Vivadança Internacional: Festival de dança brasileiro destaca continente africano

A assinalar a 14ª edição, o Vivadança Internacional apresenta-se como “um espaço de celebração da dança e da diversidade em movimento. Ao longo de 13 anos de história, o festival coloca a Bahia na rota de eventos calendarizados promovendo ricos diálogos e intercâmbios culturais”, lê-se no site.

Este ano, o evento estreia-se on-line, por razões óbvias e, traz África como epicentro do festival, representada por 38 bailarinos de 12 países africanos, dentre os quais: Tanzânia, Gabão, Moçambique, Marrocos, Burkina Faso, Angola, Cabo Verde, Namíbia, Camarões, Nigéria e Senegal.

A ampliar conexões com o continente berço, o festival tem início marcado para amanhã, na plataforma Festival Scope, acessível aqui e, estará disponível ao público gratuitamente até ao dia 9 de Maio.

Vivadança Internacional: Festival de dança brasileiro destaca continente africano
Foto: Pina Bausch

O espetáculo principal do Vivadança será ‘A Sagração da Primavera’, criada pela coreógrafa alemã, Pina Bausch. Criado para uma tournée internacional, transformou-se em filme, por imposição das medidas restritivas de combate à Covid-19.

A remontagem da obra, remonta a obra do compositor russo Igor Stravinsky, e é levada ao Brasil com o patrocínio do Goethe-Institut Salvador.

as cargas mais recentes

Matias Damásio laureado com medalha de ouro em Portugal

há 1 ano
O presidente da câmara de Oeiras, Isaltino Morais, formalizou esta semana a homenagem ao músico angolano por serviços prestados à comunidade, com a entrega de um diploma e uma medalha de ouro.

Kanye West “entra” na lista dos bilionários

há 1 ano

Yunami lança amanhã um projecto sui generis para o rap angolano

há 3 meses

Elástico Nandako disponibiliza o primeiro projecto musical com participação

há 1 ano
Trata-se do primeiro projecto colaborativo do cantor e dançarino, depois de se despedir dos Power Boyz. O single estará disponível, nas plataformas digitais, a parir das 19 horas de hoje e conta com a participação do seu antigo grupo.

Snoop Doog celebra 49º aniversário de Tupac

há 1 ano
Um astro, cujo impacto da obra e da carreira pode ainda ser sentido, como se de um artista vivo e no auge da carreira se tratasse. O seu aniversário ainda é pretexto para homenagens e volvidos 24 anos após a sua morte, o Tupac Shakur continua a ser lembrado como o “maior Rapper de todos os tempos”.

MV Bill canta `crónicas viscerais sobre um Brasil desestabilizado’ em novo álbum

há 3 meses
Com a produção de DJ Caíque e Tibery, o 9ª álbum do rapper, traz 12 faixas musicais, intitula-se `Voando Baixo´ e será publicado no próximo dia 30 de Abril.

Abril, o mês da dança

há 1 ano

“Hino milionário” continuará como a música oficial dos 45 anos da independência

há 12 meses
A informação consta de uma deliberação da comissão, que esteve reunida em sessão ordinária, para apreciar, entre outros, a proposta de reestruturação do acto central.

WU-TANG CLAN leva “36 Chambers” ao Brasil em Abril

há 1 ano

Beyonce lança música surpresa sobre o racismo

há 1 ano
Depois do lançamento surpresa do álbum “Homónimo”, em 2013, considerado uma das maiores produções do século, Beyonce lançou sábado, de surpresa, um single sobre o racismo.

Virgul aborda sobre a sua nova obra discográfica “Júbilo” hoje no talk-show Bem-Vindos

há 7 meses
O músico Virgul será o primeiro convidado da nova temporada do talk-show Bem-Vindos, da RTP África. Nesta segunda-feira, 18 de janeiro, o artista será o convidado de Sílvio Nascimento no primeiro episódio de 2021.

Scorpions cantam esperança em fase de isolamento social

há 1 ano

Vencedor do prémio literário ‘Sagrada Esperança’ é conhecido dia 15 de Setembro

há 11 meses
Foi instituído em 1980 em homenagem póstuma ao Dr. António Agostinho Neto, ilustre homem de cultura e das letras angolanas.

Entri Spada e Paredi: DJ Malvado reinventa clássico cabo-verdiano em parceria com Roxane

há 2 meses
A ser lançada hoje, a música Entre Spada e Paredi é um “prenuncio” do EP de Roxane Fernandez, a ser lançado em Julho/Agosto e mantém DJ Malvado conectado às suas raízes com a kizomba mais tradicional tal como nos tempos em que estava a iniciar a sua carreira.

Filme sobre Murais da Leba disputa Grande Prémio de Cinema Brasileiro

há 1 ano
O filme torna-se assim no primeiro realizado em África a entrar no circuito comercial de cinema brasileiro. Intitulado ‘As Cores da Serpente’, a longa-metragem narra o desafiante processo artístico dos jovens grafiteiros sobre os Murais da Leba.

Burna Boy anuncia lançamento do próximo álbum para Agosto

há 3 meses
Passados oito meses depois da publicação de “Twice As Tall”, o músico nigeriano anuncia, para Agosto deste ano, o lançamento do próximo álbum.