Onde se plagia mais: no Rap ou no Kizomba?

26 de Abril é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A data refere-se a propriedade intelectual que, por sua vez, tem como matéria os direitos de autor e conexos, tendo como modalidade a música, intérpretes, executantes, produtores, livros, realizadores, pinturas, esculturas, filmes, softwares, anúncios, mapas, desenhos técnicos etc..

Em Angola, o organismo que tutela a gestão dos direitos de autores e conexos, bem como a propriedade intelectual é o SENADIAC, através da SADIA, UNAC-SA, UNAP e associados.

Segundo uma nota que o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexo enviou à nossa redacção, no país houve uma evolução significativa no quadro jurídico-institucional nos três últimos anos. No ramo artístico-musical continuam as violações da propriedade intelectual alheia, por causa dos plágios e apropriação, por  outro, vários são os músicos que desconhecem o assunto.

Tal como em outros países, a protecção desses direitos em Angola obtém-se automaticamente. Mas, para salvaguardá-los, avança o documento, o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos aconselha a certificação dos visados junto das entidades competentes.

Desde que instituída, em 2000, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, a efeméride costuma ser assinalada com eventos em todo mundo. Este ano, não haverá celebrações físicas.

Sob o lema ‘Por um futuro verde‘, no país o SENADIAC procura chamar a atenção das pessoas para a necessidade de preservação do meio ambiente.

as cargas mais recentes

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 1 ano

Heavy C aposta no ramo gastronómico

há 1 ano
À Revista Carga, Heavy C revelou que a ideia de criar a cozinha terá nascido muito antes da carreira musical e ganhou corpo durante o período de confinamento social e está associado à sua marca.

Morreu o último sobrevivente do Bob Marley & The Wailers

há 7 meses

Rudy Gobert e Donovan Mitchell derrotam COVID-19

há 1 ano

MCK fala sobre sua nova música: reflecte a urgente necessidade de valorização do bem vida

há 7 meses

René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

há 2 anos
A galeria do Banco Económico apresenta a primeira exposição individual de René Tavares no próximo dia 21 de Março.

Gilmário Vemba fala do seu futuro no cinema

há 2 anos

Yola Semedo revela que está desmotivada para fazer lives

há 1 ano

Dois dias depois Sinéad O’Connor arrepende-se e anuncia regresso à música

há 4 meses
Dois dias depois de anunciar a sua retirada da música, a cantora irlandesa recuou na decisão, justificando que tinha tomado a atitude por causa de algumas entrevistas que cedeu aos meios de comunicação social britânicos.

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 6 meses

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 1 ano
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 8 meses

Os 6 ténis usados na conquista de cada título de Michael Jordan

há 1 ano

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

há 1 ano
Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.

Como sobrevivem os músicos durante o caos do Covid-19?

há 2 anos
Os músicos profissionais vivem de concertos, seja de grande ou pequena dimensão, seja em Angola ou em qualquer parte do mundo. Com a pandemia do Coronavírus não há shows, logo não há trabalho, como vão “viver” os músicos neste período?

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 1 ano
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.