Vida e obra de Big Nelo retratadas em teatro musical

O dia 17 de Julho de 2021, passará, doravante, a representar uma data importante para a história do Hip Hop nacional. Pela primeira vez em Angola, uma figura singular do Rap é retratada em teatro musical.

Com o objectivo de enaltecer a figura do rapper pelo seu contributo no desenvolvimento da cultura angolana, da música em particular, a peça resultante da junção entre a representação, a dança e a música, é apresentada hoje e amanhã no Royal Plaza.

`O retrato de uma lenda´ é uma iniciativa do projecto “Retrato”, que visa destacar várias figuras do panorama cultural angolano. Big Nelo é o terceiro artista cuja trajectória é detalhada em palco por estudantes do Cearte, Complexo das Escolas de Artes, sob a iniciativa do estudante Silva Canganjo, segundo o qual “nasce a necessidade de tornar conhecido o desconhecido dos criadores angolanos, homenageá-los enquanto vivos num teatro musical, uma vez que as suas obras e trajectórias artísticas motivam, inspiram e convidam a criar.”

Com provas dadas, Big Nelo ou a Lenda como também é conhecido, é dos músicos cujo lugar nos anais da cultura está indiscutivelmente reservado. O membro fundador do SSP, está no activo desde a formação do grupo, em 1991, ao lado de Paul G, Jeff Brown e Kudy, tendo gravado os álbuns de originais: “99% de Amor”, “Odisseia”, “Alfa” e “Amor e Ódio”.

A par do projecto pioneiro do Rap em Angola, o artista sempre teve projectos a solo. Em 2013 passou a trabalhar com C4 Pedro, formando o dueto “B4”, lançando o disco “Los Compadres”. Em 2016 forma uma nova parceria com os músicos: Cef , Young Double e Lil Saint, formando a B26, resultando daí o álbum intitulado “O legado da lenda”.

Vale lembrar que, o Projecto Retrato já deu “vida” à trajectória de dois artistas angolanos que continuam a representar bem Angola além-fronteiras, trata-se do Kizua Gourgel e Eduardo Paim, sendo Big Nelo, o artista da vez.

as cargas mais recentes

Adele lidera a lista de álbuns femininos mais vendidos de todos os tempos

há 2 anos
Adele detêm o record com o álbum “21”, com um total de 4.22 milhões de unidades vendidas.

3ª edição do Repertório promove encontro de “Titãs”

há 2 anos
O encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de Junho, a partir das 19 horas, nas páginas da Revista Carga no Facebook, Instagram e Youtube.

Actriz Jennifer Aniston afirma que “é engraçado e irresponsável votar em Kanye West”

há 2 anos
Jennifer Aniston, actriz de Hollywood, está a levar a cabo uma campanha nas redes sociais, pedindo aos americanos para não votarem no rapper Kanye West nas eleições da próxima terça-feira, 4 de Novembro.

Burna Boy considera o novo álbum de Davido um “disquete”

há 2 anos
Apesar de reunir referências como Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby, o novo álbum de Davido não “convenceu” o seu compatriota Burna Boy. O também músico chamou de disquete o “A Better Time”.

MV Bill canta `crónicas viscerais sobre um Brasil desestabilizado’ em novo álbum

há 1 ano
Com a produção de DJ Caíque e Tibery, o 9ª álbum do rapper, traz 12 faixas musicais, intitula-se `Voando Baixo´ e será publicado no próximo dia 30 de Abril.

Fotogaleria: Phathar Mak homenageia Mamborrô em concerto intimista

há 12 meses

Nesr Art Foundation anuncia candidaturas para novo programa de residência artística em Luanda

há 1 ano
Até ao dia 25 de Setembro, artistas angolanos com idade igual ou superior a 18 anos, baseados em Luanda e nas demais províncias do país, são encorajados a participar desta Open Call.

Soulja Boy compra briga com lutadores após afirmar que o “Rap está mais falso que o WWE”

há 2 anos
O facto é que a troca de Twittes ofensivos não determina que a rivalidade vai se desenrolar futuramente, mas os lutadores não descartaram uma luta corpo a corpo se Soulja Boy não for cuidadoso.

Netflix anuncia nova data de lançamento da última temporada de La De Papel

há 2 anos

Rui Veloso: “A ouvir hip hop não aprendo nada musicalmente”

há 2 anos
Em 2018 Rui Veloso foi mal concebido pela comunidade hip hop por ter afirmado que o Rap não era bem música. Durante uma entrevista esta semana na BLITZ, Posto Emissor, Rui Veloso esclareceu os comentários que em tempos teceu sobre o hip hop.

Rapper Simini Ni Moyo morre após 10 horas de intervenção cirúrgica 

há 8 meses
O rapper da “Old School” morreu ontem,12, de Fereveiro, em Setúbal ( Portugal ), onde vivia há alguns anos com a família. Simini foi a óbito depois de ser submetido a uma intervenção cirúrgica de 10 horas, devido a uma crise, apurou a Carga de uma fonte próxima ao músico.

Mamy disponibiliza Kit Kitchã em animação gráfica

há 2 anos
Após ter lançado o E.P. Trap Queen, que teve uma óptima aceitação do público em geral, MAMY lança o videoclipe em animação gráfica da música Kit Kitchã.

“Rocha negra” parte para a eternidade aos 73 anos

há 1 ano
O ex-internacional francês, sobreviveu até a manhã de hoje, em coma profundo desde os seus 34 anos, quando sofreu um broncoespasmo, em 17 de Março de 1982.

Autor de “Bad B Tá Maluco” fala do boicote no Festa da Música: “Eles ´e que foram à minha procura”

há 3 meses

Documentário “Kings of Afro House” estreia em Amesterdão

há 2 anos
O documentário “Kings Of Afro House”, realizado pela Music Box, plataforma musical de Sagres, terá a estreia internacional no Cinema Melkweg a convite da organização do evento “ADE – Amsterdam Dance Event” e da Africadelic, no dia 23 de Outubro.

Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente anuncia apoio social aos artistas angolanos

há 2 anos
Jomo Fortunato deu a boa nova, durante uma visita à casa do músico Anselmo Júnior, Marito, lendário guitarrista do agrupamento Kiezos.