Vencedor do prémio literário ‘Sagrada Esperança’ é conhecido dia 15 de Setembro

Em saudação ao Dia do Herói Nacional, o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente e a Fundação Dr. António Agostinho Neto, levam ao conhecimento público que será realizada a cerimónia de outorga do Prémio Literário Sagrada Esperança, edição 2018, em acto a ter lugar no dia 15 de Setembro (terça-feira), pelas 15h30m, no Memorial Dr. António Agostinho Neto.


Na ocasião, será feita a apresentação do livro intitulado “A Festa dos Porcos”, da autoria de Francisco Agostinho Dias Neto, laureado da edição de 2018. O livro constitui uma ficção histórico-narrativa cativante e lúdica, retratando a era colonial em Angola com as suas humilhações e injustiças, e por outro as tradições e as crenças dos nativos. A obra apresenta uma linguagem rica em léxico, com um sentido original de frequente personificação e uma originalidade apreciável.


O Prémio Literário Sagrada Esperança é uma promoção do Instituto Nacional das Industriais Culturais e da Fundação Dr. António Agostinho Neto e visa incentivar a criação literária entre os autores nacionais, desencadear, de forma sistemática, uma nova vaga de legitimação discursiva para o conhecimento, consolidação e defesa da angolanidade. Foi instituído em 1980 em homenagem póstuma ao Dr. António Agostinho Neto, ilustre homem de cultura e das letras angolanas.


Para o efeito, convida-se os escritores e o público em geral a participar desta cerimónia como tributo a contínua valorização das letras angolanas.
A apresentação do livro estará a cargo do escritor e jornalista Kajim Bangala.

as cargas mais recentes

Man Renas: “Tinha agendada uma tour pela Europa, mas foi tudo cancelado devido o Covid-19”

há 10 meses
Nem mesmo ele consegue explicar o “milagre”. Em apenas dois anos como profissional, Man Renas escreve a sua história. Diferente de outros, o djing foi o mais prejudicado pelo Covid-19. Teve que ver “tudo” cancelado. Mas, ainda assim, está a preparar um projecto invejável.

Filmes da Geração 80 premiados em festivais de cinema nos Estados Unidos

há 3 meses
O filme AR CONDICIONADO e o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS acabam de ser premiados no Imagine Science Film Festival 2020 e no San Francisco Dance Film Festival 2020.

David Bowie segue vivo com o seu legado musical

há 8 meses
Só este ano, já foram lançados três álbuns a título póstumo do cantor, cujo último tornado público no passado dia 15 de Maio, -LiveAndWell.com -, é conhecido por ter sido disponibilizado unicamente no provedor de internet criado por Bowie, em 1999. O lançamento representa a primeira vez na qual o disco é disponibilizado com fácil acesso e em grande escala.

3ª Aniversário do Património Cultural Mundial de Mbanza Kongo é celebrado com actividades online

há 7 meses
Assinala-se a 8 de Julho de 2020 o 3.º aniversário desde a elevação do centro histórico de Mbanza Kongo, a Património Cultural Mundial. A secular cidade angolana de Mbanza Kongo, na província do Zaire, foi inscrita pelo Governo angolano como Património Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo a primeira validada no país por aquela Organização.

Três gerações do Semba protagonizam live solidário

há 7 meses
Denominado `3G do Semba-Live no Kubico´, além do lado beneficente, o encontro das das três figuras representativas do Semba poderá marcar as histórias dos lives em Angola. O evento acontece às 14 horas e 30 minutos de domingo e pode também ser acompanhado pelas páginas oficiais dos músicos e no YouTube da Platina Line, bem como na TPA, TPA online e RTP África.

Justiça brasileira determina que Fundação Palmares retire do site artigos que atacam a figura de Zumbi

há 8 meses
Na sua conta do Twitter, Sérgio Camargo, presidente da Fundação afirmou, por conta desta determinação, que “a Fundação Cultural Palmares está sob censura”. Na decisão, a juíza ressalta que a permanência dos artigos “viola o direito à identidade, acção e memória da comunidade negra”, e prevê a multa diária de multa diária equivalente a 108 milhões de Kwanzas, informou o G1.

Álbum “A Better Time” de Davido atinge mais de 213 milhões de streams em um mês

há 1 mês
O terceiro álbum de estúdio do músico nigeriano começou a deixar marcas inéditas três dias após o lançamento ao ultrapassar o fluxo acumulativo de 100 milhões, tornando-se, assim, no projecto mais rápido de um cantor Afrobeats a atingir tal marca.

Bun B revela que Jay-Z o expulsou do set de “Check On It” de Beyonce

há 7 meses
15 anos depois, o lendário Bun B fez vir a tona uma história bastante curiosa que se passou nos bastidores das filmagens da música “Check On It”. JAY-Z expulsou mais de 10 homens do set, incluindo Bun B e Slim Thug porque Beyonce dançava de roupas curtas e biquíni.

Carlos Morais concorre para o smach da década

há 8 meses
O afundanço de Carlos Morais, no concurso, é referente ao jogo frente a Moçambique, no Afrobasket de 2013.

Rigoberto Torres reoxigena clássicos do Hip Hop no seu primeiro EP

há 6 meses
Rigoberto Torres é um nome que pode mudar a história do Rap comercial em Angola. Apesar de começar a escrever sua história no ano passado, o cantor de 20 anos se prepara para apresentar esta sexta-feira, o primeiro EP.

Will Smith no papel de escravo fugitivo

há 8 meses
O renomado actor, será o protagonista de ‘ Emancipation’, um filme de época, baseado na história real de Peter, -um escravo fugitivo que incentivou o Exército da União a combater os racistas no sul dos Estados Unidos-. O director do filme Antoine Fuqua, acredita que Smith foi a escolha perfeita, pois gosta de aprofundar o assunto, tanto que se propôs a produzir com os seus parceiros do Westbrook Studios James Lassiter e Jon Mone.

Sandra Cordeiro anuncia EP mais comercial e menos clássico

há 9 meses
Trata-se de um maxi single com quatro faixas musicais nos estilos Kizomba, Afro Folclórica, Balada e Semba, que seria publicado no mês passado, mas que, devido à pandemia, estará à disposição dos fãs, por via digital, depois do levantamento do Estado de Emergência.

Aline Frazão “escreve” novo disco

há 7 meses
A artista angolana Aline Frazão aproveita o momento para trabalhar no próximo disco, escrevendo músicas inéditas para um projecto que pretende concluir em 2021.

Mobbers lançam L.O.M. com participações de ProfJam e T-Rex

há 2 meses
Da autoria dos Mobbers, o single foi disponibilizado ontem em todas as plataformas digitais e conta com as vozes do Rapper Português ProfJam, e do rapper angolano T-Rex.

Amostra virtual ‘SetentaOitenta’ junta fotógrafos angolanos

há 2 meses

Maestro Félix Costa apresenta o `Coral Yellen´

há 7 meses
Formado no primeiro semestre deste ano, o Coral Yellen é a segunda iniciativa do género que Félix Costa dá a cara depois de se desvincular da Orquestra Kapossoca. O projecto de integração social, que já conta com 27 integrantes, engloba para além do grupo coral, a dança, teatro e futebol.