Virgul aborda sobre a sua nova obra discográfica “Júbilo” hoje no talk-show Bem-Vindos

O músico Virgul será o primeiro convidado da nova temporada do talk-show Bem-Vindos, da RTP África. O artista será o convidado de Sílvio Nascimento no primeiro episódio de 2021.

Virgul vai abordar a sua nova obra discográfica, Júbilo, que conta com participações de grandes nomes como o rapper Sam The Kid e os cabo-verdianos Dino D’Santiago e Jon Luz.

Trata-se do segundo álbum da carreira do músico, que também está a preparar o regresso dos Da Weasel em concerto a ser realizado em 2021. Os temas de Júbilo são, na sua maioria, fruto de uma colaboração criativa com Alex D’Alva Teixeira e Ben Monteiro, dos D’Alva.

Em comunicado, a RTP fez saber que neste primeiro episódio da nova temporada, Sílvio Nascimento também estará à conversa com Paulo Pascoal sobre as críticas à versão portuguesa da animação Soul¸ da Disney. Os tradutores da versão portuguesa da biografia de Cesária Évora, Manuel Brito-Semedo e Wlodzimierz Szymaniak, também vão participar do programa a partir de Cabo Verde. O livro sobre a cantora foi originalmente escrito em polaco e agora lançado em língua portuguesa.

Todos os anos passam pelo Bem-Vindos mais de 2.000 convidados e 600 atuações musicais, e são exibidas mais de 200 reportagens dos principais eventos africanos, inclusive no centro da Europa (Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e França), onde se encontram grandes comunidades dos PALOP.

as cargas mais recentes

Filha de Lauryn Hill revela que teve infância marcada por violência e compara a educação que recebeu da mãe com “escravidão”

há 7 meses
Selah Marley usou as redes sociais para compartilhar o “trauma” que carrega há mais de uma década, por causa dos alegados espancamentos “enraivecidos” da mãe.

Rapper Mo3 morto a tiro em Dallas

há 4 meses
Rapper Mo3 foi baleado ontem em Dallas, estado do Texas, durante um tiroteio, enquanto seguia, na sua viatura, em direcção ao Norte daquela circunscrição dos Estados Unidos da América.

Espectáculo de apresentação do projecto “Esperança – A Bênção & A Maldição” está cancelado

há 5 meses

Bonga, a lenda do Semba e símbolo da consciência africana, exaltado pela imprensa internacional

há 3 meses
Uma caminhada de quase meio século, que se traduz em álbuns, espectáculos, bibliografias, viagens e com um único objectivo: despertar a consciência africana por meio do Semba, género que se vai tornando na sua própria antonomazia.

Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

há 9 meses
A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Bié projecta academia de música para Junho de 2021

há 2 meses
Salas de música, teatro, poesia e pintura, zonas de lazer e desporto, além de auditórios com a capacidade para 250 e 230 lugares, são os compartimentos da academia de música, que estará pronta em Junho, no Bié.

Twenda: “Neste momento nós somos a cara do Kuduro”

há 8 meses
Twenda é um nome estranho para muitos, mas Manda-Chuva, Fogo de Deus e Mulecada, que formam o grupo, são rostos conhecidos do Kuduro, por terem criado o Elenco da Paz. Os kuduristas vivem actualmente em Portugal e estão a internacionalizar a carreira com um tipo de Kuduro diferente: acústico e com banda.

Yola Araújo e LS Republicano rompem contrato por alegada “incompatibilidade”

há 5 meses
Depois de pouco mais de 10 anos de trabalhos, a cantora deixa de pertencer a LS Republicano, por causa de “incompatibilidades”.

MTV Europe Music Awards 2020: Pabllo Vittar ultrapassa Anitta, Emicida e Ludmila.

há 4 meses
A gala de premiacão MTV Europe Music Awards aconteceu esta madruga em Budapeste, Hungria. Os maiores vencedores da noite foram BTS. Lady Gaga levou o principal prêmio “Artista do Ano” e Pabllo Vittar deixou para atrás Anitta, Emicida, Ludmila e Djonga.

Jay-Z abre faculdade de Música, Desporto e Entretenimento na sua terra natal

há 7 meses
A Roc Nation, empresa de entretenimento de Jay-Z, anuncou ontem a abertura, para primeiro Semestre de 2021, de uma Escola Superior de Música, Desporto e Entretenimento, em Brooklyn (terra natal do rapper). 25% dos alunos do primeiro ano vão estudar sem pagar.

Cine Mundo vai deixar de exibir filmes da Universal Pictures

há 10 meses

Manuel Kanza: “O Kuduro não morreu, apenas está a se transformar em Afro House”

há 10 meses
O dançarino de Kuduro Afro anuncia que vai abandonar os palcos em troca da produção de documentários e afirma que a dança Afro House e o Kuduro são a mesma coisa e fundamenta.

NGA disponibiliza hoje três novos projectos musicais

há 4 meses
Constituído por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e P’ra Nós”, o triplo lançado nas celebrações do 38.° aniversário do artista angolano radicado na Linha de Sintra representa a consistência lírica do vasto registo fonográfico, onde se destacam “Filho Das Ruas”, “King”, “Filho Das Ruas 2.

Poeta Momentâneo apresenta projecto de fusão de Rap e poesia declamada

há 5 meses
A estética da palavra associada ao ritmo já é descrita como Rap. O “Fusionismo” resulta da combinação entre a poesia declamada, a música e o desempenho, afirma o “seu criador” Poeta Momentâneo.

Friday Lit: A apresentação do futuro de Alkinoos

há 5 meses
Já disponível em todas plataformas digitais, o tema “Friday Lit” abre as portas para o próximo EP da autoria de Alkinoos -Alcino Pascoal-, com cada uma das músicas dedicada a um dia da semana.

Morreu o comandante mais premiado do Carnaval de Luanda

há 9 meses
O comandante do grupo carnavalesco “União 10 de Dezembro”, Pedro Vidal, morreu hoje em Luanda, vítima de doença, apurou a Revista Carga.