Vida e obra de Big Nelo retratadas em teatro musical

O dia 17 de Julho de 2021, passará, doravante, a representar uma data importante para a história do Hip Hop nacional. Pela primeira vez em Angola, uma figura singular do Rap é retratada em teatro musical.

Com o objectivo de enaltecer a figura do rapper pelo seu contributo no desenvolvimento da cultura angolana, da música em particular, a peça resultante da junção entre a representação, a dança e a música, é apresentada hoje e amanhã no Royal Plaza.

`O retrato de uma lenda´ é uma iniciativa do projecto “Retrato”, que visa destacar várias figuras do panorama cultural angolano. Big Nelo é o terceiro artista cuja trajectória é detalhada em palco por estudantes do Cearte, Complexo das Escolas de Artes, sob a iniciativa do estudante Silva Canganjo, segundo o qual “nasce a necessidade de tornar conhecido o desconhecido dos criadores angolanos, homenageá-los enquanto vivos num teatro musical, uma vez que as suas obras e trajectórias artísticas motivam, inspiram e convidam a criar.”

Com provas dadas, Big Nelo ou a Lenda como também é conhecido, é dos músicos cujo lugar nos anais da cultura está indiscutivelmente reservado. O membro fundador do SSP, está no activo desde a formação do grupo, em 1991, ao lado de Paul G, Jeff Brown e Kudy, tendo gravado os álbuns de originais: “99% de Amor”, “Odisseia”, “Alfa” e “Amor e Ódio”.

A par do projecto pioneiro do Rap em Angola, o artista sempre teve projectos a solo. Em 2013 passou a trabalhar com C4 Pedro, formando o dueto “B4”, lançando o disco “Los Compadres”. Em 2016 forma uma nova parceria com os músicos: Cef , Young Double e Lil Saint, formando a B26, resultando daí o álbum intitulado “O legado da lenda”.

Vale lembrar que, o Projecto Retrato já deu “vida” à trajectória de dois artistas angolanos que continuam a representar bem Angola além-fronteiras, trata-se do Kizua Gourgel e Eduardo Paim, sendo Big Nelo, o artista da vez.

as cargas mais recentes

Irmãos Mussungo apresentam conceito ‘Mussungology Tour the World”

há 7 meses
A Fundação Arte e Cultura, focada na promoção da cultura nacional, pelo incentivo a educação para as artes, e a promoção dos artistas Angolanos, vai apresentar no próximo dia 08 de Outubro, das 18h às 22h30, em parceria com Befo Music, o conceito ‘Mussungology Tour the World’, um casamento que une a inauguração da exposição individual “Lisbon in my mind” de Adão Mussungo na Galeria Tamar Golan e o Concerto Musical “Befology 77” do músico PJ Mussungo, no auditório Wyza Anfiteatro, na Fundação Arte e Cultura, Ilha de Luanda, junto à Escola 1205, paragem da Casa Lisboa.

Poetisa Maya Angelou torna-se a primeira mulher negra representada numa moeda nos EUA

há 4 meses
Esta é a primeira de cinco novas versões da moeda de 25 cêntimos. Na espécime, poetiza aparece de braços abertos, acompanhada por uma águia em voo e por um sol. No reverso, está estampado o busto de George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos da América. 

Dupla ELA apresenta `O lugar de FALA D’ ELA´

há 2 anos
A ter início no próximo domingo, dia 4 de Outubro, a dupla ELA vai colocar à lupa o tema “Estupro, mulheres infectadas com HIV e Gravidez precoce”.

Morreu o músico Tino Fortes

há 1 ano
O músico angolano Tino Fortes morreu segunda-feira em Portugal, aos 51 anos de idade, vítima de morte súbita.

Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

há 2 anos
`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

há 2 anos
A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Paul McCartney e Taylor Swift revelam parceria em entrevista à Rolling Stone

há 2 anos
A Rolling Stone divulgou ontem a sua mais recente capa, onde figuram os dois artistas de gerações diferentes, na estreia de uma série de novas conversas entre artistas, o Musicians On Musicians.

Morreu Irrfan Khan, actor do filme Quem Quer Ser Milionário

há 2 anos
Esta terça-feira, a estrela de Bollywood, Irrfan Khan sentiu-se mal e acabou por ser encaminhado de urgência para o hospital de Mumbai (Índia), onde acabou por morrer aos 53 anos, devido uma infeção no cólon.

Novo livro biográfico “alega” que Aaliyah foi levada inconsciente ao voo que a vitimou mortalmente

há 10 meses
Volvidas duas décadas desde a morte de Aaliyah, o fatídico acidente que a vitimou continua envolto em mistérios. Eis que surge, por meio de um livro, um chocante testemunho que vem contrariar todos os relatos da época, que afirmavam que a artista “insistia em embarcar no voo”.

Kanye West revela que decidiu concorrer para impedir que Biden vença Trump

há 2 anos

Linkin Park prepara o primeiro álbum sem Chester Bennington

há 2 anos
Ainda sem previsão de lançamento, o anúncio do oitavo trabalho de estúdio dos Linkin Park surge três anos depois da morte, por suicídio, de Chester Bennington aos 41 anos.

Juice WRLD e Kobe Bryant juntam-se a Michael Jackson na lista das celebridades póstumas mais lucrativas

há 1 ano

Verzuz Battle é adiado após Ashanti testar positivo para Covid-19

há 1 ano
Inicialmente marcada para o dia 12 de Dezembro, o frente a frente foi remarcado para o próximo dia 9 de Janeiro de 2021, após Ashanti, anunciar horas antes, que testou positivo a Covid-19.

Prodígio: “Ser premiado em casa é sempre uma forma de lisonjeio, tem um sabor especial”

há 2 anos
Foi com a mixtape “O Alquimista” , em 2011, que Prodígio começou o sucesso. Na sequência, surgiram vários outros trabalhos, conquistou inúmeros prémios, o mais recente foi o de Melhor Artista de Rap. Em breve conversa com a Carga, o rapper de 32 anos manifesta os seus sentimentos em relação aos prémios e nomeações.

Carlos Morais falha apuramento ao Mundial2022

há 6 meses
O extremo Carlos Morais é a principal baixa na selecção angolana de basquetebol sénior masculina, que vai disputar a primeira janela de qualificação ao Mundial de 2022.

Joãozinho Morgado diz que o Semba está a “morrer”

há 2 anos
O percussionista Joãozinho Morgado afirmou que o género musical Semba, de origem angolana, está a “morrer”, pelo facto das instituições responsáveis não velarem pela sua manutenção.