Analisando bem os perfis e a qualidade artística das duas, teremos muitas dificuldades em acertar a resposta. Yola Semedo não só ajudou na formação artística das vozes da nova geração, como também construiu os gostos musicais do público que hoje considera Ary a melhor voz de Angola.
Tal como Yola Semedo, Ary destaca-se como cantora, compositora e arranjista vocal. Ambas cantam, à sua maneira, o Kizomba, Semba e Balada. Pela forma como se apresenta, Ary preenche o perfil de um músico completo, mas é na Yola Semedo que estão as habilidades como instrumentista e produtora.
Voz de Ouro de África, Yola Semedo é a cantora angolana mais premiada de sempre. Entrou na música em 1984, com Impactus 4 (um grupo de irmãos). Em 1997, ascendeu à fama, tornando-se a vocalista principal do quarteto, desde aí nunca mais parou, sendo que hoje é uma das poucas na lusofonia a alcançar este prestígio.
Contrariamente, é Ary que o público atribui o título de Diva do Povo. A cantora é a segunda mais premiada do país. Sua forma de elevar o Semba e o Kizomba, associada ao estilo camaleónico, faz dela uma artista única do seu tempo.
Apesar de as duas vozes angolanas surgirem em períodos distintos, não há dúvidas de que ambas constituem as principais referências femininas da música angolana da actualidade. Nas suas carreiras contabilizam-se 46 anos de estrada, sendo 31 para Yola e 15 de Ary.
Se por um lado, Yola aproveitou as três décadas para estabelecer-se, conquistar grandes palcos nacionais, internacionais e produzir os álbuns Yola Semedo, Diário de Memorias, Filho Meu, DVD 25 anos de Carreira e Sem Medo. nos quais realçam-se os hits ” Anjo da Guarda”, Dias de Semana”, “Ingrato”, Hipérbole do Amor”, “La no Fundo Eu” e Don´t Doubt”, entre outros.
Ary construiu uma legião de fãs em todo o mundo, com os álbuns Sem Substituições, Crescida Mas Ao Meu Jeito e 10, onde se podem destacar os temas ” Como Te Sentes Tu?”, “Paga Que Paga”, ” Pelo Menos”, ” Isso Vai Dar Bum”, Funje Na Cachupa”, “Pelo Menos”, entre outros.
Além de guardar o título de cantora feminina mais premiada em Angola, Yola Semedo é a artista mais internacional do país, actuou, inclusive, em festivais por onde passaram músicos como Michael Jackon, Luky Dube, John Legend, Salif Keita, Manu Dibango, entre tantos outros.
Esquecendo todos os dados estatísticos de Yola Moutofa Coimbra Semedo, de 43 anos, e Ariovalda Eulália Gabriel (35) ou palcos pottr que passaram, qual das duas tem mais músicas hits?