Vivadança Internacional: Festival de dança brasileiro destaca continente africano

A assinalar a 14ª edição, o Vivadança Internacional apresenta-se como “um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais”, lê-se no site.

Este ano, o evento estreia-se on-line, por razões óbvias e, traz África como epicentro do festival, representada por 38 bailarinos de 12 países africanos, dentre os quais: Tanzânia, Gabão, Moçambique, Marrocos, Burkina Faso, Angola, Cabo Verde, Namíbia, Camarões, Nigéria e Senegal.

A ampliar conexões com o continente berço, o festival tem início marcado para amanhã, na plataforma Festival Scope, acessível aqui e, estará disponível ao público gratuitamente até ao dia 9 de Maio.

Vivadança Internacional: Festival de dança brasileiro destaca continente africano
Foto: Pina Bausch

O espetáculo principal do Vivadança será ‘A Sagração da Primavera’, criada pela coreógrafa alemã, Pina Bausch. Criado para uma tournée internacional, transformou-se em filme, por imposição das medidas restritivas de combate à Covid-19.

A remontagem da obra, remonta a obra do compositor russo Igor Stravinsky, e é levada ao Brasil com o patrocínio do Goethe-Institut Salvador.

as cargas mais recentes

WU-TANG CLAN leva “36 Chambers” ao Brasil em Abril

há 1 ano

Matias Damásio apresenta novo álbum no dia da Independência

há 7 meses
O CD será apresentado na plataforma “Kison”, da Unitel, no mesmo dia em que o país vai comemorar 45 anos de independência.

Coronavírus: Yanick prevê maus momentos para os músicos

há 1 ano
Sem “papas na língua”, falando para a Revista Carga, o rapper Yanick Ngombo “Afroman” reconheceu que se a situação do Coronavirus se prolongar os músicos vão passar maus momentos.

Temor do Coronavírus “cancela” shows

há 1 ano
Muitos eventos culturais ao redor do mundo foram cancelados por conta da disseminação do Covid-19, já considerado como uma pandemia.

Arco de Lisboa pela primeira vez online, para ver até ao dia 14 de Junho

há 12 meses
A galeria This Is Not A White Cube está representada na Arco Lisboa- Secção África Em Foco com o projecto site-specific Arte Contemporânea Africana: Discursos De Decolonialidade.

Leonardo Freezy disponibiliza o single `Gatilho´

há 8 meses
`Gatilho´ é um desabafo, ou uma explosão de frustrações específicas, se quisermos. Memórias profundas que abrangem assuntos pertinentes como o preconceito, o racismo, a força da amizade e do companheirismo.

PLASTICIDADES Anti-Covid-19: Exposição em homenagem a Paulo Jazz pode ser vista até ao dia 31

há 4 meses
A exposição que memora a vida e obra de Paulo Jazz, foi inaugurada no passado dia 4 de Janeiro e insere-se nas celebrações do Dia da Cultura.

Fãs criam petição para que o papel de Pantera Negra seja descontinuado

há 8 meses
Após a Morte do Actor Chadwick Boseman, os fãs criaram uma petição para que o actor não fosse substituído, mas que em compensação, outro personagem herde o manto do Pantera Negra e um dos nomes mais votados é o da Shuri, irmã do Rei T´Challa, cujo papel é interpretado por Letitia Wright.

Rappers angolanos em destaque na revista científica brasileira

há 4 meses
A renomada revista científica brasileira de ciências humanas “Convergência Crítica” decidiu destacar na sua primeira edição Kid MC, MCK, Kamessu e Flagelo Urbano.

Macklemore diz que cor da sua pele ajudou-o a vencer Kendrick Lamar nos Grammy

há 3 meses

Fim-de-semana farto: Kid Cudi quebra o silêncio de 10 anos e Taylor Swift retorna após 5 meses

há 5 meses
Kid Cudi acaba de lançar o último álbum da trilogia `Man on the Moon´, enquanto que Taylor Swift apanhou todos de surpresa com um “ábum-irmão” de Folklore, lançado há cinco meses, ambos projectados para ocupar os primeiros lugares da Billboard.

Anna Joyce e C4 Pedro integram lista dos artistas africanos que “todos devem ouvir”

há 2 meses
O site brasileiro Mundo Negro elegeu os oito artistas africanos lusófonos “obrigatórios” nas playlists da actualidade, dos quais figuram os angolanos C4 Pedro e Anna Joyce.

Morreu o fadista português Carlos do Carmo

há 4 meses
O cantor morreu na manhã de hoje aos 81 anos, no hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde deu entrada ontem por causa de um aneurisma.

Nue Wave disponibilizam teaser do single `És tu´

há 23 horas
O single é mais uma promocional da primeira EP dos Nue Wave, a ser lançada brevemente, que intitular-se-á “Wave”.

José Neto é o novo técnico de basquetebol do Petro

há 8 meses
O técnico brasileiro José Neto é o novo técnico da equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda.

FS lança vídeo surpresa e anuncia projecto ‘Quarentena Rija”

há 1 ano
Tal como já é da praxe, a Força Suprema lançou mais um vídeo sem aviso prévio, tratando-se de uma música inédita intitulada ‘4 ou 5’, onde figuram os rappers Prodígio, NGA e Monsta.