Mr. Omni, heterónimo de Casimiro Garcia, é um rapper que canta há 9 anos. O músico nasceu no Sambizanga e cresceu entre Catambor, Rangel, Vila Alice e Kicolo e conta que viu-se forçado a ser artista para repudiar a situação da pobreza, criminalidade, alcoolismo e drogas que se vivia nos bairros que passou. Com dois EP lançados, o rapper fala durante a primeira entrevista da carreira sobre os próximos desafios.
Quando é que começou a cantar?
Comecei a cantar no Ngola Kiluanje no tempo em que o Kuduro era a maior manifestação, sobretudo a nível das danças no seio dos mais novos. Fazíamos as rodas convertíamos o espaço em certas batalhas de freestyles e que depois passou-se tempo e acabei por encarnar o rap no espírito até hoje.
Quando é que sente a necessidade de cantar?
Vivi e cresci em diversos bairros, que acabaram por me transmitir muito conhecimento e, por ele mesmo convive com muitas situações deprimentes. Decidi cantar porque senti e sinto até hoje a necessidade de exprimir as vicissitudes que a maioria das pessoas passa.
Não teve qualquer influência familiar?
Tenho uma, mas não convém citar o nome.
O que pretende com a música?
Com a música quero ser um influenciador de mentes, de forma massiva para todas as gerações. Não só de objectivos na música, mas como pessoa e dissimilar a filosofia africana, os ideais e a auto-valorização do nosso povo.
Como vai conseguir concretizar isso?
Porque tenho fé em mim e nas poucas pessoas que acreditam no poder da auto-realização que posso atingir.
Conta com quantas músicas neste momento?
Tenho muitas músicas soltas com várias participações e outros projectos colaborativos. Só para uma descrição rápida tenho mixtape a
‘Tudo Por Um Motivo’, ‘Dilemas De Um Poeta’ e’Trabalho, Garra e Motivação.
Então já está numa produtora?
Estou associado a TGM Music, Mind Records; Makas Produções, Sons e Beat e Bostrovia.
Qual será a surpresa para este ano?
Tenho vários singles cá que tenciono lançar este ou próximo mês, mas recebi uma proposta de gravar um álbum numas das produtoras que pertenço.
Qual é o seu maior sonho?
Meu maior sonho é fazer com que a revolução que queremos ver, seja apreciada e materializada pelas pessoas.
Que músicos tem como referências?
São tantos. Bob Marley, James brown, 2 Pac, Notorious ,Boss Ac,Nga, Azagaia, Phay grande O Poeta, MCK, Ceff Kappa, Sam The Kid, Koolklever, Valete, Halloween, Phoenix RDCb etc..
Disse que está a preparar vídeoclipes, quando é que estarão disponíveis?
Ainda não tenho dinheiro, mas assim que conseguir qualquer coisa, vou disponibilizar. Quero mostrar uma corrente artística muito impactante. A minha expressão vai tratar-se de ilustrações gráficas, como vídeos a descrever histórias, poesias e encenações.
Já pisou alguns palcos?
já partilhei muitos palcos com vários artistas como Landrick e Yola Araújo nos shows do Kotongo. Já estive em shows no Espaço Aplausos, a convite de Cabingano Manuel.
É no Rap under que vai seguir a carreira?
Pessoalmente gosto de fazer a minha cena e pretendo evoluir como cantar com banda. Posso cantar em estilos que conciliam com o aparato Rap, como Jazz ou Rock.
Fora dos palcos quem é o Casimiro André Milagre Garcia?
Casimiro André Milagre Garcia vive no Sequele e é arquitecto, pesquisador, influenciador de mentes e empreendedor.