Vencedor do prémio literário ‘Sagrada Esperança’ é conhecido dia 15 de Setembro

Em saudação ao Dia do Herói Nacional, o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente e a Fundação Dr. António Agostinho Neto, levam ao conhecimento público que será realizada a cerimónia de outorga do Prémio Literário Sagrada Esperança, edição 2018, em acto a ter lugar no dia 15 de Setembro (terça-feira), pelas 15h30m, no Memorial Dr. António Agostinho Neto.


Na ocasião, será feita a apresentação do livro intitulado “A Festa dos Porcos”, da autoria de Francisco Agostinho Dias Neto, laureado da edição de 2018. O livro constitui uma ficção histórico-narrativa cativante e lúdica, retratando a era colonial em Angola com as suas humilhações e injustiças, e por outro as tradições e as crenças dos nativos. A obra apresenta uma linguagem rica em léxico, com um sentido original de frequente personificação e uma originalidade apreciável.


O Prémio Literário Sagrada Esperança é uma promoção do Instituto Nacional das Industriais Culturais e da Fundação Dr. António Agostinho Neto e visa incentivar a criação literária entre os autores nacionais, desencadear, de forma sistemática, uma nova vaga de legitimação discursiva para o conhecimento, consolidação e defesa da angolanidade. Foi instituído em 1980 em homenagem póstuma ao Dr. António Agostinho Neto, ilustre homem de cultura e das letras angolanas.


Para o efeito, convida-se os escritores e o público em geral a participar desta cerimónia como tributo a contínua valorização das letras angolanas.
A apresentação do livro estará a cargo do escritor e jornalista Kajim Bangala.

as cargas mais recentes

Sandocan promete show memorável

há 2 meses
Com um reportório de cerca de 50 músicas, Army Squad e Kalibrados realizam sábado o primeiro show solidário de Rap, no período “Covid-19″.

Covid-19: Trey Songz anuncia que está infectado e pede que fãs tenham mais cuidado

há 3 semanas
Após anunciar que lhe foi diagnosticado o novo Coronavírus, Trey Songz pediu aos seguidores para que encararem a doença a sério e “não sejam como o presidente”, porque no início deste ano, seu avô morreu da pandemia.

Netflix adiciona categoria “Black Lives Matter”, que traz narrativas sobre experiência negra

há 5 meses
A Netflix a dicionou à colecção de 24 géneros o Black Lives Matter, uma nova categoria que vai trazer poderosas e complexas narrativas sobre a experiência negra. A mudança ocorreu após o icônico filme” The Help”se ter tornado o título mais transmitido na plataforma.

7 de Setembro de 1996: O dia em que Tupac foi baleado e não mais voltou aos palcos

há 2 meses
apesar de existirem vários suspeitos e teorias, a polícia nunca chegou em uma conclusão oficial sobre quem teria disparado os 13 tiros contra o carro do rapper em 1996.

Yola Araújo e LS Republicano rompem contrato por alegada “incompatibilidade”

há 2 semanas
Depois de pouco mais de 10 anos de trabalhos, a cantora deixa de pertencer a LS Republicano, por causa de “incompatibilidades”.

Beyonce e Marvin Gaye lideram a lista dos melhores álbuns do século

há 4 semanas
A Rolling Stone elegeu os álbuns “What’s Going On” de Marvin Gaye e “Lemonade” de Beyonce, como melhores álbuns de todos os tempos. Citando também ‘Crazy In Love’ como a melhor música do século.

Paulo Flores dirige show de Yuri da Cunha

há 2 meses
O show do músico Yuri da Cunha, agendado para no próximo Domingo, a ter lugar Casino Estoril (Portugal), será dirigido artisticamente por Paulo Flores.

Lives do Show do Mês ganham transmissão directa na Tpa 2

há 5 meses
Doravante o Show do Mês Live passará a ter transmissão ‘directo’ pela TPA, fruto de uma parceria entre a estação pública e a produtora Nova Energia. Sendo assim, a partir do próximo sábado, 13 de Junho, o público já pode assistir ao concerto da emblemática Banda Maravilha pela TV.

Moreira Chonguiça: Lança própria marca de saxofones e apresenta ao presidente moçambicano

há 6 dias
O saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça apresentou terça-feira ao chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, a sua marca de saxofones, instrumento produzido em Moçambique e que visa promover o gosto pela musica entre os jovens.

Repertório entre Znobia X Havaiana acontece já nesta sexta-feira

há 5 meses
Inicialmente marcado para o dia 22, o evento interactivo foi remarcado para as 18 horas da próxima sexta-feira dia 29 de Maio, no Facebook e Instagram “Carga Magazine”. O Repertório não é literalmente um duelo, mas um desfile hits.

SSP: O grupo de Rap nacional mais ouvido actualmente

há 4 semanas
Dados fornecidos pela Sadia, indicam que o grupo SSP são os artistas mais ouvidos, desde o dia 21 de Setembro, no `Top Nacional´ -−divulgado pela Carga Magazine−. A par desta “colocação”, são também os primeiros artistas do estilo Rap a entrar na lista de preferência dos ouvintes, de todas as rádios nacionais.

NBA retira cannabis da lista de substâncias proibidas

há 4 meses
Os exames antidoping na principal liga de basquete do mundo continuam, mas sem procurar cannabis, a notícia foi dada pela própria NBA no passado dia 10, indicando que a mesma deixa assim de ser uma substância proibida passível de punição.

Rapper Scarface pede ajuda dos fãs para conseguir um novo rim

há 3 semanas
A situação de saúde do rapper da Old School agravou-se após ter contraído o novo Coronavírus em Abril.

Desfile de hits “acorda” o hip hop em plena quarentena

há 6 meses
A nação hip hop “parou” para testemunhar a exibição dos hits de Raiva e DH, numa noite com todas as condições para ficar na história deste género musical.

Jovens do Prenda festejam 52º aniversário no Show do Mês

há 2 semanas
Os Jovens do Prenda festejam sábado o seu 52º aniversário de existência no Show do Mês Live, num concerto aguardado com muitas expectactivas pelos fãs do conjunto.

Toty Sa’Med e A’mosi Just A Label representam Angola no festival Sounds From Africa

há 4 semanas
Os músicos representam hoje o país no festival Sounds From Africa, organizado pelo Colors of Ostrava, da República Checa. Os espectáculos serão transmitidas nas páginas do Facebook da organização e no Facebook e Instagram oficiais de A´mosi Just A Label e Toty Sa’Med.