René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

A galeria do Banco Económico apresenta a primeira exposição individual de René Tavares no próximo dia 21 de Março e fica patente até ao dia 27 de Maio, na Galeria Banco Económico e decorre de uma parceria estabelecida entre o Banco Económico e a This is Not a White Cube.

Reflectir sobre o mundo contemporâneo, criar diálogos e imaginar futuros são algumas das principais missões da arte. E é nesta base que surge o projecto “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, de René Tavares.

René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

O património assume-se como o tema principal de uma série de obras em que René Tavares procura, através da pintura, da fotografia, do desenho e da instalação, zonas indefinidas de criação artística, estética e visual. Um percurso que teve início ao abordar a questão da “identidade crioula”, ela própria um resultado de dinâmicas migratórias que se transformam invariavelmente em algo novo e vivo. É exemplo disso o Tchiloli, espectáculo tradicional são tomense abundantemente investigado, retratado e reinventado por René Tavares nas suas obras.

René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

A exposição, que inaugura a 21 de Março, traz para o contexto actual um conjunto de telas, fotografias de arquivo e memórias de um tempo de partilha entre dois povos, – São Tomé e Príncipe/Angola –, que através dos feitos da migração, ao contrário do que sucedeu noutros contextos, juntou famílias e valores. Através de algumas das séries integradas, mostra-se um trabalho de reestruturação de fotografia de arquivo como veículo para a concepção de desenho e pintura, e faz apelo à memória comum entre estes dois países.

René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

as cargas mais recentes

Ténis Air Dior – O melhor de dois mundos

há 4 meses

Como sobrevivem os músicos durante o caos do Covid-19?

há 7 meses
Os músicos profissionais vivem de concertos, seja de grande ou pequena dimensão, seja em Angola ou em qualquer parte do mundo. Com a pandemia do Coronavírus não há shows, logo não há trabalho, como vão “viver” os músicos neste período?

Rapper Scarface infectado por Corona vírus

há 7 meses

Yola Semedo revela que está desmotivada para fazer lives

há 6 meses

Heavy C aposta no ramo gastronómico

há 5 meses
À Revista Carga, Heavy C revelou que a ideia de criar a cozinha terá nascido muito antes da carreira musical e ganhou corpo durante o período de confinamento social e está associado à sua marca.

Vui Vui dá lugar a OG Vuino e prepara álbum de estreia

há 6 meses

Onde se plagia mais: no Rap ou no Kizomba?

há 6 meses

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 7 meses
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente eleva Semba a Património Nacional

há 6 meses
A proclamação da música popular urbana de Angola a Património Imaterial Nacional acontece ainda este ano e insere-se nos festejos do 45.° aniversário da independência nacional.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

há 7 meses
José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase.

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

há 7 meses
Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.

Os 6 ténis usados na conquista de cada título de Michael Jordan

há 7 meses

Ooops!!! Britney Spears diz que incendiou a academia acidentalmente

há 6 meses

Gilmário Vemba fala do seu futuro no cinema

há 7 meses

Rudy Gobert e Donovan Mitchell derrotam COVID-19

há 7 meses

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 5 meses
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.