O prestigiado músico angolano Yuri da Cunha em parceria com a prestadora de serviços móveis Moçambicana Mcell realizam gala para homenagear a escritora Paulina Chiziane pelo prémio Camões de literatura 2021.
Segundo informou o Movimento Ubuntu, a partir do dia 05 de Abril, Yuri da Cunha e o panafricanista e fundador do Movimento Ubuntu, Isidro Fortunato, estarão em solo moçambicano com uma comitiva artística, para participar e coordenar o evento em parceria com a Mcell que visa homenagear a escritora e romancista Paulina Chiziane, pelo grande contributo na literatura africana e sobretudo a literatura produzida em Língua Portuguesa.
Para o artista angolano, que foi um dos responsáveis pela vinda da conceituada escritora a Angola no passado mês de Fevereiro, juntamente com a Associação Pan-africanista, “toda a honra é pouca para elevar o nome daquela que representa um dos maiores expoentes da produção literária moçambicana.”
Nesta senda, a empresa de telecomunicações daquele país, MCell, em parceria com Yuri da Cunha e o Movimento Ubuntu, decidiram organizar uma gala de homenagem à escritora que consideram ser um dos maiores ícones da cultura de Moçambique da actualidade.
A ter lugar no próximo dia 8 de Abril do ano em curso, vai contar com a participação de artistas angolanos e moçambicanos, bem como entidades daquele país.
Considerando a escritora como uma personalidade de carisma transcendente, que se destaca pela simplescidade, humildade e sabedoria na abordagem de questões contemporâneas e ancestrais ligadas as culturas africanas, emponderamento e construção dos povos analisando profundamente contextos coloniais.
Paulina Chiziane destaca-se ainda por ser a primeira mulher moçambicana a abraçar a literatura que expõe ao mundo o modo de vida, as desigaldades sociais e todo um conjunto de eventos que permeiam as sociedades africanas contemporâneas.
De relembrar que no passado mês de Fevereiro, Mamã Paulina, como também veem sendo carinhosamente chamada, participou em várias actividades em Luanda e um dia antes da sua partida para a sua terra natal, foi a figura de destaque no “Especial Diálogos Culturais”.