Vencedora do Festival da Canção de Luanda apresenta primeiros projectos

Além do principal prémio, Heróide dos Prazeres foi considerada a melhor voz do ano do Festival da Canção de Luanda, mas não é só o timbre vocálico que chama atenção, ela também escreve, e foi com a sua própria composição que ultrapassou vozes de referência da música angolana.

A sua carreia começou na dança, hoje já conta com cinco músicas e vai aproveitar o dinheiro que recebeu do festival para gravar mais alguns trabalhos. A letra com que se destacou foi um poema escrito para o seu próprio consolo. Em entrevista à Carga Magazine, a grande vencedora do Festival da Canção de Luanda 2020 apresentou os seus projectos.

Ultrapassou artistas com nomes no mercado, é o caso de Aylasa e Gari Sinedima. Como conseguiu fazer isso?

Sim, foi possível porque houve muito trabalho e muita dedicação. Eu sabia que estava a competir com quem já tem estrada, então coloquei toda minha energia e fé em Deus.

A canção com que se destacou foi escrita por si, contrário dos outros dez concorrentes. Em que circunstâncias a escreveu?

A música “Só No Olhar” era uma poesia longa e sofreu muitas alterações ao ser transformada em música. Fui à procura de ajuda de quem conhece a matéria e, então, se deu esta transformação. 

Há quanto tempo tinha este poema escrito e até que ponto concorrer com a sua própria letra foi fundamental para a vitória?

Tinha ela dois meses antes do festival. Escrevi-a em Janeiro deste ano. Foi mais emotivo e com isso, aprendi a dar mais valor às minhas letras e  correr atrás do que realmente acredito.

Por que razão optou por concorrer com este tema? 

A primeira versão era um Soul, mas a direcção do festival pediu-nos que transformássemos num ritmo mais africano, então optei pela Rumba. Eu não tinha noção de quão bonita ela ficaria! 

Sabe que o prémio poderá exigir mais de si. Qual vai ser o próximo passo?

Vou trabalhar mais com música claro, tal como faço já há 4 anos. Em cada degrau, há quedas e também ganhamos maturidade. O público terá uma Heróide com mais de maturidade e será visível nas composições.

O quê gravou durante esses quatro anos ? 

Tenho cinco músicas gravadas e mais algumas a serem preparadas.  Duas delas “Morri” (já tem 4 anos) e “Desejo Ser (com 2 anos) já  estão disponíveis. 

Como é que começou o seu envolvimento com a  música?

Sou artista desde muito cedo, comecei na dança. A minha carreira será caracterizada por vários géneros musicais. 

Já tinha participado por duas vezes no Festival da Canção de Luanda, que posições tinha ficado?

Eu concorri três vezes, desde 2018 a 2020. No primeiro ano, eu não tinha noção da dimensão do festival. Eu só fui, porque queria me divertir. 

Em 2019, fui com a vontade de honrar um amigo e levei o segundo lugar, defendendo o prémio de Konstantino “Melhor Produção”, mas eu queria o grande prémio e mesmo sem saber se estava a fazer o certo, eu pedi conselhos de pessoas especiais, como minha mãe. “esses prémios são dela.  

O que vai fazer com os 1 milhão e duzentos mil Kwanzas que recebeu de recompensa?

Vou apostar na minha carreira e no meu negócio de restauração. Para além de artista sou pequena empresária.  

O quê e quando sai os seus próximos trabalhos? 

Sem data ainda a anunciar. Mas serão músicas e vídeos ao mesmo tempo. 

Onde é que quer chegar com a música? 

O meu maior sonho é ser uma das maiores referências do music hall a nível mundial, representado Angola e África.  

Quais são as suas influências artísticas? 

Yola semedo, Alice Keys, Adele, Asa, Kueno Aionda, Ivete Sangalo. 

as cargas mais recentes

Ajax da Holanda lança equipamento de futebol em homenagem a Bob Marley

há 3 meses
As camisolas serão o equipamento alternativo do clube para a temporada 2021/22 e são oficialmente apresentadas no dia 11 de Maio, data em que se assinala 40 anos desde que a lenda do Reggae deixou o mundo dos vivos.

