Valete diz que Angola é o centro do rap lusófono

“Angola é o verdadeiro centro do rap lusófono”. Esta afirmação é de uma das principais referências do rap falado em língua portuguesa e não só, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido como Valete.

Em entrevista à Revista Carga, numa conversa descontraída, Valete disse não ter muita informação sobre o rap feito em Angola, mas que sempre foi fã do MCK, Keita, Flagelo Urbano e Luaty.

Disse ainda que “segue” outros rappers, como os integrantes do Elenco de Luxo, Phedilson e CFK. “Vou seguindo o pessoal, mas não estou muito aprofundado no rap angolano. Há muita coisa que não chega aqui, vou acompanhando o que sai”.

“Estive ai no ano passado e senti uma energia incrível. O que sei é que Angola é o verdadeiro centro do rap lusófono. Sei que há muitos fãs do rap plástico, mas também tem milhares do rap clássico, em poucos sítios se sente verdadeiramente o rap original como em Angola”, salientou.

Quanto ao rap tuga, referiu que chegou ao máximo do mainstream e, na sua opinião, quando isso acontece não podes querer tudo. “Hoje creio que as músicas são mais competentes, mas as letras nunca foram tão vazias”.

Questionado porque desta situação, Valete argumentou que é muito pelo facto do rap ser o género mais popular do mundo.

“O rap é o novo pop. Quando assim é alguma coisa tem que sofrer. No mainstream as pessoas querem música essencialmente para se entreterem, desanuviarem”.

CORONAVIRUS

Assim como vários músicos pelo mundo, a pandemia também “estrangulou” a programação do rapper português, com o cancelamento de concertos. “Tudo mudou, em termos de música tudo parou”.

No entanto, instado sobre o papel dos músicos neste período, sublinhou que era importante que a música reflectisse estes tempos, uma vez que muitos países, com a pandemia, viram seus sistemas de saúde e segurança social expostos, destacando que é imperial reflectir sobre isso.

Questionado se é o seu caso, respondeu: Sempre fui um rapper social, este tipo de tema está sempre nas minhas músicas.

as cargas mais recentes

Sarissari traz clima de amor no seu novo single `Admite´

há 1 ano
Revelado pela primeira vez na segunda feira no canal Trace Toca, o single `Admite´ é o prenúncio da chegada do álbum a solo de Sarissari, sob chancela da sua própria produtora, a Hey Hey Heyyy. Disponibilizada hoje no Youtube, o love song é um esforço colaborativo entre Nikko, Sarissari e Joseane, e foi o pretexto para uma breve conversa com o artista.

Wizkid lança o “melhor álbum da sua carreira” com participações de luxo

há 9 meses
O novo álbum de Wizkid já é dos primeiros mais ouvidos da Apple Music da Nigéria. Intitula-se ‘Made in Lagos’, e traz participações de Burna Boy, Damien Marley e H.E.R., entre outras.

Nova geração celebra música moçambicana com o EP “Seguir em Frente”

há 9 meses
Um projeto, para ouvir com o volume no máximo, que reúne jovens talentos moçambicanos para celebrarem a música africana, da kizomba ao afro pop, sem esquecer o pandza.

Por onde anda o Queima Bilha?

há 1 ano
A concorrência com Sebem obrigou os dois Kuduristas a esmerarem-se, trazendo sucessos atrás de sucessos. No entanto, Queima Bilha ficou pelo caminho, “desaparecendo do mapa” musical sem deixar rastos.

Morreu uma das figuras do Rock nos anos 60

há 10 meses
Spencer Davis, músico britânico fundador da banda The Spencer Davis Group, um dos responsáveis por êxitos como “Gimme Some Lovin’”, e do grupo Traffic, morreu esta terça-feira, aos 81 anos, num hospital em Los Angeles.

Mago de Sousa “irritado” com a Unitel

há 1 ano
Num vídeo divulgado na sua página do Facebook, o autor do sucesso “Carolina”, criticou duramente a forma como a empresa tratou, na sua opinião, mal o seu disco, quando as duas partes tinham acordado a promoção e divulgação do CD, o que não aconteceu.

A playlist de eleição de Luísa Damião em 2020

há 7 meses
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música e natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Futebolista angolano cobiçado pelas principais ligas

há 1 ano
Autor de 12 golos esta temporada, dos quais seis consecutivos antes do surgimento do Covid-19, o futebolista angolano Fábio Abreu está a ser cobiçado por vários clubes em Portugal, França, Espanha e Inglaterra.

Reptile: “Considero-me um artista bem-sucedido e sei que muitos se revêm na minha história”

há 9 meses
No dia 27 deste mês, o rapper vai colocar mais um álbum no mercado. Intitulado I.C.O.N (Invejosos Continuam a Odiar o Nikka), a obra produzida pelo moçambicano Ell Puto e Alleny. Além de Preto Show, Rui Orlando e Tchoboli, reúne importantes artistas da nova geração.

É oficial, retorno da série `Lupin´ está marcado para 11 de Junho

há 3 meses
A série francesa que chegou e conquistou, vai estrear a season 2 mais cedo do que se noticiou inicialmente. O teaser já disponibilizado pela Netflix, da um vislumbre dos cinco novos capítulos, a ser interpretado pelo mesmo elenco.

Maya Cool “dispara” indirectas e deixa músicos em alerta

há 1 ano
Depois das críticas de Mago de Sousa à Unitel, por não cumprir com o trabalho, acordado, de promoção do seu disco, é a vez de Maya Cool a juntar-se a causa, apelando aos fazedores de arte no geral a manifestarem-se a favor do colega.

Chadwick Boseman: Após quatro anos, “astro” de Pantera Negra perde a batalha contra cancro no cólon

há 11 meses
Chadwick Boseman morreu na noite passada aos 43 anos, na companhia da família em casa. A notícia foi dada no Twitter oficial do actor.

Sete anos depois Enock apresenta segunda parte da saga “Mundo Pablo”

há 10 meses
Após testar popularidade com Mundo Pablo 1, na sequência de “Banzelo”, o músico soma e segue com a saga. Esta madrugada, Enock apresentou “Betinho”, mixtape que antecede doze novos projectos para ainda este ano.

Telma Lee lança música surpresa em dia de aniversário

há 3 meses
Intitulada ‘Efatá’, o tema foi lançado na primeira hora do dia de hoje, em comemoração ao seu 28° aniversário. Por agora, a música está apenas disponível no canal oficial do YouTube de Telma Lee.

SADIA cria Cartão Arte para apoiar associados

há 1 ano
A Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) pretende criar um fundo cultural, que terá como principal objectivo apoiar autores e artistas sempre que se justificar, e terá um valor inicial dez milhões de Kwanzas.

FSobral Agency realiza Casting para bailarinos

há 11 meses
Por intermédio da Agência FSobral, Maya Zuda e Adi Cudz recrutam bailarinos, para performances em palcos, gravação de videoclipes e outros trabalhos.