“No Rap, os títulos são só “títulos”. Há muitas rainhas e reis falhados na história”

Muito cedo, Mamy- The Miss Skills descobriu o gosto pela música, hoje a jovem tornou-se no principal símbolo de resistência do rap. Em conversa com a Carga Magazine, falou, entre outros assuntos, acerca do seu próximo EP e o que pensa sobre o rap feminino feito em Angola.

Para além do Ta kuyar, tem outros singles em forja e, a quantas andam?
Estou a preparar o lançamento do próximo single para estes próximos dias. Saí agora em Março, de certeza. O título é Atitude Negra e é uma celebração da mulher negra, da melanina, dos traços grossos e do cabelo crespo.

Quando é que pretende publicar o EP Famme Fatale II? Quantas musicas poderá comportar?
Gostaria de lançá-lo em Junho e ter no máximo 8 músicas.

Prevê participações de mais artistas? Quem seriam? Por quê?
Durante estes últimos anos surgiram muitos artistas espectaculares que despertam o meu interesse para participações. E tem também aqueles OGs que sempre sonhei colaborar. Por enquanto não posso avançar nenhuma participação por não estarem efectivadas.

A nível de abordagens, o que podemos esperar?
Trago sempre uma mistura de egocentrismo exacerbado e conteúdo lírico. Temas de intervenção social. Mas, desta vez, tento dar mais atenção ao amor .

Como avalia este processo de aceitação e consciencialização dos nossos traços?
O cabelo crespo/natural ter entrado na moda foi das modas mais positivas que já se teve. O processo de aceitação é doloroso, pois são anos e anos a achar que o padrão de beleza ocidental é o mais correcto e de repente temos que olhar e entender que a beleza não tem definição. Temos que aprender a amar os nossos traços, a nossa melanina, o nosso cabelo e tudo isso na base de um resgate cultural. Demos passos grandes, ainda falta… mas sinto-me muito feliz actualmente em relação a isso.

Podemos dizer que as rappers?
Assim de memória, eu, Khris e Girinha fomos as que sempre falaram e defenderam a mulher negra e os traços da mulher negra. Tanto em músicos mas principalmente dando o exemplo: eu comecei a usar cabelo natural em 2013 quando não era “moda” e sofri muito bullying porque achavam que eu estava pobre, chamavam-me de maluca mas eu sabia do meu propósito e sabia que eu só queria ser natural. E hoje tenho muitas mulheres mesmo que me dizem que ganharam coragem para usar o cabelo delas porque eu sempre usei o meu com orgulho e sempre defendia os nossos traços.

Até que ponto o “egocentrismo exacerbado” é positivo na música?

Eu penso que quando um ouvinte acorda de manhã e olha para o espelho, se ele ouvir uma música com egocentrismo, aquilo acaba por ser um motivador. Ele vive como se fosse ele, ele acredita que é capaz, que é grande e forte. E isso é um impacto positivo.

Conte-nos como tem conseguido conciliar a carreira de engenharia química, radialista com a música?
Tem sido bem cansativa porque para além disso tenho a minha filha. Mas basicamente tem a ver com gerir a agenda definindo prioridades segundo o nível de importância e me focar em completar tarefas diárias. E acima de tudo tento ter disciplina.

Como e que esta a viver o mês de Março?
Como qualquer outro mês. De verdade não sou muito ligada à clichés e este mês sinto muito isso. Especialmente homens que passam o ano todo a falar mal das mulheres de repente passamos a ser a melhor “coisa” do mundo. É o mês da hipocrisia mas vale a pena a atenção dada quando tiramos proveito.

A propósito, como olha para a valorização da mulher angolana?
Penso que é muito voltada ao sofrimento. A mulher que sofre, que sacrifica muito é que é mulher, é que é angolana. Romantiza-se o sofrimento das zungueiras e tenta-se utilizá-las como símbolo de mulher porque são batalhadoras, o que não deixam de ser, mas isso é romantizar a pobreza. A mulher angolana deve ser tudo, até a preguiçosa é mulher. Agora devemos sim incentivar, educar, motivar e dar exemplo à mulher angolana para que ela não ceda aos valores invertidos da sociedade moderna e possa sim ser uma base de espiritualidade e princípios sem nos esquecermos que somos seres humanos, também erramos.

