Onde se plagia mais: no Rap ou no Kizomba?

26 de Abril é o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. A data refere-se a propriedade intelectual que, por sua vez, tem como matéria os direitos de autor e conexos, tendo como modalidade a música, intérpretes, executantes, produtores, livros, realizadores, pinturas, esculturas, filmes, softwares, anúncios, mapas, desenhos técnicos etc..

Em Angola, o organismo que tutela a gestão dos direitos de autores e conexos, bem como a propriedade intelectual é o SENADIAC, através da SADIA, UNAC-SA, UNAP e associados.

Segundo uma nota que o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexo enviou à nossa redacção, no país houve uma evolução significativa no quadro jurídico-institucional nos três últimos anos. No ramo artístico-musical continuam as violações da propriedade intelectual alheia, por causa dos plágios e apropriação, por  outro, vários são os músicos que desconhecem o assunto.

Tal como em outros países, a protecção desses direitos em Angola obtém-se automaticamente. Mas, para salvaguardá-los, avança o documento, o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos aconselha a certificação dos visados junto das entidades competentes.

Desde que instituída, em 2000, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, a efeméride costuma ser assinalada com eventos em todo mundo. Este ano, não haverá celebrações físicas.

Sob o lema ‘Por um futuro verde‘, no país o SENADIAC procura chamar a atenção das pessoas para a necessidade de preservação do meio ambiente.

as cargas mais recentes

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente eleva Semba a Património Nacional

há 2 anos
A proclamação da música popular urbana de Angola a Património Imaterial Nacional acontece ainda este ano e insere-se nos festejos do 45.° aniversário da independência nacional.

Slammers criam “quarteto fantástico” e apelam por mais união em tempo de crise

há 12 meses

Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

há 11 meses

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

há 2 anos
José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase.

Rudy Gobert e Donovan Mitchell derrotam COVID-19

há 2 anos

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 2 anos
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 10 meses

The Rock destaca lado positivo da quarentena

há 2 anos
O Coronavírus colocou o mundo todo em isolamento social, para evitar com que o vírus se alastre. E algumas estrelas de Hollywood estão a aproveitar o momento para se aproximar ainda mais dos fãs por meio das redes sociais.

Heavy C aposta no ramo gastronómico

há 2 anos
À Revista Carga, Heavy C revelou que a ideia de criar a cozinha terá nascido muito antes da carreira musical e ganhou corpo durante o período de confinamento social e está associado à sua marca.

Vui Vui dá lugar a OG Vuino e prepara álbum de estreia

há 2 anos

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 2 anos

Yola Semedo revela que está desmotivada para fazer lives

há 2 anos

Ténis Air Dior – O melhor de dois mundos

há 2 anos

Rapper Scarface infectado por Corona vírus

há 2 anos

Kalibrados nunca mais gravam discos inéditos

há 2 anos

Os 6 ténis usados na conquista de cada título de Michael Jordan

há 2 anos