Valete diz que Angola é o centro do rap lusófono

“Angola é o verdadeiro centro do rap lusófono”. Esta afirmação é de uma das principais referências do rap falado em língua portuguesa e não só, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido como Valete.

Em entrevista à Revista Carga, numa conversa descontraída, Valete disse não ter muita informação sobre o rap feito em Angola, mas que sempre foi fã do MCK, Keita, Flagelo Urbano e Luaty.

Disse ainda que “segue” outros rappers, como os integrantes do Elenco de Luxo, Phedilson e CFK. “Vou seguindo o pessoal, mas não estou muito aprofundado no rap angolano. Há muita coisa que não chega aqui, vou acompanhando o que sai”.

“Estive ai no ano passado e senti uma energia incrível. O que sei é que Angola é o verdadeiro centro do rap lusófono. Sei que há muitos fãs do rap plástico, mas também tem milhares do rap clássico, em poucos sítios se sente verdadeiramente o rap original como em Angola”, salientou.

Quanto ao rap tuga, referiu que chegou ao máximo do mainstream e, na sua opinião, quando isso acontece não podes querer tudo. “Hoje creio que as músicas são mais competentes, mas as letras nunca foram tão vazias”.

Questionado porque desta situação, Valete argumentou que é muito pelo facto do rap ser o género mais popular do mundo.

“O rap é o novo pop. Quando assim é alguma coisa tem que sofrer. No mainstream as pessoas querem música essencialmente para se entreterem, desanuviarem”.

CORONAVIRUS

Assim como vários músicos pelo mundo, a pandemia também “estrangulou” a programação do rapper português, com o cancelamento de concertos. “Tudo mudou, em termos de música tudo parou”.

No entanto, instado sobre o papel dos músicos neste período, sublinhou que era importante que a música reflectisse estes tempos, uma vez que muitos países, com a pandemia, viram seus sistemas de saúde e segurança social expostos, destacando que é imperial reflectir sobre isso.

Questionado se é o seu caso, respondeu: Sempre fui um rapper social, este tipo de tema está sempre nas minhas músicas.

as cargas mais recentes

La Casa De Papel: Spoilers confirmam reviravolta na 5ª temporada

há 12 meses
Segundo o site Nova Mulher, para o qual a Inspectora cedeu uma entrevista, “Sierra passará uma transformação, definida por ela como GORE, fazendo referência ao subgênero de filmes de terror com retratos gráficos de sangue e violência”.

Agente de Chadwick Boseman revela que o actor recusou papéis de escravos

há 1 ano
O actor Chadwick Boseman tornou-se um ícone global e um símbolo inspirador do poder negro. Tudo se deu, porque o actor sempre escolheu a dedo os trabalhos com que se envolver, chegando ao ponto de negar papéis que não empoderassem a comunidade negra.

Morreu Irrfan Khan, actor do filme Quem Quer Ser Milionário

há 1 ano
Esta terça-feira, a estrela de Bollywood, Irrfan Khan sentiu-se mal e acabou por ser encaminhado de urgência para o hospital de Mumbai (Índia), onde acabou por morrer aos 53 anos, devido uma infeção no cólon.

Kiki Versace: “A minha carreira está em ascensão”

há 1 ano
Kiki Versace introduziu no cenário musical o Kubanger, um estilo que resulta da combinação entre o Kuduro e o Trap Banger. Hoje a vertente é bastante cultivada. O kudurista veio à Revista Carga para apresentar o seu álbum de estreia e aproveitou para esclarecer dúvidas à volta da do tipo de Kuduro que inventou há 12 anos.

Flagelo Urbano grava videoclipes pela primeira vez em 25 anos de “estrada”

há 2 anos
A ultimar os arranjos do sucessor do EP `De Sião a Medina´, o rapper tenciona trazer um CD mais afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

Prémio Nobel da Literatura 2020 atribuído a poetisa Louise Glück

há 1 ano
Louise Glück é uma poetisa norte-americana de 77 anos conhecida pela sua “voz poética e com beleza austera, que manifestam a “existência individual universal”, em temas de infância e vida familiar ou as relações de estreia entre pais e irmãos.

Soulja Boy afirma que mudou toda indústria musical

há 1 ano
Embora já não tenha mais o mesmo sucesso no mainstream do que na década passada, Soulja Boy construiu um grande legado ao longo da sua trajectória de trabalho, o que não será facilmente esquecido.

Centro Cultural do Brasil em Angola anuncia oficina de Mímica Prática

há 4 meses
No âmbito do projecto SEXTARTE- Oficina de artes à sexta-feira, esta semana, o CCBA- Centro Cultural do Brasil em Angola promove workshop mímica, com o actor e mímico brasileiro, Edgar Bustamante.

Keyshia Cole provoca potencial batalha de Verzuz contra Ashanti

há 1 ano
Enquanto DMX continua a “clamar” por uma batalha com Jay Z, e os fãs ainda estão extasiados com o confronto Verzus entre Ludacris e Nelly, que decorreu no passado sábado, dia 17, muitos se voltaram para confrontos hipotéticos que podem acontecer nas próximas semanas. Um dos mais recentes pares de fãs é entre Keyshia Cole e Ashanti.

Drunk Master quebra o silêncio e mostra a sua “Espécie”

há 1 ano
A faixa que já havia sido lançada, é agora apresentada com uma nova roupagem, em que Drunk expressa em dois minutos, num beat que o caracteriza, o que sente e percebe da “espécie em que se enquadra enquanto pessoa”.

Madonna cancelou contrato com David Guetta por causa do signo do DJ

há 1 ano
A cantora tinha o contrato para gravação de um álbum com David Guetta. O interesse de Madonna em trabalhar com o DJ francês surgiu após este ter conquistado um Grammy, em 2011, por causa do remix do tema ‘Revolver’ da artista.

10 Minutos de Imaginação: EP de estreia de TYKID já está disponível

há 9 meses
Foi durante a pandemia que TYKID encontrou o conceito para este EP, em 10 minutos de imaginação, ele desenvolveu esta história romântica e os altos e baixos que estar num relacionamento significa.

Foste Waldemar, mas cantaste livremente no teu país

há 1 ano
A morte do músico Waldemar Bastos foi um duro golpe às nossas emoções, um soco no “estômago” da cultura e quase um K.O técnico aos amantes da música com qualidade.

Lady Gaga acolhe membros da equipa em casa para os proteger do Covid-19

há 1 ano
Lady Gaga concedeu uma longa entrevista à Billboard, na qual comparou, bem humorada, o período de quarentena imposto pela pandemia da Covid-19 à sua própria experiência como estrela pop.

Henriques Narciso: “Se não tive o Prémio Nacional de Cultura e Artes é porque é dado por indicação política”

há 3 meses
Ao longo da entrevista com a Carga, Dito, como também é conhecido, disse não entender os critérios de atribuição do Prémio Nacional de Cultura e Arte, porque, descreve, pessoas há que receberam o prémio, e se questiona por que razão é que elas recebem.

Após alegado escândalo sexual, Marvel Studios descarta TI de Ant-Man 3

há 8 meses
TI desempenhou um papel coadjuvante nos primeiros dois filmes do Homem-Formiga e embora pessoas próximas ao projecto da Disney tenham dito que nunca foi “programado o retorno do rapper”, a imprensa internacional veicula que a decisão tem a ver com a recente acusação.