“No Rap, os títulos são só “títulos”. Há muitas rainhas e reis falhados na história”

Ainda no que toca à valorização, considera que as mulheres já conquistaram o seu espaço no Rap, que é maioritariamente cantado por homens?
Acho que ainda não. Tem muita estrada pela frente. Ainda não conseguimos ter uma mão cheia de mulheres nos tops .
E quanto mais duro vai ficando o mercado musical mais difícil se torna para essas mulheres conseguirem destaques. Num país em que ainda ouço muitos ouvintes dizerem “não gosto nem consigo ouvir rap feminino”.

Na sua óptica é importante que se impor “títulos” como tem sido da praxe?

Eu acho que títulos são só isso “títulos”. De certeza há quem tenha necessidade ter um título mas tudo é relevante porque o que realmente importa é o teu conteúdo. Há muitos reis e rainhas falhados na história. Eu não dou relevância a títulos.

Ainda existe rivalidade entre as rappers angolanas?

As rivalidades vão sempre existir até porque muitas delas partem de um cariz pessoal, que depois pode ser levado para música. E dentro do rap/Hip Hop, a disputa de egos e os posicionamentos levam quase sempre a situações desagradáveis. Relações interpessoais são complicadas.

Nesta senda, quem é a Rainha do Rap?
Pergunta bem complicada, porque teria que definir o que é ser rainha. Até hoje nenhuma mulher teve sucesso 100% do rap, música mais premiado com rap, venceu prémios cantando 100% rap e nos homens tem isso, daí ficar complicado. Tivemos a D. Kelly, que para a época atingiu um bom patamar, a Girinha, que era apontada como tal , mas por alguma razão “perdeu-se” e actualmente temos a maior artista de rap que é a Eva.

Pretende fazer do Femme Fatale uma saga?
Sim pretendo. Depois do êxito do primeiro e pelo nome ter colado, decidi dar continuidade…

Sobre a sua trajectória, qual foi a pior experiência que teve que passar por assumir-se como Rap?
Não diria ter uma pior experiência. Tem os velhos clichés das pessoas pensarem que é música de homem ou de delinquentes e tem ainda aqueles que me subestimam quando ouvem que sou rapper e durante a entrevista ficam surpreendidos com o conteúdo e feitos que tenho na vida.

E quais as experiências que a marcaram de forma indelével?
Não me canso de falar de duas experiências: 1.ª foi ser convidada por um grupo de rap muito conceituado no Brasil: os Inquérito. Gravamos uma música que entrou no EP a comemorar 20 anos de carreira dos mesmos e tive o maior prazer de gravar o vídeoclipe com eles no meio da Av. Paulista, lá em São Paulo, Brasil. Foi uma experiência única e enriquecedora.

2.ª foi cantar no palco do Top dos mais Queridos pela primeira vez, algo inédito e que pelo que pesquisei supostamente sou a primeira rapper a fazê-lo, fazendo assim história ao lado do Yannick, pois foi o 1.º rapper a vencer. Fui à convite do enorme Ricardo Lemvo onde fizemos uma música com o título Fiko Fiko e apresentamos no palco. Fui muito bem tratada e recebi muito mais carinho ainda depois da minha actuação.

Como avalia o regresso da Revista Carga, agora num formato digital?
Olha, fiquei muito feliz. Era a única revista 100% dedicada a música com conteúdo de qualidade e que dava visibilidade à comunidade/cultura Hip Hop. Era única que fazia avaliação de álbuns lançados. Era a única revista que eu comprava e infelizmente cessou.
Entendo os custos que acarretava e por na verdade estarmos na era digital, ainda com as dificuldades de Internet do nosso país, acho que o digital é uma óptima opção, até para poupar o meio ambiente. Acredito que voltarão com a mesma qualidade.

as cargas mais recentes

Manuel Kanza: “O Kuduro não morreu, apenas está a se transformar em Afro House”

há 3 anos
O dançarino de Kuduro Afro anuncia que vai abandonar os palcos em troca da produção de documentários e afirma que a dança Afro House e o Kuduro são a mesma coisa e fundamenta.

