Vida de Juliana Kafrique, zungueira morta por um agente da polícia, será retratada em filme

O 12 de Março será sempre lembrado como um dia triste para os angolanoe e de reflexão para a Polícia Nacional. Foi nesta data que Juliana Kafrique, uma zungueira de 28 anos, perdeu a vida pelas mãos de um afectivo da PN. A malograda tornou-se, para muitos, símbolo de resistência no combate à pobreza e será retratada em filme.

O filme autobiográfico é um Drama, tem duração de 40 minutos e será lançado antes do final deste ano. A produção é do realizador Henriques Narciso “Dito” e surgiu repentinamente. O enredo gira em torno da vida de Juliana Kafrique até ser morta por um agente da Polícia Nacional em 2019, que cumpre, neste momento, pena de 16 anos de prisão por homicídio voluntário.

Os trabalhos estão a bom ritmo e prevê-se que até Setembro sejam concluídos para que a média-metragem também possa concorrer à primeira edição do festival de cinema angolano. Quanto ao elenco está sob segredo dos deuses, por questões estratégicas. “Tenho um mês e poucos dias para a produção e finalização do filme”, adiantou Dito. O produtor e realizador conversou ontem com a Carga sobre o filme.

Vida de Juliana Kafrique, zungueira morta por um agente da polícia, será retratada em filme

É uma estória comovente e fez levantar várias vozes, que mensagem quer passar à sociedade com a narrativa?

O objectivo é reavivar a mente dos angoanos; mostrar, mais uma vez, que o homem erra, nós erramos. Há bocadinho fiz a seguinte análise: acho que nem toda a polícia nossa está preparada psicologicamente para ir à rua, fazer trabalho de campo, abordar as zungueiras. Eu sei que as zungueiros são um bocadinho teimosos. Já vi aguns vendedores que tivessem complicação com a polícia. A policia, às vezes, faz chegar a mensagem, tirando-os de um lado e eles vão para o outro. Quer dizer, às vezes, o dialogo e a compreensão falham e temos tido um final muito friste.

Disse que não será dirigida por si, fale-nos um pouco sobre o seu papel na longa?

O filme foi idealizado por mim durante a apresentação do festival de cinema da Unitel, mas as coisas não seriam dirigidas por mim, mas a minha equipa de produção e técnica insistem. Eles dizem que sou um ícone do cinema nacional, então a qualidade e o respeito será outro. Não sei bem, mas estou a pensar  fazer co-realização com o meu filho.

Habituou-nos a emoções hilariantes, ao anuncia isso acaba criando enorme expectativa  em relação ao filme.
Ao assistirem o filme estarão a ver um “Dito” muito crescido, bastante experiente, mais maduro. A fazer um trabalho com cabeça, tronco e membro, ou seja, com régua e esquadro. Vamos cumprir todas as regras cinematográficas, vamos procurar atingir a perfeição nesse filme, respeitando aquilo que tem que ver com a estética cinematográfica.

Recorde-se que é a sua sétima longa- metragem. O que gostaria de conquistar com ” Juliana Kafrique” que ainda não conquistou?

Respondendo à pergunta, pretendo conquistar o respeito, o carinho e, quiçá, vencermos o festival da Unitel. Ou estar entre os primeiros classificados do Festival de Cinema da Unitel. Por outra, existem pessoas que têm trabalhado no cinema sem apoio. A iniciativa é louvável, e vai ajudar muitos produtores e realizadores, mas existem pessoas que já têm trabalhado há bastante tempo sem apoio, pessoas como nós, deviam ser reconhecidos. Invés de concorrermos, a Unitel se calhar devia arranjar alguma coisa para nós que já mostrámos trabalho. Agora concorrermos ao lado dos miúdos não acho isso certo. José Gamboa não iria concorrer num estrelas ao Palco! 

as cargas mais recentes

Rock in Rio terá réplica na cidade de São Paulo

há 2 anos
A organização do Rock in Rio informou hoje que está a criar um festival semelhante na cidade de São Paulo. O mega evento chama-se The Town e será acolhido no Autódromo Interlagos, alternando com o Rock in Rio.

Old e New School questionam legado depois da morte

há 3 anos
Estará disponível na próxima quinta-feira, dia 8, o clipe oficial da faixa “Se Eu Morrer Amanhã”, em que Kool Klever, Mamy, Duc, Lizzy, Soldier, Luso e Nucho levantam a problemática do legado após a morte.

