Vencedor do prémio literário ‘Sagrada Esperança’ é conhecido dia 15 de Setembro

Em saudação ao Dia do Herói Nacional, o Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente e a Fundação Dr. António Agostinho Neto, levam ao conhecimento público que será realizada a cerimónia de outorga do Prémio Literário Sagrada Esperança, edição 2018, em acto a ter lugar no dia 15 de Setembro (terça-feira), pelas 15h30m, no Memorial Dr. António Agostinho Neto.


Na ocasião, será feita a apresentação do livro intitulado “A Festa dos Porcos”, da autoria de Francisco Agostinho Dias Neto, laureado da edição de 2018. O livro constitui uma ficção histórico-narrativa cativante e lúdica, retratando a era colonial em Angola com as suas humilhações e injustiças, e por outro as tradições e as crenças dos nativos. A obra apresenta uma linguagem rica em léxico, com um sentido original de frequente personificação e uma originalidade apreciável.


O Prémio Literário Sagrada Esperança é uma promoção do Instituto Nacional das Industriais Culturais e da Fundação Dr. António Agostinho Neto e visa incentivar a criação literária entre os autores nacionais, desencadear, de forma sistemática, uma nova vaga de legitimação discursiva para o conhecimento, consolidação e defesa da angolanidade. Foi instituído em 1980 em homenagem póstuma ao Dr. António Agostinho Neto, ilustre homem de cultura e das letras angolanas.


Para o efeito, convida-se os escritores e o público em geral a participar desta cerimónia como tributo a contínua valorização das letras angolanas.
A apresentação do livro estará a cargo do escritor e jornalista Kajim Bangala.

as cargas mais recentes

Zap reemite actuação de Ary no programa ‘AO VIVO’

há 10 meses
Os seus sucessos e a sua voz inigualável preencher um programa de aproximadamente duas horas. Inconfundível em palco, a cantora não deixou para atrás toda a sua animação, boa disposição e bem dançar.

`TerraATerra´ junta Dog Murras e Matias Damásio em debate

há 1 ano
O “Programa Pensar Angola com Dog Murras” recebe amanhã o músico Matias Damásio para uma conversa aberta à moda angolana e sem filtros.

Senhor Feroz: Ondjaki lança novo livro

há 2 meses
Depois de “A estória do sol e do rinoceronte” e o ” Livro do Deslembramento” (Romance), ambos publicados em 2020, o escritor volta à ribalta com um novo conto “Senhor Feroz”- que fala sobre pessoas, guitarras, pássaros, festas, casas, sombras, cacos e patos de borracha.

Fundação Arte e Cultura promove debate sobre “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”

há 2 anos
Artistas e instituições pública e privada discutiram no passado dia 14 de Agosto, no espaço de debate online Fale Connosco, “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”, sendo transmitida ao vivo na página oficial do Facebook da Fundação.

Séketxe estarão em live show esta noite

há 1 ano
Os Séketxe, grupo fenómeno do rap nacional, vai protagonizar hoje à noite um live show. Os jovens da Kuxilândia, autores dos temas “Kubeli” e “Nu Xtragó Nada”, apresentam-se em estúdio num ao “vivo” apoiado pela revista Carga e a produtora Chasing Dreams.

Sabia que J. Cole é o único rapper indicado em todas categorias do género no Grammy 2022?

há 7 meses
Desta vez, Cole conseguiu uma façanha incrível, o rapper é o único a ser indicado em todas as categorias envolvendo Rap/Hip-Hop no Grammy de 2022, referente a 64° edição.

Luz do Spoken: “uso conscientemente a arte da poesia falada para causar reflexões e quiçá mudanças”

há 2 anos
A multifacetada actriz, poeta declamadora (spoker) que se “aventura” como Directora, Produtora de arte e na escrita criativa, vai apresentar amanhã as 17:30 o recital “Multimorfoses”, onde vai apresentar o seu percurso como pessoa e artista. Numa breve conversa com a artivista, ficámos a saber de onde vem e para onde vai a Luz do Spoken, em meio ao “caos” social.

Já estão abertas as candidaturas para o Festival Internacional de Teatro do Cazenga ‘FESTECA’

há 4 meses
Estão oficialmente abertas as candidaturas para a XVII edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), a decorrer de 7 a 17 de Julho, no Centro de Animação Artístico (Anim’Art), em Luanda.

Cinema Para Todos: Mwana Nketo em exibição hoje no Auditório Wyza

há 9 meses
A Geração 80 informou esta tarde, que Mwana Nketo dará início ao certame cinematográfico itinerante `Cinema para todos´ .

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 1 ano

Cloe Management anuncia mega espectáculo solidário

há 2 anos
O live está marcado para as 20 horas de 27 deste mês e vai reunir djs e artistas dos mais variados estilos musicais para recolha de bens de primeira necessidade. Em primeira mão, os intervenientes falam à Carga sobre os preparativos do primeiro mega espectáculo solidário angolano.

Arnold Schwarzenegger em estreia no Rap

há 2 anos
O actor decidiu colaborar com alguns versos em uma nova música do cantor austríaco Andreas Gabalier, intitulada “Pump it Up – The Motivation Song”. A canção fala de superação, e tem Arnold rimando com citações sobre a sua carreira e frases que o tornaram famoso nas últimas décadas.

Arte ao Peito: Projecto expositivo criado no âmbito da luta contra o cancro em Angola abre ao público esta sexta

há 9 meses
A partir desta sexta-feira, dia 1 de Outubro, às 18H00, as Galerias do 1º Piso do Shopping Avennida, no Morro Bento, acolhem a mostra ‘Arte ao Peito’.

AfroBasket: Yannick Moreira afastado do Cinco Nacional após desenteder-se com treinador

há 11 meses
O afastamento do internacional angolano que actua ao serviço do AEK de Atenas, avançou esta tarde a Rádio 5, foi motivado por desentendimento com o técnico José Neto e elementos da equipa técnica.

Burna Boy será convidado principal de um espectáculo no Madison Square Garden

há 7 meses
Depois do memorável espectáculo na 2 Arena de Londres, a estrela nigeriana soma e segue. Burna Boy prepara-se para apresentar o seu primeiro show no famoso Madison Square Garden, em Nova York.

Ingleses montam equipa de “Covidiotas”

há 2 anos