Vida de Juliana Kafrique, zungueira morta por um agente da polícia, será retratada em filme

O 12 de Março será sempre lembrado como um dia triste para os angolanoe e de reflexão para a Polícia Nacional. Foi nesta data que Juliana Kafrique, uma zungueira de 28 anos, perdeu a vida pelas mãos de um afectivo da PN. A malograda tornou-se, para muitos, símbolo de resistência no combate à pobreza e será retratada em filme.

O filme autobiográfico é um Drama, tem duração de 40 minutos e será lançado antes do final deste ano. A produção é do realizador Henriques Narciso “Dito” e surgiu repentinamente. O enredo gira em torno da vida de Juliana Kafrique até ser morta por um agente da Polícia Nacional em 2019, que cumpre, neste momento, pena de 16 anos de prisão por homicídio voluntário.

Os trabalhos estão a bom ritmo e prevê-se que até Setembro sejam concluídos para que a média-metragem também possa concorrer à primeira edição do festival de cinema angolano. Quanto ao elenco está sob segredo dos deuses, por questões estratégicas. “Tenho um mês e poucos dias para a produção e finalização do filme”, adiantou Dito. O produtor e realizador conversou ontem com a Carga sobre o filme.

Vida de Juliana Kafrique, zungueira morta por um agente da polícia, será retratada em filme

É uma estória comovente e fez levantar várias vozes, que mensagem quer passar à sociedade com a narrativa?

O objectivo é reavivar a mente dos angoanos; mostrar, mais uma vez, que o homem erra, nós erramos. Há bocadinho fiz a seguinte análise: acho que nem toda a polícia nossa está preparada psicologicamente para ir à rua, fazer trabalho de campo, abordar as zungueiras. Eu sei que as zungueiros são um bocadinho teimosos. Já vi aguns vendedores que tivessem complicação com a polícia. A policia, às vezes, faz chegar a mensagem, tirando-os de um lado e eles vão para o outro. Quer dizer, às vezes, o dialogo e a compreensão falham e temos tido um final muito friste.

Disse que não será dirigida por si, fale-nos um pouco sobre o seu papel na longa?

O filme foi idealizado por mim durante a apresentação do festival de cinema da Unitel, mas as coisas não seriam dirigidas por mim, mas a minha equipa de produção e técnica insistem. Eles dizem que sou um ícone do cinema nacional, então a qualidade e o respeito será outro. Não sei bem, mas estou a pensar  fazer co-realização com o meu filho.

Habituou-nos a emoções hilariantes, ao anuncia isso acaba criando enorme expectativa  em relação ao filme.
Ao assistirem o filme estarão a ver um “Dito” muito crescido, bastante experiente, mais maduro. A fazer um trabalho com cabeça, tronco e membro, ou seja, com régua e esquadro. Vamos cumprir todas as regras cinematográficas, vamos procurar atingir a perfeição nesse filme, respeitando aquilo que tem que ver com a estética cinematográfica.

Recorde-se que é a sua sétima longa- metragem. O que gostaria de conquistar com ” Juliana Kafrique” que ainda não conquistou?

Respondendo à pergunta, pretendo conquistar o respeito, o carinho e, quiçá, vencermos o festival da Unitel. Ou estar entre os primeiros classificados do Festival de Cinema da Unitel. Por outra, existem pessoas que têm trabalhado no cinema sem apoio. A iniciativa é louvável, e vai ajudar muitos produtores e realizadores, mas existem pessoas que já têm trabalhado há bastante tempo sem apoio, pessoas como nós, deviam ser reconhecidos. Invés de concorrermos, a Unitel se calhar devia arranjar alguma coisa para nós que já mostrámos trabalho. Agora concorrermos ao lado dos miúdos não acho isso certo. José Gamboa não iria concorrer num estrelas ao Palco! 

as cargas mais recentes

Nelson Freitas recebe Disco de Ouro por causa da música “Dpos d’Quarenta”

há 2 anos
Lançado em Junho último, o single antigiu mais sete milhões de visualizações no YouTube e fará parte do próximo álbum do cantor cabo-verdiano, que está a ser preparado neste momento.

Justin Bieber: “Pensei que com o sucesso todos os problemas na minha vida desapareciam”

há 1 ano
Numa recente entrevista à revista GQ, revelou pormenores sobre a gestão da sua carreira e a vida pessoal. O canadiano não conseguia controlar-se das drogas e conta que uma vez, seus seguranças chegaram a sentir o seu pulso durante a noite para ver se estava vivo.

