Vopsi MoMA apresenta-se com “Um quaDro pErFEITO” na Galeria Tamar Golan

O artista angolano Vopsi MoMA vai apresentar-se no próximo dia 29 de Outubro de 2021, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Um quaDro pErFEITO”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 26 de Novembro de 2021.

A Exposição que poderá ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9 às 17 horas, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte & Cultura, levanta várias questões:

Quem sou eu?! O que eu sei sobre a cultura visual do meu País?! O que eu conheço da História do meu País?! Porquê que gosto do meu País?! Que “Angolano” eu quero ser?! Nas palavra de Victor Amorim Guerra, é um momento para uma breve reflexão face a um mundo analiticamente desnorteado, onde a deriva dos adolescentes, dos jovens e o stress dos adultos e a proteção dos idosos são um problema cada vez mais sério.



Poderão estes nobres pensamentos contribuir para que nasça ou renasça a esperança de uma sociedade civil responsável e efetivamente mais justa, onde a capacidade de sonhar não seja sufocada pelo desequilíbrio social? Claro que sim…quanto mais e melhor nos conhecermos, melhor povo seremos! “A História é uma comparação permanente. E aqueles que a não conhecem estão condenados a repeti-la.” Baptista-Bastos (Jornalista e Escritor Português). Dar a conhecer ao Mundo, o meu Mundo (disse o artista), o Melhor de Angola, mostrando a sua História, o seu Presente, a sua Natureza, o seu empreendedorismo, as oportunidades e as artes, dar a conhecer o Mundo de Vopsi.

Ele, Vopsi Moma, desta forma, proporciona às diversas sensibilidades, um produto visual único, para o desenvolvimento tanto cultural como social, permitindo ao cidadão comum um melhor conhecimento sobre o artista, mostrando o tanto de si, como tanto da sua terra, do seu País e, acima de tudo, deixando um legado para as gerações vindouras. Angola precisa de ver e este artista proporcionou isso” .

O artista
“É entre os seus familiares, amigos e fãs, conhecido por Vopsi MoMA. Nasceu em Luanda, em 11 de Novembro, na década de 90, e a quem mesmo já o considera “O Picasso Angolano”. É um artista plástico, autodidata, com limitações e dificuldades de locomoção físicas, não fosse a doença, até então inexplicada, que lhe paralisou os membros superiores e inferiores, ainda em tenra idade.

Se é certo o adágio “Quem quer arranja solução, o contrário arranja desculpas”, MoMa é de perto e de longe o perfeito exemplo de superação, do poder da boa vontade- a imagem de quem corre com gosto e só por isso não se cansa. Suas capacidades intelectuais permitiram-lhe desenvolver habilidades nas artes plásticas.

Faz parte da Associação Nfulua Muana, é membro da BJAP; da Maratona dos artistas e da sociedade de artistas francês Jeunes Artistes D´Avenir. Participou em 9 exposições colectivas, sendo que foi em 2017 que o rosto da resiliência começou a sua carreira, tendo hoje as suas obras a desfilar no mercado Europeu, precisamente em Itália e Portugal.

as cargas mais recentes

Madonna cancelou contrato com David Guetta por causa do signo do DJ

há 2 anos
A cantora tinha o contrato para gravação de um álbum com David Guetta. O interesse de Madonna em trabalhar com o DJ francês surgiu após este ter conquistado um Grammy, em 2011, por causa do remix do tema ‘Revolver’ da artista.

Nicki Minaj se torna a primeira rapper a atingir 10 biliões de visualizações no Spotify

há 3 anos
A cantora norte-americana conseguiu um feito inédito ao atingir 10 mil milhões de visualizações no Spotify, tornando-se na primeira rapper da história a conseguir a marca na plataforma de streamings.

Banda Prontidão homenageia Luanda

há 2 anos
Dia 31 de Janeiro (domingo) será um dia especial para música angolana, particularmente para nova geração de artistas. A data ficará marcada pelo primeiro concerto ao vivo da Banda Prontidão.

Anitta diz que só volta ao Rock in Rio “se um dia derem aos artistas que falam português o mesmo respeito que dão aos estrangeiros”

há 5 meses

União Africana e AFRIMA abrem formação grátis sobre como ganhar dinheiro na música

há 1 ano
A organização dos prémios africano de música e (AFRIMA) e a União Africana iniciam, a partir do dia 19 desde mês, um ciclo de conferências para capacitação de músicos, agentes musicais e empreendedores do sector, sobre como ganhar dinheiro no mundo da música.

Flor de Raiz: “Não temos produtoras sérias”

há 3 anos
Irreverente e muito frontal, a kudurista Flor de Raiz afirmou que não há nenhuma produtora séria ou capacitada, em Angola, para elevar os kuduristas a patamares mais alto.

As Gingas protagonizam despedida do Show do Mês no formato live

há 1 ano
Mais um “reencontro” digno de ser guardados nos corações e mentes. A decorrer já no próximo sábado, dia 18, no conceito Hospitality, o último Show do Mês no formato live promete fortes emoções, e não poderia ser diferente.

Amostra virtual ‘SetentaOitenta’ junta fotógrafos angolanos

há 2 anos

Fotogaleria: Yuri da Cunha protagoniza “dueto” épico com Teta Lando

há 2 anos

Exposição ‘New Era For Humanity’ inaugura Marvilla Art District

há 2 anos
O Marvilla Art District é um projecto que nasce da vontade da MOVART Gallery, em parceria com a REWARD Properties, e tem como objectivo a criação de um polo artístico e a dinamização cultural de uma zona residencial em Marvila (outrora espaço industrial em decadência).

Mamy disponibiliza Kit Kitchã em animação gráfica

há 2 anos
Após ter lançado o E.P. Trap Queen, que teve uma óptima aceitação do público em geral, MAMY lança o videoclipe em animação gráfica da música Kit Kitchã.

Morreu Michael Williams, actor do “The Wire”

há 1 ano

Inaugurado mural em homenagem a George Michael

há 2 anos
Foi inaugurado quinta-feira, em Kingsbury (Londres/Inglaterra), um mural em honra de George Michael, falecido aos 25 de Dezembro de 2016.

Barack Obama escolhe as melhores músicas de 2020

há 2 anos
A semelhança dos anos anteriores, Barack Obama partilhou uma playlist com as canções de que mais gostou em 2020.

Micasa está disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 2 anos

Enlightened Path: Quarto álbum de DJ Djeff já está disponível em Angola

há 2 anos
Este que é o seu quarto álbum de originais, foi desenvolvido ao longo deste último ano, e muito, influenciado pelas inúmeras actuações por este mundo fora e subsequente experiências.