Yola Semedo ou Ary, qual das duas tem mais hits?

Analisando bem os perfis e a qualidade artística das duas, teremos muitas dificuldades em acertar a resposta. Yola Semedo não só ajudou na formação artística das vozes da nova geração, como também construiu os gostos musicais do público que hoje considera Ary a melhor voz de Angola.

Tal como Yola Semedo, Ary destaca-se como cantora, compositora e arranjista vocal. Ambas cantam, à sua maneira, o Kizomba, Semba e Balada. Pela forma como se apresenta, Ary preenche o perfil de um músico completo, mas é na Yola Semedo que estão as habilidades como instrumentista e produtora.

Voz de Ouro de África, Yola Semedo é a cantora angolana mais premiada de sempre. Entrou na música em 1984, com Impactus 4 (um grupo de irmãos). Em 1997, ascendeu à fama, tornando-se a vocalista principal do quarteto, desde aí nunca mais parou, sendo que hoje é uma das poucas na lusofonia a alcançar este prestígio. 

Contrariamente, é Ary que o público atribui o título de Diva do Povo. A cantora é a segunda mais premiada do país. Sua forma de elevar o Semba e o Kizomba, associada ao estilo camaleónico, faz dela uma artista única do seu tempo.

Apesar de as duas vozes angolanas surgirem em períodos distintos, não há dúvidas de que ambas constituem as principais referências femininas da música angolana da actualidade. Nas suas carreiras contabilizam-se 46 anos de estrada, sendo 31 para Yola e 15 de Ary. 

Se por um lado, Yola aproveitou as três décadas para estabelecer-se, conquistar grandes palcos nacionais, internacionais e produzir os álbuns Yola Semedo, Diário de Memorias, Filho Meu, DVD 25 anos de Carreira e Sem Medo. nos quais realçam-se os hits ” Anjo da Guarda”, Dias de Semana”, “Ingrato”,  Hipérbole do Amor”,  “La no Fundo Eu” e  Don´t Doubt”, entre outros.

Ary construiu uma legião de fãs em todo o mundo, com os álbuns Sem Substituições, Crescida Mas Ao Meu Jeito e 10, onde se podem destacar os temas ” Como Te Sentes Tu?”, “Paga Que Paga”, ” Pelo Menos”, ” Isso Vai Dar Bum”, Funje Na Cachupa”, “Pelo Menos”, entre outros.

Além de guardar o título de cantora feminina mais premiada em Angola, Yola Semedo é a artista mais internacional do país, actuou, inclusive, em festivais por onde passaram músicos como Michael Jackon, Luky Dube, John Legend, Salif Keita, Manu Dibango, entre tantos outros.

Esquecendo todos os dados estatísticos de Yola Moutofa Coimbra Semedo, de 43 anos, e  Ariovalda Eulália Gabriel (35) ou palcos pottr que passaram, qual das duas tem mais músicas hits? 

as cargas mais recentes

Anulação dos jogos futebol e Basquetebol divide angolanos

há 1 ano
Os Campeonatos Nacionais de futebol e basquetebol, que decorriam e pararam por conta do Covid-19, foram anulados, numa decisão que dividiu os adeptos dos dois maiores clubes (Petro de Luanda e 1º de Agosto).

AMA: Após reacções sobre as nomeações, organização esclarece os critérios

há 1 ano
Durante uma conversa que a Carga manteve com a organização, se esclareceu que as inscrições são feitas pelo candidato e é o público quem decide a música vencedora, mediante a votação, que decorre neste momento.

Anna Joyce: “Este álbum poderia virar um filme”

há 1 mês
Mais do que simples depositário de experiências sensoriais e / ou relações amorosas e afectivas, o segundo álbum de Anna Joyce é uma personificação da cantora, desde a produção, composição, até a escolha dos intervenientes, como refere à Carga é “um trabalho de que muito se orgulha”.

BET Awards 2020 acontece online

há 1 ano
De acordo com a Revista Variety, a BET celebrará o 20º aniversário da premiação no dia 28 de Junho, por meio de “uma variedade de técnicas inovadoras e conteúdo gerado por artistas”.

Bruno Fernando apresenta fundação direccionada à inclusão social

há 2 meses

Após sucesso da primeira edição Spoken Mais chega a Viana

há 6 meses

Impulsionadores do Bambarákatcha já contam 10 anos de estrada

há 1 ano
Staff Paulo é um grupo de músicos e bailarinos angolanos criado em 2010, e constituído por quatro elementos, artisticamente conhecidos por: Paulo Karbura, Paulo Gibele, Paulo Guedes e o Paulo Bruno. Inicialmente como um grupo só de dança de estilo afro beat (House).

Kid MC em “oração” para o Brasil

há 1 ano
“Oração” é o single promocional de Kid MC que estará a disposição do público a partir de sexta-feira (8 de Maio) nas plataformas digitais. A música vem criar condições para a chegada do projecto “Décimo sexto ano”, numa parceria entre o rapper angolano e o produtor brasileiro, Dj Caique.

Ivete Sangalo e Cláudia Leite acusadas de apropriação cultural

há 1 ano
As acusações foram feitas por Maicon Rodrigues, o actor brasileiro publicou um longo texto afirmando que mulheres brancas tentam tomar o lugar de negros na indústria da música, “duas pessoas brancas levam o nome da música axé no Brasil e são chamadas de ‘rainhas’”. Na mesma ocasião, Anitta também levou por tabela, sendo apontada como intriguista.

Yola Semedo revela que está desmotivada para fazer lives

há 1 ano

Preto Show: “Anselmo Ralph é o maior artista angolano de todos os tempos”

há 9 meses
Preto Show atribui nota negativa ao ano 2020 e diz não fazer sentido, neste momento, proibirem -se espectáculos, uma vez que escolas, igrejas e mercados andam abertos. O músico pede a intervenção do Presidente da República na questão dos shows, porque, lamenta, há colegas seus a passearem fome.

Exposição “Memória e processo de restauro” detalha reconstrução do Palácio de Ferro

há 9 meses
O Palácio de Ferro, em Luanda, volta a abrir as portas ao público enquanto Centro Cultural e apresenta até 4 de Fevereiro 2021 a exposição “Memória e processo de restauro”.

Sabia que hoje é o Dia do Artista?

há 4 semanas
Neste dia, a Carga Magazine, com admiração e respeito, deixa a sua mais viva homenagem àqueles que fazem da arte um modo de vida e, se dedicam, com talento e inspiração.

Homem invade apartamento de Eminem e diz que foi “para matar o rapper”

há 1 ano
Um vídeo divulgado mostra que Mathew Hughes, o homem que no passado mês de Abril invadiu a mansão de Eminem, em Michigan, disse que estava lá para matar o rapper.

Artistas nigerianos em peso no espectáculo mundial em defesa do planeta “Global Citizen Live 2021”

há 2 meses
Os músicos Burna, Davido, Femi Kuti e Tiwa Savage vão preencher o cartaz do Global Citizen Live deste ano. O concerto acontece em simultâneo nas cidades de Lagos, Rio de Janeiro, Nova York, Los Angels, Paris, Londres, Seul e Sydney.

Ex-campeão de boxe acusa 50 Cent de roubar-lhe mais de 1 milhão de dólares

há 5 meses