Como sobrevivem os músicos durante o caos do Covid-19?

Os músicos profissionais vivem de concertos, seja de grande ou pequena dimensão, seja em Angola ou em qualquer parte do mundo. Com a pandemia do Coronavírus não há shows, logo não há trabalho, como vão “viver” os músicos neste período?

Os músicos renomados, com caches altíssimos, não entram nestas contas, pelo menos nesta fase, uma vez que presume-se que tenham o “pé de meia” preparado para situações do género, sendo que nem se quer são descontados pela segurança social ou seja recebem o dinheiro “limpo”.

Nas contas entram aqueles que, apesar do sucesso, têm pouco trabalho e sem grandes remunerações (tendo em conta a posição no mercado), os músicos de bar e quase todos instrumentistas. Estarão estes preparados para três meses ou mais sem trabalho?

Uns vão encontrando alternativas, fazendo shows pelo Youtube que poderá gerar algum, mas não de forma imediata. Neste caso, qual será a solução para este pequeno problema que poderá se tornar grande?

Este período menos bom leva-nos a velha questão de como os músicos gastam o seu dinheiro. Claro que cada um gasta como quer, mas não pode apontar o dedo ao Estado quando não tiver o que gastar.

Com alguma coerência, Anselmo Ralph, numa recente entrevista, reconheceu que durante um período fez má gestão das suas economias, mas foi a tempo de corrigir. Que sirva para os outros músicos, quer seja da velha ou nova geração que estão no activo, porque, ao contrário do Anselmo, podem não conseguir corrigir a tempo.

A UNAC deve começar a estruturar alternativas para os seus filiados (pode ser com a criação de um fundo, descontos automáticos ou seja lá o que for), hoje os Coronavírus, mas amanhã poderá ser outra situação. Que sirva de lição.

as cargas mais recentes

Onde se plagia mais: no Rap ou no Kizomba?

há 3 anos

“Só volto a trabalhar com Masta quando ele ganhar juízo” Nga

há 3 meses

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente eleva Semba a Património Nacional

há 3 anos
A proclamação da música popular urbana de Angola a Património Imaterial Nacional acontece ainda este ano e insere-se nos festejos do 45.° aniversário da independência nacional.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

há 4 anos
José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase.

Rudy Gobert e Donovan Mitchell derrotam COVID-19

há 4 anos

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

há 4 anos
Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 3 anos

Força Suprema e Dope Boyz têm mais videoclips que quase todos os rappers angolanos juntos

há 4 meses

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 4 anos
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.

Dji Tafinha é provavelmente o artista com mais parcerias comerciais actualmente

há 4 meses

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 3 anos
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.

Já sem muita força, Phil Collins dá o último concerto da carreira

há 2 anos
Sentado numa cadeira e visivelmente debilitado, o músico de 71 anos despediu-se na última sexta-feira, 26 de Março, das actuações musicais com um concerto no O2 Arena, em Londres.

Vencedora do Prémio Camões 2021 apresenta seu primeiro álbum discográfico em Angola

há 2 anos

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 3 anos

Edmázia Mayembe prepara lançamento de Novo Álbum intitulado “Emoções”

há 3 meses

Prodígio: “Muitos dos rappers de intervenção social fazem citação a Angola só porque querem vir buscar kumbu”

há 1 ano