Como sobrevivem os músicos durante o caos do Covid-19?

Os músicos profissionais vivem de concertos, seja de grande ou pequena dimensão, seja em Angola ou em qualquer parte do mundo. Com a pandemia do Coronavírus não há shows, logo não há trabalho, como vão “viver” os músicos neste período?

Os músicos renomados, com caches altíssimos, não entram nestas contas, pelo menos nesta fase, uma vez que presume-se que tenham o “pé de meia” preparado para situações do género, sendo que nem se quer são descontados pela segurança social ou seja recebem o dinheiro “limpo”.

Nas contas entram aqueles que, apesar do sucesso, têm pouco trabalho e sem grandes remunerações (tendo em conta a posição no mercado), os músicos de bar e quase todos instrumentistas. Estarão estes preparados para três meses ou mais sem trabalho?

Uns vão encontrando alternativas, fazendo shows pelo Youtube que poderá gerar algum, mas não de forma imediata. Neste caso, qual será a solução para este pequeno problema que poderá se tornar grande?

Este período menos bom leva-nos a velha questão de como os músicos gastam o seu dinheiro. Claro que cada um gasta como quer, mas não pode apontar o dedo ao Estado quando não tiver o que gastar.

Com alguma coerência, Anselmo Ralph, numa recente entrevista, reconheceu que durante um período fez má gestão das suas economias, mas foi a tempo de corrigir. Que sirva para os outros músicos, quer seja da velha ou nova geração que estão no activo, porque, ao contrário do Anselmo, podem não conseguir corrigir a tempo.

A UNAC deve começar a estruturar alternativas para os seus filiados (pode ser com a criação de um fundo, descontos automáticos ou seja lá o que for), hoje os Coronavírus, mas amanhã poderá ser outra situação. Que sirva de lição.

as cargas mais recentes

R. Kelly é condenado a 30 anos. Advogados prometem recorrer da sentença

há 5 meses

Estado de saúde de Nagrelha não apresenta “gravidade clínica”

há 5 meses

Slammers criam “quarteto fantástico” e apelam por mais união em tempo de crise

há 2 anos

Família encontra cerca de 150 cartas enviadas a Gabriel García Márquez por várias personalidades do mundo

há 6 meses

Já sem muita força, Phil Collins dá o último concerto da carreira

há 8 meses
Sentado numa cadeira e visivelmente debilitado, o músico de 71 anos despediu-se na última sexta-feira, 26 de Março, das actuações musicais com um concerto no O2 Arena, em Londres.

Elias Dya Kimuezo fala sobre a função que sua música desempenhou no Início da Luta Armada

há 2 anos

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 2 anos
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.

“Festival I Love Kuduro” regressa em peso este ano

há 2 anos

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 3 anos

Rudy Gobert e Donovan Mitchell derrotam COVID-19

há 3 anos

Gilmário Vemba fala do seu futuro no cinema

há 3 anos

Ténis Air Dior – O melhor de dois mundos

há 2 anos

Rapper Scarface infectado por Corona vírus

há 3 anos

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 3 anos
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.

Show do Mês: Sam Mangwana aguardado com bastante expectativa

há 6 meses

Heavy C aposta no ramo gastronómico

há 2 anos
À Revista Carga, Heavy C revelou que a ideia de criar a cozinha terá nascido muito antes da carreira musical e ganhou corpo durante o período de confinamento social e está associado à sua marca.