Gravar um video, sempre foi o sonho de muitos artistas e parte da estratégia de promoção/divulgação dos músicos e suas produtoras.
Antes do “Boom” da tecnologia digital, conseguir tal feito era sinónimo de muito trabalho e até elevados custos financeiros, os produtores/realizadores eram poucos no mercado, cobravam muito mais e levavam vários dias para a edição de um simples videoclip. Este facto levou com que muitos bons nomes no mercado da música, construíssem suas carreiras sem poder gravar um videoclip.
Actualmente, as coisas estão bem mais simplificadas, existem câmeras digitais compactas e com elevada qualidade, técnicas de cinema que dão um aspecto bem mais profissional ao produto final, softwares e computadores com velocidades que permitem a aplicação de efeitos especiais e finalização dos clips sem grandes custos, portanto isso tudo está aí disponível para quem estiver interessado e a Força Suprema + Dope Boys (Monsta & Deezy) realmente souberam tirar proveito dessa evolução tecnológica.
Distribuídos em vários canais no Youtube, a Família FS apresenta um volume surreal de trabalhos disponíveis nesta plataforma, reparem os números:
FS4LIFE: 37 videos;
NGA: 228 vídeos;
Pro2da: 176 vídeos;
Monsta: 99 vídeos;
Deezy: 80 vídeos;
Don G: 74 vídeos;
Masta: 89 vídeos;
Wilsoldiers: +/- 15 vídeos;
Kanal BC Badcompany: +/- 22 vídeos;
Dj Liu One: +/- 5 vídeos;
825 vídeos é até a data da divulgação desta matéria, o total dos vídeos contabilizados num somatório combinado destes artistas, excluindo vlogs, entrevistas, actuações e outros, contabilizando somente os videoclips, dá um número acima de 500, impressionante!
Ainda nos dias de hoje, vemos artistas lançarem seus álbuns e escolhem apenas um ou dois temas promocionais para a gravação de videos, muitos até nem nunca gravaram videos, falando dos rappers, surpreendentemente a Força Suprema passou a lançar quase todos os seus trabalhos com vídeos para todas as faixas, mostrando assim uma ética de trabalho diferente da que o mercado estava acostumado, quebrando as “formatações” e padrões despontando hoje como o “conjunto” de rappers que mais vídeoclips gravados no mercado angolano.