do ano 2021. Na classe artística, propriamente na música, C4 Pedro, Paulo Flores, Anselmo Ralp fecham 2021 em grande.

John Travolta decide dar pausa à carreira

há 2 anos
Após a imprensa internacional avançar com a notícia sobre a morte da esposa do actor, Travolta recorreu às redes sociais para homenagear a companheira de longa data e agradeceu às instituições e equipas médicas que a acompanharam durante todo o processo.

Exposição “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, agora disponível em catálogo digital

há 2 anos
Em virtude das limitações impostas pela pandemia do coronavírus e do encerramento temporário da exposição de René Tavares, o Banco Económico e a This is Not a White Cube decidiram disponibilizar digitalmente um catálogo onde é possível conhecer a obra do artista santomense.

Drake será laureado no Billboard Music Awards 2021 como artista da década

há 8 meses
Marcada para o próximo dia 23 de Maio, a cerimônia Billboard Music Awards será marcada pela grande homenagem ao rapper Drake. O artista vem “governando” o gráfico Billboard ‘s Top Artistas do gráfico 2010´s desde o lançamento do LP Thank Me Later.

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 2 anos