De volta ao estrelato: Saiba mais sobre o autor do hit ‘Manda o Diploma’

há 2 anos
A fama e o sucesso do músico começaram em 2011, com a música Não Fatiga Muangolé. Depois, chegou a lançar outros sucessos como Kero e, até ganhou o prémio Ensa Arte (2011)

Cláudio Fénix: “Foi preciso passar por dificuldades para valorizar o nível e as coisas que conquistei”

há 3 anos
Com todas as provas dadas, Cláudio Fénix já não é uma promessa, mas sim uma certeza no panorama da música nacional. Numa conversa descontraída com o artista que actua hoje as 20 horas no #festivalmusicanokubico, através da sua conta de instagram (@claudiofenixofficiall), ficámos a saber de onde vem e para onde vai.

Hochi Fu: “Apostei no Kuduro porque o Rap aqui era muito soft, dos betinhos”

há 3 anos

Lendária peça teatral `Hotel Komarka´ celebra 15 anos com ciclo de apresentações

há 2 anos

Anna Joyce fala sobre seu novo álbum: “Foram 4 anos de suor e muitas lágrimas”

há 2 anos

AFRIMA passa a contar com uma agência oficial em Angola

há 1 ano
Doravante, a organização dos prémios africanos de música “All Africa Music Awards” (AFRIMA) terá um representente oficial em Angola. Trata-se da Cloe Management, uma agência angolana de gestão internacional de carreira de músicos, produtores e marcas independentes criada em 2006 por Clotilde Muhongo Baiua.

Banda Maravilha: “O Semba goza de boa saúde”

há 3 anos
Fundada em 1993, a Banda Maravilha é uma das formações musicais mais profissionais da actualidade. Sua musicalidade é caracterizada pela mistura dos instrumentos tradicionais do Semba com os modernos. Em entrevista à Carga, explicam as participações de Irina Vasconcelos, Livongue e Karina Santos no novo álbum e fazem uma breve análise sobre o actual estado do Semba.

Keita Mayanda: “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Rap está de saúde”

há 3 anos
O músico tem um novo álbum. Intitula-se “Sete Momentos De Lucidez” e vai sair já no próximo mês. Uma obra em que apresenta suas experiências e reflexões sobre a sociedade e a existência humana.

Reptile: “Considero-me um artista bem-sucedido e sei que muitos se revêm na minha história”

há 3 anos
No dia 27 deste mês, o rapper vai colocar mais um álbum no mercado. Intitulado I.C.O.N (Invejosos Continuam a Odiar o Nikka), a obra produzida pelo moçambicano Ell Puto e Alleny. Além de Preto Show, Rui Orlando e Tchoboli, reúne importantes artistas da nova geração.

Coréon Dú: “Em três décadas de vida, notei que existe uma forte crise de auto- estima sobre a negritude”

há 3 anos
Numa conversa livre e aberta com a revista Carga, Coréon Dú mostrou que ainda tem muito mais para contribuir em prol da africanidade do que tudo aquilo que já fez. O autor de Pele Negra fala das últimas novidades.

“Não tenho problemas com Preto Show, apenas deixamos de ser amigos”

há 4 anos
Mauro Pastrana, tirou um tempo para uma entrevista com Revista Carga, onde, entre os vários temas, falou dos seus projectos, da forma como é visto por outros rappers, de alguns obstáculos na sua carreira e da “punchline” contra o Preto Show.

Ontem rejeitado por não ser famoso, hoje aclamado pelos grandes. Octávio Cabuata mostra o quanto vale

há 1 ano

Revolucionou e tornou-se magnata da música. Hochi Fu fala sobre o seu futuro

há 3 anos

Txi Txi: “Insistir em pautar o Semba é insistir em voltarmos para a escravatura”

há 4 anos
Patrice N’gangula Cardoso de Lemos ou Txi Txi é etno-musicologo. Sua carreira é marcada pela passagem em academias norte-americanas, belgas e países como Mali, G. Conacry,Egipto e R.D.C. Actualmente,dirige a OPDEAA,uma organização que promove as artes africanas. Em conversa com a Carga apresentou sua aula magna.

Vanda Pedro: “O teatro é ciumento, precisas de tempo para viver e aprender intensamente”

há 2 anos
“Uma mulher de acção e artista de grande potencial”, é como quer ser lembrada a profissional de 38 anos de idade, 25 dos quais dedicados a arte da representação. Uma trajectória que nas palavras de Vanda, foi pautada por muita intensidade entre “choros e risos” que, será imortalizada no livro.