Yola Semedo ou Ary, qual das duas tem mais hits?

Analisando bem os perfis e a qualidade artística das duas, teremos muitas dificuldades em acertar a resposta. Yola Semedo não só ajudou na formação artística das vozes da nova geração, como também construiu os gostos musicais do público que hoje considera Ary a melhor voz de Angola.

Tal como Yola Semedo, Ary destaca-se como cantora, compositora e arranjista vocal. Ambas cantam, à sua maneira, o Kizomba, Semba e Balada. Pela forma como se apresenta, Ary preenche o perfil de um músico completo, mas é na Yola Semedo que estão as habilidades como instrumentista e produtora.

Voz de Ouro de África, Yola Semedo é a cantora angolana mais premiada de sempre. Entrou na música em 1984, com Impactus 4 (um grupo de irmãos). Em 1997, ascendeu à fama, tornando-se a vocalista principal do quarteto, desde aí nunca mais parou, sendo que hoje é uma das poucas na lusofonia a alcançar este prestígio. 

Contrariamente, é Ary que o público atribui o título de Diva do Povo. A cantora é a segunda mais premiada do país. Sua forma de elevar o Semba e o Kizomba, associada ao estilo camaleónico, faz dela uma artista única do seu tempo.

Apesar de as duas vozes angolanas surgirem em períodos distintos, não há dúvidas de que ambas constituem as principais referências femininas da música angolana da actualidade. Nas suas carreiras contabilizam-se 46 anos de estrada, sendo 31 para Yola e 15 de Ary. 

Se por um lado, Yola aproveitou as três décadas para estabelecer-se, conquistar grandes palcos nacionais, internacionais e produzir os álbuns Yola Semedo, Diário de Memorias, Filho Meu, DVD 25 anos de Carreira e Sem Medo. nos quais realçam-se os hits ” Anjo da Guarda”, Dias de Semana”, “Ingrato”,  Hipérbole do Amor”,  “La no Fundo Eu” e  Don´t Doubt”, entre outros.

Ary construiu uma legião de fãs em todo o mundo, com os álbuns Sem Substituições, Crescida Mas Ao Meu Jeito e 10, onde se podem destacar os temas ” Como Te Sentes Tu?”, “Paga Que Paga”, ” Pelo Menos”, ” Isso Vai Dar Bum”, Funje Na Cachupa”, “Pelo Menos”, entre outros.

Além de guardar o título de cantora feminina mais premiada em Angola, Yola Semedo é a artista mais internacional do país, actuou, inclusive, em festivais por onde passaram músicos como Michael Jackon, Luky Dube, John Legend, Salif Keita, Manu Dibango, entre tantos outros.

Esquecendo todos os dados estatísticos de Yola Moutofa Coimbra Semedo, de 43 anos, e  Ariovalda Eulália Gabriel (35) ou palcos pottr que passaram, qual das duas tem mais músicas hits? 

as cargas mais recentes

Séketxe estarão em live show esta noite

há 2 anos
Os Séketxe, grupo fenómeno do rap nacional, vai protagonizar hoje à noite um live show. Os jovens da Kuxilândia, autores dos temas “Kubeli” e “Nu Xtragó Nada”, apresentam-se em estúdio num ao “vivo” apoiado pela revista Carga e a produtora Chasing Dreams.

Mais um artista angolano deixa o mundo dos vivos

há 2 anos
Calou-se a bateria de Paulo Van-Dunem “Paulo Rymy”, Conhecido por tocar ao lado de artistas como Bonga, Eduardo Paim e Banda Canna D’Açucar, o músico morreu hoje vítima de cancro da pele.

Centenário de Amália Rodrigues celebrado ao nível do seu palmarés

há 2 anos
As celebrações do centenário da diva do fado datam desde o ano passado, este ano, começaram no primeiro dia deste mês, com 100 guitarras a tocarem em uníssono para fazer juz, num espectáculo transmitido pela RTP. Mas não é tudo, dentre muitas homenagens, inéditos de fadista serão editados no dia em que se assinala o centésimo aniversário, noticiou o caderno cultural Ípslon.

Soprano Sibongile Khumalo morre após derrame

há 2 anos
A cantora de ópera e jazz sul-africana Sibongile Khumalo, que recebeu a segunda maior honraria nacional do país, morreu ontem, informou a família em um comunicado.

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

há 2 anos
A tragicomédia `A Dívida´ chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme produção local mais visto nos cinemas nacionais.

Fãs lançam campanha para angariar dinheiro para ajudar Kanye West a ser bilionário de novo

há 4 semanas

Estreia do vídeo oficial de “No Woman No Cry” marca o Dia do Reggae

há 2 anos
Hoje é Dia Internacional do Reggae. Este género musical contribuiu para a consciencialização sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade. A data está a ser marcada com reedições dos trabalhos de Bob Marley, cujo destaque recai para o vídeo clípe oficial de “No Woman No Cry” e a venda do álbum “Legend”.

Lendária peça teatral `Hotel Komarka´ celebra 15 anos com ciclo de apresentações

há 2 anos

Já estão ocupados 1513 lugares para o show das Gingas

há 3 anos
Após finalizada a primeira sessão de venda de ingressos para Gingas, o Reencontro, o coordenador geral do concerto, Figueira Ginga, fez um balanço da adesão de fãs e avaliou que o resultado foi “um grande sucesso”.

Estado de saúde de Nagrelha não apresenta “gravidade clínica”

há 5 meses

Justiça brasileira determina que Fundação Palmares retire do site artigos que atacam a figura de Zumbi

há 2 anos
Na sua conta do Twitter, Sérgio Camargo, presidente da Fundação afirmou, por conta desta determinação, que “a Fundação Cultural Palmares está sob censura”. Na decisão, a juíza ressalta que a permanência dos artigos “viola o direito à identidade, acção e memória da comunidade negra”, e prevê a multa diária de multa diária equivalente a 108 milhões de Kwanzas, informou o G1.

BAI apresenta soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 1 ano
O Banco Angolano de Investimentos tem apresentado, ano após ano, soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes. Actualmente, o BAI dispõe de opções de pagamento mais cómodas, económicas e de simples utilização, das quais destacamos os Terminais de Pagamento Automático (TPA) e o é-Kwanza.

Jay Z encerra academia de Boxe por causa da crise

há 2 anos
A Roc Nation Sports, subsidiária da Roc Nation, empresa do músico e empresário Jay Z, decidiu abandonar a modalidade de boxe, após colocar vários atletas em competições profissionais internacionais.

Lenda do Jazz sul africana será enterrada com honras de chefe de Estado

há 2 anos
Jonas Gwangwa foi um trombonista e compositor sul africano, cuja música impulsionou a luta contra o apartheid. A lenda do jazz morreu este sábado aos 83 anos por implicações cardíacas.

Iraquiano testa popularidade com o lançamento da Mixtape Modo Prodígio

há 1 ano
Iraquiano é o alter ego de Edilson Pedro Tavares Pimentel, um jovem rapper de 23 anos, que já acumula na bagagem dois projectos lançados e está actualmente em estúdio a ultimar os preparativos da mixtape que marcará o ponto de viragem da sua carreira.

Terá Fat Joe blasfemado ao chamar Drake de “Michael Jackson da actualidade”?

há 2 anos
Na última semana Fat Joe tem sido alvo de inúmeros ataques na internet, por ter comparado Drake ao astro da música Pop, Michael Jackson.