Salvador da Lata ficou conhecido em 2018 por meio de um vídeo onde aparece a interpretar “Alma Gémea” de Halison Paixão e Filho do Zua mas, depois de tantas promessas, o adolescente continuou a sobreviver das ruas, lavando carros, engraxando sapatos e a deitar lixos domésticos. Hoje conseguiu uma produtora, já lançou uma música e está a preparar um EP.
Agora já com 16 anos, o talento vai dedicar-se ao Ghetto Zouk, Afro Naija e Semba, e já lançou uma música intitulada “Minha Pequena”, ft Jefferson Santana disponível no YouTube desde Junho, e, não é tudo, em Novembro vai apresentar o clipe.
Salvador da Lata é assim que ficou conhecido e é com este nome que quer se tornar na maior referência da música angolana. O cantor está em estúdio a trabalhar o seu primeiro EP, que trará participações de Maya Cool, Jefferson Santana e Filho do Zua.
O que impressiona no rapaz não é só a voz, mas a subtileza com que adapta instrumentos como a lata, garrafa e paus à música. O artista fala dos seus desafios com a NoyasMusic e deixa suas impressões à Carga.
Após ter impressionado com o cover da “Alma Gémea” desapareceu, para voltar este ano com uma música. O que andou a fazer?
Quando fiquei conhecido, surgiram músicos e produtores com promessas de gravar um álbum e a gestão da minha carreira. Passados 2 anos, estava novamente cantando nas ruas, lavando carros e deitando lixo em residências na zona do calemba2.
Foi assim que conheceu NoyasMusic ?
Foi daí que a NoyasMusic e o Luis candeias decidiram apoiar-me gravando a primeira música e a gestão da vida e da minha carreira.
Agora faz dupla. Como se chama a dupla e que estilo de música lhe será característico?
Não é propriamente uma dupla. Jefferson Santana, cantor e compositor, é também artista da NoyasMusic. A composição, direcção artística da minha música esteve a cargo dele e, a pedido do produtor, participou cantando o segundo verso.
A primeira música saiu o mês passado. Qual será o passo a seguir ?
Por agora estamos focados em trabalhar na promoção do primeiro single, talvez antes do fim do ano saía uma próxima música. Mas o vídeo da faixa sairá já no dia 9 do próximo mês.
Que estilo vai caracterizar a carreira de Salvador da Lata?
Vou viajar por vários estilos, em particular o Afro Naija, o Kizomba e o Semba.
Depois do vídeoclipe o que virá a seguir?
Como disse o vídeo do single “Minha Pequena” estará disponível no nosso canal do YouTube e em outras plataformas no dia 9 de Novembro do ano em curso, e o EP, que contará com 5 músicas e mais vídeos, sairá em data a anunciar.
Quais serão as participações neste EP? Já tem um nome?
Nome e participações surgem de acordo o progresso da carreira, temos nomes confirmados como o grande Maya Cool, Jefferson Santana, Filho do Zua e aguardando confirmação do Puto Português.

Neste momento como é que estão os contratos de angenciamento do Salvador da Lata, uma vez que tinha regressado às ruas mesmo depois de ‘tantos alaridos’ “?
A gestão da carreira está a cargo da NoyasMusic label, trabalhando obviamente para despertar o interesse das grandes e, naturalmente, criar parceria.
Que valores acredita que poderá acrescentar à cultura angolana, particularmente à música?
Prometo trazer nas minhas composições temas pertinentes que, de forma positiva, contribuirão para a valorização da cultura.
Que planos traçou para invadir o mercado?
É tudo muito futurista, mas pensamos que trabalhando arduamente serei conhecido pelas minhas obras. Não podemos revelar ainda, mas posso adiantar que será um trabalho que chegará até às zonas de difícil acesso.
Para os próximos 15 dias o que se pode esperar de si?
Temos actividades agendadas, participação em shows intimistas de artistas consagrados bem como a conclusão do video.