Vida e obra de Big Nelo retratadas em teatro musical

O dia 17 de Julho de 2021, passará, doravante, a representar uma data importante para a história do Hip Hop nacional. Pela primeira vez em Angola, uma figura singular do Rap é retratada em teatro musical.

Com o objectivo de enaltecer a figura do rapper pelo seu contributo no desenvolvimento da cultura angolana, da música em particular, a peça resultante da junção entre a representação, a dança e a música, é apresentada hoje e amanhã no Royal Plaza.

`O retrato de uma lenda´ é uma iniciativa do projecto “Retrato”, que visa destacar várias figuras do panorama cultural angolano. Big Nelo é o terceiro artista cuja trajectória é detalhada em palco por estudantes do Cearte, Complexo das Escolas de Artes, sob a iniciativa do estudante Silva Canganjo, segundo o qual “nasce a necessidade de tornar conhecido o desconhecido dos criadores angolanos, homenageá-los enquanto vivos num teatro musical, uma vez que as suas obras e trajectórias artísticas motivam, inspiram e convidam a criar.”

Com provas dadas, Big Nelo ou a Lenda como também é conhecido, é dos músicos cujo lugar nos anais da cultura está indiscutivelmente reservado. O membro fundador do SSP, está no activo desde a formação do grupo, em 1991, ao lado de Paul G, Jeff Brown e Kudy, tendo gravado os álbuns de originais: “99% de Amor”, “Odisseia”, “Alfa” e “Amor e Ódio”.

A par do projecto pioneiro do Rap em Angola, o artista sempre teve projectos a solo. Em 2013 passou a trabalhar com C4 Pedro, formando o dueto “B4”, lançando o disco “Los Compadres”. Em 2016 forma uma nova parceria com os músicos: Cef , Young Double e Lil Saint, formando a B26, resultando daí o álbum intitulado “O legado da lenda”.

Vale lembrar que, o Projecto Retrato já deu “vida” à trajectória de dois artistas angolanos que continuam a representar bem Angola além-fronteiras, trata-se do Kizua Gourgel e Eduardo Paim, sendo Big Nelo, o artista da vez.

as cargas mais recentes

Heavy C: “Só estamos à espera da oficialização do tribunal para encerrarmos a Bué de Beats”

há 3 anos
A Bué de Beats produziu e lançou os principais rostos da música angolana. Depois de 20 anos de actividade, decide encerrar as portas. Em entrevista à Carga, Heavy C explica como começou o colapso financeiro e revela que já tentou alienar alguns activos da empresa, mas não teve sucesso.

`Somos Racistas?´ encerra o Especial Actualidade Documentários da Zap

há 2 anos
O espaço Especial Actualidade Documentários, emitido semanalmente no Canal ZAP Viva, apresenta esta quarta-feira (25) o documentário “Somos Racistas?”. Este será o quarto e último episódio da primeira temporada do programa, que vai ao ar às 21h30.

Luciano Camargo lança primeiro álbum a solo

há 2 anos
O cantor brasileiro Luciano Camargo vai lançar, pela primeira vez em 29 anos de carreira, um projecto a solo. Trata-se de um obra com 15 faixas inéditas a ser apresentada no dia 16 de Outubro.

2 Mundos: Novo filme de Hochi Fu estreia nos cinemas

há 2 anos
O filme estreia no dia 23 deste mês nas salas do Cine Max e traz à tona o drama amoroso vivido pela maioria dos artistas angolanos no início da carreira. Em breve entrevista à Carga, Hochi Fu fala das razões que o levaram a elaborar o roteiro.

Dr. Dre fala sobre a sua saúde: “Vou ter uma vida longa”

há 2 anos
A notícia sobre o seu estado de saúde, no princípio deste ano, mexeu com toda a classe artística. Passados cinco meses, Dre decidiu falar e dar mais detalhes sobre o assunto.

This Is Not a White Cube anuncia participação na 8ª edição da 1-54 Contemporary African Art Fair

há 2 anos
A feira de arte que vai decorrer em Londres na Somerset House de 8 a 10 de outubro de 2020, será prestigiada com a presença da galeria angola, a ser representada pelos artistas: Alida Rodrigues, Patrick Bongoy, Pedro Pires e Nelo Teixeira.

Kassav condecorados pelo governo francês

há 2 anos
O Ministério da Cultura de França homenageou cinco membros históricos dos Kassav. As figuras foram nomeadas para a Ordem das Artes e Letras, a mais alta distinção no campo das artes e letras em França.

Por onde anda o Bruno M?

há 2 anos
Da mesma forma que surgiu, Bruno M “desapareceu” do mapa musical sem dar satisfações. Nos últimos anos especulou-se muito sobre os motivos da sua ausência dos grandes palcos e de um disco novo, como resposta apareceu em pequenas actividades (sun7) em 2019, mas nada daquilo que os fãs esperavam.

Há um ano Prodígio representava Angola nas celebrações do Dia de Nelson Mandela

há 2 anos
Instituído em 2009 pelas Nações Unidas em memória de Nelson Mandela, que hoje (18) celebraria 103 anos de vida, o foco do Dia Internacional de Nelson Mandela este ano são as comunidades atingidas pela pandemia do Covid-19.

Dino D’Santiago é o principal vencedor dos Prémios da Música Portuguesa

há 2 anos
O músico, compositor e activista de descendência cabo-verdiana levou ontem da gala do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os prémios da Crítica, Álbum do Ano e o de Melhor Artista Masculino.

Ministro compara Anitta com personagem de desenho animado infantil

há 2 anos
O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, chamou esta quarta-feira, a cantora Anitta de teletubbie-personagem de um programa infantil da década de 1990, durante uma troca de farpas nas redes sociais, desafiando-a a citar as capitais do Brasil.

WI project apresenta-se em novo formato

há 3 anos

1.ª Mão: Yuri da Cunha e Gerilson Insrael preparam projecto musical colaborativo

há 10 meses
Os dois artistas decidiram representar estas aspirações num projecto musical, que será lançado brevemente. Num estilo intermédio, não muito voltado a Yuri nem a Gerilson, para que ambos se sentissem confortáveis ao desafio, o tema já está produzido e aguarda apenas o momento certo para a sua disponibilização.

Música de Flagelo Urbano volta a ser destaque em Universidade brasileira

há 1 ano
A música ‘Demo Sem Cracia’ da autoria de Flagelo Urbano, está em destaque no ‘Caderno Textos e Debates’ da Universidade Federal de Santa Catarina.

Chitãozinho e Xororó com música nova para o Live

há 3 anos
A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó apresenta-se aos fãs na quarta-feira (17), num Live que deverá ficar marcado pelo lançamento da nova música “Voltei para o mato”.

Ashanti e Keyshia começam 2021 com um frente a frente

há 2 anos
Remarcado para nove de Janeiro de 2021, depois de Ashanti ter testado positivo, em Dezembro, para o Covid-19 ( horas antes do encontro), a organização anunciou hoje que as duas artistas vão desafiar-se na próxima semana.