Valete diz que Angola é o centro do rap lusófono

“Angola é o verdadeiro centro do rap lusófono”. Esta afirmação é de uma das principais referências do rap falado em língua portuguesa e não só, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido como Valete.

Em entrevista à Revista Carga, numa conversa descontraída, Valete disse não ter muita informação sobre o rap feito em Angola, mas que sempre foi fã do MCK, Keita, Flagelo Urbano e Luaty.

Disse ainda que “segue” outros rappers, como os integrantes do Elenco de Luxo, Phedilson e CFK. “Vou seguindo o pessoal, mas não estou muito aprofundado no rap angolano. Há muita coisa que não chega aqui, vou acompanhando o que sai”.

“Estive ai no ano passado e senti uma energia incrível. O que sei é que Angola é o verdadeiro centro do rap lusófono. Sei que há muitos fãs do rap plástico, mas também tem milhares do rap clássico, em poucos sítios se sente verdadeiramente o rap original como em Angola”, salientou.

Quanto ao rap tuga, referiu que chegou ao máximo do mainstream e, na sua opinião, quando isso acontece não podes querer tudo. “Hoje creio que as músicas são mais competentes, mas as letras nunca foram tão vazias”.

Questionado porque desta situação, Valete argumentou que é muito pelo facto do rap ser o género mais popular do mundo.

“O rap é o novo pop. Quando assim é alguma coisa tem que sofrer. No mainstream as pessoas querem música essencialmente para se entreterem, desanuviarem”.

CORONAVIRUS

Assim como vários músicos pelo mundo, a pandemia também “estrangulou” a programação do rapper português, com o cancelamento de concertos. “Tudo mudou, em termos de música tudo parou”.

No entanto, instado sobre o papel dos músicos neste período, sublinhou que era importante que a música reflectisse estes tempos, uma vez que muitos países, com a pandemia, viram seus sistemas de saúde e segurança social expostos, destacando que é imperial reflectir sobre isso.

Questionado se é o seu caso, respondeu: Sempre fui um rapper social, este tipo de tema está sempre nas minhas músicas.

as cargas mais recentes

Prodígio representa Angola no Mandela Day 2020

há 9 meses

Morreu Mary Wilson, antiga companheira de Diana Ross nos “The Supremes”

há 2 meses

Manuscrito da música de Bob Dylan vendido a 100 mil euros

há 5 meses
Os objectos pertenciam a Tony Glover, um músico e amigo de Bob Dylan, que morreu no ano passado. Os artigos foram agora postos à venda, num leilão que durou cerca de uma semana.

Preto Show: “Anselmo Ralph é o maior artista angolano de todos os tempos”

há 4 meses
Preto Show atribui nota negativa ao ano 2020 e diz não fazer sentido, neste momento, proibirem -se espectáculos, uma vez que escolas, igrejas e mercados andam abertos. O músico pede a intervenção do Presidente da República na questão dos shows, porque, lamenta, há colegas seus a passearem fome.

27 anos após o lançamento clássico, Illmatic é adicionado ao acervo da Biblioteca do Congresso americano

há 3 semanas
A 14ª bibliotecária do Congresso e primeira mulher a ocupar o cargo, Carla Hayden, classificou o disco como um “tesouro digno de ser preservado eternamente na herança fonográfica da nação por causa de sua importância cultural, histórica e estética”.

Dr. Dre: Após receber exigência de USD 5 milhões, rapper vence disputa conjugal

há 7 meses

Kanye West anuncia candidatura à presidência dos Estados Unidos da América

há 10 meses
O rapper norte-americano Kanye West anunciou ontem, 4 de Julho ( Dia da Independência dos Estados Unidos) a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado o actual presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. “Agora chegou o momento de cumprir a promessa dos Estados Unidos”, diz o rapper explicando os motivos da sua candidatura.

Bola de Ouro 2020 não será atribuída a nenhum jogador

há 9 meses
A France Football anunciou hoje que a Bola de Ouro 2020 não será atribuída, por “circunstâncias excepcionais, uma decisão que acontece pela primeira vez desde 1956.

Érica Chissapa aprovada para novela portuguesa

há 3 meses
A actriz angolana Erica Chissapa fará parte do elenco da novela portuguesa “Amar demais”, da TVI.

Após injustiça no caso Breonna Taylor, LeBron James jura proteger todas as “rainhas negras”

há 7 meses
LeBron James, que sempre falou sobre questões de justiça social e racial, usou a sua conta do Twitter para expressar a indignação com relação ao caso Breonna Taylor. “A pessoa mais DESRESPEITADA do mundo é a MULHER NEGRA”, declarou indignado.

Prodígio e Gilmário Vemba juntam-se a Benzema como embaixadores de um banco Europeu

há 5 meses
A representar os PALOP, os dois angolanos juntam-se a mais de duzentos nomes ligados à música, à moda e aos desportos vindos dos cinco continentes.

Monsta é o #TheBestBantumen 2020

há 4 meses
O rapper foi eleito pelo público num sistema de votações em que se alistavam 16 artistas e 16 obras, sendo que para a obra Falsos Profetas do moçambicano Djimetta ficou classificada como o Melhor Projecto de 2020.

Paul McCartney lança disco com canções tocadas pelos Beatles

há 6 meses
O futuro lançamento se junta a dois outros álbuns, McCartney e McCartney II, criados unicamente pelo músico de 78 anos em momentos críticos de sua vida, nos anos 1970 e 1980, em que buscava um renascimento criativo.

Documentário `Tonton Manu´ em exibição dia 28 no Palácio de Ferro

há 12 horas

Alicia Keys aceita batalha de piano com John Legend

há 10 meses
No mês passado, Legend disse, durante uma conversa com Nick Cannon, que desejava ter um frente a frente no piano com a cantora Alicia Keys no Live Verzuz. O pedido foi atendido e o encontro está marcado para as 20 horas do dia 19 de Junho no Instagram.

Neide sofia: “O meu álbum é dedicado às mulheres”

há 1 ano
Em exclusivo à Revista Carga, Sofia revelou ainda que, o álbum conta apenas com produção nacional, e que não pretende associar-se a nenhuma produtora.