Nick Cannon deixa rivalidade de lado e reconhece que Eminem tem o melhor flow de todos os tempos

há 9 meses
Apesar do passado sórdido de Cannon e Shady, a personalidade da rádio Power 106 não pode negar o talento do rival. Durante o novo segmento “World Famous Top 5” de Cannon, elegeu os 5 Melhores Flows no Rap – e Eminem está no topo.

Lil Wayne reclama após ser excluído da lista dos convidados aos Grammy: “Não sou digno?”

há 7 meses
Apesar de estar nomeado à categoria de “Melhor Gravação”, o artista queixou-se, ontem, sobre as razões que levam a Academia a não o incluir, com frequência, e convidá-lo para o espectáculo de apresentação do prémio.

Sandra Cordeiro anuncia EP mais comercial e menos clássico

há 1 ano
Trata-se de um maxi single com quatro faixas musicais nos estilos Kizomba, Afro Folclórica, Balada e Semba, que seria publicado no mês passado, mas que, devido à pandemia, estará à disposição dos fãs, por via digital, depois do levantamento do Estado de Emergência.

Novo álbum de Gerilson Insrael já está disponível

há 2 meses
Em data de aniversário, o cantor decidiu brindar os fãs com um presente especial. Trata-se do seu segundo album “Veracidade”. A obra sucede “Protótipo” e está disponível desde as primeiras horas de hoje.

Drake atinge feito inédito e ultrapassa Os Beatles, Michael Jackson e Madonna

há 1 ano
O rapper tornou-se o artista com mais músicas no Top da Billboard. O recorde pertencia durante anos a Madonna e Drake já havia empatado, mas esta semana atingiu 40 músicas na parada. Veja a lista completa dos artistas que mais colocaram músicas no do Top 10 dos EUA.

Após ter conta de Instagram hackeada Kid MC alerta “redobrem a segurança e tomem cuidado ao interagir com páginas estranhas”

há 2 meses
Aconteceu no princípio do passado mês de Abril, mas poucos se aperceberam que o perfil oficial do Instagram de Kid MC estava nas mãos de hackers. Já com outra conta activa, o rapper detalhou à Carga, que tudo ocorreu após receber mensagens de actualização de dados.

Após estreia de documentário sobre a cantora, caso “Britney Spears” volta ao tribunal

há 6 meses

Carla Prata apresenta-se na maior plataforma de distinção de novos talentos

há 6 meses

Chadwick Boseman: Após quatro anos, “astro” de Pantera Negra perde a batalha contra cancro no cólon

há 11 meses
Chadwick Boseman morreu na noite passada aos 43 anos, na companhia da família em casa. A notícia foi dada no Twitter oficial do actor.

Azealia Banks chama Anitta de “lixo” e afirma: “Prefiro a Ludmilla”

há 10 meses
A cantora e compositora Azealia Banks foi directa nas críticas a Anitta. Durante o novo episódio do podcast “Cheapy’s Two Cents”, da sua autoria, e que é transmitido nos Estados Unidos, as críticas cingem-se à recente parceria de Anitta com Cardi B.

Nova série da National Geographic dá a Aretha Franklin o ‘Respect’ que merece

há 4 meses
Aretha que já foi interpretada por Jennifer Hudson, desta vez, será “revivida” por Cynthia Erivo, como a Rainha da música soul.

Ingleses montam equipa de “Covidiotas”

há 1 ano

Maior companhia circense do mundo entra em falência

há 1 ano
A Cirque du Soleil, maior companhia circense do mundo, anunciou ontem que entrou com um pedido de insolvência, devido à interrupção e encerramento forçado de exibições causados pela pandemia Covid-19 “.

Lourenço Mussango vence prémio literário António Jacinto

há 10 meses
O escritor e jornalista Lourenço Mussango venceu ontem a edição 2020 do prémio literário António Jacinto, com a obra “Mulher Infinita”.

Ministério Público acusa equipa médica de homicídio doloso de Diego Maradona

há 2 meses
De acordo com notícias, o agravamento das acusações está ligado à publicação, no início de Maio, de um relatório da perícia, que concluiu que Maradona tinha sido “abandonado à própria sorte” pela equipa de saúde, cujo tratamento “inadequado, deficiente e temerário” levou a uma agonia lenta.