Academia dos Óscares aceita pedido de demissão de Will Smith, mas avisa que inquérito vai continuar

O actor de 53 anos demitiu-se, ontem, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas cinco dias depois dos escandâlo provocado pela bofetada que deu ao também actor e comediante Chris Rock.

O pedido de demissão chegou dois dias após ter sido notificado pelo Conselho de Governadores da Academia. O actor tinha duas semanas para responder por escrito, mas não esperou e demitiu-se. A renúncia de Smith já foi aceite, mas o processo de inquérito sobre o incidente vai continuar.

Pesam também nas acusações “contacto físico inapropriado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometer a integridade da Academia” e a 18 de Abril sairia uma decisão, que incluia “suspensão, expulsão ou outras sanções” do actor, que era membro desde 2001.

O Deadline avança que Will terá sido informado pela organização que provavelmente seria suspenso durante uma década ou mais, o que o levou a tomar a decisão antes de ser “empurrado”, na esperança de esvaziar a polémica.

“Respondi directamente ao aviso de uma audição disciplinar da Academia e vou aceitar plenamente todas e quaisquer consequências pela minha conduta. As minhas acções (…) foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis”, adiantou Will Smith num comunicado divulgado pela imprensa norte-americana.

“A lista daqueles que magoei é longa e inclui o Chris [Rock], a sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa”, indicou.

No comunicado, Will Smith disse ainda que traiu a “confiança da Academia” e, por isso, apresentou a demissão.

“(…) Estou a demitir-me da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho considerar apropriadas. A mudança leva tempo e estou e comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência se sobreponha à razão”, salientou.

Will Smith lamentou também ter privado “outros nomeados e vencedores de terem tido a sua oportunidade de celebrar e ser celebrado pelo seu trabalho extraordinário”.

“Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção pelas suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema”, fundamentou.

A demissão foi imediatamente aceite. Num breve comunicado, a Academia disse que “Recebemos e aceitamos a renúncia imediata do senhor Will Smith da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Continuaremos a avançar com nossos processos disciplinares contra o senhor Smith por violações do Código de Conduta da Academia, antes da nossa próxima reunião do Conselho, agendada para 18 de Abril”.

as cargas mais recentes

Carla Prata apresenta-se na maior plataforma de distinção de novos talentos

há 3 anos

Bruno Fernando apresenta fundação direccionada à inclusão social

há 2 anos

Escritora Fátima Sampaio Fernandes será homenageada em Recital de Poesia na Fundação Arte e Cultura

há 2 anos
O projecto Noites de Poesia vai nesta quarta-feira, dia 27 de Outubro de 2021, pelas 18 horas, no Auditório Wyza Anfiteatro, homenagear a escritora Fátima Sampaio Fernandes, com recitais de poesia, música ao vivo e teatro.

Black Coffee apresenta set especial para o famoso concerto Tiny Desk da NPR

há 3 anos

Músicos homenageiam Jacinto Tchipa

há 2 anos
Sabino Henda, Flay, Zé Manico, Man Sambila e Bela Chicola subirão este domingo no palco do Live no Kubico para interpretar os principais sucessos de Jacinto Tchipa, músico falecido em Novembro último por doença.

Dia da Consciência Negra: Globo celebra figuras históricas no programa ‘Falas Negras’

há 3 anos
“Falas Negras” tem no seu alinhamento textos históricos de célebres personagens de 1600 aos dias de hoje, pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Dançarinos poderão contar com `Associação Angolana de Dança´ a partir de sexta-feira

há 3 anos
A cerimónia de Tomada de Posse terá lugar na sexta-feira, dia 11 de Dezembro, a partir das 11h, no auditório da Escola Nzinga Mbandi, em Luanda.

Pedro Hossi seleccionado para o projecto “Passaporte”

há 3 anos
Com objectivo de promover os homens do cinema em Portugal, a Academia Portuguesa de Cinema realiza o programa “Passaporte”, que contará com a participação do actor angolano Pedro Hossi.

Top Jóia do Ano coloca a velha “contra” nova escola de rappers

há 3 anos
Desde a autoria de Bob da Rage Sense, passando por Ikonoklasta até Phedilson Ananás, as “jóias” musicais produzidas em 2020 por rappers nacionais, serão “lapidadas” numa eleição proposta pelo Team 2 contra 1.

Taylor Swift volta a liderar top de álbuns

há 3 anos
Pela terceira semana, não consecutiva, Taylor Swift voltou a encabeçar o top de álbuns dos EUA. Foram vendidas mais 56 mil cópias do trabalho, sendo 16 mil nos formatos tradicionais. “Whole Lotta Red” de Playboi Carti que, há sete dias, estava no topo, caiu para a quinta posição.

Argentina conquista Copa América: o 1° título de Messi pela selecção

há 2 anos
A selecção da Argentina derrotou o Brasil por 1 a 0 na final da Copa América, disputada este sábado (10) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Jay-Z afirma que ninguém está a sua altura para um Verzuz battle e que Beyoncé é a evolução de Michael Jackson

há 2 anos
Jay-Z acaba de subestimar a indústria musical completa, ao afirmar que não há ninguém que possa o enfrentar numa batalhe de hits. A afirmação foi movida pela “expectativa” de um possível duelo com Hov, exteriorizado por Rick Ross.

“The Rock é o unificador que Os Estados Unidos da América precisa”, diz lenda do WWE

há 3 anos

Elias Dya Kimuezu recebe certificado de mérito pelo seu contributo na música angolana

há 1 ano

É Preciso Falar: Carga Magazine lança novo conteúdo em formato podcast

há 1 ano
O novo conteúdo da Carga é uma grande entrevista do tipo opinativa, com os principais fazedores da música angolana, opinion makers, bem como pessoas ligadas a cultura, acompanhada de debates sobre os temas que preocupam a cultura nacional, particularmente a música.

Dj Impossible lança seu primeiro EP

há 2 anos
Considerado um dos produtores mais versáteis da actualidade, Impossible decidiu sair da sua zona de conforto para explorar o seu outro lado artístico e teve resultado surpreendente.