Artur de Almeida e Silva reeleito Presidente da Federação Angolana de Futebol

há 3 anos
Artur de Almeida e Silva assumiu a Federação Angolana de Futebol em 2016, por um mandato de quatro anos reconduzível e foi ontem reeleito para o cargo, em que vai ficar até 2024.

Hackers voltam a atacar música angolana

há 2 anos
Ultimamente, tem sido frequente no seio artístico angolano os ataques cirbenéticos. Na semana finda, os hackers voltaram a fazer mais uma vítima, e, neste caso, a infeliz foi a cantora Sandra Cordeiro.

Rapper Scarface infectado por Corona vírus

há 3 anos

Ivete Sangalo e Cláudia Leite acusadas de apropriação cultural

há 3 anos
As acusações foram feitas por Maicon Rodrigues, o actor brasileiro publicou um longo texto afirmando que mulheres brancas tentam tomar o lugar de negros na indústria da música, “duas pessoas brancas levam o nome da música axé no Brasil e são chamadas de ‘rainhas’”. Na mesma ocasião, Anitta também levou por tabela, sendo apontada como intriguista.

Kassav desmente manchetes sobre alegada morte de Jacob Desvarieux

há 2 anos
O grupo Kassav reprovou, por meio de um comunicado de imprensa a disseminação de falsas informações sobre Jacob Desvarieux, que até ao momento segue em coma artificial, “um protocolo médico clássico”.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

há 3 anos
O Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, em comunicado, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Cristiano Ronaldo eleito o jogador mais influente do mundo

há 3 anos
Cristiano Ronaldo foi eleito pela revista France Football como o jogador mais influente do mundo. Para além de ser o mais influente, o internacional português está entre as três pessoas mais importantes do mundo desportivo.

The Weeknd completa um mês em 1°lugar no Billboard Hot 100

há 3 anos
O mais recente álbum de The Weeknd, After Hours se mantém no topo da contagem pela quarta semana consecutiva, desde a sua estréia. É o primeiro álbum a alcançar quatro semanas consecutivas no 1º lugar desde que o Scorpion de Drake passou suas primeiras cinco semanas no 1º lugar em 2018.

Paulo Flores na lista dos curadores da Apple Music

há 3 anos
Paulo Flores faz parte da limitada lista de músicos africanos convidados pela Apple para curadoria da playlist do aplicativo Apple Music. Disponível desde hoje, a lista de reprodução de Paulo Flores inclui músicas de artistas como Franco, Tubarões, Carlitos Vieira Dias e André Mingas.

Coréon Dú: “Acredito que muitas vezes o nosso público confunde o não aparecer com o estar parado”

há 2 anos
Há pouco mais de uma semana, Coréon Dú fez o seu grande retorno aos palcos, após um ano de “afastamento” devido a pandemia. Não foi apenas mais um concerto, o artista subiu ao palco do Espaço Espelho d’Água para apresentar o seu mais recente trabalho, The Love Infinity. Com a produção a cargo da Bússola Rítmica, Coréon teve um único convidado além da sua banda, Shane Maquemba, um artista em ascenção. Na “ressaca” do evento, os dois artistas falaram à Carga, e numa demonstração mútua de respeito, Shane teceu rasgados elogios a acessibilidade do autor de Binário: “Coréon Dú é uma pessoa muito amável e muito acessível. Foi muito bom, saber que ele também gosta do meu trabalho, principalmente dessa nova ropagem que estou a fazer da minha carreira.”

Tony Frampênio: Belas e Perigosas foi associado à sexualização e objectificação da mulher “porque há dificuldade hermenêutica do público angolano em interpretar arte”

há 1 ano

Administração do Benfica quer ruas com nomes de Waldemar Bastos, Carlos Burity e Bangão

há 3 anos
A administração distrital do Benfica vai propor os nomes dos músicos Waldemar Bastos, Carlos Burity e Bangão na toponímia do Benfica, informou hoje o administrador local, Hélio Aragão.

Muntu: Linha angolana de artigos handmade invade mercado norte-americano

há 1 ano
Inspirada no princípio africano “Ubuntu”-eu sou, porque tu és- a marca é desenvolvida à mão por artesãos a partir de uma base ecológica com o objectivo de se conservar o meio ambiente e depois de ser vendida os lucros são enviados a Angola para ajudar centros de caridade.

R. Kelly corre o risco de ser condenado a prisão perpétua

há 3 anos
Já se passou mais de um ano desde que R. Kelly foi levado sob custódia numa das prisões de Chicago. Depois de vários atrasos ao longo do ano, a estrela do R&B deve enfrentar a 13 de Outubro o júri no Tribunal Distrital de Chicago.