WIPAX MUSTANGG “O ódio” espalhado na dança

É dançarino de múltiplos estilos, paixão que despertou desde muito novo. Evoului e, hoje, é conhecido como um dos melhores dançarinos de Popping do país e do continente africano.
Trata-se de Wipax Mustangg, nome artístico de Wilson Lazaro, que venceu no concurso internacional de dupla o primeiro lugar na Dança Popping, por duas vezes consecutivas.Por isso, é uma das maiores referências angolanas quando o assunto é Dança de Rua, entre a dos profissionais de dançarinos de estilos modernos. É instrutor e professor de Hip Hop, Fit Dance, Afrofusão, Semba e Kizomba, o que lhe faz seguir com respostas positivas na carreira.


Wipax, natural de Luanda e morador do Palanca, define-se com a palavra “ódio”, na forma como encara a dança. “É necessário conhecer a dor para valorizar o amor”, disse, para explicar a origem da força que o motiva: a perda dos pais.


Quando se apaixonou pelo mundo da dança, aos seus sete anos, imitava artistas internacionalmente renomados, com destaque para Michael Jackson. Mas, foi em 2005 que Wipax Mustangg entra para o mundo artístico de forma profissional.
Nesta altura, participou nos castings do “Bounce Angola”, exibido pela Televisão Pública de Angola (TPA), programa que lhe proporcionou grande visibilidade artística.
Participou ainda, em outros vários programas de televisão como o “Janela Aberta” da mesma estação televisiva, através da rubrica Danças de Ruas”, onde saiu vencedor em duas edições.
Pelo nivel de profissionalismo alcançado, Wipax foi convidado a fazer parte de vários eventos, entre os quais o BAI Dança com Ritmo, em que fez parte da mesa de jurados, representando a província de Luanda.

NOVOS DESAFIOS

Neste momento, o maior projecto da carreira de Wipax, como o próprio refere, é a Associação DMB, que fundou em 2014. “Criei-o em meio a uma série de dificuldades, pois não tinha condições nenhuma, por isso, usávamos a Baía de Luanda”.
Actualmente, as coisas mudaram um pouco e o artista conta com algumas condições materiais, uma grande equipa de colaboradores e realiza muitos eventos, em que junta um número considerado de bailarinos de várias províncias.
Membro da Comissão de Carteira Profissional Artístico (CCPA), onde assume a Área de Validação dos Processos da Carteira dos Bailarinos, Wipax considerou que a inscrição à essa instituição traz inúmeros benefícios na vida dos artistas.

WIPAX MUSTANGG “O ódio” espalhado na dança


Entre as grandes vantagens, avançou a facilitação da inserção no sistema de trabalho e na Segurança Social, tendo em vista a aposentadoria.
Ao longo da entrevista, o coreógrafo profissional conta que tem como virtude o amor ao próximo e a teimosia o principal defeito e é finalista do curso de Psicologia Social, na Universidade Agostinho Neto (UAN), Por outro lado, o dançarino de Popping sonha em “transformar Luanda na capital de danças urbanas africanas”, criando festivais de danças.
Wipax aconselhou a todos os trabalhadores jovens e dançarinos a serem disciplinados e unidos, para a classe ser mais forte.

as cargas mais recentes

Selda elogia Pérola publicamente e fãs “agradecem”

há 3 anos
Afinal nem tudo está perdido no mundo da música em Angola, onde as relações entre os artistas não têm sido das melhores. Mesmo sem serem amigas, Selda fez uma dedicatória à Pérola, no seu instagram, e os internautas ficaram deslumbrados.

Paulo Flores e Manecas Costa dão voz à primeira música do projecto “Língua Terra”

há 2 anos
O single promocional composto por Paulo Flores e Manecas Costa intitula-se “Cumplicidade” e será lançado no dia 18 e integra o “Língua Terra”, um projecto que reúne artistas de expressão portuguesa.

Começou uma nova era dos Autocines

há 3 anos
A actividade que foi sucesso na década de 70, foi resgatada para dar resposta ao distanciamento a que o Covid-19 impôs e só na Alemanha, cerca de 43 licenças já foram aprovadas para abrir auto-cinemas.

Mário Gomes: O presente e o futuro entre os guitarristas

há 3 anos
Dom Caetano, Filipe Mukenga consideram-no o melhor guitarrista da actualidade. Saiba mais sobre este pequeno/grande músico na entrevista concedida à Revista Carga.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

há 3 anos
José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase.

JP da Maika disponibiliza “Um Pouquito Para Cá Por Favor”

há 3 anos
A finalizar os últimos temas do álbum “DaMaika Season”, traz-nos uma versão mais moderna e arrojada da sua kizomba, sensual, urbana e atrevida.

The Weekend anuncia que nunca mais vai concorrer aos Grammy Awards

há 3 anos

Cinco modalidades representam Angola nos Jogos Olímpicos de Tóquio

há 2 anos
A delegação angolana para os Jogos Olímpicos de Tóquio será constituída por 39 elementos e cinco modalidades, naquela que será uma das caravanas mais reduzidas.

Carla Moreno: “Chegou o momento de tentar voos mais altos e apostar mais em mim”

há 3 anos
Não basta ser uma exímia intérprete, Carla Moreno é a back vocal de muitos sucessos musicais nacionais, e prova que a música está de boa saúde sempre que sobe ao palco, fazendo juz ao talento. Com uma vasta carreira musical dividida entre Portugal e Angola, Carla quer reforçar o seu posicionamento associando-se à produtora Hey Hey Heyyy Entertainment, cujo CEO é o também músico, Sarissari.

Vice-Presidente da República destaca o talento e incentiva autores da coreografia “Jerusalema”

há 3 anos
Durante a audiência, Bornito de Sousa foi informado sobre a boa fase e sobre os projectos e ambições do grupo angolano, cujo talento foi provado e teve reconhecimento mundial.

Ashanti e Keyshia começam 2021 com um frente a frente

há 3 anos
Remarcado para nove de Janeiro de 2021, depois de Ashanti ter testado positivo, em Dezembro, para o Covid-19 ( horas antes do encontro), a organização anunciou hoje que as duas artistas vão desafiar-se na próxima semana.

Manifestação de sábado divide classe artística: “Sou figura pública e não vão me ver na rua desta forma”

há 3 anos
Laton não concorda com a forma como as reivindicações são feitas. O rapper foi decisivo nas declarações, dizendo que não apoia.

Lady Petya apresenta oficialmente o seu álbum de estreia

há 3 anos

Bonga parabeniza Nova Energia por promover o ensino da Dikanza

há 3 anos
A lenda do Semba e símbolo da consciência africana, que já havia elucidado em outra ocasião que o instrumento deve ser chamado correctamente por Dikanza, desta vez enalteceu a iniciativa tecendo palavras de encorajamento, “Perseverança, estão no bom caminho”, as quais, e em jeito de resposta, Yuri Simão apenas pediu a bênção ao Kota.

Coldplay prepara novo álbum para 2021

há 3 anos

Liz Lyrics apresenta ‘Studio Session’, uma incursão à realidade social

há 3 anos
Liz Lyrics canta Rap e R&B desde 2010 e está este momento em Portugal a construir a carreira profissional. O angolano está prestes a colocar no mercado mais um projecto musical intitulado ‘Studio Session’, de 6 músicas e 6 vídeoclipes.