Volvido um mês, após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a professora, Rosa Roque, concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity. O evento aconteceu, no último fim de semana, e numa ode aos artistas, vozes da nova geração subiram ao palco da Galeria do Semba para reoxigenar ambos repertórios.
O tributo aos artistas visou marcar o primeiro “mês-aniversário” desde que os mesmos enlutaram a cultura nacional. O Show englobou temas celebrizados pelos homenageados. Sendo que, cada artista convidado interpretou um tema.
Escolhidos a dedo de acordo ao perfil que se quis dar ao tributo idealizado por Rosa Roque, a singularidade dos intérpretes correspondeu a “diferentes sensibilidades sobre uma obra por todos conhecida”, detalhou Gersy Pegado, falando à Carga.

Desta feita, Carlos Lamartine, Bruno Netto, Lito Graça, Gersy Pegado, Gary Sinedima, Bela Chicola e Mister Kim protagonizaram a homenagem ao nível do palmarés de Waldemar Bastos e Carlos Burity. Numa tarde em que o ponto mais alto foi a “presença de familiares directos dos Malogrados, e sobretudo o celebrar das obras bem vivas”, segundo à organização.
Face à conjuntura imposta pela pandemia, Gersy também fez saber, que apesar do peso logístico, pesou a boa vontade de todos integrantes, que sem qualquer dificuldade abraçaram a causa. “A Fundação Obra Bela, os Músicos, a TV ZIMBO que transmitiu em directo, oferecendo ao evento a cobertura merecida ao Tributo à Waldemar Bastos e Carlos Burity, todos os colaboradores e Familiares dos homenageados engajados para que acontecesse o evento”.