Vida e obra de Big Nelo retratadas em teatro musical

O dia 17 de Julho de 2021, passará, doravante, a representar uma data importante para a história do Hip Hop nacional. Pela primeira vez em Angola, uma figura singular do Rap é retratada em teatro musical.

Com o objectivo de enaltecer a figura do rapper pelo seu contributo no desenvolvimento da cultura angolana, da música em particular, a peça resultante da junção entre a representação, a dança e a música, é apresentada hoje e amanhã no Royal Plaza.

`O retrato de uma lenda´ é uma iniciativa do projecto “Retrato”, que visa destacar várias figuras do panorama cultural angolano. Big Nelo é o terceiro artista cuja trajectória é detalhada em palco por estudantes do Cearte, Complexo das Escolas de Artes, sob a iniciativa do estudante Silva Canganjo, segundo o qual “nasce a necessidade de tornar conhecido o desconhecido dos criadores angolanos, homenageá-los enquanto vivos num teatro musical, uma vez que as suas obras e trajectórias artísticas motivam, inspiram e convidam a criar.”

Com provas dadas, Big Nelo ou a Lenda como também é conhecido, é dos músicos cujo lugar nos anais da cultura está indiscutivelmente reservado. O membro fundador do SSP, está no activo desde a formação do grupo, em 1991, ao lado de Paul G, Jeff Brown e Kudy, tendo gravado os álbuns de originais: “99% de Amor”, “Odisseia”, “Alfa” e “Amor e Ódio”.

A par do projecto pioneiro do Rap em Angola, o artista sempre teve projectos a solo. Em 2013 passou a trabalhar com C4 Pedro, formando o dueto “B4”, lançando o disco “Los Compadres”. Em 2016 forma uma nova parceria com os músicos: Cef , Young Double e Lil Saint, formando a B26, resultando daí o álbum intitulado “O legado da lenda”.

Vale lembrar que, o Projecto Retrato já deu “vida” à trajectória de dois artistas angolanos que continuam a representar bem Angola além-fronteiras, trata-se do Kizua Gourgel e Eduardo Paim, sendo Big Nelo, o artista da vez.

as cargas mais recentes

Repertório traz os dois produtores do momento: Vado Poster e Dj Habias

há 1 ano
Vado Poster e Dj Habias são dos produtores mais solicitados da actualidade e estarão na próxima sexta-feira, 24 de Julho, no Repertório da Revista Carga, para apresentar e explicar o processo de produção de hits como “Pintins”, de Scro Q Cuia e Nerú Americano ou Waatão, de Puto Prata.

Dybala testa positivo pela quarta vez

há 1 ano

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 1 ano
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

Trunfos do DJ João Reis

há 11 meses

D-One diz que dinheiro do live solidário da Army e Kalibrados foi às contas da organização

há 11 meses
D-One abriu as copas e revelou que, ao aperceber -se de que, o dinheiro arrecadado no live solidário da Army Squad e Kalibrados não serviriam para causas filanropicas, decidiu não participar, por sentir que estaria a usar o nome de quem precisa para o seu próprio benefício.

Música e café são a nova união da aposta nacional

há 1 ano

Fundador da Murder Inc revela que tentou boicotar início da carreira de 50 Cent

há 1 ano
O fundador da Murder Inc, gravadora de Ja Rule e Ashanti, confessou durante uma entrevista que tentou bloquear contratos de 50 Cent até o líder da G-Unit assinar com Dr. Dre e Eminem.

Hip Hop passa a ter três novas efemérides

há 3 meses
Os Estados Unidos aprovaram uma resolução que designa um “Dia da Celebração do Hip Hop”, um “Mês de Reconhecimento do Hip Hop” e um “Mês da História do Hip Hop”.

Beyoncé anuncia novo álbum intitulado “Black Is King”

há 1 ano
O novo álbum de Beyoncé é descrito como “uma biografia celebratória sobre a experiência negra no mundo” e chega às plataformas de stremming a 31 de Julho, mas já está disponível uma faixa no website da cantora.

Exposição`Discursos de Decolonialidade´ patente até ao dia 31 de Julho

há 1 ano
A galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE em parceria com a MEXTO, apresentam a exposição `Discursos de Decolonialidade´, que poderá ser vista, até ao dia 31 de Julho no espaço NOT A MUSEUM, em Lisboa. A mostra congrega o trabalhos de 15 artistas de 8 países e curadoria de Sónia Ribeiro e Graça Rodrigues.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 1 ano
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

Prodígio representa Angola no Mandela Day 2020

há 1 ano

Paul McCartney lança disco com canções tocadas pelos Beatles

há 12 meses
O futuro lançamento se junta a dois outros álbuns, McCartney e McCartney II, criados unicamente pelo músico de 78 anos em momentos críticos de sua vida, nos anos 1970 e 1980, em que buscava um renascimento criativo.

Solidariedade artística em tempos de distanciamento

há 1 ano
Nunca o chavão “a dificuldade aguça a criatividade” fez tanto sentido como actualmente. O trabalho remoto tornou-se o novo normal, e reinventar, a palavra de ordem. No meio disto tudo, há famílias resguardadas em casa para se proteger e tentar travar o avanço da pandemia e outras que têm de escolher, entre escapar a doença ou passar por necessidades, para estas, a “entreajuda” se fez chegar na linha da frente com os “heróis” de microfone na mão.

Polícia volta a confrontar um cidadão e Denzel Washington intervém

há 1 ano
Apesar dos protestos, a polícia voltou a interpelar mais um cidadão afro-descendente nos Estados Unidos. Desta vez, Denzel Washington foi obrigado a intervir depois de ver o confronto entre o agente e o cidadão.

Elástico Nandako recorda infância dos angolanos em nova música e anuncia EP de estreia

há 4 meses
Conhecido pelo seu público pelos temas Kibidi e É no Pé, e também por ter integrado os Power Boyz, o cantor e dançarino acabou de lançar um novo single. A música intitula-se “Mete Tira” e está disponível nas principais plataformas digitais.