Vinte e quatro filmes concorrem ao prémio de melhor filme no festival internacional de curta metragem da Kianda

A comissão organizadora do Festival Internacional de Curta Metragem da Kianda (FESC-KIANDA) garantiu, em conferência de imprensa, estarem criadas todas as condições para a realização do festival que já vai na sua segunda edição e conta com a participação de filmes da CPLP.

Segundo Vánio de Almeida, Director do Festival, o projecto tem como objectivo incentivar a produção nacional, promoção dos filmes, criar mecanismo para a distribuição e troca de experiência entre os criadores da CPLP.

Simão Paulino, responsável de marketing convidou ainda os empresários nacionais e não só, a associarem as suas marcas nas produções nacionais que vai permitir uma maior visibilidade das mesmas.

Etelvino Fialho, em representação da Fundação Brilhante, patrocinador Oficial do Festival, disse estar regozijado pelo facto de fazerem parte desta festa do cinema Nacional.

Nesta segunda edição será homenageada a cineasta Maria João Ganga, autora e realizadora do filme ‘Na Cidade Vazia’.

O FESC-KIANDA é o primeiro festival internacional de cinema que premeia as curta-metragens produzidas de Janeiro à Novembro de cada ano. É um evento anual inserido nas festividades da cidade de Luanda.

Ao longo do evento ocorrerão Mostras de Curtas da CPLP, Palestras, Workshops, Debates e Mesas Redondas sobre o estado do Cinema Angolano. O público do evento é composto na sua maioria por profissionais de cinema, estudantes e cinéfilos, representantes dos Ministérios da Cultura, Educação, Comunicação Social, Ong´s e público em geral.

as cargas mais recentes

Tributo a Chadwick Boseman chega a Netflix dia 17 e estará disponível por apenas 30 dias

há 10 meses
A Netflix surpreendeu os internautas, ao divulgar sem aviso prévio, o trailer do documentário `Chadwick Boseman- Retrato de um artista´.

Morreu Fernando Quental, autor de ‘Quando eu fui a Benguela’

há 10 meses
O músico angolano Fernando Quental faleceu hoje em Portugal, vítima de doença, apurou a Revista Carga de uma fonte.

Mais uma obra enriquece o Rock nacional

há 2 anos
Trata-se do primeiro EP dos Lunna, uma banda de Metal Alternativo que tem brilhado em festivais como Rock Lalimwe Eteke Ifa, Rock in Rio Catumbela, entre outros.

Playlist de Carlos Almeida

há 1 ano
O antigo capitão da selecção nacional de basquetebol, agora Secretário do Estado dos Desportos, Carlos Almeida, enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou seja as músicas que mais ouviu.

Sabia que existe uma igreja que detém direitos das musicas de Rihanna e Beyonce?

há 1 ano
De acordo com uma matéria explicativa da BBC, a Igreja da Inglaterra é apenas uma das investidoras de uma empresa chamada Hipgnosis.

Músicos lamentam morte de Waldemar Bastos

há 1 ano
Várias vozes lamentaram o passamento físico de uma das principais referências da música angolana, com destaque para a reacção de outros músicos, cujos sentimentos foram manifestados nas redes sociais.

Lewis Hamilton será condecorado com título de “Cavaleiro” pela Rainha da Inglaterra

há 1 ano
Com sete títulos mundiais, o piloto de 35 anos está prestes a sagrar-se o melhor de sempre da Fórmula-1.

Covid-19 força adiamento da cerimónia dos Grammy

há 2 semanas
A cerimónia de entrega dos Grammy, edição 2022, prevista para o dia 31 de Janeiro, foi adiada por causa do elevado número de casos de Covid-19 nos Estados Unidos da América.

Morreu Chi Modu, o maior documentarista da história do Hip Hop

há 8 meses
Aos 54 anos, Chi Modu se junta a Pac, Big, Eazy e todas outras lendas que ajudou a imortalizar.

Apesar dos escândalos sexuais, R. Kelly continua a ser dos músicos mais ouvidos no mundo

há 4 meses
Mesmo depois do lançamento, em 2017, da campanha MuteRKelly, que exigia a retirada das suas músicas de aplicativos de rádio e música e que mais tarde, levou ao cancelamento de várias turnées de concertos do músico, R. Kelly continua a ser dos mais ouvidos.

“Geração de Glória” da música nacional é homenageada no programa ‘Ao Vivo’

há 1 ano
Um show com a actuação de oito artistas consagrados angolanos marcará a estreia, dia 8 de Janeiro, no Canal ZAP Viva, do programa Ao Vivo – Homenagem à Música. Doravante, será assim todas as sextas-feiras à noite

Novo álbum da Banda Maravilha traz mistura de Kuduro com o Semba

há 2 anos
onhecida como verdadeira executante dos instrumentos tradicionais do Semba, a banda revelou à Carga que o aguardado álbum já está pronto e colocará à disposição dos fãs 5 mil cópias.

50 Cent pede desculpas a Megan Thee Stallion por tirar sarro da rapper por ter sido baleada

há 1 ano
Nos últimos tempos 50 Cent adoptou o comportamento de “rei” do deboche no que toca a comentários sobre a maioria dos assuntos que vêm surgindo. Mas no princípio desta semana, o rapper surpreendeu ao pedir desculpas publicamente a Megan The Stallion, por ter tirado sarro e inclusive ter partilhados memes, dos tiros que a rapper levou no pé, alegadamente disparados por Tory Lanez.

Orange The World: 16 dias de activismo- Diga não à violência contra as mulheres

há 2 meses
A campanha promovida pela União Europeia em Angola começa dia 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher e tem a duração de 16 dias, com encerramento previsto para 10 de Dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Ao longo deste período, a União Europeia promoverá actividades de sensibilização com o objectivo de consciencializar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher.

Artistas plásticos da nova geração recriam trabalho de Ruy Duarte de Carvalho

há 2 meses
O Laboratório de Crítica e Curadoria e a Galeria Movart apresentam no próximo dia 25 do corrente, em Luanda, uma exposição colectiva inspirada na obra “Como Se O Mundo Não Tivesse Leste”, de Ruy Duarte de Carvalho.

Xtremo Signo e Lil Drizzy unem Velha e Nova Escola em novo projecto musical

há 8 horas
Lil Drizzy e Xtremo Signo são duas vozes separadas pelo tempo e espaço, mas confessam a mesma crença e lutam pelo mesmo objectivo : o Rap. Os artistas foram desafiados para representar a Velha e Nova Escola do Rap angolano no tema “Quem Me Mandou”, uma iniciativa do canal Rap Produtivo.