Onde se plagia mais: no Rap ou no Kizomba?

26 de Abril é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A data refere-se a propriedade intelectual que, por sua vez, tem como matéria os direitos de autor e conexos, tendo como modalidade a música, intérpretes, executantes, produtores, livros, realizadores, pinturas, esculturas, filmes, softwares, anúncios, mapas, desenhos técnicos etc..

Em Angola, o organismo que tutela a gestão dos direitos de autores e conexos, bem como a propriedade intelectual é o SENADIAC, através da SADIA, UNAC-SA, UNAP e associados.

Segundo uma nota que o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexo enviou à nossa redacção, no país houve uma evolução significativa no quadro jurídico-institucional nos três últimos anos. No ramo artístico-musical continuam as violações da propriedade intelectual alheia, por causa dos plágios e apropriação, por  outro, vários são os músicos que desconhecem o assunto.

Tal como em outros países, a protecção desses direitos em Angola obtém-se automaticamente. Mas, para salvaguardá-los, avança o documento, o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos aconselha a certificação dos visados junto das entidades competentes.

Desde que instituída, em 2000, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, a efeméride costuma ser assinalada com eventos em todo mundo. Este ano, não haverá celebrações físicas.

Sob o lema ‘Por um futuro verde‘, no país o SENADIAC procura chamar a atenção das pessoas para a necessidade de preservação do meio ambiente.

as cargas mais recentes

Bonga: “Vivo só da música e isso é um exemplo que pretendo deixar para a juventude”

há 10 meses

Morreu o último sobrevivente do Bob Marley & The Wailers

há 1 ano

Ténis Air Dior – O melhor de dois mundos

há 2 anos

Ooops!!! Britney Spears diz que incendiou a academia acidentalmente

há 2 anos

“Festival I Love Kuduro” regressa em peso este ano

há 1 ano

Rapper Scarface infectado por Corona vírus

há 2 anos

Yola Semedo revela que está desmotivada para fazer lives

há 2 anos

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente eleva Semba a Património Nacional

há 2 anos
A proclamação da música popular urbana de Angola a Património Imaterial Nacional acontece ainda este ano e insere-se nos festejos do 45.° aniversário da independência nacional.

Prodígio: “Muitos dos rappers de intervenção social fazem citação a Angola só porque querem vir buscar kumbu”

há 2 semanas

Show do Mês: Sam Mangwana aguardado com bastante expectativa

há 2 semanas

Os 6 ténis usados na conquista de cada título de Michael Jordan

há 2 anos

Kalibrados nunca mais gravam discos inéditos

há 2 anos

Elias Dya Kimuezo fala sobre a função que sua música desempenhou no Início da Luta Armada

há 1 ano

The Rock destaca lado positivo da quarentena

há 2 anos
O Coronavírus colocou o mundo todo em isolamento social, para evitar com que o vírus se alastre. E algumas estrelas de Hollywood estão a aproveitar o momento para se aproximar ainda mais dos fãs por meio das redes sociais.

Djodje denuncia burlador e afirma que foi enganado num espectáculo

há 1 mês

A importância do contrato no “mundo” da música

há 2 anos
A cada dia, tendo em conta os vários problemas contratuais no mundo do entretenimento, na música em particular, aumenta a necessidade de profissionalizar todo mundo que trabalha com música, desde produtores, músicos, agentes e etc..