A importância do contrato no “mundo” da música

A cada dia, tendo em conta os vários problemas contratuais no mundo do entretenimento, na música em particular, aumenta a necessidade de profissionalizar todo mundo que trabalha com música, desde produtores, músicos, agentes e etc..

Não custa nada duas partes assinaram um papel e reconhecer, antes perder uma hora ou talvez um dia do que “deitar por terra” semanas ou meses de negociações, correndo o risco de perder a credibilidade.

O caso mais recente foi o que envolveu o produtor e agente Guelmo Cruz e um grupo de organizadores de festas no Lubango. Os rapazes acusaram Guelmo de ter falhado no compromisso de levar a cantora Bruna Tatiana a uma festa por aquelas paragens, com cachê e bilhete de passagem pago. O agente diz o contrário, o bilhete era pago apenas de ida e o cachê estava incompleto. No entanto, um papel assinado acabava com o “disse, que disse, que não disse”.

Não quero fazer de juiz, procurando culpados e muito menos abordar o problema, mas sim ajudar a encontrar a solução para os vários problemas do género. No mundo do entretenimento a confiança é sagrada, porque boa parte dos contratos são efectuados de forma verbal (pelo menos em Angola), sempre tendo em conta a boa fé de ambas as partes.

Mas não está correcto, têm todos de trabalhar como profissionais, deixem o amadorismo na esquina, esqueçam por instantes que são amigos e colocam tudo no papel, desde valores, moldes de pagamento, condições de trabalho, direitos e deveres de cada um. Só assim estarão a valorizar a função de cada um.

as cargas mais recentes

Rudy Gobert e Donovan Mitchell derrotam COVID-19

há 2 anos

MCK fala sobre sua nova música: reflecte a urgente necessidade de valorização do bem vida

há 12 meses

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

há 2 anos
Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.

Os 6 ténis usados na conquista de cada título de Michael Jordan

há 2 anos

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 2 anos
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.

Rapper Scarface infectado por Corona vírus

há 2 anos

Como sobrevivem os músicos durante o caos do Covid-19?

há 2 anos
Os músicos profissionais vivem de concertos, seja de grande ou pequena dimensão, seja em Angola ou em qualquer parte do mundo. Com a pandemia do Coronavírus não há shows, logo não há trabalho, como vão “viver” os músicos neste período?

Ooops!!! Britney Spears diz que incendiou a academia acidentalmente

há 2 anos

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente eleva Semba a Património Nacional

há 2 anos
A proclamação da música popular urbana de Angola a Património Imaterial Nacional acontece ainda este ano e insere-se nos festejos do 45.° aniversário da independência nacional.

Ténis Air Dior – O melhor de dois mundos

há 2 anos

Elias Dya Kimuezo fala sobre a função que sua música desempenhou no Início da Luta Armada

há 12 meses

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 2 anos

Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

há 11 meses

The Rock destaca lado positivo da quarentena

há 2 anos
O Coronavírus colocou o mundo todo em isolamento social, para evitar com que o vírus se alastre. E algumas estrelas de Hollywood estão a aproveitar o momento para se aproximar ainda mais dos fãs por meio das redes sociais.

“Festival I Love Kuduro” regressa em peso este ano

há 11 meses

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 10 meses