Vopsi MoMA apresenta-se com “Um quaDro pErFEITO” na Galeria Tamar Golan

O artista angolano Vopsi MoMA vai apresentar-se no próximo dia 29 de Outubro de 2021, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Um quaDro pErFEITO”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 26 de Novembro de 2021.

A Exposição que poderá ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9 às 17 horas, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte & Cultura, levanta várias questões:

Quem sou eu?! O que eu sei sobre a cultura visual do meu País?! O que eu conheço da História do meu País?! Porquê que gosto do meu País?! Que “Angolano” eu quero ser?! Nas palavra de Victor Amorim Guerra, é um momento para uma breve reflexão face a um mundo analiticamente desnorteado, onde a deriva dos adolescentes, dos jovens e o stress dos adultos e a proteção dos idosos são um problema cada vez mais sério.



Poderão estes nobres pensamentos contribuir para que nasça ou renasça a esperança de uma sociedade civil responsável e efetivamente mais justa, onde a capacidade de sonhar não seja sufocada pelo desequilíbrio social? Claro que sim…quanto mais e melhor nos conhecermos, melhor povo seremos! “A História é uma comparação permanente. E aqueles que a não conhecem estão condenados a repeti-la.” Baptista-Bastos (Jornalista e Escritor Português). Dar a conhecer ao Mundo, o meu Mundo (disse o artista), o Melhor de Angola, mostrando a sua História, o seu Presente, a sua Natureza, o seu empreendedorismo, as oportunidades e as artes, dar a conhecer o Mundo de Vopsi.

Ele, Vopsi Moma, desta forma, proporciona às diversas sensibilidades, um produto visual único, para o desenvolvimento tanto cultural como social, permitindo ao cidadão comum um melhor conhecimento sobre o artista, mostrando o tanto de si, como tanto da sua terra, do seu País e, acima de tudo, deixando um legado para as gerações vindouras. Angola precisa de ver e este artista proporcionou isso” .

O artista
“É entre os seus familiares, amigos e fãs, conhecido por Vopsi MoMA. Nasceu em Luanda, em 11 de Novembro, na década de 90, e a quem mesmo já o considera “O Picasso Angolano”. É um artista plástico, autodidata, com limitações e dificuldades de locomoção físicas, não fosse a doença, até então inexplicada, que lhe paralisou os membros superiores e inferiores, ainda em tenra idade.

Se é certo o adágio “Quem quer arranja solução, o contrário arranja desculpas”, MoMa é de perto e de longe o perfeito exemplo de superação, do poder da boa vontade- a imagem de quem corre com gosto e só por isso não se cansa. Suas capacidades intelectuais permitiram-lhe desenvolver habilidades nas artes plásticas.

Faz parte da Associação Nfulua Muana, é membro da BJAP; da Maratona dos artistas e da sociedade de artistas francês Jeunes Artistes D´Avenir. Participou em 9 exposições colectivas, sendo que foi em 2017 que o rosto da resiliência começou a sua carreira, tendo hoje as suas obras a desfilar no mercado Europeu, precisamente em Itália e Portugal.

as cargas mais recentes

Agora já pode pausar na “placa” com o Naná

há 11 meses
O projecto, com finalidade de estimular a dinâmica comercial nos bairros, empregando jovens nas referidas localidades, conta agora com dois restaurantes informais, cuja imagem é o kudurista Nagrelha.

Profissionais e Produtores de Eventos & Cultura já têm entidade reguladora

há 1 ano
Num exclusivo à Carga, o Porta-voz do projecto, Kizua Gourgel, esclareceu o que é necessário para fazer parte, como surge, e para onde vai a iniciativa em meio a crise pandémica.

Elton John perde a voz, deixa o palco aos prantos e revela que está doente

há 2 anos
O cantor britânico foi obrigado a suspender o show na Nova Zelândia, e pedir ajuda para sair do palco, depois de perder a voz em decorrência de uma pneumonia diagnosticada horas antes.

