René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

A galeria do Banco Económico apresenta a primeira exposição individual de René Tavares no próximo dia 21 de Março e fica patente até ao dia 27 de Maio, na Galeria Banco Económico e decorre de uma parceria estabelecida entre o Banco Económico e a This is Not a White Cube.

Reflectir sobre o mundo contemporâneo, criar diálogos e imaginar futuros são algumas das principais missões da arte. E é nesta base que surge o projecto “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, de René Tavares.

René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

O património assume-se como o tema principal de uma série de obras em que René Tavares procura, através da pintura, da fotografia, do desenho e da instalação, zonas indefinidas de criação artística, estética e visual. Um percurso que teve início ao abordar a questão da “identidade crioula”, ela própria um resultado de dinâmicas migratórias que se transformam invariavelmente em algo novo e vivo. É exemplo disso o Tchiloli, espectáculo tradicional são tomense abundantemente investigado, retratado e reinventado por René Tavares nas suas obras.

René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

A exposição, que inaugura a 21 de Março, traz para o contexto actual um conjunto de telas, fotografias de arquivo e memórias de um tempo de partilha entre dois povos, – São Tomé e Príncipe/Angola –, que através dos feitos da migração, ao contrário do que sucedeu noutros contextos, juntou famílias e valores. Através de algumas das séries integradas, mostra-se um trabalho de reestruturação de fotografia de arquivo como veículo para a concepção de desenho e pintura, e faz apelo à memória comum entre estes dois países.

René Tavares reflecte sobre o mundo contemporâneo em nova exposição

as cargas mais recentes

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 2 anos
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

há 2 anos
José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase.

Dois dias depois Sinéad O’Connor arrepende-se e anuncia regresso à música

há 1 ano
Dois dias depois de anunciar a sua retirada da música, a cantora irlandesa recuou na decisão, justificando que tinha tomado a atitude por causa de algumas entrevistas que cedeu aos meios de comunicação social britânicos.

Ténis Air Dior – O melhor de dois mundos

há 2 anos

Onde se plagia mais: no Rap ou no Kizomba?

há 2 anos

MCK fala sobre sua nova música: reflecte a urgente necessidade de valorização do bem vida

há 2 anos

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 2 anos

“Festival I Love Kuduro” regressa em peso este ano

há 2 anos

Estado de saúde de Nagrelha não apresenta “gravidade clínica”

há 3 meses

Família encontra cerca de 150 cartas enviadas a Gabriel García Márquez por várias personalidades do mundo

há 3 meses

Kalibrados nunca mais gravam discos inéditos

há 2 anos

Ooops!!! Britney Spears diz que incendiou a academia acidentalmente

há 2 anos

Djodje denuncia burlador e afirma que foi enganado num espectáculo

há 4 meses

Vui Vui dá lugar a OG Vuino e prepara álbum de estreia

há 2 anos

R. Kelly é condenado a 30 anos. Advogados prometem recorrer da sentença

há 3 meses

Heavy C aposta no ramo gastronómico

há 2 anos
À Revista Carga, Heavy C revelou que a ideia de criar a cozinha terá nascido muito antes da carreira musical e ganhou corpo durante o período de confinamento social e está associado à sua marca.