Maior companhia circense do mundo entra em falência

há 2 anos
A Cirque du Soleil, maior companhia circense do mundo, anunciou ontem que entrou com um pedido de insolvência, devido à interrupção e encerramento forçado de exibições causados pela pandemia Covid-19 “.

Chilola de Almeida: “Quero fazer o Semba atingir os palcos onde os mestres sempre desejaram”

há 2 anos
Como cantor pode não ser muito conhecido, mas como compositor, Chilola de Almeida escreveu sucessos de músicos como Filho do Zua, Ary, Puto Português, Carlos Burty e Banda Maravilha. Este ano, o músico vai dar o primeiro grande passo da carreira e assume-se como a continuidade de Bangão.

Músico Chakuisa cria rádio comunitária para ajudar a divulgar carreiras dos artistas

há 3 meses
Se estiver na Centralidade do Zango Oito Mil, sintonize a Rádio Zango 8000 no www. rádio 8000, uma sintonia criada pelo músico Chakuisa para ajudar a divulgar as canções de outros artistas. Com 75% da sua orientação editorial focada em música, a estação comunitária está a consquistar espaço no EUA, Canadá, Brasil, Bélgica e África do sul.

Tribunal nega pedido de Quincy Jones sobre o património de Michael Jackson

há 2 anos
O antigo produtor de Michael Jackson, Quincy Jones, viu o seu pedido de 6,9 milhões de dólares sobre o património do Rei da Pop recusado por um tribunal de recurso da Califórnia, Estados Unidos da América.

Cartas ao Pai Natal: Helena Dias publica já amanhã a sua primeira obra literária dedicada ao público infantil

há 6 meses

Pharrell Williams e JAY-Z abordam desvantagens sistémicas e bloqueios intencionais aos empresários negros

há 2 anos
Intitulado “Entrepreneur”, o novo single lançado hoje discorre sobre a situação difícil que homens e mulheres negros enfrentaram nos Estados Unidos.

Trunfos do DJ Malvado

há 2 anos
Ainda na “ressaca” dos seus 28 anos de carreira, ficámos a conhecer quais as “pérolas” que nunca faltam na playlist de DJ Malvado.

Akon revela planos de construção para segunda cidade futurista inspirada em Wakanda

há 1 ano
Após dar início à construção da primeira `Akon City´ no Senegal, o multimilionário de 47 anos, aproveitou as conexões, arregaçou as mangas e já começou a projectar a segunda `Akon City´ no Uganda e perspectiva concluí-la até 2036.

LIGARTE.COM: Wilmar Nakeni apresenta-se em concerto após vencer o Festival da Canção da Lac

há 7 meses
Wilmar Nakeni volta aos palcos para um concerto intimista e inédito onde se pretende mostrar as diferentes sonoridades artísticas que culminaram no seu projecto já disponibilizado.

Cinema às quartas-feiras apresenta “Do Outro Lado do Mundo”

há 1 ano
O Documentário intitulado “Do Outro Lado do Mundo” vai ser apresentado nesta quarta-feira, pelas 18h30, no espaço Wyza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, no âmbito do projecto Cinemas às Quartas-feiras, da KinoYetu, Fundação Arte e Cultura e Geração 80.

Beyonce lança música surpresa sobre o racismo

há 2 anos
Depois do lançamento surpresa do álbum “Homónimo”, em 2013, considerado uma das maiores produções do século, Beyonce lançou sábado, de surpresa, um single sobre o racismo.

Eminem celebra 12 anos longe das drogas

há 2 anos
O rapper recorreu às redes sociais para exibir um chip que recebeu depois de ficar sóbrio por 12 anos depois de batalhas passadas contra o vício.

Gerilson Insrael e Edmásia cantam no “é-Kwanza”

há 2 anos
Os músicos Gerilson Insrael e Edmásia serão “cabeças” de cartaz na próxima edição do “Ao vivo é-Kwanza”, sábado, num concerto cujo objectivo é angariar donativos para os lares necessitados.

Luciano di Camargo decide processar série de Zezé produzida pela Netflix

há 7 meses
Devido o impacto da dupla, a Netflix decidiu produzir uma série, para retratar a trajectória dos músicos, começando pela sua biografia. No entanto, tudo indica que Luciano não terá sido ‘tido nem achado’, e entrou com uma acção judicial para barrar a plataforma de streaming de usar suas imagens no documentário.