Yola Semedo ou Ary, qual das duas tem mais hits?

Analisando bem os perfis e a qualidade artística das duas, teremos muitas dificuldades em acertar a resposta. Yola Semedo não só ajudou na formação artística das vozes da nova geração, como também construiu os gostos musicais do público que hoje considera Ary a melhor voz de Angola.

Tal como Yola Semedo, Ary destaca-se como cantora, compositora e arranjista vocal. Ambas cantam, à sua maneira, o Kizomba, Semba e Balada. Pela forma como se apresenta, Ary preenche o perfil de um músico completo, mas é na Yola Semedo que estão as habilidades como instrumentista e produtora.

Voz de Ouro de África, Yola Semedo é a cantora angolana mais premiada de sempre. Entrou na música em 1984, com Impactus 4 (um grupo de irmãos). Em 1997, ascendeu à fama, tornando-se a vocalista principal do quarteto, desde aí nunca mais parou, sendo que hoje é uma das poucas na lusofonia a alcançar este prestígio. 

Contrariamente, é Ary que o público atribui o título de Diva do Povo. A cantora é a segunda mais premiada do país. Sua forma de elevar o Semba e o Kizomba, associada ao estilo camaleónico, faz dela uma artista única do seu tempo.

Apesar de as duas vozes angolanas surgirem em períodos distintos, não há dúvidas de que ambas constituem as principais referências femininas da música angolana da actualidade. Nas suas carreiras contabilizam-se 46 anos de estrada, sendo 31 para Yola e 15 de Ary. 

Se por um lado, Yola aproveitou as três décadas para estabelecer-se, conquistar grandes palcos nacionais, internacionais e produzir os álbuns Yola Semedo, Diário de Memorias, Filho Meu, DVD 25 anos de Carreira e Sem Medo. nos quais realçam-se os hits ” Anjo da Guarda”, Dias de Semana”, “Ingrato”,  Hipérbole do Amor”,  “La no Fundo Eu” e  Don´t Doubt”, entre outros.

Ary construiu uma legião de fãs em todo o mundo, com os álbuns Sem Substituições, Crescida Mas Ao Meu Jeito e 10, onde se podem destacar os temas ” Como Te Sentes Tu?”, “Paga Que Paga”, ” Pelo Menos”, ” Isso Vai Dar Bum”, Funje Na Cachupa”, “Pelo Menos”, entre outros.

Além de guardar o título de cantora feminina mais premiada em Angola, Yola Semedo é a artista mais internacional do país, actuou, inclusive, em festivais por onde passaram músicos como Michael Jackon, Luky Dube, John Legend, Salif Keita, Manu Dibango, entre tantos outros.

Esquecendo todos os dados estatísticos de Yola Moutofa Coimbra Semedo, de 43 anos, e  Ariovalda Eulália Gabriel (35) ou palcos pottr que passaram, qual das duas tem mais músicas hits? 

as cargas mais recentes

T-Pain lança livro de cocktails ‘Can I Mix You a Drink?’

há 8 meses
O nativo de Tallahassee partilhou que a ideia surgiu em conjunto com a autora Kathy Iandoli e, que no intuito de fazer algo inovador na sua carreira, este conceito, de combinar a paixão pela música com o amor por beber. E em vez de te comprar uma bebida, desta vez, T-Pain vai mostrar-nos como fazer uma.

Selda elogia Pérola publicamente e fãs “agradecem”

há 2 anos
Afinal nem tudo está perdido no mundo da música em Angola, onde as relações entre os artistas não têm sido das melhores. Mesmo sem serem amigas, Selda fez uma dedicatória à Pérola, no seu instagram, e os internautas ficaram deslumbrados.

Actor luso-angolano encontrado morto

há 2 anos
O actor luso-angolano Pedro Lima foi encontrado este sábado de manhã, na Praia do Abano, morto. O alerta para as autoridades foi dado pouco depois das 8 horas.

Heloisa Jorge revisita legado de Njinga Mbade no Dia da Consciência Negra

há 1 ano
A história de Angola terá vez e voz no “Falas Negras”, o evento brasileiro que comemora o Dia da Consciência Negra e cuja primeira edição, memora célebres personagens de 1600 aos dias de hoje, pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Kanye West admite derrota presidencial e inicia campanha para 2024

há 1 ano
A frágil corrida do astro do hip-hop Kanye West à presidência nunca saiu do princípio e o rapper finalmente admitiu ter sido derrotado.

Projecto que transformou pedonais em bibliotecas comunitárias vai se expandir pelo país

há 1 ano
As pontes do Camama, Benfica e do Rocha Pinto serão transformadas na semana que vem e já há livros para o Namibe, Huila e Kwanza Sul aguardam por mais doações.

Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia homenageadas em artes plásticas

há 1 ano
Denominado ‘Kimpa Vita 21’, as amostras são expressões da liberdade e envolve a mente e o corpo. Numa primeira fase, o open studio homenageia a cantora Aline Frazão e as activistas Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia “Kimpa Gouveia”, tidas como personagens da linha da frente na defesa da igualdade e justiça social, tendo Kimpa como referência.

Geração 80. volta a badalar cinema angolano com “A Nossa Senhora da Loja Do Chinês”

há 12 meses

Paul G apresenta novo projecto musical

há 7 dias
Trata-se do vídeoclip do remix Rid It, lançado há dois anos, e que traz participações do norte-americano Alashus, da australiana Lisa Viola e do cubano Yasel.

PSG x Istanbul Basaksehir: Jogo suspenso acontece hoje com nova equipa de arbitragem

há 1 ano
O jogo entre Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir, interrompido, ontem, aos 14 minutos depois, por actos de racismo, será realizado hoje, às 19h55, com nova equipa de arbitragem.

Músico Rodex Mágico apresenta testemunho de vida em vídeo

há 6 meses

Roberto Carlos adia o habitual espectáculo em alto-mar para o próximo ano

há 11 meses
O tradicional cruzeiro do músico brasileiro “Projecto Emoções Praia do Forte (BA) ” foi adiado devido o Covid-19. Este é o segundo cruzeiro do cantor adiado este ano.

Membros da sociedade reprovam cartaz do “Live no Kubico”

há 2 anos
Depois do sucesso com Tunjila Tuajokota, Socorro e Baló Januário, domingo (19), a TPA anunciou um show com Yola Semedo, Ary, Edmazia e Patrícia Faria. A informação não foi bem recebida pelos mesmos espectadores que encheram as redes sociais de elogios, nos Lives anteriores.

Melhores dançarinos de Kizomba e Semba de Luanda serão conhecidos este sábado

há 6 meses
Dançarinos de Kizomba e Semba serão distinguidos este sábado, no Centro Cultural Brasil Angola, em Luanda, durante uma gala para atribuição do título de Campeões de Dança Kizomba e Semba Municipal de Luanda 2021.

Qual é o álbum de rap angolano mais ouvido?

há 2 anos
Depois do florescimento nos anos 90, entre 2000 e finais de 2002, o movimento registou um pequeno recuo, pois vários grupos foram desaparecendo. A partir de 2003, o Rap passou a figurar da lista dos estilos musicais com maior aceitação do público.

Cinema no sete e meio “migra” para o digital

há 2 anos
Hoje na tertúlia sobre cinema, Miguel Hurst e Orlando Sérgio conversam com Dorivaldo Fernandes Cortez, Ery Claver e Mawete Paciência e vão discorrer sobre o tema “Novas tendências do cinema em Angola”.