Yola Semedo ou Ary, qual das duas tem mais hits?

Analisando bem os perfis e a qualidade artística das duas, teremos muitas dificuldades em acertar a resposta. Yola Semedo não só ajudou na formação artística das vozes da nova geração, como também construiu os gostos musicais do público que hoje considera Ary a melhor voz de Angola.

Tal como Yola Semedo, Ary destaca-se como cantora, compositora e arranjista vocal. Ambas cantam, à sua maneira, o Kizomba, Semba e Balada. Pela forma como se apresenta, Ary preenche o perfil de um músico completo, mas é na Yola Semedo que estão as habilidades como instrumentista e produtora.

Voz de Ouro de África, Yola Semedo é a cantora angolana mais premiada de sempre. Entrou na música em 1984, com Impactus 4 (um grupo de irmãos). Em 1997, ascendeu à fama, tornando-se a vocalista principal do quarteto, desde aí nunca mais parou, sendo que hoje é uma das poucas na lusofonia a alcançar este prestígio. 

Contrariamente, é Ary que o público atribui o título de Diva do Povo. A cantora é a segunda mais premiada do país. Sua forma de elevar o Semba e o Kizomba, associada ao estilo camaleónico, faz dela uma artista única do seu tempo.

Apesar de as duas vozes angolanas surgirem em períodos distintos, não há dúvidas de que ambas constituem as principais referências femininas da música angolana da actualidade. Nas suas carreiras contabilizam-se 46 anos de estrada, sendo 31 para Yola e 15 de Ary. 

Se por um lado, Yola aproveitou as três décadas para estabelecer-se, conquistar grandes palcos nacionais, internacionais e produzir os álbuns Yola Semedo, Diário de Memorias, Filho Meu, DVD 25 anos de Carreira e Sem Medo. nos quais realçam-se os hits ” Anjo da Guarda”, Dias de Semana”, “Ingrato”,  Hipérbole do Amor”,  “La no Fundo Eu” e  Don´t Doubt”, entre outros.

Ary construiu uma legião de fãs em todo o mundo, com os álbuns Sem Substituições, Crescida Mas Ao Meu Jeito e 10, onde se podem destacar os temas ” Como Te Sentes Tu?”, “Paga Que Paga”, ” Pelo Menos”, ” Isso Vai Dar Bum”, Funje Na Cachupa”, “Pelo Menos”, entre outros.

Além de guardar o título de cantora feminina mais premiada em Angola, Yola Semedo é a artista mais internacional do país, actuou, inclusive, em festivais por onde passaram músicos como Michael Jackon, Luky Dube, John Legend, Salif Keita, Manu Dibango, entre tantos outros.

Esquecendo todos os dados estatísticos de Yola Moutofa Coimbra Semedo, de 43 anos, e  Ariovalda Eulália Gabriel (35) ou palcos pottr que passaram, qual das duas tem mais músicas hits? 

as cargas mais recentes

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 9 meses
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Kid MC: “Os unders têm de deixar a mania de odiar, quando alguém no seu circuito atinge certo nível”

há 9 meses
Os rappers precisam ser mais justos. Os unders têm de deixar a mania de, quando alguém no seu circuito atinge certo nível odiá-lo.

Jackes Di: A continuidade do legado “dos” Paim

há 11 meses
Descendente de uma família artísticamente rica, Emanuel de Carvalho Fernandes da Silva ou simplesmente Jackes Di, dá continuidade ao legado apresentando-se como um artista multifacetado, sendo exímio tocador de guitarra e também canta.

Young Buck explica os verdadeiros motivos e a génese da destruição da G-Unit

há 6 meses
Young Buck, ex-membro da G-Unit, decidiu abrir as copas e revelou que os verdadeiros motivos da destruição do grupo foram a demissão de Sha Money XL, o agente do grupo na época.

Morreu Pierre Cardin

há 6 meses
Nascido em Itália, mas naturalizado francês, Pierre foi o renovador da alta-costura francesa no pós-guerra, tendo mais recentemente dado nome a várias gamas de acessórios de moda.

Cantor de 12 anos ganha contrato milionário por fazer a cappella durante protestos

há 1 ano
Keedron Bryant ficou conhecido por se destacar durante os protestos anti-racismo nos Estados Unidos da América. Um dia depois da morte de Floyd, o adolescente fez a cappella no Instagram de uma musica sua e, menos de três semanas, a canção gospel atingiu mais de três milhões de visualizações, obrigando a Warner Record’s a contratá-lo.

Morreu o fadista português Carlos do Carmo

há 6 meses
O cantor morreu na manhã de hoje aos 81 anos, no hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde deu entrada ontem por causa de um aneurisma.

Clássico “O padrinho” de volta às telas

há 12 meses
A NBCUniversal anunciou que o seu próximo serviço de streaming assinou um contrato de licenciamento de conteúdo com a ViacomCBS. A grande novidade é que a trilogia “The Godfather” e “O Talentoso Sr. Ripley”, “Ray Donovan”, “Undercover” Chefe “,” Todo mundo odeia Chris “e” Maridos reais de Hollywood “, estarão disponíveis a título exclusivo de 2021 até 2023.

Documentário de Tina Turner revela traumas de uma vida amorosa marcada por violência

há 2 meses
Relatos detalhados de “terror”, exaustão, violência e dominação constituem metade do enredo do novo filme não-ficcional homónimo de Tina Turner. A produção exclusiva do HBO, já estreou no norte de América e, foi uma maneira da artista dizer “Obrigada e adeus”, à vida pública.

Agora já pode pausar na “placa” com o Naná

há 6 meses
O projecto, com finalidade de estimular a dinâmica comercial nos bairros, empregando jovens nas referidas localidades, conta agora com dois restaurantes informais, cuja imagem é o kudurista Nagrelha.

Cleyton M começa 2021 “Em Outra Dimensão”

há 6 meses
O cantor encerrou o 2020 com “To a Rolar No G”, uma música que surge após o hit “Emagrece”. Agora, o talento da Power House abre o ano com o single “Em Outra Dimensão”.

Star One Rapper & Caro Kelson: a dupla que está a invadir grupos de WhatsApp

há 5 meses
A dupla já lançou um EP. A obra intitula-se “Noites Em Claro” está disponível nas principais plataformas digitais e, brevemente, estará também no SoundCloud e Spotify. Os dois amigos surgem como uma lufada de ar fresco para o trap angolano, porque cada um tem a sua particularidade.

Lupe Fiasco afirma ser melhor liricista do que Kendrick Lamar

há 9 meses
Lupe Fiasco afirmou que é mais liricista de melhor do que Kendrick Lamar numa série de tweets. A sequência surgiu após um fã questionar quem dos dois era o melhor. Depois que o tweet ganhou atenção significativa, quando Lupe declarou ser “melhor liricista, mas não melhor artista que Kendrick”.

Yuri da Cunha festeja aniversário com Show em Portugal

há 10 meses
O Casino Estoril (Portugal) será palco do grande show de Yuri da Cunha, dia 13 de Setembro (Domingo), em comemoração do seu 40 º aniversário.

Mwana Afrika: “A Trace quer combater todos os estereótipos criados pela mídia convencional. E estou no canal para contribuir nisso”

há 11 meses

Chris Brown diz que “esmagaria” Quavo num jogo de basquete e Quavo responde

há 4 meses