Valete e vários músicos portugueses exigem a libertação do rapper espanhol Hasél

Músicos portugueses, entre os quais Valete, Capicua, Lena D’Água, Tó Trips e Sérgio Godinho exigem a libertação de Hasél e defendem que os crimes de que o rapper espanhol é acusado – como “glorificação do terrorismo e ofensas a coroa” – são “meros instrumentos de condicionamento das liberdades políticas dos cidadãos.

Em manifesto, os signatários dizem ser inaceitáveis num Estado que se apresenta como democrático assistirem-se a situações de género.

Os subscritores entendem ainda que, ao proceder à detenção do músico a Espanha está a violar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no seu artigo 19.º sobre a liberdade de expressão.

“Numa democracia, os artistas não são condenados a nove meses de prisão, que poderão, em cúmulo jurídico, chegar a 20 anos, por cantar e por escrever”, lê-se no manifesto.

A carta, assinada por mais de cem cidadãos portugueses, entre os quias figuras ligadas à música, exige a libertação imediata do rapper catalão, detido esta semana, depois de ter sido condenado a nove meses de prisão por “glorificação do terrorismo e ofensas a coroa”, e não se ter entregue voluntariamente para a cumprir – o que motivou a detenção.

as cargas mais recentes

Tributo a Chadwick Boseman chega a Netflix dia 17 e estará disponível por apenas 30 dias

há 4 semanas
A Netflix surpreendeu os internautas, ao divulgar sem aviso prévio, o trailer do documentário `Chadwick Boseman- Retrato de um artista´.

Preto Show repete proeza e lidera nomeaçõs do Moda Luanda

há 11 meses
Já são conhecidos os nomeados da 23ª Edição do Moda Luanda, onde o também conhecido como Benga Boyz está nomeado para cinco categorias. A repetir a proeza da edição de 2018, é seguido na lista pela dupla Scró Q Cuia e Nerú Americano com quatro indicações e C4 Pedro com três. O evento de premiações que acontece no próximo dia 21 de Junho, terá transmissão em directo em cadeia televisiva.

Esta é a Nossa Memória: Dipanda é celebrada na TPA com a exibição de 5 documentários

há 6 meses
A Associação Tchiweka de Documentação e a Geração 80 em parceria com a TPA, a sesc digital e mostra de cinemas africanos celebram o mês da independência de Angola com exibição de 5 documentários.

Escritores angolanos assinam carta de protesto contra o racismo

há 11 meses
Os escritores angolanos Pepetela, José Eduardo Agualusa, José Luís Mendonça, Ondjaki, Adriano Mixingue e Abreu Paxe subscreveram uma nota de protesto contra as acções racistas registadas em várias partes do mundo, em particular nos Estados Unidos da América.

PSG x Istanbul Basaksehir: Jogo suspenso acontece hoje com nova equipa de arbitragem

há 5 meses
O jogo entre Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir, interrompido, ontem, aos 14 minutos depois, por actos de racismo, será realizado hoje, às 19h55, com nova equipa de arbitragem.

MixedByAli afirma que Kendrick Lamar “tem material inédito e suficiente para seis discos”

há 5 meses
MixedByAli cedeu uma entrevista ao podcast de Kevin Durant e explicou poderia rapidamente montar seis discos inéditos, da autoria de Kendrick Lamar, mas que não o faz, porque o rapper acredita que pode sempre fazer melhor.

Impulsionadores do Bambarákatcha já contam 10 anos de estrada

há 1 ano
Staff Paulo é um grupo de músicos e bailarinos angolanos criado em 2010, e constituído por quatro elementos, artisticamente conhecidos por: Paulo Karbura, Paulo Gibele, Paulo Guedes e o Paulo Bruno. Inicialmente como um grupo só de dança de estilo afro beat (House).

Vozes de Março desfilam no palco do Show do Mês

há 2 meses
Branca Celeste, Bevy Jackson, Alexandra Bento, Diana Kapango e Sandra Solange foram as vozes escolhidas para interpretar as principais referências nacionais e internacionais no palco do Show do Mês.

Ambientalista angolana entre os finalistas do prémio da ONU

há 7 meses
A engenheira angolana de produção de petróleos Fernanda Renee Samuel, que trabalha na área de protecção ambiental, é uma das 35 finalistas que estão a concorrer para o prémio “Jovens Campeões da Terra”.

ZAP passará a atribuir prémios a músicos e apresentadores

há 8 meses
Artistas e personalidades que se destacam na área de televisão passarão a ser distinguidos anualmente com prémio Globos Zap. A iniviativa é oficializada hoje com a abertura das votações e o anúncio da lista dos primeiros 12 nomeados.

Joker: Joaquin Phoenix em negociações para protagonizar mais dois filmes

há 8 meses
Fontes próximas das negociações, citadas pelo britânico “Mirror”, dão conta que o actor está a negociar dois possíveis novos filmes envolvendo a personagem -e a confirmar-se será mesmo o contrato mais bem pago da carreira do actor.

“A Dimensão Cultural do Herói Nacional” em debate no Visão actual

há 8 meses
O programa Visão Actual a ser exibido amanhã, quinta-feira dia 17 de Setembro, vai analisar a Dimensão Cultural de António Agostinho Neto, fundador da nação e primeiro presidente de Angola.

Anna Joyce: A mais premiada do Globos de Ouro da Zap

há 7 meses
A cantora foi o destaque da primeira edição do Globos de Ouro da Zap ao levar para casa três prémios em três categorias, numa gala em que concorriam expoentes máximos da música angolana.

Carla Moreno: “Chegou o momento de tentar voos mais altos e apostar mais em mim”

há 12 meses
Não basta ser uma exímia intérprete, Carla Moreno é a back vocal de muitos sucessos musicais nacionais, e prova que a música está de boa saúde sempre que sobe ao palco, fazendo juz ao talento. Com uma vasta carreira musical dividida entre Portugal e Angola, Carla quer reforçar o seu posicionamento associando-se à produtora Hey Hey Heyyy Entertainment, cujo CEO é o também músico, Sarissari.

Júnior Boyca junta Godzila do Game e Os Boyca no single `Na Tanga´

há 4 semanas
Unindo os dois mundos `Na Tanga´ dá-nos um olhar diferente sobre o Hip Hop feito em Angola, que pode ser mais do que apenas o MC usual sobre algumas batidas de Trap.

Method Man e Redman protagonizam battle épico ao som de DJ Scratch

há 3 semanas
Os rappers da Costa Leste prometeram não se e apresentar uma batalha diferentes das anteriores, e assim o fizeram, para a organização do Verzuz, “foi uma noite especial para o Hip Hop”.