Vida e obra de Big Nelo retratadas em teatro musical

O dia 17 de Julho de 2021, passará, doravante, a representar uma data importante para a história do Hip Hop nacional. Pela primeira vez em Angola, uma figura singular do Rap é retratada em teatro musical.

Com o objectivo de enaltecer a figura do rapper pelo seu contributo no desenvolvimento da cultura angolana, da música em particular, a peça resultante da junção entre a representação, a dança e a música, é apresentada hoje e amanhã no Royal Plaza.

`O retrato de uma lenda´ é uma iniciativa do projecto “Retrato”, que visa destacar várias figuras do panorama cultural angolano. Big Nelo é o terceiro artista cuja trajectória é detalhada em palco por estudantes do Cearte, Complexo das Escolas de Artes, sob a iniciativa do estudante Silva Canganjo, segundo o qual “nasce a necessidade de tornar conhecido o desconhecido dos criadores angolanos, homenageá-los enquanto vivos num teatro musical, uma vez que as suas obras e trajectórias artísticas motivam, inspiram e convidam a criar.”

Com provas dadas, Big Nelo ou a Lenda como também é conhecido, é dos músicos cujo lugar nos anais da cultura está indiscutivelmente reservado. O membro fundador do SSP, está no activo desde a formação do grupo, em 1991, ao lado de Paul G, Jeff Brown e Kudy, tendo gravado os álbuns de originais: “99% de Amor”, “Odisseia”, “Alfa” e “Amor e Ódio”.

A par do projecto pioneiro do Rap em Angola, o artista sempre teve projectos a solo. Em 2013 passou a trabalhar com C4 Pedro, formando o dueto “B4”, lançando o disco “Los Compadres”. Em 2016 forma uma nova parceria com os músicos: Cef , Young Double e Lil Saint, formando a B26, resultando daí o álbum intitulado “O legado da lenda”.

Vale lembrar que, o Projecto Retrato já deu “vida” à trajectória de dois artistas angolanos que continuam a representar bem Angola além-fronteiras, trata-se do Kizua Gourgel e Eduardo Paim, sendo Big Nelo, o artista da vez.

as cargas mais recentes

Morreu Florian Schneider, um dos pioneiros da música electrónica

há 1 ano
Florian Schneider fundou, em 1970, com seu amigo, a banda Kraftwerk, pioneira da música electrónica. O músico alemão morreu nesta quarta-feira aos 73 anos vítima de cancro.

Paulo Flores faz a apresentação oficial do seu novo álbum

há 4 meses

Morreu Chi Modu, o maior documentarista da história do Hip Hop

há 2 meses
Aos 54 anos, Chi Modu se junta a Pac, Big, Eazy e todas outras lendas que ajudou a imortalizar.

Nacobeta eternizado em mural

há 7 meses
O kudurista Edson Guedes Fernandes “Nacobeta” foi eternizado em um mural gigante na zona onde nasceu (C8/Nelito Soares/Rangel), por um grafiteiro local.

Bruno Fernando estreia nos play-offs da NBA

há 2 meses
O angolano Bruno Fernando, que actua nos Atlanta Hawks, estreou hoje nos play-offs da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao jogar dois minutos na derrota da sua equipa diante dos Philadelphia76, por 118-102.

Né Gonçalves lança nova música e anuncia álbum com participações inesperadas

há 4 meses
A riqueza poética patente na música de Né Gonçalves alterou recentemente as listas de produção da Apple Music, Spotify e New Music, em Portugal.

Fredy Costa torna-se padre

há 1 ano
Padre Casimiro é o papel que o actor angolano Fredy Costa vai interpretar na nova telenovela da SIC, intitulada “Terra Brava”, cujas filmagens já decorrem.

Rapper Mota Jr encontrado morto

há 1 ano
O rapper português Mota Jr foi encontrado morto segunda-feira, mas apenas ontem (terça-feira) o corpo foi identificado, pelo facto de estar em elevado estado de decomposição.

Sintoniza 96.1FM: As 3 Essenciais

há 9 meses

Tampa de uma das jantes do carro em que foi baleado B.I.G vai a leião

há 4 meses

Sul-africano Bokkieult lança A Million Chances, um álbum que comunica com os angolanos

há 1 mês
Mais do que simples álbum, A Million Chances servirá como importante instrumento de pesquisa sobre tendências da música africana, para as futuras gerações, já que Bokkieult é considerado um dos maiores pesquisadores de música no seu país.

Disc jockeys actuam em live solidário em prol da Fundação Ana Carolina

há 2 meses
A propósito do mês da criança, os Djs Malvado, João Reis, Aldas Mix, Kapiro, Lutonda e Dj Bruno Ag, são alguns dos nomes que integram o vasto cartaz deste Live Solidário que tem como objectivo angariar fundos para doação de cestas básicas à Fundação Ana Carolina e ainda vários Lares de Acolhimento que colaboram com o “Vidas ZAP”, projecto de Responsabilidade Social da ZAP.

É oficial, `BomSom TV´ ficará disponível em Angola a partir de 1 de Julho

há 2 meses
Hoje Anselmo fez saber que a BomSom redireccionou o seu Score business e deixa doravante de agenciar artistas, por incompatibilidade com os projectos preconizados. Sobre a BomSom TV, sabe-se já que é um canal democrático que servirá como veículo de cruzamento para a música dos Palop e ao embaixador dos ritmos africanos.

Google coloca Mbira “Kisanje” no motor de busca

há 1 ano
O instrumento musical originário do Zimbábue, conhecido em Angola como Kisanje, está a ser exibido desde ontem na página inicial do motor de busca e permite os usuários executá-lo. O objectivo é marcar a “semana cultural do Zimbábue”.

Heavy C aposta em novos talentos e anuncia dois álbuns

há 1 ano
O objectivo da aposta em novos talentos é a passagem de experiência, porque, entende, a falta de qualidade nos artistas emergentes acontece por conta da não passagem de testemunho.

Érica Chissapa aprovada para novela portuguesa

há 6 meses
A actriz angolana Erica Chissapa fará parte do elenco da novela portuguesa “Amar demais”, da TVI.