Smith publicou um vídeo no YouTube, pedindo desculpas a Chris Rock sobre a agressão que cometeu durante a cerimónia dos Óscares. Depois de uma pergunta sobre por que razão não lhe pediu antes, Smith disse que ainda não estava em si nesse momento, que estava tudo “nublado” e adianta que já tentou falar com o comediante, tendo este passado a mensagem de que não estava preparado para falar.
“Chris, peço-te desculpa, o meu comportamento foi inaceitável, e estou aqui para quando estiveres pronto para falar”, disse Will Smith.
Depois disso, o actor pediu desculpa à mãe de Chris Rock e à sua família, dizendo que não percebeu naquele momento quantas pessoas ficaram magoadas com a sua ação. “Tony Rock [irmão de Chris Rock] é meu amigo, isto é provavelmente irreparável”, reconheceu Smith.
Smith diz que passou os últimos três meses a rever e a entender as nuances e complexidades do que aconteceu nesse momento e confessou não haver nenhuma parte de si que pense que aquela foi a forma certa de ele se comportar naquele momento.
Durante o vídeo, em resposta a uma outra pergunta, Will Smith esclarece que a mulher, Jada Smith não lhe pediu para fazer nada, afastando-a complemente de qualquer responsabilidade pela sua ação, aproveitando o momento para também pedir desculpa à sua própria família por tudo aquilo que, indirectamente, também acabou por cair sobre eles.
Depois seguiu-se o pedido de desculpas a comunidade de Hollywood, especificamente todos aqueles que estavam nomeados naquela noite: “parte-me o coração ter roubado e manchado o vosso momento”.
“Desapontar pessoas é o principal drama da minha vida. Odeio quando desaponto pessoas. Por isso, magoa-me psicologicamente e emocionalmente não ter estado à altura da imagem e impressão que as pessoas têm de mim. O trabalho que estou a tentar fazer é tentar sentir os remorsos sem sentir vergonha de mim mesmo”, comentou.