Vencedora do Prémio Camões 2021, Paulina Chiziane, prestigia Diálogos Culturais já amanhã

Em Luanda desde a semana finda, a convite de Yuri da Cunha e Isidro Fortunato, mentor do Movimento Ubuntu, a vinda da escritora moçambicana tem impulsionado uma série de “encontros” em prol do intercâmbio cultural e vai culminar com o `Especial Diálogos Culturais’ , a ter lugar amanhã, na Universidade Gregório Semedo.

Aguardada no evento há mais de dois anos, trata-se de mais uma actividade promovida pelo Movimento Ubuntu, cuja maior atracção será a literata que tem como um dos maiores objectos sociais “criar a ponte entre o passado e o futuro, deixando o legado às gerações mais novas para continuidade do processo de libertação africana.”

A actividade que será prestigiada com a presença de Yuri da Cunha e walter Ananás, terá como tema central “Berço Matrilinear Africano”, que destaca as mais diversas contribuições da mulher na afirmação das sociedades africanas, será dirigida por Dú Gonçalves,  com as participações de Mwene Kangica e Aminata Goubel.

Estão ainda contemplados concertos, palestras (diálogos culturais), dança, teatro, spoken word (poesia falada), feira de artesanato e artes, passando pelos desfiles de moda africana.

A escritora moçambicana Paulina Chiziane venceu a 33a edição do Prémio Camões. Conhecida por dar papel central a figura da mulher africana em seus livros, a autora é a primeira mulher africana a ser laureada com essa distinção, que é uma das mais importantes honrarias da literatura em língua Portuguesa.

Chiziane não é apenas pioneira no prémio, é um marco para o próprio país, já que foi a primeira mulher moçambicana a publicar um romance na história, com o livro “Balada de amor”.

as cargas mais recentes

Disco que John Lennon assinou para seu próprio assassino vai a leilão

há 1 ano
Uma cópia do LP Double Fantasy , lançada em 1980 por John Lennon , vai a leilão por um valor inicial de 2 milhões de dólares. O disco, com autógrafo do ex-Beatle, pertencia a Mark David Chapman, que se encontra a cumprir prisão perpétua.

Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

há 1 ano
As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

Bobby Shmurda posto em liberdade mais cedo por causa do seu bom comportamento

há 1 ano

Invisíveis: “O que nos caracteriza é um Rap sem preocupação com os holofotes”

há 2 anos
Lançaram ontem o álbum `O Culto´, uma obra no verdadeiro sentido da palavra, que além de quebrar o silêncio de 8 anos, é uma viagem às origens do Hip Hop e um compromisso com o “abandonado” Boom Bap.

Africanos aspirantes a cineastas são postos à prova pela Netflix e Unesco

há 7 meses
Em análise serão postas sinopses e currículos, dos quais, os melhores receberão a quantia de 75 mil dólares, oportunidade de receber formação de experts, bem como a estrear na Netflix, com a ‘Antologia de Contos Africanos’.

50 Cent diz que Eminem é o melhor rapper do mundo

há 2 anos
Eminem contribuiu para a formação artística e ajudou a apresentar Fifty ao mundo. Foi assim que o líder da G-UNIT se tornou no rapper que conhecemos hoje. Aliás, seu repertório, incluindo álbuns, projectos de televisão e empresariais têm confirmado isso.

É oficial, Salú Gonçalves é a nova cara do Ecos & Factos e Dog Murras assume o Fala Angola

há 2 anos

FILA lança nova colecção de ténis para homenagear primeiro álbum de Notorious B.I.G

há 2 anos
Para homenagear o 25.º aniversário de “Ready To Die”, álbum de estreia de Biggie, a FILA anunciou o lançamento de uma nova colecção de ténis “FILA x Biggie”, com cores característicos da referida obra.

Zap reemite actuação de Ary no programa ‘AO VIVO’

há 9 meses
Os seus sucessos e a sua voz inigualável preencher um programa de aproximadamente duas horas. Inconfundível em palco, a cantora não deixou para atrás toda a sua animação, boa disposição e bem dançar.

Angolanos que actuam nos EUA em peso na selecção de basquetebol

há 1 ano
Destaque para a presença de vários jovens que actuam nos Estados Unidos da América, com realce para Bruno Fernando que actua nos Atlanta Hawks da NBA.

Produtor Detergente impulsiona projecto de música infantil `Turma da Adriela´

há 9 meses
Já com o single ‘O Sol Tem Esse Poder’ disponível no YouTube, a Turma da Adriela vem indirectamente, dar resposta ao repto lançado no painel do último Show Piô, sobre a necessidade de incentivar vozes mirins a fazer conteúdos para a sua idade.

Sintoniza 95.5 FM: Matabicho

há 2 anos
Quem sintoniza a LAC, ao Domingo, das 10 até às 12 horas, pode acompanhar um dos programas mais eclécticos da Antena Comercial. No ar desde 2015, o `Matabicho´, tem uma equipa de cinco apresentadores, nomeadamente: Jorge Guerra, Walter dos Reis, Rosário Rodrigues, Edilson de Almeida e Selma Simba, que funciona em regime de rotação anual. Quanto a pluralidade de conteúdos, o programa aspira explorar artes eruditas, entreter, educar e informar estando actualmente ao “comando” de Djanira Barbosa, que conta com o suporte de Mauro Costa.

Rihanna é acusada de “roubar” ideias da filha de Lauryn Hill

há 2 anos
A jovem estilista Selah Marley, de 21 anos, acusa a autora de “Umbrella” de copiar as suas ideias para o desfile de Savage x Fenty apresentado no passado dia 2 pela cantora, e composto de roupas íntimas masculinas.

Spoken Word ‘Lugar de Fala D’ela’ agora pode ser ouvido no Kisom

há 1 ano
Doravante poderá ter acesso aos episódios do primeiro podcast de Spoken Word angolano através do kisom Unitel, sem cobrança de dados.

“A Dimensão Cultural do Herói Nacional” em debate no Visão actual

há 2 anos
O programa Visão Actual a ser exibido amanhã, quinta-feira dia 17 de Setembro, vai analisar a Dimensão Cultural de António Agostinho Neto, fundador da nação e primeiro presidente de Angola.

Ponto de Luz: Duc e Sarissari trazem vibes do verão em novo single

há 12 meses