Yuri da Cunha e Isidro Fortunato prestigiam gala de homenagem a Paulina Chiziane em Moçambique

O prestigiado músico angolano Yuri da Cunha em parceria com a prestadora de serviços móveis Moçambicana Mcell realizam gala para homenagear a escritora Paulina Chiziane pelo prémio Camões de literatura 2021.

Segundo informou o Movimento Ubuntu, a partir do dia 05 de Abril, Yuri da Cunha e o panafricanista e fundador do Movimento Ubuntu, Isidro Fortunato, estarão em solo moçambicano com uma comitiva artística, para participar e coordenar o evento em parceria com a Mcell que visa homenagear a escritora e romancista Paulina Chiziane, pelo grande contributo na literatura africana e sobretudo a literatura produzida em Língua Portuguesa.

Para o artista angolano, que foi um dos responsáveis pela vinda da conceituada escritora a Angola no passado mês de Fevereiro, juntamente com a Associação Pan-africanista, “toda a honra é pouca para elevar o nome daquela que representa um dos maiores expoentes da produção literária moçambicana.”

Nesta senda, a empresa de telecomunicações daquele país, MCell, em parceria com Yuri da Cunha e o Movimento Ubuntu, decidiram organizar uma gala de homenagem à escritora que consideram ser um dos maiores ícones da cultura de Moçambique da actualidade.

A ter lugar no próximo dia 8 de Abril do ano em curso, vai contar com a participação de artistas angolanos e moçambicanos, bem como entidades daquele país.

Considerando a escritora como uma personalidade de carisma transcendente, que se destaca pela simplescidade, humildade e sabedoria na abordagem de questões contemporâneas e ancestrais ligadas as culturas africanas, emponderamento e construção dos povos analisando profundamente contextos coloniais.

Paulina Chiziane destaca-se ainda por ser a primeira mulher moçambicana a abraçar a literatura que expõe ao mundo o modo de vida, as desigaldades sociais e todo um conjunto de eventos que permeiam as sociedades africanas contemporâneas.

De relembrar que no passado mês de Fevereiro, Mamã Paulina, como também veem sendo carinhosamente chamada, participou em várias actividades em Luanda e um dia antes da sua partida para a sua terra natal, foi a figura de destaque no “Especial Diálogos Culturais”.

as cargas mais recentes

Yola Semedo regozija-se após firmar parceria com a Clé Entertainment

há 2 anos
Depois das recentes contratações de Yola Araújo, Noite e Dia e Ivan Alekxei, a produtora musical Clé Entertainmente anunciou o vínculo contratual com a cantora Yola Semedo.

Músico Neil Young processa Trump

há 3 anos
O músico Neil Young vai mover um processo em tribunal contra Donald Trump, pelo uso indevido da sua música nos comícios do actual presidente dos EUA.

Rodrigo Lombardi encerra campanha Live `Emoção Globo´

há 2 anos
O actor será o último convidado Live da campanha no Instagram do canal Globo ON, embora a campanha ‘Emoção Globo’ continue com outras facetas, como é o caso agora do desafio de dança #EmoçãoGlobo. Não perca, hoje a partir das 21 horas, Sofia Lucas vai entrevistar o talentoso Rodrigo Lombardi, na página oficial da Globo On .

Álbum “Pra Lhes Doer Mais”, da autoria de Twenty Fingers já está disponível

há 2 anos
2020 tem sido o ano das novidades para os fãs de Twenty Fingers. Depois de ter lançado o EP Twenty Twenty, o músico moçambicano, agenciado pela Música Promo, lança o álbum há muito desejado.

Quavo reage às acusações: “Eu não agredi fisicamente Saweetie”

há 2 anos

Bonga celebra meio século de uma carreira coroada de bons êxitos

há 1 ano
Considerado o embaixador da música angolana, José Adelino Barceló de Carvalho, artisticamente conhecido como Bonga, comemora 50 anos de carreira acom de dois espectáculos ímpares a 19 e 20 de Novembro, na Altice Arena (Lisboa) e na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota (Porto), respectivamente.

Anime sobre o rapper XXXTENTACION poderá ser lançado brevemente

há 2 anos
O lançamento do novo anime foi noticiado por diversas páginas de rap internacionais, mas até ao momento nada foi confirmado oficialmente.

Wilson Puma diz que rappers angolanos preocupavam-se mais com o “flow”

há 3 anos
O rapper Wilson Puma, cujo sonho é apertar a mão do rapper norte-americano Eminem, afirmou que este género musical em Angola está a subir de nível, depois de um momento menos bom.

45 organizações humanitárias pedem a Lewis Hamilton que boicote GP da Arábia Saudita

há 2 anos

Kanye West revela que decidiu concorrer para impedir que Biden vença Trump

há 2 anos

Katy Perry reage pela primeira vez às acusações de abuso sexual

há 2 anos
A cantora norte-americana vem sendo acusada de má conduta sexual em duas situações. Numa recente entrevista, Katty Perry comentou, primeira vez, sobre os alegados abusos movidos por um homem e uma mulher.

Wizkid torna-se o primeiro africano a entrar para o Top 10 da Billbord Hot 100

há 1 ano
O artista nigeriano voltou a fazer história esta semana. De 30 anos, Wizkid tornou-se o primeiro artista africano a entrar para a 10ª posição da principal tabela da indústria musiacal nos EUA, poucos dias depois de receber um certificado platina da Associação da Indústria Fonográfica (RIAA).

O Convidador de pirilampos: Peça teatral adaptada da obra de Ondjaki será apresentada em Luanda

há 9 meses
A editora Kacimbo apresenta pela primeira vez em Angola a peça teatral “O CONVIDADOR DE PIRILAMPOS”, um espetáculo infanto-juvenil com textos de Ondjaki e desenhos do ilustrador António Jorge Gonçalves.

6ix9ine mostra como gravou videoclipes em prisão domiciliar

há 3 anos
O artista levou os fãs aos bastidores para mostrar como ele conseguiu gravar videoclipes que foram gravados na sua sala de estar, enquanto estava em prisão domiciliar e bateram recordes.

É oficial, retorno da série `Lupin´ está marcado para 11 de Junho

há 2 anos
A série francesa que chegou e conquistou, vai estrear a season 2 mais cedo do que se noticiou inicialmente. O teaser já disponibilizado pela Netflix, da um vislumbre dos cinco novos capítulos, a ser interpretado pelo mesmo elenco.

The Game afirma que Eminem é seu novo alvo, pois 50 Cent já não sabe fazer Rap

há 10 meses
The Game mais uma vez disparou contra Eminem e 50 Cent em entrevista, desta vez o rapper Blood de Compton disse que não quis desafiar o 50 Cent para um Verzuz ou até para algumas ‘’diss’’ por conta que 50 Cent não sabe fazer Rap, noticiou o Z. Thugsta.