Família encontra cerca de 150 cartas enviadas a Gabriel García Márquez por várias personalidades do mundo

As cartas foram encontradas numa caixa. Entre as figuras que escrevem para o imortalizado escritor colombiano, falecido em 2004, estão Bill Clinton, Fidel de Castro, o actor Robert, o realizador Woody Allen, Koffi Annan e Pablo Neruda.

Conservadas em micas de plástico, tal como tinha guardado a mulher do escritor, falecida em 2020 – as cartas estão agora, um mês depois do achado, na casa de García Márquez na Cidade do México e podem ser vistas na exposição “Gabo 40 anos depois do Nobel: O escritor, sim, tem quem lhe escreva” (uma alusão à sua obra de 1961 “Ninguém Escreve ao Coronel”).

A neta do escritor revelou que, ao abrir uma pequena caixa de plástico com a legenda “Netos”, guardada num móvel com outras caixas, foram surpreendidas com 150 cartas inéditas. Procuravam uma fotografia para utilizar apenas no aniversário do 40º Prémio da Literatura que García Márquez recebeu em 19 anos e que o consagrou um dos escritores mais importantes da América Latina e do mundo.

Não são todas, sublinha-se, mas as 35 ou 40 “mais interessantes”, “aquelas em que se podia ler a relação de amizade entre Garcia Márquez e outra pessoa”, explica a neta, Emilia García Elizondo, também directora da Casa da Literatura Gabriel García Márquez, que recebe esta exposição até meados de Agosto.

as cargas mais recentes

R. Kelly é condenado a 30 anos. Advogados prometem recorrer da sentença

há 7 meses

Vencedora do Prémio Camões 2021 apresenta seu primeiro álbum discográfico em Angola

há 12 meses

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 3 anos

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 3 anos
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.

Estado de saúde de Nagrelha não apresenta “gravidade clínica”

há 7 meses

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 3 anos
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

há 3 anos
José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase.

Slammers criam “quarteto fantástico” e apelam por mais união em tempo de crise

há 2 anos

Ooops!!! Britney Spears diz que incendiou a academia acidentalmente

há 3 anos

Como sobrevivem os músicos durante o caos do Covid-19?

há 3 anos
Os músicos profissionais vivem de concertos, seja de grande ou pequena dimensão, seja em Angola ou em qualquer parte do mundo. Com a pandemia do Coronavírus não há shows, logo não há trabalho, como vão “viver” os músicos neste período?

Bonga: “Vivo só da música e isso é um exemplo que pretendo deixar para a juventude”

há 1 ano

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente eleva Semba a Património Nacional

há 3 anos
A proclamação da música popular urbana de Angola a Património Imaterial Nacional acontece ainda este ano e insere-se nos festejos do 45.° aniversário da independência nacional.

Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

há 2 anos

Djodje denuncia burlador e afirma que foi enganado num espectáculo

há 9 meses

Kalibrados nunca mais gravam discos inéditos

há 3 anos

Dois dias depois Sinéad O’Connor arrepende-se e anuncia regresso à música

há 2 anos
Dois dias depois de anunciar a sua retirada da música, a cantora irlandesa recuou na decisão, justificando que tinha tomado a atitude por causa de algumas entrevistas que cedeu aos meios de comunicação social britânicos.