A importância do contrato no “mundo” da música

A cada dia, tendo em conta os vários problemas contratuais no mundo do entretenimento, na música em particular, aumenta a necessidade de profissionalizar todo mundo que trabalha com música, desde produtores, músicos, agentes e etc..

Não custa nada duas partes assinaram um papel e reconhecer, antes perder uma hora ou talvez um dia do que “deitar por terra” semanas ou meses de negociações, correndo o risco de perder a credibilidade.

O caso mais recente foi o que envolveu o produtor e agente Guelmo Cruz e um grupo de organizadores de festas no Lubango. Os rapazes acusaram Guelmo de ter falhado no compromisso de levar a cantora Bruna Tatiana a uma festa por aquelas paragens, com cachê e bilhete de passagem pago. O agente diz o contrário, o bilhete era pago apenas de ida e o cachê estava incompleto. No entanto, um papel assinado acabava com o “disse, que disse, que não disse”.

Não quero fazer de juiz, procurando culpados e muito menos abordar o problema, mas sim ajudar a encontrar a solução para os vários problemas do género. No mundo do entretenimento a confiança é sagrada, porque boa parte dos contratos são efectuados de forma verbal (pelo menos em Angola), sempre tendo em conta a boa fé de ambas as partes.

Mas não está correcto, têm todos de trabalhar como profissionais, deixem o amadorismo na esquina, esqueçam por instantes que são amigos e colocam tudo no papel, desde valores, moldes de pagamento, condições de trabalho, direitos e deveres de cada um. Só assim estarão a valorizar a função de cada um.

as cargas mais recentes

Morreu o último sobrevivente do Bob Marley & The Wailers

há 2 anos

Gilmário Vemba fala do seu futuro no cinema

há 3 anos

Os 6 ténis usados na conquista de cada título de Michael Jordan

há 3 anos

Família encontra cerca de 150 cartas enviadas a Gabriel García Márquez por várias personalidades do mundo

há 9 meses

The Rock destaca lado positivo da quarentena

há 3 anos
O Coronavírus colocou o mundo todo em isolamento social, para evitar com que o vírus se alastre. E algumas estrelas de Hollywood estão a aproveitar o momento para se aproximar ainda mais dos fãs por meio das redes sociais.

Djodje denuncia burlador e afirma que foi enganado num espectáculo

há 10 meses

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

há 3 anos
Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.

Já sem muita força, Phil Collins dá o último concerto da carreira

há 12 meses
Sentado numa cadeira e visivelmente debilitado, o músico de 71 anos despediu-se na última sexta-feira, 26 de Março, das actuações musicais com um concerto no O2 Arena, em Londres.

Show do Mês: Sam Mangwana aguardado com bastante expectativa

há 9 meses

René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

há 3 anos
A galeria do Banco Económico apresenta a primeira exposição individual de René Tavares no próximo dia 21 de Março.

Yola Semedo revela que está desmotivada para fazer lives

há 3 anos

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 2 anos

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

há 3 anos
José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase.

Prodígio: “Muitos dos rappers de intervenção social fazem citação a Angola só porque querem vir buscar kumbu”

há 9 meses

Onde se plagia mais: no Rap ou no Kizomba?

há 3 anos

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 2 anos