Yuri da Cunha e Isidro Fortunato prestigiam gala de homenagem a Paulina Chiziane em Moçambique

O prestigiado músico angolano Yuri da Cunha em parceria com a prestadora de serviços móveis Moçambicana Mcell realizam gala para homenagear a escritora Paulina Chiziane pelo prémio Camões de literatura 2021.

Segundo informou o Movimento Ubuntu, a partir do dia 05 de Abril, Yuri da Cunha e o panafricanista e fundador do Movimento Ubuntu, Isidro Fortunato, estarão em solo moçambicano com uma comitiva artística, para participar e coordenar o evento em parceria com a Mcell que visa homenagear a escritora e romancista Paulina Chiziane, pelo grande contributo na literatura africana e sobretudo a literatura produzida em Língua Portuguesa.

Para o artista angolano, que foi um dos responsáveis pela vinda da conceituada escritora a Angola no passado mês de Fevereiro, juntamente com a Associação Pan-africanista, “toda a honra é pouca para elevar o nome daquela que representa um dos maiores expoentes da produção literária moçambicana.”

Nesta senda, a empresa de telecomunicações daquele país, MCell, em parceria com Yuri da Cunha e o Movimento Ubuntu, decidiram organizar uma gala de homenagem à escritora que consideram ser um dos maiores ícones da cultura de Moçambique da actualidade.

A ter lugar no próximo dia 8 de Abril do ano em curso, vai contar com a participação de artistas angolanos e moçambicanos, bem como entidades daquele país.

Considerando a escritora como uma personalidade de carisma transcendente, que se destaca pela simplescidade, humildade e sabedoria na abordagem de questões contemporâneas e ancestrais ligadas as culturas africanas, emponderamento e construção dos povos analisando profundamente contextos coloniais.

Paulina Chiziane destaca-se ainda por ser a primeira mulher moçambicana a abraçar a literatura que expõe ao mundo o modo de vida, as desigaldades sociais e todo um conjunto de eventos que permeiam as sociedades africanas contemporâneas.

De relembrar que no passado mês de Fevereiro, Mamã Paulina, como também veem sendo carinhosamente chamada, participou em várias actividades em Luanda e um dia antes da sua partida para a sua terra natal, foi a figura de destaque no “Especial Diálogos Culturais”.

as cargas mais recentes

MAMY mostra a sua “Atitude Negra”

há 2 anos
A música “Atitude Negra” é uma celebração da mulher negra, da melanina, dos traços grossos e do cabelo crespo.

Bruno Fernando apresenta fundação direccionada à inclusão social

há 10 meses

“Fenómeno” que atende pelo nome de Anna Joyce passará por Portugal

há 4 meses
Graças ao álbum homónimo, a Fofinha alcançou façanhas inéditas e conheceu o auge da carreira, cuja cereja no topo do bolo será a sua grande estreia no Coliseu dos Recreios, no próximo dia 24 de Junho.

Lura antecede festejos dos 25 anos de carreira com show no programa ‘Ao Vivo’ da Zap

há 9 meses

Ice Cube perde papel em novo filme por recusar vacina contra a Covid-19

há 7 meses
O rapper e actor de 52 anos de idade, perdeu um contrato de 9 milhões de dólares ao ser retirado do elenco da comédia “Oh Hell No” após declinar a exigência da vacinação que faz parte da política de saúde dos produtores do filme.

Capicua celebra 10 anos do seu álbum de estreia em concerto

há 3 meses
No passado dia 13 de Fevereiro, o álbum homónimo da cantora completou uma década desde que foi apresentado ao público. Para celebrar os temas que marcaram o seu percurso, a rapper vai, nos dias 25 de Fevereiro e 4 de Março, apresentar-se em concerto no Plano B (Porto) e Music Box (Lisboa) respectivamente.

Kanye West está nos manuais de história dos Estados Unidos da América

há 2 meses
Da simples aventura à Presidência da Casa Branca originou uma documentação importantíssima aos anais da história norte-americana. O rapper, produtor e empresário aparece nos materiais didácticos de história dos EUA.

Rick Ross coloca 50 Cent “entre a espada e a parede”

há 2 anos
No mês passado, 50 Cent disse, durante uma entrevista, que pretendia adaptar uma das músicas do rival Rick Ross na sua nova série de crimes Black Mafia Family. Em resposta, Ross concordou, mas com uma condição “difícil” e inesperada.

FreeBritney: Movimento de libertação da cantora Britney Spears “reacende” nas redes sociais

há 2 anos
O movimento existente desde 2019, manifesta a vontade que Britney volte a tomar as rédeas da sua própria vida, uma vez que há mais de uma década é mantida sob tutela pelo pai, James Spears, que controla quase tudo da cantora – incluindo o dinheiro, saúde e até a rotina diária.

Stela de Carvalho incrementa locução ao seu CV

há 1 ano

Kid Cudi “clama” por nova música de Kendrick Lamar

há 1 ano
O rapper usou o Twitter para expressar a saudade que sente do colega, cujo o último trabalho lançado -DAMN-, completará quatro anos no próximo mês.

Actor de 39 anos é baleado em público em Portugal

há 2 anos
Bruno Candé de 39 anos foi assassinado ontem em plena luz do dia, em Lisboa, presumivelmente por outro indivíduo de 80 anos. O actor pertencia à companhia de teatro Casa Conveniente.

Soulja Boy afirma que mudou toda indústria musical

há 2 anos
Embora já não tenha mais o mesmo sucesso no mainstream do que na década passada, Soulja Boy construiu um grande legado ao longo da sua trajectória de trabalho, o que não será facilmente esquecido.

Novo EP de MAMY revela habilidades no Trap Music

há 2 anos
ntitulado “Trap Queen” o EP que foi disponibilizado esta madrugada no Soundcloud, vem trazer uma MAMY mais versátil e actual, no que toca as novas sonoridades e composições, sem descurar da importância que sempre deu à escrita.

Ready or not… Fugees estão de volta à ribalta

há 8 meses
Quer estejamos prontos quer não, Lauryn Hill, Wyclef Jean e Pras Michel voltarão a juntar-se para uma tour mundial que tem início em Novembro, porém, o trio fará uma aparição em concerto já amanhã na cidade de Nova York e tudo deve-se às celebrações dos 25 anos do álbum “The Score”.

Melhores dançarinos de Kizomba e Semba de Luanda serão conhecidos este sábado

há 10 meses
Dançarinos de Kizomba e Semba serão distinguidos este sábado, no Centro Cultural Brasil Angola, em Luanda, durante uma gala para atribuição do título de Campeões de Dança Kizomba e Semba Municipal de Luanda 2021.