Valete diz que Angola é o centro do rap lusófono

“Angola é o verdadeiro centro do rap lusófono”. Esta afirmação é de uma das principais referências do rap falado em língua portuguesa e não só, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido como Valete.

Em entrevista à Revista Carga, numa conversa descontraída, Valete disse não ter muita informação sobre o rap feito em Angola, mas que sempre foi fã do MCK, Keita, Flagelo Urbano e Luaty.

Disse ainda que “segue” outros rappers, como os integrantes do Elenco de Luxo, Phedilson e CFK. “Vou seguindo o pessoal, mas não estou muito aprofundado no rap angolano. Há muita coisa que não chega aqui, vou acompanhando o que sai”.

“Estive ai no ano passado e senti uma energia incrível. O que sei é que Angola é o verdadeiro centro do rap lusófono. Sei que há muitos fãs do rap plástico, mas também tem milhares do rap clássico, em poucos sítios se sente verdadeiramente o rap original como em Angola”, salientou.

Quanto ao rap tuga, referiu que chegou ao máximo do mainstream e, na sua opinião, quando isso acontece não podes querer tudo. “Hoje creio que as músicas são mais competentes, mas as letras nunca foram tão vazias”.

Questionado porque desta situação, Valete argumentou que é muito pelo facto do rap ser o género mais popular do mundo.

“O rap é o novo pop. Quando assim é alguma coisa tem que sofrer. No mainstream as pessoas querem música essencialmente para se entreterem, desanuviarem”.

CORONAVIRUS

Assim como vários músicos pelo mundo, a pandemia também “estrangulou” a programação do rapper português, com o cancelamento de concertos. “Tudo mudou, em termos de música tudo parou”.

No entanto, instado sobre o papel dos músicos neste período, sublinhou que era importante que a música reflectisse estes tempos, uma vez que muitos países, com a pandemia, viram seus sistemas de saúde e segurança social expostos, destacando que é imperial reflectir sobre isso.

Questionado se é o seu caso, respondeu: Sempre fui um rapper social, este tipo de tema está sempre nas minhas músicas.

as cargas mais recentes

Mário Gomes é laureado pelo seu contributo na expansão da música instrumental

há 6 meses
Aconteceu no passado dia 8 de Janeiro, no Arquivo Nacional de Angola (ANA), sob o lema “Identidade, Diversidade e Cultura da Angolanidade” o acto central em celebração Dia da Cultura Nacional. Na ocasião, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, laureou, várias figuras afectas ao ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, bem como artistas nacionais, dentre os quais destacamos Mário Gomes, um guitarrista em ascensão e o mais novo entre os homenageados.

John Travolta decide dar pausa à carreira

há 2 anos
Após a imprensa internacional avançar com a notícia sobre a morte da esposa do actor, Travolta recorreu às redes sociais para homenagear a companheira de longa data e agradeceu às instituições e equipas médicas que a acompanharam durante todo o processo.

Flagelo Urbano grava videoclipes pela primeira vez em 25 anos de “estrada”

há 2 anos
A ultimar os arranjos do sucessor do EP `De Sião a Medina´, o rapper tenciona trazer um CD mais afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

De Mi Casa a Paulo Flores: Primeiro grande festival pós-confinamento abre amanhã em Luanda

há 3 meses
Não há festa sem música e a música soa sempre melhor se acompanhada de um bom prato. Foi nesta ordem de ideia que a Cloe Management, Nuno Manster e Henda Viegas decidiram unir-se para o Kamu Tupu, um festival gastronómico que vai reunir vários artistas angolanos e estrangeiros.

Guardiões da Galáxia 3 marca fim de ciclo do elenco

há 2 anos
Após afirmar que Guardiões da Galáxia Vol. 3 não será adiado por conta da pandemia do Coronavírus, o director James Gunn revelou que este pode ser o último com o elenco actual.

A vez do teatro “subir” ao palco do Duetos N´Avenida

há 9 meses
A Casa das Artes receberá no próximo dia 10 de Outubro, a terceira edição da quinta temporada do Duetos N´Avenida. Celma Pontes e Jaime Joaquim será a primeira dupla de actores a participar do projecto com a peça ‘A Escrava da Cama´.

Neezera estreia-se pela Loco Knight com single inédito

há 11 meses
O artista está em destaque na Playlist Editorial Spotify: New Music Friday Portugal divulgada hoje.

Dr. Dre: Após receber exigência de USD 5 milhões, rapper vence disputa conjugal

há 2 anos

Danai Gurira dá spoiler sobre `Pantera Negra: Wakanda Forever´

há 2 meses
Sem muito detalhe a actriz e membro do elenco, Danai Gurira, falou à Variety, sobre o que está por vir. “É tudo sobre ele. É um derramamento de amor e honra para ele”. Assim, os fãs da sequência estão ansiosos para descobrir como será o tributo ao actor.

Lil Wayne anuncia duplo lançamento do álbum `Tha Carter VI´ e da mixtape `No Ceilings 3´

há 2 anos
Um mês após informar à Variety que o seu “álbum favorito da série Carter estava a caminho”, Weezy, reiterou este sábado em entrevista à ESPN, que não tem planos de “desacelerar” tão cedo e que está para breve o lançamento do álbum `Tha Carter VI´ e da mixtape `No Ceilings 3´.

DreamKiller promete dois projectos musicais para 2020

há 2 anos

Revolucionou e tornou-se magnata da música. Hochi Fu fala sobre o seu futuro

há 1 ano

Matias Damásio laureado com medalha de ouro em Portugal

há 2 anos
O presidente da câmara de Oeiras, Isaltino Morais, formalizou esta semana a homenagem ao músico angolano por serviços prestados à comunidade, com a entrega de um diploma e uma medalha de ouro.

Death Row: Snoop Dogg anuncia que ‘The Chronic’ de Dr. Dre “está de volta para casa”

há 3 meses

Legado do rei Ngola Kilwanji será narrado em filme

há 1 ano

Pascoal Mussungo em concerto online na Fundação Arte e Cultura

há 2 anos
A Fundação Arte e Cultura apresenta neste sábado, dia 23, pelas 19 horas, o concerto online com o músico e compositor Pascoal Mussungo. O evento, que leva no epicentro a mensagem de amor e de esperança, decorrerá no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, visando incentivar as famílias a permacer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.