Música de Flagelo Urbano volta a ser destaque em Universidade brasileira

há 4 meses
A música ‘Demo Sem Cracia’ da autoria de Flagelo Urbano, está em destaque no ‘Caderno Textos e Debates’ da Universidade Federal de Santa Catarina.

Estrela de Missy Elliott já brilha na Calçada da Fama de Hollywood

há 3 semanas
Aos 50 anos de idade, dos quais, mais de 25 dedicados ao Hip-Hop, Melissa Arnette Elliott mais conhecida como Missy ‘Misdemenor’ Elliott, acaba de ser honrada com a 2.708ª estrela da Calçada da Fama de Hollywood.

Dançarinos poderão contar com `Associação Angolana de Dança´ a partir de sexta-feira

há 12 meses
A cerimónia de Tomada de Posse terá lugar na sexta-feira, dia 11 de Dezembro, a partir das 11h, no auditório da Escola Nzinga Mbandi, em Luanda.

Batata Quente: Cólua Tremura estreia novo projecto de humor

há 2 meses
O artista Cólua Tremura vai actuar como primeiro convidado do projecto de humor, Batata Quente, uma iniciativa da produtora cultural, Kianda Sessions, em parceria com a Casa Rede. A decorrer o próximo dia 30 deste mês, pelas 18:30, bem ao seu jeito, Cólua vai explorar por meio da sátira O feminismo em Angola.

Beyoncé desiste da actuação na cerimónia dos Grammy Awards

há 9 meses
Apesar de liderar as indicações, Beyoncé “optou por não se apresentar” nos Grammy Awards. A cantora estaria em negociações para actuar com Megan Thee Stallion na madrugada de hoje.

Yola Semedo revela que está desmotivada para fazer lives

há 2 anos

A partir de agora todo músico que animar a plateia com canção alheia pagará 20% do cachet ao visado

há 11 meses
A medida surge para salvaguardar o direito do autor, seja ele cantor, intérprete, dj, produtor ou letrista, desde que esteja inscrito e tenha suas obras declaradas na SADIA.

Bié projecta academia de música para Junho de 2021

há 11 meses
Salas de música, teatro, poesia e pintura, zonas de lazer e desporto, além de auditórios com a capacidade para 250 e 230 lugares, são os compartimentos da academia de música, que estará pronta em Junho, no Bié.

Mike Shinoda diz que Linkin Park ajudaram a tornar o Rock “menos branco”

há 1 ano
O guitarrista dos Linkin Park afirmou, durante uma entrevista, sobre o impacto do álbum Hybrid Theory, o primeiro da banda lançado em 2000, que o surgimento do seu grupo ajudou a tornar o Rock “menos branco”.

Beyonce e Marvin Gaye lideram a lista dos melhores álbuns do século

há 1 ano
A Rolling Stone elegeu os álbuns “What’s Going On” de Marvin Gaye e “Lemonade” de Beyonce, como melhores álbuns de todos os tempos. Citando também ‘Crazy In Love’ como a melhor música do século.

Luso faz demonstração de skills no novo vídeoclipe

há 1 ano
Intitulado “Vitó Style”, o vídeo tem a estreia agendada para 3 de Agosto, próxima segunda feira-, no YouTube da Revista Carga. Extraído do “Ilusionista”, um projecto de demonstração de skills, métricas e habilidades,” que também reserva “Refrões da Minha Vida”.

Projecto ‘Poetas do Bairro’ junta Rappers da New e Old School

há 1 ano
Poetas de Bairro é um projecto que passará a fazer com que a Velha e Nova Escola do Rap angolano cantem numa mesma música. Lizzy, Hustla King, Leonardo Freezy, Wilson Puma, Fkruma e Dj Sipoda vão estrear com um tema inédito intitulado “Infância”.

Comunidade artística solidariza-se com Bang

há 11 meses
Foi recentemente tornado público, por meio das redes sociais e reforçado via comunicado de imprensa assinado pela Bang Entretenimento e StrongLive, que o empresário e produtor de eventos moçambicano Adelson Mourinho, popularmente conhecido como Bang, encontra-se gravemente doente e necessita de ajuda financeira.