René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

A galeria do Banco Económico apresenta a primeira exposição individual de René Tavares no próximo dia 21 de Março e fica patente até ao dia 27 de Maio, na Galeria Banco Económico e decorre de uma parceria estabelecida entre o Banco Económico e a This is Not a White Cube.

Reflectir sobre o mundo contemporâneo, criar diálogos e imaginar futuros são algumas das principais missões da arte. E é nesta base que surge o projecto “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, de René Tavares.

René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

O património assume-se como o tema principal de uma série de obras em que René Tavares procura, através da pintura, da fotografia, do desenho e da instalação, zonas indefinidas de criação artística, estética e visual. Um percurso que teve início ao abordar a questão da “identidade crioula”, ela própria um resultado de dinâmicas migratórias que se transformam invariavelmente em algo novo e vivo. É exemplo disso o Tchiloli, espectáculo tradicional são tomense abundantemente investigado, retratado e reinventado por René Tavares nas suas obras.

René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

A exposição, que inaugura a 21 de Março, traz para o contexto actual um conjunto de telas, fotografias de arquivo e memórias de um tempo de partilha entre dois povos, – São Tomé e Príncipe/Angola –, que através dos feitos da migração, ao contrário do que sucedeu noutros contextos, juntou famílias e valores. Através de algumas das séries integradas, mostra-se um trabalho de reestruturação de fotografia de arquivo como veículo para a concepção de desenho e pintura, e faz apelo à memória comum entre estes dois países.

René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

as cargas mais recentes

Rapper Scarface infectado por Corona vírus

há 1 ano

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 2 meses

The Rock destaca lado positivo da quarentena

há 11 meses
O Coronavírus colocou o mundo todo em isolamento social, para evitar com que o vírus se alastre. E algumas estrelas de Hollywood estão a aproveitar o momento para se aproximar ainda mais dos fãs por meio das redes sociais.

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 12 meses

Ooops!!! Britney Spears diz que incendiou a academia acidentalmente

há 12 meses

A importância do contrato no “mundo” da música

há 1 ano
A cada dia, tendo em conta os vários problemas contratuais no mundo do entretenimento, na música em particular, aumenta a necessidade de profissionalizar todo mundo que trabalha com música, desde produtores, músicos, agentes e etc..

Onde se plagia mais: no Rap ou no Kizomba?

há 12 meses

Morreu o último sobrevivente do Bob Marley & The Wailers

há 1 mês

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 1 ano
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.

Vui Vui dá lugar a OG Vuino e prepara álbum de estreia

há 12 meses

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 10 meses
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 3 semanas

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente eleva Semba a Património Nacional

há 12 meses
A proclamação da música popular urbana de Angola a Património Imaterial Nacional acontece ainda este ano e insere-se nos festejos do 45.° aniversário da independência nacional.

“Festival I Love Kuduro” regressa em peso este ano

há 2 meses

MCK fala sobre sua nova música: reflecte a urgente necessidade de valorização do bem vida

há 2 meses

Kalibrados nunca mais gravam discos inéditos

há 12 meses